O bordado à mão é uma das formas mais antigas de decorar roupas. Diferentes tipos e técnicas de bordado eram usados em diferentes países. Esta é uma opção perfeita que será relevante em qualquer estação. Um vestido bordado é muito elegante e delicado, combinando tanto com um baile de formatura quanto com um banquete nobre.
Exemplos de vestidos com bordados
Mesmo os principais estilistas não ignoram o bordado, que não se torna obsoleto com o passar dos anos, mas apenas se aprimora. Um vestido com bordado floral pode ser visto nas passarelas mais famosas da Europa. Essa decoração transformará o vestido mais simples em uma elegante opção para a noite. Tons contrastantes são muito populares. As técnicas de bordado populares são:
- Brasileiro - graças a ele, padrões volumosos e em relevo são criados no tecido;
- com miçangas - na maioria das vezes, ao usar esta técnica, são usadas pequenas contas;
- fita - os padrões são criados a partir de fitas de náilon, seda e cetim;
- O ponto cetim é uma das técnicas mais populares, os pontos são aplicados uniformemente no tecido.

Uma tendência popular é o vestido de malha com bordado. Graças ao material leve, é possível deixar a silhueta visualmente mais leve. E a estampa feita no tecido confere um estilo único. Existem diferentes modelos:
- o vestido terá mangas e bainha transparentes;
- vestido top de malha com bordado;
- Na parte de baixo há um vestido grosso, na parte de cima há uma malha com um padrão.
Um dos melhores materiais para o verão é o linho. Padrões bordados ficam incríveis nele. O tecido em si não dará nenhum efeito estético, pois é comum. Mas um padrão floral o tornará mais rico e vibrante.

Vestidos jeans bordados são mais frequentemente encontrados em cortes oversized ou retos. É importante notar que o jeans é um material denso, e o bordado enfatiza ainda mais essa qualidade. Portanto, o produto deve ser selecionado com base nas características do corpo. Para mulheres com quadris largos, é melhor escolher modelos com cintura alta, e para aquelas com corpo retangular, recomenda-se optar por modelos ajustados.
Estampas florais ficam ótimas em jeans escuros, mas padrões suaves também podem ser encontrados.

Muitas vezes, como solução de design, você pode encontrar um vestido bordado transparente. Os moldes são criados com fios de seda, miçangas e strass. Esta é uma opção para eventos especiais e apenas para um corpo ideal, já que o material fluido não conseguirá esconder imperfeições.
Vestidos-camisa com ornamentos são muito populares. São usados por baixo de saias ou calças. Se o comprimento for alongado, o modelo se transforma em um vestido original. A combinação simultânea da brutalidade masculina com o romantismo dos padrões leves cria uma verdadeira sensação no mundo da moda.

Vestidos bordados com padrões étnicos são inspirados por estilistas dos povos que sempre decoraram suas vestimentas nacionais. Por exemplo, pode haver um vestido listrado com temas africanos ou uma manga estilo asa de morcego decorada com um padrão indiano.
Romance e feminilidade extraordinários podem ser alcançados bordando um vestido de renda. Bordados em veludo nobre ficam ótimos. Na maioria das vezes, são modelos pretos longos para sair. O vestido é pesado, mas graças a isso, se ajusta bem à silhueta.
Observe! Bordados feitos de miçangas, fios de ouro ou strass acrescentam um charme especial a um vestido de noiva branco.

Lindos padrões de bordado
Os motivos ucranianos estão invariavelmente entre os temas mais populares para bordados em roupas. Eles atraem pelo seu brilho, originalidade e frescor. Essas roupas são caracterizadas por mangas volumosas, fitas e ornamentos em forma de papoula.
Os padrões são selecionados de acordo com o material. Motivos florais são adequados para tecidos leves, enquanto padrões geométricos e temas nacionais ficam ótimos em linho e jeans.

Preparando as roupas e o desenho escolhido
O produto no qual o desenho será aplicado é cuidadosamente passado a ferro previamente. A tela é fixada na área desejada. Para transferir corretamente o desenho para o tecido, uma cópia carbono deve ser aplicada por cima e, em seguida, um molde, que deve ser contornado a lápis. A tela deve ser maior que o molde.
A tela é firmemente fixada ao tecido com um ponto de alinhavo ou um alfinete para que não escorregue. Para o trabalho, é necessário escolher uma agulha com furo pequeno. Dessa forma, você evita marcas de furos no produto. As roupas ficarão impecáveis.
Importante! Ao bordar, é preciso ter muito cuidado para não ultrapassar os limites. Se tudo for feito corretamente, ao final do trabalho a tela poderá ser facilmente removida puxando-a pelos fios.
Para bordado em ponto cetim, você pode imprimir um molde no computador e transferi-lo para uma base preparatória. O molde é colocado sobre um vidro, sobre o tecido, e uma lâmpada é instalada sob o vidro. Em seguida, o molde é redesenhado com um marcador no tecido.

Técnica de aplicação de bordado em vestido
O bordado com miçangas é uma técnica muito popular. Modelos únicos como esses são populares entre os jovens. Você pode criar roupas incrivelmente bonitas. Para isso, siga as seguintes regras:
- É necessário bordar com dois fios de náilon ou algodão-lavsan. O fio é selecionado de acordo com a cor da roupa, independentemente da cor das contas.
- Para desenhos grandes, utiliza-se tela sintética, que deve ser retirada após a finalização do trabalho.
- Utilize somente uma agulha com furo pequeno.
Importante! Costureiras experientes recomendam fazer mais enfeites separadamente em outro tecido e só depois costurá-los na roupa. Assim, você pode removê-los durante a lavagem.
A técnica de fixação é a seguinte:
- contas são costuradas nas roupas, formando uma coluna;
- pode ser usado um ponto corrido, para isso a agulha é movida em uma direção e depois volta;
- Ao usar o ponto haste, você obtém um trabalho denso. Duas contas na agulha passam pela parte de trás da segunda conta. Em seguida, a agulha sai entre as duas contas e passa pela segunda.
Uma técnica simples ajudará você a criar um modelo de designer deslumbrante.

Um vestido com bordado floral pode ser criado usando fitas de cetim. Para garantir que o trabalho seja feito corretamente, você precisa seguir as dicas:
- Para que o bordado fique perfeito em ambos os lados, não é possível fazer a transição com fitas. Se uma flor foi bordada, a fita é fixada, só então uma nova fita é fixada.
- Uma vez concluído o trabalho, o verso é coberto com tecido de forro.
Importante! Esses itens são lavados somente do avesso.

A técnica de ponto cruz é mais frequentemente usada em roupas de verão. Antes de começar a trabalhar, é necessário lavar o tecido para que ele não encolha posteriormente. O processo é o seguinte:
- a tela com o desenho é colocada sobre o tecido;
- o bordado é feito de acordo com o molde;
- O tecido com o padrão bordado deve ser imerso em água por 10 minutos para dissolver a tela. Se a tela estiver cheia de fios, remova-os com uma pinça.
Modelos com desenhos em ponto cruz parecem muito originais e elegantes.

Padrões originais podem ser criados usando a técnica de ponto cetim. O trabalho é feito da seguinte forma:
- O desenho deve ser pré-impresso e depois transferido para o tecido. Para isso, recomenda-se o uso da luz de fundo inferior.
- O desenho finalizado é fixado ao material por meio de um bastidor.
- O trabalho deve ser feito com ponto cetim de um lado só, de modo que o volume fique somente de um lado, e as costuras fiquem visíveis por dentro.
- Após a conclusão do processo, o bastidor é removido e o excesso de tecido é cortado. É necessário deixar uma tira para facilitar a costura do aplique na roupa.
Importante! O bordado deve ser feito somente com fios de fio dental, pois eles resistem bem à lavagem.
Esta técnica é ótima para peças de tricô volumosas. Um suéter simples pode ser decorado de forma original com este aplique.
Vestidos bordados são verdadeiras obras de arte. Tal peça enfatizará o gosto da dona, e o ornamento dará um certo estilo e originalidade ao produto.




