Não há motorista que não se importe com seu tesouro: o carro. Às vezes, muitas brigas familiares surgem justamente por causa dele: o destruidor de lares e o ajudante, tudo em uma pessoa.
Um carro favorito vale muito: acessórios caros, tempo e dinheiro.
Chega um momento em que precisa de um "repaginado", o interior fica sombrio, sem graça, e o teto fica ainda melhor — dá vontade de fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Nesse caso, o entusiasta de carros começa a se perguntar como e o que pode agradar o interior, qual tecido para o teto do carro é melhor escolher.
O mundo automotivo está repleto de diversos acessórios e uma ampla variedade, onde cada um encontrará um material adequado para estofamento.

Requisitos para tecidos de teto de carro
- O material deve ser durável para durar mais tempo sob uso diário e, às vezes, extremo.
- Não é recomendado usar cores brilhantes, pois elas podem distrair o motorista em uma situação de trânsito difícil, entrando no campo de visão periférica.
- É melhor escolher um material específico para estofamento de automóveis.
Seleção de material
A escolha de materiais para estofamento de teto é muito grande, principalmente na categoria de preço, na paleta, na textura, etc. Mas os artesãos prestam atenção aos materiais mais comuns: couro, substituto, carpete, flocado, Alcantara, etc.
Couro automotivo
O teto falso pode ser feito de qualquer material. Um dos mais representativos é o couro legítimo. Por exemplo, um teto falso preto em combinação com um interior no mesmo tom tornará o carro mais elegante, aproximando-o da classe de luxo.

O couro automotivo é uma ótima opção para estofamento, pois esse componente natural praticamente não sofre deformação. No entanto, o custo desse material é bastante alto.
A produção de couro impacta o meio ambiente, pois nem todos os materiais são incorporados ao couro durante o processo de produção. Além disso, quando o couro é descartado, o produto se torna resíduo.
Couro ecológico
O couro ecológico é feito de fibras naturais, como linho ou algodão, misturadas com óleos de palma, milho, soja e outros vegetais, que são laminados em várias camadas para criar algo semelhante ao couro verdadeiro.

O couro ecológico não é um material tóxico, o que evita odores desagradáveis durante o uso e, graças à sua estrutura porosa, permite uma boa circulação de ar. Além disso, o couro ecológico, como tecido para teto de carro, é absolutamente hipoalergênico e possui alta termorregulação, o que significa que o móvel não esquenta muito sob a luz solar direta e não congela no frio.
Importante! Externamente, o couro e o couro ecológico são muito semelhantes. No entanto, ao contrário do couro legítimo, o couro ecológico tem a mesma espessura, cor e textura.
Alcântara
Tecido natural para estofamento de teto de automóveis. Suas fibras são obtidas de matérias-primas animais ou vegetais. Tecidos feitos de fibras naturais são antiestáticos e muito confortáveis. Com os devidos cuidados, o tecido é resistente a diversos tratamentos de "acabamento".

Atenção! Alcantara é o único tecido ultramicrofibra original.
A Alcantara é forte, bonita, macia, versátil e incrivelmente durável quando feita corretamente. Não existe no mercado camurça sintética como a Alcantara. A Alcantara é um tecido não tecido. O tecido não é tecido, mas sim feltrado, resultando em fibras de tecido bem entrelaçadas. Esse método de fabricação é o que torna a Alcantara tão durável. As fibras de poliéster conferem ao tecido resistência e durabilidade, enquanto o poliuretano confere maciez.

Rebanho
O floco assemelha-se ao veludo devido às suas características externas e sensações táteis. A fibra moderna possui um revestimento de espuma de borracha.

Para sua produção é necessário:
- poliéster e poliamida;
- algodão;
- lã;
- viscose.
Importante! O mais comum é uma mistura de vários materiais, com a maior porcentagem de tecidos sintéticos. Algodão natural ou viscose não são duráveis, por isso são usados apenas para decoração.

Flock tem propriedades positivas:
- Não é propenso a enroscos.
- Forte e durável, não sujeito a alongamento.
- Resistente à água.
- Possui uma grande variedade de tonalidades de cores e soluções de textura.
- A cor do estofamento não desbota se não houver luz solar direta.
- A manutenção não é onerosa e o preço é acessível para o consumidor médio.
Tapete
Carpete ou "carpete" é um material com uma textura maravilhosa e macia. É durável, não rasga e possui altas propriedades de isolamento acústico. É muito fácil "revestir" um carro, mesmo com PVA. Pode ser usado para revestir não apenas o teto, mas também outras partes.

Veludos
O veludo é frequentemente usado para estofar tetos de carros. Este tecido tem boa elasticidade e, para carros, eles produzem veludo com base de espuma, sobre a qual é aplicada uma malha branca. Isso garante a resistência do tecido e a ausência de impregnação de cola durante o estofamento do teto. Devido à sua elasticidade, o tecido consegue manter perfeitamente o formato do teto do carro.

O veludo em si é muito denso na parte frontal. Ao mesmo tempo, um carro com teto de veludo estará definitivamente protegido contra contaminação química, já que o veludo é ecologicamente correto e também possui as seguintes propriedades:
- Força.
- Suavidade.
- Elasticidade.
- Resistente à sujeira e fácil de cuidar.
- Durabilidade.

Selecionando cola para trabalho
Depois de escolher o material certo para o revestimento do teto, em termos de tipo e orçamento, você pode passar para a próxima etapa importante do trabalho: escolher a cola. É importante escolher uma que seja atóxica, capaz de unir firmemente os elementos e que também não deixe marcas.
Existem os seguintes tipos de cola:
- À base de policloropreno. Possui forte fixação, é durável e resistente a mudanças de temperatura.
Fig. 11 Adesivo à base de policloropreno
- Em poliuretano. Universal, durável e também amplamente utilizado por artesãos. No entanto, demora muito para endurecer, o que torna o processo de colagem muito longo.
- Em forma de aerossol. Também usado para cobrir tetos, mas comprovadamente é melhor para cobrir painéis, etc.

Como cobrir o teto de um carro com suas próprias mãos
Você precisa reestofar o teto sozinho, em um local sem correntes de ar ou calor. Na fase preparatória, você precisará de uma chave de fenda e uma faca.
Primeiro, desparafuse as maçanetas, viseiras, tampas plásticas, grampos e dispositivos adicionais e remova o acabamento antigo. Nesse caso, é aconselhável lembrar a ordem do processo para que não haja dificuldades na hora de reinstalar as peças em seus lugares originais quando o teto do carro estiver coberto.

Importante! O painel deve ser instalado em uma superfície grande e conveniente.
O alongamento do teto do interior do carro deve começar com a aplicação de uma fina camada de cola. Primeiro, a lona é aplicada na parte frontal do teto e, em seguida, o restante é puxado por cima. O excesso de material deve ser cortado com uma tesoura e, dobrado, colado na parte traseira.
Depois disso, todos os furos são cortados.

Após o revestimento do teto do carro, deixe-o secar por 3 horas. Durante esse tempo, ocorre o processo de esticar e colar o tecido. Em seguida, você precisa reinstalar cuidadosamente o teto no lugar, parafusando todas as peças necessárias.
Os materiais para decoração de tetos e interiores oferecidos pela moderna indústria têxtil satisfarão as necessidades do proprietário de automóveis mais exigente.
https://www.youtube.com/watch?v=mkWE2S3ll-M




