Como fazer lindas cortinas bicolores e calcular o tecido para elas

Calcular o tecido é um processo bastante trabalhoso e difícil. Qualquer erro, mesmo de 1 cm, pode levar a um resultado final ruim. Este artigo explica como calcular corretamente o tecido para cortinas e quais ferramentas são necessárias para isso.

Tamanhos de tecido para cortinas

A largura do tecido das cortinas geralmente não ultrapassa 150 cm. Às vezes, ultrapassam 200 cm, mas essas opções são extremamente raras.

Cortinas com ilhós, cálculo de tecido e ilhós
Cortinas com ilhós, cálculo de tecido e ilhós

Atenção! O principal fornecedor de tecidos naquela época era a Alemanha. Devido ao fato de haver casas estreitas com janelas pequenas, o comprimento de qualquer cortina não ultrapassava 150 cm.

O custo é diretamente afetado pela largura da tela. Quanto mais larga, mais caro é o produto.

Quais medidas precisam ser tomadas

Para medir a altura com precisão, você precisa usar uma fita métrica de metal em vez de um centímetro — isso representaria um erro grosseiro. Primeiramente, uma fita métrica comum não será suficiente para medir toda a janela de uma só vez, e o centímetro é elástico, o que pode levar a erros grosseiros nas medições.

Como fazer persianas de rolo com suas próprias mãos a partir de tecido passo a passo
Como fazer persianas de rolo com suas próprias mãos a partir de tecido passo a passo

Você precisa tirar medidas da base do gancho até o chão em três pontos: nas bordas e no centro. Isso é feito para levar em conta as diferenças entre o teto e o piso, que existem em qualquer casa. Para o resultado final, você precisa tirar a menor das três medidas obtidas, caso sejam diferentes.

As cortinas devem ficar cerca de 3 cm abaixo do chão, caso contrário, ficarão feias e se desgastarão rapidamente.

Os produtos acabados ainda ficarão um pouco mais altos do que a medida tirada, então você precisa adicionar 1 cm ao valor para ter erro.

Como calcular a quantidade de tecido necessária para cortinas

Cálculo correto do material
Cálculo correto do material

O cálculo do tecido para cortinas começa com as medidas. Inicialmente, você precisa encontrar a distância da cornija até o ponto final desejado — o piso ou a janela. Isso lhe dará o comprimento final. Os tecidos podem ficar assim:

  • No chão, mas não deite nele;
  • Tenha uma cauda de até 10 cm;
  • Para o meio ou fim da janela;
  • 15 cm abaixo da janela.

Persianas de rolo faça você mesmo de tecido passo a passo

Para entender como fazer persianas de rolo com suas próprias mãos a partir de tecido, você precisa conhecer a lista de materiais e ferramentas necessários:

  • Material para ambos os lados do produto. Camada única é permitida, mas as laterais do material devem ser processadas com muito cuidado e beleza.
  • A barra na qual o produto será fixado.
  • Grampos ou braçadeiras para a barra.
  • Barra ou tubo oval para torcer produtos (opcional).
  • Corda, fitas ou fechos para prender a cortina quando montada.
Você pode estar interessado nisto:  Quais tecidos são usados ​​para criar cortinas externas
Persianas de rolo
Persianas de rolo

As marcações no material são feitas levando em consideração as dimensões da janela, ou mais precisamente, o local onde a cortina será pendurada.

Para uma cortina fina, as laterais são processadas com debrum, enquanto uma cortina multicamadas é costurada como uma bolsa. A parte superior do produto é decorada em círculo com um tubo de fixação e fixada a ele. Se for usado um pedaço de madeira, você pode usar um grampeador de construção para prender. Dobre a borda do material para que o corte fique fechado. Se o tubo for de metal, é melhor fazer um compartimento para ele. Se for necessário instalar ilhós, as tiras de reforço para cortinas são feitas com antecedência.

Um peso é pendurado na parte inferior do produto, que também pode ser colocado em um compartimento para não prejudicar a aparência. Ilhós para cordão ou gravata são instalados.

Pegadores de tecido com broche
Pegadores de tecido com broche

A cortina pronta é fixada na janela. É melhor usar suportes de construção para fixação.

Como costurar cortinas com duas cores de tecido

Cortinas feitas de tecidos diferentes às vezes criam problemas na decoração de janelas, porque muitas pessoas não sabem como combinar as cores. É aconselhável olhar fotos de cortinas feitas de duas cores de tecido na internet para entender com o que você precisa trabalhar. Ao costurar você mesmo, você precisa se lembrar de algumas nuances. Na maioria das vezes, a costura pode ser feita facilmente, pois não há elementos complexos nas cortinas. Mas a dificuldade está nos cálculos corretos. Inicialmente, você precisa medir a altura e a largura para que elas fiquem no chão, mas não sobre ele.

Opções combinadas
Opções combinadas

É muito fácil costurar cortinas com dois tecidos de cores diferentes com suas próprias mãos, cujos padrões podem ser encontrados em várias master classes na Internet.

Dicas úteis para costura:

  • Escolha o tipo de tecido e a cor. Ao escolher, concentre-se na cor das paredes, teto, piso e móveis. Tudo deve combinar e não apresentar contrastes fortes. Você também precisa medir a altura das futuras cortinas. Você pode fazê-las um pouco mais altas que o parapeito da janela.
  • Conheça as características do tecido. É importante saber o nome e a composição para facilitar a costura. Alguns tipos de tecido são feitos de fios que se desfazem ao serem cortados, dificultando ainda mais o trabalho. Recomenda-se escolher um tecido denso para que a tela mantenha sua forma.
  • Materiais leves têm um visual mais elegante. É aconselhável usar fita de cetim para a montagem.
  • A iluminação do ambiente desempenha um papel importante. Para o lado ensolarado, tecidos mais densos são necessários. Se o sol quase não entra pelas janelas, materiais leves como organza são suficientes. Cortinas combinadas para a sala de estar podem ser feitas com esses dois tipos de tecido.
  • Antes de iniciar o trabalho, a tela deve ser lavada para que não encolha no futuro.
Você pode estar interessado nisto:  Quais tecidos são melhores para estofar cadeiras?
Como são os lambrequins?
Como são os lambrequins?

Trabalho passo a passo:

  • Corte o tecido em duas partes iguais. Una-as com a parte externa e costure com linhas da mesma cor do tecido. Faça uma overloque nas bordas para que não desfiem.
  • Agora o material precisa ser dobrado. Primeiro à mão, depois à máquina. Alise cuidadosamente a dobra com um ferro, mas não muito quente, tudo depende do tipo de tecido.
  • No final, uma fita para ganchos é costurada.

Como calcular o número de ilhós para uma cortina.

Para entender como calcular a largura de cortinas com ilhós, você precisa escolher o tipo de argola. Ilhós de metal são lindos, mas deformam o varão da cortina, rangem e enferrujam.

Ilhós de metal
Ilhós de metal

Referência! Você pode usar os de plástico, eles são mais baratos e menos problemáticos.

O número de fechos deve ser par. Esta nuance não pode ser ignorada. Com um número par, as bordas laterais dos produtos ficarão na lateral da janela. Se o número de fechos for ímpar, as bordas ficarão salientes em direções diferentes. Isso prejudica a aparência geral do produto. Para calcular o número de fechos, você precisa saber as dimensões da cortina. A distância correta entre eles geralmente é considerada 15 cm. É permitido alterar até 22 cm. Os ilhós laterais são colocados a 6 cm da borda da cornija. Essas telas são mais frequentemente usadas no banheiro; nos quartos, elas parecerão bastante ásperas e desconfortáveis.

Padrão para lambrequins
Padrão para lambrequins

Para calcular o consumo, você pode usar um formulário simples:

n1 = (L - 2a): 15 + 1.

Onde:

  • n1 — a quantidade desejada;
  • L—largura do tecido;
  • a é a distância da borda ao meio do anel externo.

Exemplos interessantes

Às vezes, para criar uma ideia interessante para o interior, basta usar ganchos. Eles podem ser usados ​​durante o dia e, à noite, fechar completamente a janela.

Imagens originais dos produtos:

  • Pulseiras ou miçangas, cortinas ficarão mais delicadas.
  • Uma gravata borboleta seria uma boa escolha para o quarto de um menino.
  • Para homens solteiros e brutais, cintos de couro podem ser usados.
  • Para as meninas, ganchos com flores diferentes ou em forma de borboletas ficarão lindos.
Você pode estar interessado nisto:  O que há de notável no chiffon para a criação de blusas: lindos estilos do tecido
Cortina para quarto infantil
Cortina para quarto infantil

Uma ótima ideia para cortinas é fazê-las não de tecido, mas de contas grandes. Mas para isso você precisará de uma linha forte ou linha de pesca.

Para cortinas finas, você pode usar fitas de cetim com espessuras pequenas. Fica bem leve e delicado. É mais adequado para salas de estar ou quartos espaçosos.

As telas mais originais serão aquelas pintadas de forma independente. Você pode criar um gradiente suave ou vários padrões na tela.

Para adicionar beleza, laços adicionais são costurados ao longo de toda a bainha do tecido. Franjas nas pontas do tecido ficam lindas. Você também pode fazer um lambrequim na parte superior, fazendo mais dobras. É feito de tecido costurado.

Suporte de metal
Suporte de metal

Atenção! Muitas pessoas preferem cortinas ou persianas com temas marinhos. E elas são feitas de conchas e pedras variadas. Um produto assim exige muito tempo e paciência.

Suportes e fechos são usados ​​como decoração. Eles adicionam singularidade e novidade a todo o ambiente. Para quartos infantis, recomenda-se escolher tule e cortinas com estampas em tons pastéis.

Persianas clássicas, que podem ser decoradas com pequenos enfeites em forma de borboleta, são perfeitas para um escritório ou sala de estudo particular.

Cortinas de um lado são frequentemente compradas para cozinhas, o que evita que o tecido fique sujo e proporciona bastante luz ao ambiente. Para apartamentos em estilo minimalista, tecidos com debrum na parte inferior são adequados. Estruturas de sótão também estão ganhando popularidade, mas não são adequadas para todos os cômodos. A iluminação e o design adequados do ambiente são importantes.

Persianas lisas
Persianas lisas

Para casas de campo, opções de cortinas arqueadas são adequadas; é aconselhável usá-las para janelas grandes.

Cortinas são parte integrante do interior de qualquer casa ou apartamento. É preciso ter muito cuidado ao medir o produto, caso contrário, as cortinas acabadas podem ser danificadas. Fazer tule ou cortinas com as próprias mãos é bastante simples, até mesmo um artesão iniciante consegue. É importante comprar apenas materiais de alta qualidade para que os produtos durem muitos anos. Um bom tecido custa a partir de 400 rublos* por metro quadrado.

*Os preços indicados são válidos a partir de agosto de 2019.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior