A janela, como um dos elementos mais importantes em qualquer ambiente, precisa ser devidamente decorada. E, como regra, a decoração da janela não deve apenas completar harmoniosamente o interior do cômodo, mas também ser o seu destaque.
Hoje em dia, existe uma infinidade de opções para decorar estruturas de janelas, mas, apesar da variedade, o tule para cortinas está entre os materiais mais populares. O mercado de tecidos é muito diversificado e o surgimento de novas tendências não tarda a chegar. Mas mesmo esse material não garante um design de sucesso se você não souber como pendurar o tule com perfeição e como combiná-lo corretamente.

- Como combinar cortinas e persianas
- Tendências da moda
- Maneiras de pendurar tule lindamente sem cornija
- Quais varões de cortina são melhores para pendurar tule?
- Cornija do teto
- Varão de cortina de haste
- Cornijas de baguete
- Cornijas de perfil
- Varão de cortina telescópico
- Cornija para persianas romanas
- Calculando o comprimento do tule após escolher uma cornija e acessórios
- Dicas de Designer
- Como criar o formato de cortina e drapeado desejado
- Como criar dobras
Como combinar cortinas e persianas
Devido à sua leveza, o tule se adapta perfeitamente ao interior, tanto como decoração única de janela quanto em combinação com cortinas. Além disso, a combinação mais eficaz desse tecido leve e leve é obtida com materiais densos e bastante pesados. Normalmente, são escolhidas cores contrastantes; em geral, as cortinas de tule costumam ter tons mais claros, enquanto as cortinas têm tons escuros e brilhantes, saturados.
Tendências da moda
Hoje em dia, não há inovações específicas na decoração de janelas, mas ainda há uma série de tendências da moda que já se provaram bem.
Os clássicos também permanecem relevantes. Para um design clássico, você pode usar persianas de rolo em combinação com tule. Elas podem ser lisas ou com um pequeno padrão. As persianas de rolo também podem ser feitas de tecido liso ou com um padrão. Persianas romanas também podem ser incluídas neste design.

O estilo clássico também implica o uso de tecidos mais densos, tanto nas cortinas quanto no tule. Ao mesmo tempo, recomenda-se decorá-las com lambrequins ou prendê-las com um cordão ou clipe.
Conselho! Se um material caro foi usado para as cortinas, então é melhor usar um tecido mais simples e leve para o tule.
Para a decoração de janelas em uma casa de campo, o estilo campestre está se tornando cada vez mais popular, onde se presume que apenas materiais naturais e ecologicamente corretos devem ser usados. Por exemplo, para cortinas, você pode escolher linho, cetim, chita e, para tule, é melhor escolher um tecido fino de chita.
Em apartamentos, as pessoas tentam decorar as aberturas das janelas de forma mais modesta, por isso costumam escolher um estilo minimalista, onde é preferível usar o mínimo de enfeites e decoração.
O tecido para cortinas em estilo minimalista deve ser leve, com uma cor suave, discreta e sem estampas. Cortinas leves são melhor complementadas com o mesmo tecido de tule leve.

Maneiras de pendurar tule lindamente sem cornija
Uma cornija de teto ou parede é um elemento prático que permite pendurar tule facilmente, mas às vezes esse detalhe é abandonado devido à fragilidade do material da parede, que simplesmente não suporta a carga ou se esfarela fortemente ao ser perfurado. Nesse caso, os proprietários podem se deparar com a questão de quão prático e esteticamente agradável ainda é pendurar tule. Na verdade, existem muitos métodos alternativos de fixação e, ao mesmo tempo, você pode criar uma opção completamente diferente e incomum que também adicionará originalidade ao design.
Se a abertura da janela tiver um formato arqueado, em vez de uma cornija para prender a cortina, você pode usar fixação por pontos com clipes ou ganchos. O próprio tule pode ser dobrado e colocado em ambos os lados da janela com um gancho.

Caso seja necessário pendurar um tule leve, quase sem peso, mas o varão da cortina não seja adequado para esse fim, pois ficará volumoso, você pode recorrer ao velcro têxtil comum. Sua parte felpuda é fixada na parede, diretamente acima da abertura da janela, e a parte com pequenos ganchos é costurada à cortina. Esse método de fixação tem uma vantagem comparativa, pois simplifica o processo de remoção do tule para lavagem subsequente.
Você também pode fixar uma haste de metal na parede, que pode ser revestida com papel de parede, se necessário. A cortina de tule deve ser pendurada nela usando ímãs ocultos ou decorativos.
Frequentemente, utiliza-se uma variante com barbante ou linha de pesca. Ela é fixada em ambos os lados da janela e o tule é pendurado com ganchos especiais.
Atenção! Ao utilizar a linha de pesca, ela pode ceder com o peso do tule, por isso será necessário fixá-la adicionalmente em todo o seu comprimento.

Quais varões de cortina são melhores para pendurar tule?
Se você ainda pretende pendurar tule no hall ou no quarto em uma cornija, é importante escolher esse elemento corretamente para que seja prático de usar e se encaixe harmoniosamente no interior. Além disso, a cornija deve ser selecionada com base no tamanho, no material de fabricação e no tipo de tecido de tule.
Cornija do teto
A cornija de teto é bastante popular. Seu nome se deve ao método de instalação, pois é fixada ao teto com parafusos. Este tipo de cornija permite pendurar até mesmo o tule mais comprido.
A principal característica desse tipo é que ele pode ter um design flexível, podendo também ser de um ou vários níveis, possibilitando a criação de uma composição com várias camadas.
Varão de cortina de haste
O varão de cortina é o modelo mais simples, que envolve a montagem de suportes ao longo das bordas da abertura da janela, com a subsequente instalação de um varão especial. O varão em si pode ser de metal, plástico ou madeira.
Conselho! Para aumentar o espaço, essa cornija deve ser colocada o mais alto possível.

Cornijas de baguete
A cornija em formato de baguete é a opção mais interessante. Consiste em um perfil oculto, fixação adicional e uma faixa decorativa que funciona como uma persiana. Pode ser feita de metal, plástico ou madeira.
Este design é principalmente decorativo, portanto, a faixa pode ter diferentes acabamentos. É importante que a cor da cornija baguete não seja muito chamativa, caso contrário, estragará o interior, chamando a atenção imediatamente.
Cornijas de perfil
Para poder pendurar várias camadas de tule, você pode instalar uma cornija de perfil. Sua vantagem é que ela é feita de perfil de alumínio e pode suportar cargas elevadas. Além disso, essa cornija é universal e pode ter qualquer formato. Se desejar, você pode automatizar a cornija de perfil, o que permitirá controlar o movimento das dobradiças, abrindo ou fechando a janela com tule.

Varão de cortina telescópico
Um varão de cortina telescópico é projetado para pendurar tule leve. Este design é usado principalmente em janelas pequenas ou estreitas. Ao mesmo tempo, esse varão de cortina não requer instalação; sua instalação é feita por meio de módulos deslizantes.
Cornija para persianas romanas
Uma cornija para persianas romanas é uma estrutura que pode ser instalada no teto, na abertura do perfil da janela ou na parede. As cortinas ou o tule são fixados colando o tecido à fita adesiva, localizada na parte frontal da cornija. A estrutura também é equipada com um mecanismo de elevação especial que monta a cortina. O mecanismo pode ser manual ou automatizado. A cortina é montada manualmente usando um sistema de cordas ou uma corrente. Já em um sistema automatizado, deve haver uma unidade de parede controlada por um controle remoto.

Calculando o comprimento do tule após escolher uma cornija e acessórios
Ao responder à pergunta sobre como o tule deve ser pendurado, você deve primeiro calcular corretamente o comprimento necessário do tecido, levando em consideração o tipo de cornija selecionada e os acessórios que a acompanham.
Normalmente, o comprimento do tule é medido com o cálculo de que é necessário recuar 1 a 2 cm do chão ou do teto. Um ajuste mais prático seria pendurar o tule a 10 a 15 cm do chão (parapeito da janela). O cálculo é feito medindo a distância da cornija ao chão, levando em consideração a margem para a bainha e para a fixação da fita na parte superior.
A escolha da cornija depende diretamente do estilo do interior. Para a cozinha, você deve usar o tipo mais prático, por exemplo, uma cornija de haste ou de teto.
Quanto aos acessórios, eles podem ser divididos em 2 categorias principais:
- fechos (grampos, anéis, laços, ganchos);
- decorativo (fita, cordões, franjas).

Dicas de Designer
Apesar de não ser difícil pendurar tule em um varão de cortina, alguns designers ainda oferecem algumas dicas sobre como montar lindamente uma composição de tule para uma janela, por exemplo, a cortina necessária e o formato das cortinas.
Como criar o formato de cortina e drapeado desejado
Existem duas maneiras de drapejar tule:
- fixo;
- com a ajuda de acessórios.
A fixação da cortina deve ser feita na fase de costura da cortina, usando uma fita especial para cortinas, colada ou costurada no verso do tecido. A cortina é criada puxando-se os cordões ajustáveis com os quais a fita é equipada após a costura.
Criação de cortinas com acessórios: usando grampos ou ganchos, isso permite ajustar o número de dobras e mudar o formato das cortinas a qualquer momento.

Como criar dobras
Antes de drapejar o tule, você deve primeiro decidir que tipo de dobras deseja fazer.
Existem basicamente 3 tipos de dobras básicas:
- unilateral, onde o tule é colocado em uma direção;
- balcão, onde as dobras são dispostas de modo que fiquem posicionadas com as dobras voltadas uma para a outra;
- dobras em arco, onde dobras pareadas são dispostas de tal forma que suas dobras ficam localizadas em direções opostas (o lado avesso das dobras opostas).
O tule é bastante popular hoje em dia, não apenas por ser um tecido leve e arejado, mas também pela possibilidade de criar uma decoração de janela original e única. O tule leve e elegante pode se encaixar perfeitamente no interior como um único design ou em combinação com cortinas.




