Para renovar a aparência de cadeiras ou bancos, você pode trocar o estofamento. Para prolongar a vida útil do novo revestimento, você precisa escolher o material certo. Além disso, o revestimento deve estar em harmonia com o interior. Há uma enorme variedade de opções para reformas de móveis de alta qualidade.
- Classificação dos materiais de estofamento e sua composição
- Tipos de materiais de estofamento
- Cozinha
- Sala de jantar, sala de estar e escritório
- Os tecidos de estofamento mais populares
- Chenille
- Jacquard
- Jacquard térmico
- Scotchgard
- Rebanho
- Veludos
- Microfibra
- Alcântara
- Arpatek
- Tapeçaria
- Rohozhka
- Veludo
- Couro artificial e genuíno
- Capas de cadeira de tecido faça você mesmo
- Como revestir uma cadeira com couro sintético
Classificação dos materiais de estofamento e sua composição
O tecido para estofamento de cadeiras pode ser classificado da seguinte forma:
- Artificial ou natural.
- Tecidos e não tecidos.
- Bases sintéticas-naturais.

Às vezes, várias opções podem ser combinadas em um material.
Tipos de materiais de estofamento
Convencionalmente, o tecido para cadeiras é dividido em várias categorias. A primeira pode ser usada como acabamento de móveis no corredor, quarto, sala de estar ou escritório. A segunda é relevante para a cozinha e sala de jantar.

Informações adicionais! Você precisa prestar atenção não apenas às nuances visuais, mas também à qualidade e durabilidade do material.
Além disso, você precisa considerar o design do ambiente, a funcionalidade do ambiente e o esquema de cores do espaço. Se você levar em conta todas as nuances, conseguirá escolher os tecidos de forma rápida e eficaz.
Cozinha
Na cozinha, as cadeiras não se distinguem pela sua funcionalidade, por isso é muito mais fácil fazer estofamento. Mas a superfície dos móveis de cozinha é dura, suja-se constantemente e está constantemente exposta a impactos mecânicos, pelo que os seguintes requisitos são impostos aos têxteis:
- A base deve ser muito forte.
- O produto deve suportar impactos mecânicos significativos.
- A textura deve ser durável para não enrugar ou deformar durante o uso.
- Os tecidos não devem absorver umidade, não queimar e ser fáceis de limpar na primeira necessidade.

Considerando todos os requisitos para tecidos para cadeiras de cozinha, uma conclusão se impõe: sintéticos densos serão a opção ideal. As fibras sintéticas suportam umidade constante, lavagem a seco e impacto mecânico constante.
Sala de jantar, sala de estar e escritório
A sala de jantar, a sala de estar e o escritório são cômodos frequentemente visitados por convidados e familiares. O tecido da poltrona ou cadeira é selecionado de acordo com esta característica:
- O tecido não deve formar bolinhas, pois elas podem piorar significativamente a aparência do móvel.
- Não é aconselhável escolher tecidos que enrugem após pequenos impactos mecânicos.
- A aparência deve se adequar ao conceito geral do design e ser atraente.
- O tecido deve ser fácil de limpar e não deve ser danificado por produtos químicos domésticos.

Normalmente, as capas são feitas de tecido leve, já que esses cômodos são projetados em tons pastéis suaves. Para evitar que o tecido seja danificado durante a lavagem, ele é tratado com Teflon. Ele repele sujeira e odores.
Os tecidos de estofamento mais populares
É difícil determinar imediatamente qual tecido é melhor para estofar cadeiras. Existem muitas opções, cada uma delas se destacando pela originalidade do design externo e pelas propriedades de resistência ao desgaste e à umidade.
Chenille
Chenille significa "lagarta" em francês. O tecido recebeu esse nome devido à sua aparência incomum: as fibras são fortemente torcidas e vilosidades adicionais são tecidas nelas. O tecido é texturizado e tem uma aparência muito rica.
Você pode revestir cadeiras com tecido dessa qualidade tanto na cozinha quanto na sala de estar, já que a composição inclui fibras sintéticas e naturais em diferentes proporções. Outras vantagens do tecido são:
- Uma cor duradoura que não desbota nem sai com o sol.
- A textura é macia, elástica, maleável e fácil de trabalhar.
- Graças à sua composição e densidade, mantém uma aparência atraente por muito tempo.

Há também uma desvantagem: a chenille absorve bastante umidade e líquidos e demora muito para secar.
Jacquard
Jacquard é um material relativamente barato que tem muitas vantagens:
- A trama das fibras é densa.
- O tecido contém fibras sintéticas e naturais.
- O tecido não deforma, não desbota ao sol e não se desgasta ao longo do tempo.
Observe! Jacquard é um tecido premium, especialmente se ele contém muitas matérias-primas naturais.

O jacquard é fácil de limpar, por isso é considerado um tecido bastante higiênico. Infelizmente, é difícil escolher um material realmente de alta qualidade.
Jacquard térmico
Absorvente "iniciante" do mercado de tecidos para arranjo de superfícies de móveis diversos. Características do material:
- Não absorve umidade.
- Fácil de limpar de sujeira;
- Pode ser usado por muito tempo.
Um design exclusivo que é composto por múltiplas camadas para criar efeitos visuais únicos.
Scotchgard
Uma impregnação especial para têxteis de vários tipos. Graças a essa camada protetora, o tecido não absorve umidade e substâncias gordurosas. Esta versão da camada é relevante para tecidos que irão revestir móveis na cozinha ou na cozinha.
Rebanho
Flock é uma opção ideal para casas com crianças. O tecido é fácil de limpar, mesmo de sujeiras difíceis. Ao mesmo tempo, o padrão é fácil de fazer, já que as fibras não se desfazem nos cortes.

O pelo curto e macio é colado ao tecido transpirante, o que confere ao pelo um apelo estético. Não é possível limpar o pelo com produtos que contenham solvente, alvejante ou cloro - o pelo se soltará.
Veludos
As cadeiras de veludo têm várias propriedades:
- A textura macia do material não enruga após o uso.
- Uma grande variedade de estampas e cores.
- Uma opção barata para um tipo aristocrático de estofamento para móveis.
A desvantagem é que os fiapos caem rapidamente e permanecem nas roupas. Muitos produtos de limpeza não podem ser usados, pois o tecido pode desbotar.
Microfibra
A microfibra é considerada um tecido de nova geração. Este tipo de acabamento em móveis é utilizado devido à sua resistência a impactos mecânicos de diversos graus. A tecelagem, por sua vez, é feita pela combinação de fios ultrafinos de origem sintética. Combina-se idealmente com materiais naturais caros.

Alcântara
O estofamento de cadeiras em Alcântara está se tornando mais comum, já que o material é um análogo artificial da camurça. Ao mesmo tempo, o material é mais eficaz:
- Mantém o calor no inverno, não esquenta no verão.
- Mantém uma aparência atraente por muito tempo.
- Preço acessível.
- Uma variedade de cores.
Se você pesquisar na internet, poderá encontrar muitos móveis de design estofados em Alcantara.
Arpatek
Arpatek é o substituto de couro da mais alta qualidade, substituindo muitos outros análogos têxteis. Existem muitas variedades de arpatek: píton, verniz, crocodilo e assim por diante. Você pode escolher a opção certa para qualquer interior. Características adicionais:
- hipoalergênico;
- força;
- baixo custo;
- não suja.

Revestir a cadeira com arpatek deixará o móvel imediatamente mais elegante. Uma opção ideal para um interior de alta tecnologia.
Tapeçaria
A tapeçaria é um material ideal para estofamento, produzido com o mesmo princípio do jacquard. Porém, a fibra utilizada na tecelagem contém um número maior de fios. O tecido é o mais natural em composição, embora fios de acrílico sejam entrelaçados para aumentar a densidade. Às vezes, é possível encontrar tecelagem circular.
Rohozhka
Rogozhka é um bom análogo da chenille. Rogozhka é usado com mais frequência para revestimentos, pois o material possui muitas propriedades positivas:
- A trama é grossa e larga em comparação à chenille.
- Normalmente, dois tipos de fibras de tons semelhantes são entrelaçadas em um padrão xadrez.
- Não absorve odores e não desbota ao sol.
- Você pode limpar a superfície com um aspirador de pó ou solução de sabão - a sujeira não grudará nas roscas.

Recria o efeito de uma superfície natural, por isso é frequentemente usado para acabamento de móveis que farão parte de um interior de estilo ecológico. Não é aconselhável cobrir cadeiras em uma casa onde haja gatos – os animais adoram afiar suas garras em tecidos texturizados.
Veludo
O acabamento em veludo cotelê tem um visual aristocrático e caro. O tecido é macio ao toque, com uma nervura multifacetada. A gama de cores é variada e estampas multifacetadas são comuns. Mantém sua aparência original por muito tempo, mas reestofá-lo com esse material traz muitos inconvenientes: pequenos resíduos se agarram ao pelo, é difícil de limpar e acumula poeira rapidamente.
Couro artificial e genuíno
Couro sintético e couro legítimo são as opções mais populares para transformar móveis. Existem muitos análogos de couro legítimo que oferecem boa qualidade e aparência atraente.

Capas de cadeira de tecido faça você mesmo
Para evitar a troca constante de estofamento, vale a pena fazer capas especiais para cadeiras. Primeiro, você precisa escolher o tecido certo para as capas. O material deve se adaptar ao interior, ser fácil de lavar e de boa qualidade.
Em seguida, você deve escolher um esboço do produto. Há muitas opções complexas, mas também há instruções de fabricação simples. Capas de cadeira de tecido para iniciantes são feitas de acordo com o seguinte algoritmo:
- Tire as medidas do móvel. É importante medir o comprimento do meio das pernas dianteiras ao meio das pernas traseiras em todo o corpo. É importante levar em consideração todas as curvas. Determine a largura do encosto e do assento.
- Faça um molde. Você obterá uma peça única: uma tira larga de tecido.
- Processe as bordas do corte.
- Coloque a peça de trabalho sobre a cadeira. Costure a fita em ambos os lados onde se forma a curva do encosto para o assento. Amarre a fita atrás do encosto.

Essa capa pode se tornar a base para uma versão infantil do produto — basta fazer um aplique de focinheira ou costurar miçangas e botões. Você pode fazer uma capa macia com um forro, que por sua vez será preenchido com enchimento sintético ou espuma de borracha.
Como revestir uma cadeira com couro sintético
Muitas vezes, é necessário trocar o estofamento das cadeiras. Para isso, primeiro você precisa desmontar a cadeira. Limpe as partes do estofamento antigo. Se necessário, substitua o estofamento macio. Depois, veja como revestir uma cadeira com couro sintético:
- Coloque o assento sobre o pedaço de couro sintético. Trace o formato com alguma margem para a dobra.
- Recorte a peça. Prenda o molde na parte inferior da peça usando um grampeador de construção.
- Repita também com as costas.

Também é possível restaurar uma fezes.
Com o tempo, a aparência dos móveis estofados, principalmente das cadeiras, torna-se desinteressante. Muitas vezes, o problema está relacionado a danos no estofamento. Você pode substituir o revestimento antigo sem problemas e com equipamentos especiais. É importante escolher o tecido certo para isso. Com esse material, você pode criar capas protetoras costurando-as.




