Muitos elementos decorativos são usados para decorar interiores. Um desses itens decorativos é, há muito tempo, a almofada decorativa, que adiciona um toque de aconchego a um ambiente aconchegante. O uso de um item de dormir em salas de estar, halls, cozinhas e no carro já se tornou comum para muitos.
Dicas gerais para escolher o tecido para uma almofada
Para que seu travesseiro favorito dure o máximo possível, cubra-o com uma fronha. A escolha do tecido depende diretamente da finalidade do item doméstico.
As dicas mais essenciais:
- os travesseiros usados para dormir são cobertos com capas macias e agradáveis à pele (fronhas de algodão, linho, seda);
- O tecido usado em almofadas decorativas é aquele com estrutura forte e resistente ao desgaste (fiapo, cetim, jacquard, sarja, percal, batista).
Para um enchimento macio e delicado, escolha um tecido fino para travesseiros. Produtos de plumas são uma exceção. Materiais densos não devem deixar passar fiapos e penas, mas devem ser duráveis. É o algodão que possui essas características.

Para escolher o tecido certo para uma fronha de lã, você precisa considerar a respirabilidade e a condutividade térmica do tecido. O algodão, neste caso, será o material ideal para uma fronha.
Roupas de cama de seda podem ser cobertas com capas de cetim, e de microfibra com fronhas feitas de tecidos naturais.
As almofadas de sofá são projetadas para uso a longo prazo, portanto, a durabilidade do material é levada em consideração. Tecidos de estofamento em lã, camurça artificial, pele ou veludo podem criar conforto e praticidade nos elementos utilizados no interior do ambiente.
Atenção! O tecido das almofadas do sofá é escolhido levando em consideração a combinação de cores dos móveis, cortinas, quadros e pisos. O estilo moderno dos produtos influencia muito no design da casa.

Características do tecido
O tipo de trama dos fios é o indicador mais importante do tipo de material.
Observe! As características de qualidade dos tecidos variam dependendo da composição do fio e da resistência das fibras.
Diferenças:
- A teca, feita de algodão ou linho, é resistente ao desgaste e durável. As fronhas de teca mantêm bem o formato e são impermeáveis.
- O cetim liso é um material macio que dificilmente amassa e se adapta bem ao formato desejado do corpo. Excelentes propriedades de ventilação permitem que o couro cabeludo respire em climas quentes.
- O jacquard acetinado se destaca pela beleza e sofisticação. Almofadas elegantes combinam harmoniosamente com a cama e o sofá.
- A sarja confere elasticidade e volume ao item interno. O tecido é macio ao toque, resistente e denso o suficiente.
- Percal é um dos melhores tecidos de linho. O material macio e resistente ao desgaste é facilmente tingido em cores vibrantes, encantando os olhos com almofadas multicoloridas.
- Batiste é feito com os melhores fios de algodão e é usado para travesseiros de plumas leves. A linha desses produtos é indicada para bebês, pessoas alérgicas e pessoas com pele sensível.
- O algodão é o mais barato entre os tecidos antialérgicos. O material é fácil de cuidar.
- O linho é ideal para uso em climas quentes. A superfície do tecido refresca levemente a pele em contato com a fronha.
- A seda permanece macia em qualquer época do ano. Agradável ao toque, como um material nobre, ela requer cuidados adequados.
- A lã, com efeito de "calor seco", alivia o desconforto, alivia dores musculares, de cabeça e de dente. Requer cuidados especiais. O tecido é propenso a encolher.

Design e tipos de almofadas decorativas
O principal objetivo de um travesseiro sempre foi apoiar a cabeça durante o sono. Travesseiros clássicos retangulares ou quadrados são os produtos mais comuns no mercado.
O surgimento de produtos com uma configuração específica está associado a um efeito terapêutico em casos de osteocondrose, escoliose e após lesões no sistema musculoesquelético. A correção da posição da cabeça e do corpo durante o sono traz certos benefícios para quem sofre de diversas doenças. Esses travesseiros são geralmente chamados de ortopédicos.
Elementos decorativos de interiores em forma de almofadas de diversos formatos já ganharam popularidade e são amplamente utilizados para decorar não apenas quartos infantis e salas de estar. Animais, flores, losangos e hexágonos, frutas vermelhas e folhas – este está longe de ser um conjunto completo de formatos de produtos modernos.
Interessante! A finalidade não padronizada dos itens feitos com o enchimento no estojo é usá-los como itens de acampamento, acessórios para carros, auxílio para mães que amamentam, para mulheres grávidas dormirem, um suporte de cura com enchimento de ervas medicinais, uma opção de jardim.
Produtos para suporte das costas e alívio de dores lombares, bem como para pernas com artrite e varizes, assemelham-se mais a tapetes macios do que a travesseiros. São feitos em formato de ferraduras, almofadas e colchões finos com enchimento.

Nós determinamos o tamanho do travesseiro
Nossas avós usavam grandes travesseiros de penas de pato medindo 70x70 cm, dispostos em pirâmides sobre camas com mantas de musselina. Cortinas estampadas em relevo no mesmo tom do desenho das fronhas, marcadas com os mesmos padrões feitos à mão.
A escolha de uma futura esposa era frequentemente determinada por sua perseverança no bordado e habilidade em inventar padrões de bordado e criar padrões tridimensionais no estilo Richelieu. Os tecidos modernos de fábrica desvalorizam o trabalho manual, superando a velocidade e a qualidade da produção do produto.
Os tamanhos mais populares de travesseiros para o quarto são considerados quadrados, com dimensões de 50 x 50 cm, e retangulares, com dimensões de 50 x 70 cm. O padrão europeu de roupa de cama, trazido ao mercado doméstico, é ditado pela compra de camas e móveis feitos de acordo com as dimensões de fabricantes europeus. Este fator influencia significativamente a escolha do tamanho do travesseiro para dormir.
Itens decorativos para sala de estar e quarto infantil têm formatos não padronizados e tamanhos arbitrários. GOST e qualquer padrão deixaram o mercado consumidor, ditando tendências da moda pela ausência de selo e pela manifestação da individualidade na escolha.
Atenção! O formato oval ou circular pode ser de qualquer tamanho. E as cadeiras almofadadas ou de bola simplesmente surpreendem com sua individualidade original.

Como encher uma almofada decorativa com suas próprias mãos
O enchimento do travesseiro depende de quem vai dormir nele. Enchimento de plumas, penas, enchimento sintético, penas de pássaros, enchimento sintético ou holofibra são os enchimentos mais usados.
Componentes não padronizados podem incluir infusões de ervas medicinais, cones de lúpulo e cascas de trigo sarraceno. A vida útil desse enchimento é curta, de 1 ano. O efeito terapêutico diminui gradualmente e o uso desse tipo de travesseiro não trará nenhum benefício.
O uso de fibras têxteis ou pelos de animais é possível com a constante batida do conteúdo, pois eles tendem a se aglomerar.

Fronhas: esquema de fabricação
Tecido para fronhas - como se chama? Tudo depende da qualidade e composição desejadas. Você pode escolher entre os mais populares:
- cambraia;
- percal;
- cetim;
- Jacquard, que recebeu esse nome em homenagem ao seu inventor, Joseph Marie Jacquard.
Geralmente, não se usa um molde para costurar uma fronha ou fronha quadrada. Para fazer várias peças do mesmo tamanho, coloque o recorte em branco sobre a próxima seção de tecido e recorte a futura parte de acordo com ele. O molde terá o formato do próprio material.
O princípio de preparação do molde é aplicar dois quadrados do tamanho da almofada ao tecido com um pedaço de giz ou sabão. Não há distância entre eles, eles se fundem em um retângulo. Para a aba interna da fronha, sem usar fechos e zíperes, adicione mais um terço do quadrado em largura. Esta parte do produto esconderá a ponta da almofada.
Importante! Para costuras laterais é necessário deixar 1-2 cm, esse fator depende da estrutura e espessura do tecido.
A sequência consiste em processar as bordas finais da fronha, uma das quais ficará do lado de fora do produto. Em seguida, os produtos são dobrados de acordo com o tamanho da almofada em um formato quadrado e as partes conectadas da fronha são processadas. A fronha finalizada está pronta.

Se um zíper for costurado na parte final, não há necessidade de deixar margem para a lapela. O ideal é que dois quadrados com zíper costurado sejam processados ao longo de três lados do perímetro.
A divisão de uma fronha em duas partes separadas ocorre apenas se tecidos de cores ou texturas diferentes forem usados para costurar as laterais. Às vezes, um item decorativo para um sofá tem a parte frontal decorada com bordados ou outros elementos decorativos.

Consumíveis e ferramentas
O que você vai precisar:
- Um pedaço de tecido ou uma combinação de vários materiais em um produto.
- Máquina de costura (às vezes os itens decorativos são feitos à mão).
- Linhas de costura da mesma cor (você pode usar linha de pesca fina ou linha de escritório para costurar documentos).
- Fita com divisões em centímetros.
- Giz ou um pedaço fino de sabão seco, marcador de tecido.
- Tesoura de cortador.
- Alfinetes ou clipes de segurança para manter os pedaços de tecido no lugar.
- Zíper (se necessário).

Tecnologia de costura
O mais importante ao costurar uma fronha ou fronha é o cálculo correto do tecido necessário. Em caso de dúvida, você pode pré-calcular o consumo no papel e desenhar o formato do futuro produto em tamanho reduzido.
Cortadores experientes colocam moldes na borda do tecido para que o mínimo possível de tecido seja usado para o corte. A largura do tecido produzido industrialmente é de 80, 120 e 150 cm. Menos comuns são 220 e 145 cm.
Ao usar materiais de algodão, leve em consideração o encolhimento do tecido após a lavagem, deixando margens ao redor do perímetro do produto.
Costureiras inexperientes devem costurar suas primeiras peças com retalhos de tecido ou com peças que não são mais utilizadas para o fim a que se destinam. O tecido para as almofadas do sofá pode ser escolhido a partir de uma colcha que saiu de moda, de uma colcha estragada ou de uma cortina antiga. Aplique um molde ou bordado antes de confeccionar a peça. Combinando as cores vermelho e turquesa, essa atividade é chamada de antiestresse. Fazer acabamentos decorativos à mão é útil para gestantes.

Cuidado
O acúmulo de sujeira e gordura nos travesseiros pode levar gradualmente a reações alérgicas. Ácaros, fungos e bactérias patogênicas que causam crises de asma e acne no rosto devem ser eliminados com o tratamento periódico dos produtos.
Recomenda-se lavar os travesseiros de 2 a 3 vezes por ano. Troque as fronhas pelo menos uma vez por ano por uma nova. Manter a fronha limpa pode aumentar sua vida útil e reduzir ao mínimo o risco de doenças.

Crianças em idade escolar podem costurar suas próprias fronhas e capas de almofada. Não há segredos especiais para cortar e costurar. Você pode aprimorar suas habilidades em casa, começando com fronhas simples e passando para a criação de almofadas decorativas para a sala de estar.

Um impulso criativo nunca deve ser adiado até que você tenha tempo livre. Você precisa começar quando sentir um fogo nos olhos e suas mãos desejarem fazer algo. Qualquer ambiente pode ser transformado com a ajuda de almofadas decorativas. Além disso, vale ressaltar que os travesseiros não são apenas para um sono confortável, mas também por razões médicas.
https://www.youtube.com/watch?v=Y0-52TJ6C6c




