Significado da palavra tule: tipos e características dos tecidos

Em todas as casas, cômodos e chalés, há um elemento importante do interior: uma cortina. Muitas donas de casa abordam a escolha deste produto com especial cautela. Elas selecionam cuidadosamente o formato, a cor e o tecido para criar uma atmosfera favorável no ambiente. Entre os muitos materiais, destaca-se o tule, um material transparente popular há vários séculos.

O que é isso?

Antes de pendurar uma cortina em um apartamento ou em qualquer outro cômodo, você precisa entender o que é tule. Este é o material fino mais comum, porém bastante denso, e é um elemento importante em qualquer apartamento. Uma pessoa no cômodo poderá ver o que está acontecendo do lado de fora da janela, mas os transeuntes da rua não conseguirão determinar o que está acontecendo lá dentro.

Descrição da matéria
Descrição da matéria

Observe! Você pode decorar o interior de qualquer cômodo escolhendo o esquema de cores certo para o material. Ao escolher um modelo específico, o principal é considerar não apenas a cor, mas também o tamanho.

Que tipos de tule existem?
Que tipos de tule existem?

Ao escolher um novo produto, você precisa se familiarizar com os principais tipos de tule. Entre eles, destacam-se o véu, a organza, a musselina e a musselina. Os compradores podem escolher entre renda, transparente, opaco, grosso, fosco, sem costura ou até mesmo tricotado.

Véu
Véu

O que é véu de tule? O material mais utilizado para cortinas. Na produção de modelos modernos, muitas empresas utilizam fios de seda e lã. Às vezes, utiliza-se algodão. A textura do véu é particularmente macia.

Importante! Os véus são frequentemente produzidos com elementos decorativos impressos, o que os torna densos e resistentes à dispersão de luz.

Origem da matéria

A história da origem deste material interessa não apenas a designers, mas também a donas de casa que decoram com carinho o interior de seus próprios apartamentos. Há muitas histórias interessantes, muitas das quais são apenas belas invenções. O material recebeu seu nome da pequena cidade francesa de Tulle, onde se produzia tecelagem. Foi daí que surgiu a ideia de criar novos tecidos.

Você pode estar interessado nisto:  O que é tecido microveludo: uso para móveis
História de origem
História de origem

Qual era o propósito de usar o tecido?

No início, esse tecido era usado apenas para decorar roupas e era um forte concorrente dos produtos de renda, pois sua produção era muito mais barata e parecia renda de verdade. Com o avanço da tecnologia, tornou-se possível produzir rapidamente tipos de tecidos mais complexos.

Para que era usada a matéria?
Para que era usada a matéria?

Agora, os compradores têm a oportunidade de comprar cortinas caras e luxuosas, bem como outras muito baratas, mas de alta qualidade e com elementos decorativos bonitos e complexos.

Qual é o gênero da palavra "tulle" - masculino ou feminino?

Várias palavras na língua russa são muito semelhantes entre si. Isso se deve ao fato de que, no final, predomina um som consonantal suave. Muitas pessoas costumam se perguntar se tule é "ele" ou "ela" e como pronunciar corretamente. Na verdade, "tule" é pronunciado como "on moy". Como regra, "tule" é uma palavra "senhor". Mas muitas pessoas não conseguem determinar se tule é masculino ou feminino ao falar. Por isso, usam a palavra, em parte equivocadamente, no gênero feminino, comparando-a com a variante semelhante "tecido". Não existe uma nova regra universal para a pronúncia de "tule" ou "ela".

Definição do gênero da palavra "tule"
Definição do gênero da palavra "tule"

Histórico do erro com o gênero da palavra "tulle"

Desde a época de Leskov, "no povo" tule era usado como "ela é minha" no gênero feminino. Portanto, surgiu a questão de como dizer, de acordo com as regras, que tule é um substantivo "ela é minha" ou "ele é meu". Alguns também acreditam que, devido à terminação zero, como, por exemplo, "sirene", "molodezh", essa palavra pode estar no gênero feminino. Mas essa é uma opinião 100% errônea.

Por que as pessoas erram o gênero desta palavra?
Por que as pessoas erram o gênero desta palavra?

Do que é feito o tule?

Qual é a origem do tecido tule? Anteriormente, o material era feito exclusivamente à mão; hoje, esse método é usado muito raramente, já que quase não há artesãos que dominem a tecnologia de produção manual, exceto talvez na própria cidade de Tule.

Você pode estar interessado nisto:  Quanta holofibra é necessária para encher um travesseiro e qual escolher
Método de produção de tecido
Método de produção de tecido

Máquinas especiais são usadas para produzir materiais de alta qualidade. O tecido de tule é feito de fios de algodão e seda. O tule liso é feito principalmente de dois sistemas de fios. E máquinas especiais para renda ou cortinas são usadas para fazer tule estampado.

Matérias-primas para a produção de lona
Matérias-primas para a produção de lona

A principal matéria-prima na produção de tecidos modernos são os fios químicos (poliéster e poliamida), bem como fios mistos: polipropileno, poliamida e poliéster. Para obter um tule liso, são utilizados fios de poliamida, que conferem ao tecido resistência e elasticidade.

Observe! Fios de poliéster são usados ​​para formar padrões em tecidos.

Por quais etapas um produto passa durante a produção?
Por quais etapas um produto passa durante a produção?

Durante a produção, um produto de tule passa por várias etapas:

  • preparação de fios;
  • produção de lona;
  • acabamento da tela.

Na preparação para a produção, os fios de urdume são rebobinados em rolos ou rolos de urdume, os fios formadores de padrões em bobinas ou carretéis, e os fios de trama em bobinas ou carretéis para máquinas de lançadeira. O tecido é produzido em máquinas especiais que utilizam o princípio da tecelagem.

Após o tecido ser retirado da máquina, ele ainda se encontra em estado bruto, por isso deve ser submetido a acabamentos: fervura, cerzido, branqueamento, alargamento, acabamento e calandragem.

Principais tipos de cortinas de tule

A opção mais cara do mercado é a organza. O poliéster é usado para produzir o tecido, ao qual se adiciona seda ou viscose. Este material é 100% natural.

Cortinas de tecido
Cortinas de tecido

Importante! Com a ajuda deste material, é produzida uma cortina arejada e leve. Mas algumas donas de casa veem uma desvantagem. Uma cortina feita deste material não deixa passar o ar. Portanto, você terá que ventilar o ambiente com frequência.

Quais variações estão disponíveis no mercado?
Quais variações estão disponíveis no mercado?

Apesar da abundância de materiais, variações também são consideradas. Por exemplo, um modelo não menos popular é o plissado. A cortina tem um efeito "amassado". Mas a cambraia é um material mais denso, difícil de distinguir do linho.

Ao decorar o interior de apartamentos e quartos, designers modernos utilizam o jacquard. Este elemento em forma de grade com padrões originais bordados à máquina é uma novidade. Uma variação semelhante surgiu no mercado há relativamente pouco tempo e já é muito procurada. Outros tipos de tecidos também merecem destaque:

  • guipura vazada,
  • plissado,
  • chiffon,
  • tule.
Você pode estar interessado nisto:  O que é o tecido Espocada?

Observe! Existem também modelos de nylon, que não são recomendados para serem pendurados no lado ensolarado. Devido à exposição aos raios ultravioleta, o produto se desgasta rapidamente e também perde sua aparência atraente.

Modelos populares
Modelos populares

Nos últimos anos, a tendência em decoração de interiores mudou significativamente. Os designers preferem designs mais leves e originais, com padrões interessantes. Hoje, telas com imagens impressas são amplamente utilizadas. Além disso, o tule fotográfico merece destaque. A imagem selecionada é aplicada ao produto por meio de impressão. Outra opção também está sendo considerada: o papel de transferência térmica.

Com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, surgiram ideias interessantes. Por exemplo, muitos designers utilizam a impressão digital. Para implementar a ideia, basta uma impressora. O resultado é um tule fotográfico 3D. Existem alguns pontos negativos nessa solução de design. O custo do produto aumenta significativamente. Ao mesmo tempo, essa cortina só pode ser instalada em um ambiente com design minimalista.

Ao escolher produtos feitos com este material, é preciso prestar atenção à estrutura do tecido, bem como ao esquema de cores. A combinação errada de tons pode prejudicar a aparência de qualquer ambiente ou imagem.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior