Descrição do sisal: produção e utilização do material

Colchões ortopédicos, tão importantes para a saúde, são feitos de sisal. Este material também é usado por costureiras para criar artesanatos originais, como brinquedos infantis ou enfeites decorativos. Uma costureira iniciante poderá aprender o que é sisal, quais propriedades o tecido possui e onde ele é usado na prática.

Como a fibra é extraída?

Do que é feito o sisal? As fibras naturais são obtidas de folhas frescas do gênero Agave. Esta é uma planta tropical perene utilizada para fins industriais. Cada folha da planta contém uma série de fibras longas e retas que podem ser removidas em um processo conhecido como decorticação.

Extração de fibras
Extração de fibras

Esta espécie é cultivada em plantações na Ásia e na África.

Sisal - o que é, do que é feito e como é usado na prática? O sisal mexicano não passa por nenhum processamento especial. As folhas são trituradas em uma máquina de decorticação, que separa as fibras. Elas são cuidadosamente limpas e lavadas com água fria. Recomenda-se a secagem ao sol.

Observe! Uma escova é usada para processar as fibras.

Fabricação de fibras a partir de meios improvisados

Sisal - o que é? Essa é uma questão que interessa a muitos fabricantes. As fibras de sisal são completamente biodegradáveis. É um material durável e resistente à umidade. Utiliza-se proteína de soja na sua produção, à qual se adiciona gelatina. Graças à resina de proteína de soja modificada, garante-se alta estabilidade. Os produtos resistem a qualquer impacto mecânico ou térmico.

Como fazer fibras a partir de materiais descartados
Como fazer fibras a partir de materiais descartados

Muitas pessoas perguntam: sisal - o que é, qual a sua textura? Devido às suas propriedades únicas, o sisal é um material durável que absorve tinta. Por isso, você pode encontrar produtos de diferentes tonalidades no mercado. Este tecido não contém pesticidas ou fertilizantes químicos.

Propriedades da corda de sisal

A corda feita de sisal é durável, possui propriedades visuais e é ecologicamente correta. Este produto é utilizado na fabricação de fixadores para operações de carga e descarga, bem como na construção civil. Alguns designers utilizam este item como elemento decorativo.

Você pode estar interessado nisto:  É possível calcular de forma independente o consumo de tecidos para costurar roupa de cama?
Propriedades
Propriedades

Devido à ausência de tratamento térmico na produção das fibras e à ausência de aditivos químicos, as cordas mantêm perfeitamente suas características de desempenho. Não há geração de eletricidade estática na superfície do produto.

Composição química das fibras:

  • Celulose - 65%,
  • Hemicelulose - 12%,
  • Lignina - 9,9%,
  • Ceras - 2%.

Por que é usado em colchões?

Imagem 4. Utilizado para fazer colchões

Sisal - que tipo de material é e por que é usado em colchões? Fibras naturais são ideais para a criação de colchões ortopédicos. Recentemente, esse tipo de tecido começou a ser usado ativamente em diversos espectros.

Observe! Para produzir um produto ortopédico, as camadas são feitas com fibras secas, também impregnadas com látex.

Esses elementos têm espessuras diferentes. Devido à sua alta resistência, a camada de sisal distribui uniformemente a carga corporal por todo o comprimento. Assim, obtém-se um efeito ortopédico único. Se especialistas utilizassem material de sisal natural na produção de colchões, os produtos seriam diferentes nos seguintes aspectos:

  • resistência ao desgaste;
  • durabilidade;
  • efeito de melhoria da saúde;
  • resistência à umidade;
  • suportar cargas pesadas.

Sisal no interior

Para decorar sua casa favorita, muitas donas de casa recorrem a diversos truques. Elas criam artesanatos originais com as próprias mãos, utilizando diversos materiais. Vale a pena prestar atenção a este material, que é o elemento mais importante para a criação de enfeites/artesanatos decorativos.

Este tipo de tecido pode ser usado como enchimento para criar diversos recipientes, em combinação com vidro decorativo, terra e pedras, ou como revestimento externo. O enchimento deve ser sisal fibroso, e como revestimento, você pode usar tanto a versão colada quanto a fibrosa. Dessa forma, você consegue o efeito de uma composição "fofa".

Elemento como parte da decoração
Elemento como parte da decoração

Com esse elemento, você pode criar uma decoração festiva. Guardanapos envoltos em tecido de sisal, cortados em tiras finas, ficam ainda mais bonitos. Além disso, a costureira pode criar anéis inusitados ou decorar a base de qualquer prato.

Você pode estar interessado nisto:  Características do uso de cobertores, mantas e colchas de seda

Observe! Se as fibras forem colocadas em uma bola, a costureira pode facilmente criar o pingente ou decoração volumosa mais original em uma haste fina.

Como o sisal é usado no artesanato

O que é sisal e para que serve? Artesãs costumam fazer essa pergunta. Vale ressaltar que tecidos naturais são frequentemente usados ​​em floricultura. Qualquer artesã iniciante pode fazer itens artesanais para transformar o interior. Dependendo da tarefa, a artesã pode escolher uma textura densa ou fina para criar um artesanato para um feriado, como a Páscoa ou decorações de Ano Novo.

Sisal no artesanato
Sisal no artesanato

Topiaria de bolas de sisal

Muitas pessoas não sabem que a topiaria feita de bolas também é chamada de árvore da felicidade. Sua estrutura não deve ser frouxa ou transparente. Caso contrário, elas se desfiarão facilmente. Produtos mais duráveis ​​adicionam peso extra à árvore. A opção ideal é a de densidade média.

Topiaria de balões
Topiaria de balões

Ao fazer fibras para bolas, você precisa levar em consideração o comprimento. Basicamente, esse valor não deve exceder 38 cm. Se a bola for pequena, você precisará usar a quantidade mínima de fibras. Por exemplo, um produto de até 15 cm se desfiará regularmente. Não é recomendado usar material úmido. Fibras úmidas e uniformes não se conectam umas às outras. Depois de pintadas com uma cor diferente, você precisa esperar que as fibras sequem.

Importante! Se você não tiver tempo para esperar, pode pegar um secador de cabelo e secar o item.

Às vezes, o tecido começa a picar suas mãos, então você pode umedecê-lo um pouco. Antes de começar o trabalho, o material precisa ser limpo do excesso de substâncias. É aconselhável remover fibras muito grossas, pois elas praticamente não enrolam. Se você ainda precisar começar a trabalhar com essas fibras, as pontas salientes do produto precisam ser cuidadosamente cortadas com uma tesoura.

Processo de fabricação
Processo de fabricação

A bola deve ser torcida de lados diferentes para evitar vincos. Você pode tornar o produto rígido usando cola PVA.

Colchões no chão

Os tapetes de fibra vegetal vêm em tons delicados e naturais:

  • bege,
  • pântano,
Você pode estar interessado nisto:  Como escolher tecido para estofamento de móveis estofados
Tapetes - vantagens
Tapetes - vantagens
  • cinza,
  • verde,
  • tons de marrom.

Estes tapetes não parecem brilhantes, mas são decentes. Por isso, são adequados para qualquer casa ou apartamento. Para executar este importante elemento da decoração, são utilizados dois métodos: manual e mecanizado.

Qual técnica utiliza para fazer os tapetes?
Qual técnica utiliza para fazer os tapetes?

Tapetes feitos à mão são chamados de kilim ou sumakh. O kilim é o mesmo por fora e por dentro. O sumagre é um tecido com fios longitudinais. O processo de fabricação é meticuloso e complexo.

A opção mais econômica é comprar um tapete produzido mecanicamente. Hoje em dia, é possível encontrar tapetes de qualquer comprimento. Para obter esse tipo de tapete, utiliza-se um método de entrelaçamento de fios ou cordas naturais de diferentes espessuras e densidades em um padrão xadrez.

Artesanato de ano novo com sisal

Hoje em dia, é comum vender produtos originais para o Ano Novo/Páscoa. Mas é muito mais agradável se você mesmo fizer belas composições. Se desejar, você pode fazer uma árvore de Natal.

Produtos de Ano Novo
Produtos de Ano Novo

Para fazer isso, você precisa preparar o seguinte:

  • Um novelo de fio de sisal verde (ou qualquer outro);
  • Fita dupla face;
  • Fio (diâmetro 3 mm);
  • Tesoura, linha;
  • Espeto de madeira;
Ferramentas para produtos
Ferramentas para produtos
  • Ficar em pé;
  • Cola;
  • Gesso, água;
  • Base de espuma;
  • Decorações (flocos de neve, estrelas, miçangas, renda, glitter).
Etapa passo a passo
Etapa passo a passo

A coroa curva é feita com arame. Os pedaços de arame devem ser cortados com um comprimento igual à metade da altura do cone. As peças deverão ser fixadas na parte superior do cone. A fibra de sisal deve ser esticada uniformemente, alinhada de forma que não haja folgas.

O cone deve ser coberto com fita adesiva. Dessa forma, o sisal pode ser fixado. Este elemento deve ser colocado sobre o sisal e enrolado em espiral. O detalhe pode ser fixado com um fio.

Para fortalecer o suporte, você precisa usar gesso. Pegue uma mistura de gesso seca, diluída em água. A massa pronta deve ser despejada dentro do suporte. Um espeto de madeira do comprimento necessário também é inserido aqui.

Quando a mistura endurecer, coloque o cone no espeto. Agora você precisa decorar a árvore com acessórios. Você pode pendurar miçangas brilhantes, fitas e estrelas no topo.

Este é um tecido interessante e incomum que permite às costureiras dar vida a ideias originais. Um produto original, feito à mão, se encaixará perfeitamente em qualquer ambiente.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior