Apesar da enorme variedade de roupas de cama disponíveis nas lojas, muitas pessoas costumam pensar em costurar elas mesmas um produto desse tipo. Isso acontece porque nem sempre é possível encontrar um modelo com o design e o tamanho desejados, além de economizar. Antes de começar, é extremamente importante escolher um tecido agradável ao toque e selecionar a quantidade correta. O consumo de tecido para roupas de cama depende do padrão escolhido durante a fabricação.
- Padrões para um conjunto de roupa de cama de casal
- "Euro-Padrão"
- "Euro-maxi"
- "Família"
- "Berçário"
- Adolescentes e crianças
- Quanto tecido é necessário para costurar um conjunto de roupa de cama de 1,5
- O que é um ponto de sobreposição?
- Escolhendo um material para roupa de cama: o que é mais agradável para dormir
- Algodão, bambu, linho
- Cetim, seda
- Percal
- Polialgodão, flanela e chita
- Layout e corte para costurar roupa de cama com suas próprias mãos
- Como costurar um conjunto de roupa de cama de casal
Padrões para um conjunto de roupa de cama de casal
Abaixo estão os padrões aprovados para roupa de cama de casal.
"Euro-Padrão"
O mesmo em todos os países europeus. A exceção é a Itália, onde você pode encontrar uma capa de edredom medindo 200 x 250 cm, bem como um lençol medindo 250 x 290 cm.
Em outros países ocidentais, o tamanho do conjunto é mais modesto: uma capa de edredom de 200 x 220 cm e um lençol de 220 x 240 cm a 240 x 260 cm. O número de fronhas de 70 x 70 em todos os países é calculado de duas a quatro peças.

Este conjunto é feito para camas com largura de 160 cm.
Importante! Os conjuntos alemães e austríacos geralmente são vendidos sem lençóis.

"Euro-maxi"
Especializado para camas a partir de 180 centímetros de largura. Em todos os países, existe um tamanho de capa de edredom: 220 x 240 cm. Os lençóis podem variar de acordo com o local. Os conjuntos de roupa de cama turcos contêm lençóis de 270 x 310 a 290 x 310, e na Rússia são produzidos em 220 x 240 cm.
É o maior tipo de roupa de cama. O número de fronhas é de 70x70, de duas a quatro.

"Família"
Ao contrário dos outros, este conjunto de roupa de cama vem com 2 capas de edredom individuais. O tamanho varia dependendo do país de fabricação, de 150 x 205 cm a 160 x 220 cm. O mais comum é 150 x 210 cm.
O tamanho médio de um lençol é 230 x 250 cm. Ele vem com um número padrão de fronhas de 70 x 70.
Este tipo de cama de casal é adequado quando as pessoas gostam de se enrolar bem no cobertor.

"Berçário"
Também conhecido como "Para recém-nascidos". Possui tamanhos de lençóis bastante grandes, de 100 x 120 a 120 x 170 centímetros, embora seja projetado para um berço de 60 x 120 centímetros. Isso é feito para que as bordas livres do lençol fiquem mais abaixo do colchão, reduzindo a probabilidade de o bebê rasgar o lençol.
A capa de edredom geralmente mede 115*147 centímetros, e também há uma fronha de 70*70 como padrão.

Adolescentes e crianças
Os conjuntos de cama infantis e adolescentes geralmente correspondem a um tamanho e meio de roupa de cama, considerado tamanho adulto. As duas principais diferenças entre roupas de cama infantis e adultas são as cores e o número de fronhas no conjunto. Muito raramente os conjuntos infantis têm duas fronhas.

Quanto tecido é necessário para costurar um conjunto de roupa de cama de 1,5
Um dos tamanhos populares de um conjunto de cama de um e meio é 160 x 220 cm com quatro fronhas de 70 x 70. Ao costurar este conjunto, é mais fácil preparar um tecido medindo 165 x 825 centímetros. Neste caso, será necessário um pedaço de 165 x 450 para a capa de edredom e 165 x 225 para o lençol. Para fazer quatro fronhas, um pedaço de 150 x 150 centímetros é suficiente.
Importante! Ao calcular a quantidade de tecido para conjuntos de outros tamanhos, é necessário deixar 5 cm de tecido para a costura de sobreposição. Por exemplo, para um lençol de 150 x 210, é necessário preparar um tecido de 155 x 215 cm.
O que é um ponto de sobreposição?
Uma costura sobreposta é um tipo de costura de conexão com cortes fechados no tecido. É feita com costuras de conexão e de acabamento. Como resultado, apenas uma delas é visível do lado de fora.
A principal vantagem da costura é que não há necessidade de chulear as bordas do tecido.
Importante! Ao fazer uma costura, as tolerâncias devem ser de 1,5 cm e também devem ser uniformes em alguns metros do futuro produto.
As peças devem ser dobradas frente a frente de modo que a parte inferior sobressaia de 7 a 9 mm. Essa saliência é passada a ferro sobre a parte superior. Em seguida, é necessário costurar a peça dobrada a uma distância de 2 mm da borda, abrir a peça e passar a ferro a costura resultante em todos os lados. Em seguida, é necessário costurar com um fecho, recuando 2 mm da dobra da margem. Por fim, é necessário passar a ferro a costura sobreposta finalizada.

Escolhendo um material para roupa de cama: o que é mais agradável para dormir
Ao escolher a roupa de cama, preste atenção especial ao tecido. Usar conjuntos de cama feitos de material 100% sintético frequentemente causa sensações desagradáveis na pele. Portanto, é necessário comprar roupas de cama feitas de fibras naturais ou com uma pequena porcentagem de fibras sintéticas para garantir maior resistência ao desgaste.
Algodão, bambu, linho
Se a densidade do tecido for necessária, opte por conjuntos de roupa íntima de algodão, linho ou bambu. Todos esses tecidos são hipoalergênicos, resistentes ao desgaste, não acumulam eletricidade estática e são respiráveis. O algodão é fácil de cuidar e relativamente barato. O linho conduz bem o calor e não forma bolinhas.

A roupa de cama de bambu é mais macia que o algodão e possui propriedades antibacterianas, o que ajuda a prevenir o crescimento de patógenos. Esses tecidos apresentam algumas desvantagens comuns:
- eles encolhem quando lavados;
- frequentemente enrugado.
Cetim, seda
Para os amantes de materiais lisos e brilhantes, cetim e seda são ideais. Ambos os tecidos são hipoalergênicos, higroscópicos, resistentes ao desgaste e absorvem bem a umidade. Além disso, devido à sua maciez, esses tecidos não esticam a pele. Fronhas feitas com esses materiais contribuem para uma pele saudável. O tecido acetinado tem um lado liso e outro áspero, o que evita que os lençóis escorreguem dos colchões.
O tecido de seda contém sericina, que previne o crescimento de fungos e ácaros no linho. Seus fios também contêm fibrina, que rejuvenesce a pele e melhora a circulação sanguínea. A única desvantagem desses materiais é o alto custo.
Percal
Se você tem roupa de cama com enchimento de penas e plumas, deve escolher o percal. Este material é feito de fios de algodão sem torção, tratados com uma composição adesiva especial, a cola, feita de componentes naturais. Graças a esse tratamento, o percal tem maior resistência e densidade, quase não sofre deformação e não enrola.

Devido à densidade dos fios, o percal não permite que os enchimentos da roupa de cama se destaquem. Este material tem suas desvantagens:
- é possível uma reação alérgica à composição do curativo;
- O tecido pode ser inicialmente crocante, mas ficará macio com o tempo;
- baixa higroscopicidade em comparação ao algodão;
- preço alto.
Polialgodão, flanela e chita
Para pessoas com recursos limitados, vale a pena dar uma olhada mais de perto em materiais para roupa de cama, como polialgodão, flanela e chita.
O poliéster e o algodão são altamente duráveis e dificilmente encolhem.

As grandes desvantagens deste tecido:
- apresenta um teor de poliéster superior a 35%, o que permite ao material gerar eletricidade estática,
- a permeabilidade ao ar é reduzida,
- aparecem "pelotas".

O chintz é muito menos durável, mas possui boa higroscopicidade e permeabilidade ao ar. Além disso, o tecido chintz é absolutamente seguro e hipoalergênico. Entre as desvantagens deste material, destacam-se sua fragilidade, encolhimento e enrugamento rápido.
O tecido de flanela é muito macio ao toque, mas ao mesmo tempo durável, retém bem o calor e absorve a umidade. Com exceção da lã, toda a flanela pode ser lavada na máquina. Entre as desvantagens desse tecido, vale destacar que a textura do tecido diminui com o uso, a flanela seca lentamente e encolhe.

Layout e corte para costurar roupa de cama com suas próprias mãos
Ao decidir começar a costurar roupa de cama, a primeira coisa a fazer é tirar medidas precisas, o que ajudará a calcular corretamente o consumo de tecido. Também vale a pena considerar o encolhimento que o material pode causar e suas características. Por exemplo, ao calcular o tecido para roupa de cama com largura de 220 cm, é necessário preparar um pedaço de tecido com 225 cm de largura.
Antes de começar a dispor e cortar, lave bem o tecido e passe-o a ferro. Isso permitirá que o tecido encolha, o que ajudará você a calcular o tecido corretamente. Para usar o material com sabedoria, você precisa cortá-lo corretamente. Ao dispor o tecido, leve em consideração a presença de bordas cruas e adicione margens de costura de aproximadamente 3 cm em cada lado. Ao aplicar o molde da futura cama ao material, é melhor usar um pedaço de sabão seco ou giz especial.
Importante! Ao cortar, é necessário seguir a linha dos veios para que o tecido não se deforme e não perca a forma. A linha dos veios pode ser chamada de todos os fios que percorrem a borda do material.

Como costurar um conjunto de roupa de cama de casal
Costurar um conjunto de cama de casal difere de um conjunto de cama e meia apenas na quantidade de tecido, cujas partes terão que ser costuradas, se necessário.
Depois de cortar um pedaço de tecido para o futuro lençol, é necessário processar as bordas com overloque, dobrá-las para fazer a bainha e passá-las a ferro para maior comodidade. Depois disso, só falta fazer a bainha do material.
A maneira mais fácil de costurar uma capa de edredom não é muito diferente de costurar um lençol. As dimensões do cobertor são multiplicadas por dois e uma margem de costura é adicionada a elas. Em seguida, o pedaço de tecido cortado é dobrado ao meio e costurado. O lado curto, onde ficará o furo para o cobertor, é costurado com uma costura não completamente fechada.
Importante! Na ausência de um pedaço grande de tecido, um lençol duplo, como uma capa de edredom dupla, pode consistir em duas peças únicas costuradas no meio.
Para uma fronha, o tecido é calculado pelo comprimento. O tamanho necessário é multiplicado por dois. A isso também é adicionado o envoltório, cujo tamanho deve ser calculado com base nas dimensões da almofada. Em seguida, o tecido é passado ao longo das linhas de dobra e dobrado do avesso para a bainha.
Os conjuntos de roupa de cama prontos são feitos em tamanhos padrão, o que às vezes gera alguns inconvenientes. Se você tem uma cama ou qualquer roupa de cama de tamanhos fora do padrão, será muito mais barato costurar você mesmo.




