Para decorar sua casa com itens de design, você pode fazer almofadas decorativas, assim como aquelas que serão usadas para dormir. Para criar um produto prático e de alta qualidade, primeiro você precisa escolher os materiais certos. Na maioria das vezes, o enchimento é feito com enchimento sintético. Depois disso, vale a pena estudar as instruções, que ajudarão até mesmo os iniciantes a entender como costurar uma almofada com enchimento sintético para diferentes fins.
Materiais e ferramentas para trabalho
Antes de fazer um travesseiro de poliéster com suas próprias mãos, você deve primeiro preparar todas as ferramentas e materiais necessários.

A lista é elementar e não contém itens caros para fabricação ou trabalho:
- enchimento para o travesseiro "stuffing";
- o tecido do qual a base será formada;
- papel para criar um padrão;
- giz, tesoura, alfinetes de segurança para criar o padrão;
- agulha e linha para costura. É melhor fazer a costura final na máquina de costura;
- ferro.
Observe! É melhor escolher o enchimento sintético 100. Esta opção tem dureza média, adequada para qualquer tipo de travesseiro.

Se você precisa de uma versão para móveis da almofada, precisa preparar imediatamente o tecido para a fronha. É melhor escolher tecidos decorativos - grama, seda, cetim, tapeçaria.
Como escolher o tecido certo
A escolha do tecido é determinada pelo enchimento do produto. Vale a pena prestar atenção à qualidade do material. O tecido não deve rachar nem esfarelar. Deve ser agradável ao toque, ter uma coloração original e com bordas fáceis de costurar.
Combinação de tecido de enchimento e cobertura:
- se houver penugem ou penas dentro, é necessário usar tique-taque;
- se você estiver usando enchimento sintético, a melhor escolha é o tecido de algodão;
- O esquema de cores pode ser qualquer um, mas é melhor comprar cores pastéis sólidas.

É necessário conhecer as dimensões do futuro produto. Naturalmente, vale a pena usar apenas tecidos novos, pois materiais reciclados degradarão a aparência e as qualidades táteis do produto.
Como acontece a costura
É difícil para artesãs iniciantes determinar a sequência do trabalho, por isso vale a pena seguir o algoritmo básico de trabalho no produto. Uma parte importante é costurar a base da almofada.

Aula mestre passo a passo sobre como costurar uma capa para uma almofada sintética:
- Decida os parâmetros e o formato do futuro produto. É melhor seguir os padrões para que você possa escolher facilmente uma fronha. Você pode fazer a base retangular (70 x 50 cm) ou quadrada (70 x 70 cm).
- Transfira os parâmetros para o papel. Recorte o molde, que se tornará um esboço.
- Coloque o tecido sobre uma superfície plana. Dobre a tela ao meio. Coloque um molde de papel sobre a superfície da peça e fixe-o com alfinetes de segurança.
- Você precisa passar a peça de trabalho para alisar as dobras e alisar o tecido o máximo possível.
- Use giz para traçar o molde. Deixe uma margem de 5 a 6 cm da borda do papel para as costuras.
- Sem remover o molde, use agulha e linha para fazer uma marcação. O resultado será uma peça o mais próxima possível da aparência final do original.
- Use uma máquina de costura para costurar. A costura é feita pelo avesso do tecido. Em um dos lados, deixe uma abertura de 10 a 12 cm, que será usada para o enchimento com poliéster.

Passe a peça pelo furo esquerdo e avalie o resultado. Se o resultado for satisfatório, resta preencher a capa com poliéster. Se você estiver costurando um item para decoração de interiores, também precisará fazer uma fronha decorativa.
Como encher um travesseiro com enchimento de poliéster
Para evitar dores no pescoço durante o uso, você precisa colocar o "enchimento" de acordo com certas regras. É importante saber como distribuir corretamente o enchimento dentro da capa, quanto material preencher e como prepará-lo.
O princípio do enchimento depende do tipo de poliéster de enchimento. Se você comprou um lençol, basta dobrar o tecido de 3 a 4 vezes e cortar o molde. O tamanho deve corresponder aos parâmetros da fronha.

O enchimento de poliéster, que se apresenta em retalhos, deve ser aplicado gradualmente, preenchendo o espaço da base até a parte superior da fronha. Você precisa preparar retalhos idênticos de material com antecedência e só então começar a aplicar. Após o enchimento, deite-se sobre a peça e avalie o nível de conforto. Se necessário, você pode adicionar ou remover o excesso. Depois disso, resta costurar o buraco restante.
Observe! Durante o uso, o material pode amontoar e amassar, por isso é importante prepará-lo corretamente. Como afofar o enchimento sintético? Você precisa afofar os retalhos dos blanks, separando as fibras o máximo possível.
O que pode substituir o enchimento sintético?
O sintepon pode ser substituído por diversos outros enchimentos. A escolha depende da funcionalidade adicional do artigo têxtil para o lar. Opções para substituir o sintepon:
- pode ser recheado com pedaços de pele, tecido macio;
- às vezes é usado algodão;
- a melhor alternativa é holofibra ou espuma de borracha;
- bolas de silicone podem ser usadas como base para a criação de um travesseiro ortopédico;
- para dormir, o produto é preenchido com cascas de trigo sarraceno;
- Penas e plumas são uma opção alergênica, mas são consideradas um clássico.
Para a sua informação! O algodão se desgasta rapidamente, enrola-se em bolas e forma grumos. Vincos desagradáveis aparecem na superfície.

De qualquer forma, o travesseiro deve ter uma aparência atraente e ser confortável. Ao escolher o "enchimento", vale a pena pensar com antecedência em como cuidar desse material no futuro.
O que mais pode ser feito com enchimento sintético?
Acontece que poucas costureiras conseguem imaginar o que mais podem fazer com enchimento de poliéster com as próprias mãos, além de um travesseiro. O material sintético, com suas características, é uma base universal para muitas coisas:
- pode ser usado para fazer brinquedos volumosos, nos quais a base é tricotada ou costurada previamente;
- enchimento ideal para móveis que precisam de reparo ou são feitos à mão;
- artesanato para crianças;
- uso como material de acabamento decorativo;
- Você pode costurar uma fantasia de Ano Novo para uma criança com enchimento sintético em folha;
- ornamentos decorativos para interiores.
Observe! Para um tipo específico de produto, é necessário selecionar um material com densidade adequada.

Graças a um enchimento tão simples e acessível, você pode fazer muitas coisas que deixarão sua casa mais confortável e atraente.
Avaliações
Existem muitas avaliações sobre como a complexidade da costura de um travesseiro é avaliada e o que pode ser feito com enchimento sintético:
Ulya, 35, Volgogrado: "Recentemente, comecei a fazer artesanato. Minha primeira criação foi uma almofada de poliéster para decorar um sofá. Achei difícil trabalhar com esse enchimento. Além disso, o produto perdeu rapidamente sua aparência atraente."
Marta, 52, Ryazan: "Adoro almofadas decorativas, então tento criar algo novo todo ano. Tento experimentar diferentes enchimentos, mas ainda não encontrei o melhor. Costumo usar enchimento sintético."
Angelina, 40 anos, Ulyanovsk: "Não é difícil costurar uma fronha. Os problemas surgem na hora de escolher o enchimento. Já tentei de tudo... Cheguei à conclusão de que é preciso combinar dois tipos: enchimento sintético e bolinhas de silicone."

As avaliações e comentários de costureiras experientes e novatas diferem, mas há um ponto em comum: todas experimentaram o enchimento sintético como base. Não há problemas significativos na costura do produto.
Para renovar o interior ou agradar alguém com um novo travesseiro para dormir, não é necessário ir até a loja. Basta dedicar algumas horas, um mínimo de dinheiro e criar um produto que atenda às necessidades individuais. Além disso, você pode costurar à mão ou à máquina, usando ferramentas e materiais simples.




