Há muito se sabe que a seda é útil, leve, macia, resistente e considerada um dos tecidos mais caros. Esta fibra mais fina, de origem orgânica, supera outros materiais em todas as suas características. Vamos analisar em detalhes as sutilezas da escolha de um cobertor de seda, as diferenças entre os tipos e o controle de qualidade.
Prós e contras
Muitas pessoas modernas consideram a roupa de cama de seda o melhor acessório para dormir. Cobertores e travesseiros de seda são usados nos quartos da nobreza há centenas de anos.

Eles têm uma série de vantagens inegáveis:
- leveza - o fio de seda tem formato tubular com superfície lisa, distingue-se pela sua extraordinária maciez e leveza;
- efeito de “respiração” - esses cobertores mantêm um microclima confortável para o corpo durante toda a noite;
- higroscopicidade - permanece limpo por muito tempo, não acumula eletricidade estática;
- durabilidade - o fio forte do bicho-da-seda permite que ele retenha suas qualidades raras e aparência agradável por até 20 anos;
- Ele combina bem com drapeados - dobras e ondas são fáceis de criar, dando elegância e leveza aos produtos.
- Solidez da cor - não desbota nem descolore durante a lavagem. A cor do material permanece como nova por muito tempo.

A seda natural, é claro, também tem suas desvantagens:
- enruga muito;
- não tolera umidade - quando gotas de água ou suor caem sobre ele, manchas permanecem no tecido;
- caprichoso e exigente no cuidado - tecido delicado e fluido não gosta de passar ou lavar;
- suscetível ao ataque de traças.
Importante! As desvantagens dos cobertores de seda incluem seu alto custo e condutividade térmica excessiva, o que os torna não a melhor opção para o inverno.
As propriedades curativas da seda
A seda natural é uma fibra fisiológica, sua estrutura é semelhante à textura do cabelo humano, sendo até chamada de segunda pele. O tecido é composto por 97% de proteínas, 3% de gorduras e ceras.

Foi comprovado que fibras de alta qualidade têm efeitos benéficos no corpo humano:
- não irrita a pele - isso permite usar seda mesmo com defeitos graves (queimaduras, dermatite atópica, eczema);
- Retarda o processo de envelhecimento - as proteínas da seda têm a capacidade de curar a pele, o material pode aliviar a coceira e o ressecamento. As fibras de seda são utilizadas na medicina cosmética devido aos aminoácidos e proteínas, que promovem a cicatrização de microfissuras e suavizam rugas;
- Qualidades hipoalergênicas - fungos, saprófitas, ácaros e diversas bactérias não se reproduzem. O tecido deve essa propriedade à proteína sericina.
- Médicos confirmam a utilidade da roupa de cama de seda. Os fios de bicho-da-seda melhoram a circulação sanguínea, têm propriedades desinfetantes, contêm 18 aminoácidos que melhoram o trato digestivo e previnem doenças articulares, cardíacas, dermatológicas, virais e resfriados. O toque deste material relaxa, acalma, alivia a tensão e restaura o sono.
Proteínas naturais da seda são frequentemente adicionadas aos xampus. As propriedades da seda permitem que ela "esfregue" o cabelo, deixando sua textura brilhante e sedosa, melhorando a aparência e até mesmo a nutrição da raiz capilar.
Tipos
Os tecidos de seda vêm em diferentes variedades — isso é determinado pelo país onde os insetos foram criados, pela composição das folhas da planta da qual se alimentam (carvalho, mamona) e pelas condições (ambiente natural ou origem artificial). Tudo isso estabelece as características do futuro tecido.

Os tecidos usados para formar diferentes tipos de tecidos diferem em suas propriedades, aparência, textura e outras características:
- crepe - com torção para a direita ou para a esquerda. O tecido é áspero, de textura fina, com leve brilho. Cai bem e estica (chiffon, gofre, georgette, crepe da China);
- rep - com um fio torcido na base. Os tecidos são ásperos, texturizados, fortes;
- cetim - produzido com sarja, liso, cetim. Tecido - liso, brilhante, de baixa densidade (cetim, musselina, seda, toile, chiffon, seda úmida);
- Jacquard - a trama dá volume devido aos transbordamentos de cores. O tecido é brilhante, denso, rígido, texturizado, decorativo;

- pilha - conexão forte, ausência de falhas no padrão e sua eficácia. O tecido é altamente decorativo e elegante (veludo, veludo);
- A seda mais fina vem de três fios de seda (em três casulos), e o tecido comum vem de oito a dez casulos. De acordo com a qualidade das fibras obtidas, o tecido vem em duas variedades: amoreira (usada para materiais de vestuário) e tussah (usada para a produção de móveis e tecidos para interiores).
A seda também é dividida de acordo com o método de produção:

- Bourette - feito de pequenas fibras não torcidas localizadas na parte externa e interna dos casulos. Esses fios possuem propriedades antibacterianas, o que os torna indispensáveis na medicina;
- matéria-prima - obtida pelo rebobinamento de fios de casulo. Mais frequentemente utilizada na produção de tecidos de seda para vestuário;
- viscose - com adição de fibras artificiais semelhantes. Em suas características, é quase indistinguível da natural;
- paraquedas - um tipo compactado e durável. É usado para produzir roupas e materiais tecnológicos;
- molhado - os tecidos feitos com seda úmida são muito elegantes. Vestidos requintados são costurados com seda úmida, estofados para móveis de prestígio são produzidos;
- fervido - fosco, semelhante à camurça. Usado para fazer roupas.
Um indicador importante de todos esses tipos é considerado um brilho atraente e nobre.
Como escolher e determinar a autenticidade
A seda é um material forte, atraente e durável, embora caro. O análogo artificial é um produto do processamento de celulose.

Existem várias maneiras de distingui-los:
- combustão - fibras artificiais não queimam, mas derretem e têm um cheiro químico desagradável;
- brilho - o tecido artificial é mais brilhante;
- deformação - a matéria real se endireita rapidamente, deixando dobras quase invisíveis;
- sensações táteis - os fios dos casulos do bicho-da-seda são mais macios e delicados do que aqueles feitos de fibras de celulose;
- teste de rasgo (manta de seda) - o natural rasga em listras retas, não desfia.
Pesquisa química
Método 1:
Dilua 13 g de glicerina, 21 g de sulfato de cobre e 10 g de soda em 200 g de água. Coloque um pedaço de tecido na mistura; se dissolver completamente, é seda de verdade.
Método 2:
pingar ou esfregar com ácido sulfúrico - o tecido artificial ficará avermelhado.
Classificação dos fabricantes
A popularidade dos fabricantes russos no mercado de roupas de cama é prova da alta qualidade que corresponde ao custo de seus produtos. Os GOSTs pelos quais muitos deles operam inspiram confiança.

Cobertores de alta qualidade para adultos e crianças são produzidos por:
- Toga - França;
- Ecotex - Rússia;
- "Lazybones" - Rússia;
- Primavelle - Rússia;
- Grama Alemã - Áustria;
- Nature's - EUA;
- Kariguz - Rússia;
- Têxtil - Rússia;
- Cleo - China;
- Ol-Tex — Rússia;
- Dargez - Rússia.
Um cobertor de seda custa 20.000 rublos. Os produtos de marca passam por rigorosos controles em várias etapas e atendem a todos os padrões e condições sanitárias. Os lençóis e cobertores de seda da China se destacam pela alta qualidade e baixo custo.
Como cuidar
Os cuidados necessários geralmente estão escritos nas etiquetas. O tecido possui excelentes propriedades autolimpantes e produtos feitos com ele raramente precisam de limpeza.

VocêO que está atrás do cobertor tem vários pontos específicos:
- Remoção de manchas - lave cuidadosamente à mão e limpe com solução de amônia ou álcool.
- Lavagem (manta com enchimento de seda) - não pode ser lavada, pode ser seca para evaporar a umidade ou lavada a seco. Se o fabricante tiver fornecido a possibilidade de remover a capa, ela é lavada à mão ou na máquina, selecionando o modo delicado. O tecido limpo é enxaguado, cuidadosamente torcido, seco e alisado.
Importante! Lavagens repetidas afinam os fios de seda, eliminando aminoácidos e reduzindo suas propriedades benéficas.
- Passar roupa (colcha de seda) - passar com ferro em temperatura baixa.
- Operação - os produtos requerem afofamento periódico, é necessário colocar capas de edredom (seda, algodão).
- Armazenamento: em local ventilado e seco, em embalagens de madeira, algodão ou papelão (absorvem facilmente odores desagradáveis).

Em média, uma pessoa dorme 1/3 de toda a sua vida. Ao comprar um cobertor de seda com a intenção de usá-lo por muitos anos, a prioridade é sempre a qualidade, não o custo. Produtos de fabricantes renomados que prezam sua reputação não permitem o uso de corantes tóxicos ou enchimentos de terceira categoria.
Apesar do alto custo, acredita-se que a seda natural seja o melhor material para roupas de cama e vestuário. Ela é atóxica, bonita, dura muitos anos, decora interiores e encanta com sua alta qualidade.




