A pergunta frequente sobre o que é chenille pode ser ouvida ou vista na internet. Vale a pena examiná-la em detalhes. Chenille ou chenille é um tecido com um padrão de trama complexo. A diferença externa perceptível do material em relação a outros tecidos facilita a distinção entre ele e outras telas.
- O que é chenille
- Composição e tecnologia de produção
- As principais propriedades desses tecidos
- Principais tipos de tecido dependendo da composição
- Áreas de aplicação
- Características do aplicativo
- Móveis chenille: design atual e cores da moda
- Instruções de cuidado
- Vantagens e desvantagens
- O que é melhor - chenille, flocado, veludo, esteira, jacquard ou tapeçaria
- Avaliações
O que é chenille
O material foi criado nos EUA há mais de duzentos anos. No passado, o tecido era um item exclusivo e caro que nem todos podiam comprar. Agora, o material único se tornou comum e está disponível para todos.

O nome vem da palavra francesa que significa "lagarta". A razão para esse nome são as características das fibras do material, que consistem em fios fofos.

Composição e tecnologia de produção
A composição do tecido é principalmente algodão, viscose ou sintéticos.
Importante: A criação do tecido envolve dois processos. O primeiro envolve a produção de fibras macias, fiando-as e torcendo-as. O fio principal é então torcido nas fibras. O resultado é um tecido macio e escovado, muito agradável ao toque.
Após a produção, o material é tingido. Os trabalhadores têxteis utilizam diversos fixadores, soluções e impregnações para tornar o tecido resistente a mofo, odores e fogo.

Que tipo de material é a chenille? De acordo com sua densidade, ela é classificada em tecido leve e denso. O indicador é o número de fios por unidade de área do material. O material denso é adequado para estofamento de móveis, enquanto a versão leve é mais frequentemente usada para criar cortinas e persianas.

As principais propriedades desses tecidos
Este material é caracterizado pela aveludação e dimensões volumosas. Externamente, assemelha-se muito aos tecidos de veludo, mas difere deste pela sua maciez notável.
Principais tipos de tecido dependendo da composição
De acordo com a composição, a matéria é dividida em materiais naturais, artificiais e mistos.
Poliéster. Um tecido sintético amplamente utilizado em estofados de móveis. É altamente durável, razão pela qual muitos fabricantes têxteis o preferem.

O tecido acrílico possui um design elegante e vibrante que não se deteriora com influências ambientais agressivas e lavagens frequentes. O tecido pode ser usado por muito tempo devido à sua durabilidade e praticidade. A versão acrílica é barata e é usada principalmente na indústria moveleira.

Fibras mistas. O tecido pode ser composto por uma mistura de diferentes fios, que podem ser tanto naturais quanto artificiais.
O material chenille feito de fios de viscose tem uma aparência incomum: ele brilha e tem um brilho lindo.

Atenção: Os componentes naturais tornam o tecido limpo e seguro para uso. Além disso, o algodão aumenta a vida útil dos produtos. Um fator importante é a ausência de acúmulo de eletricidade estática no tecido.

Áreas de aplicação
O tecido tem ampla aplicação em design de interiores. Cadeiras, poltronas e sofás macios são feitos com ele. Além disso, cortinas, tapetes e paredes são revestidos com ele.
Características do aplicativo
O material é amplamente utilizado na criação de interiores de casas. Pode ser usado para decorar paredes, móveis estofados e cortinas. Quando é necessário criar um produto denso e durável, recorre-se a essa lona. Ela é capaz de proteger o ambiente da luz e de ruídos externos.

Móveis chenille: design atual e cores da moda
Atualmente, esse tipo de tecido está na lista dos materiais mais relevantes, elegantes e caros. As tecnologias de produção permitem criar cores únicas e originais.

Chenille é tendência atual para móveis com:
- Cores monocromáticas, especialmente o tom bordô.
- Desenhos abstratos.
- Com padrões de damasco em fundos claros e creme.
- Motivos geométricos.

Instruções de cuidado
Chenille é um material bastante exigente. Com os devidos cuidados, consegue manter sua imagem original por muito tempo.
- Evite expor o material aos raios ultravioleta do sol.
- Vale a pena proteger os produtos da exposição a altas temperaturas e umidade.
- É melhor lavar o tecido a seco. O material é muito delicado e requer atenção profissional.
- Evite o contato do material com objetos pontiagudos. Animais de estimação podem facilmente danificar o material com suas garras, portanto, se você tem um animal de estimação em casa, é melhor recusar estofados.
- As manchas devem ser lavadas imediatamente. Usando uma esponja embebida em uma solução composta por partes iguais de água e detergente, aplique cuidadosamente a mistura sobre a mancha. Quando a água secar, aspire bem o produto.

Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens óbvias do material, podem ser destacados os seguintes fatores:
- Não perde o aspecto original mesmo após várias lavagens.
- Além disso, após muitas operações de limpeza, o tecido não encolhe nem desbota.
- Uma variedade de cores, tons, nuances, padrões, ornamentos e designs. A abundância permite que cada um encontre a melhor opção de tela para si.
- Absorção de ruído e luz. Essa é a vantagem do tecido, por isso é preferido na fabricação de cortinas e persianas.
- Como grande parte da composição é de algodão, podemos afirmar com segurança que esse tecido é ecologicamente correto e seguro para as pessoas. Pessoas alérgicas não devem ter medo de usar esses produtos.
- O material não tende a absorver odores.
- Resistência e a durabilidade resultante.

Imperfeições:
- Higroscopicidade. Absorve umidade facilmente, portanto, móveis e outros itens devem ser protegidos da umidade.
- Após contato com água, manchas se formam no material.
O que é melhor - chenille, flocado, veludo, esteira, jacquard ou tapeçaria
Ao criar produtos, você pode usar qualquer um desses materiais e até mesmo suas tramas.
Jacquard é mais indicado para apreciadores de originalidade. Belos ornamentos combinados com um material agradável e aveludado podem criar um resultado requintado.
Rogozhka é um tecido denso. A diferença entre ele e a chenille está na textura e nas características táteis.
Observação: Rogozhka é caracterizada pela aspereza. Os animais de estimação adoram afiar suas garras nesse material, por isso não é adequado para donos de gatos.
A tapeçaria é mais limpa e segura para as pessoas, pois sua composição é composta principalmente por componentes naturais. Apesar de suas muitas vantagens, o tecido se desgasta facilmente e seu padrão é apagado.

Flock é um material popular no mercado consumidor e à prova de vandalismo. Sua principal vantagem sobre os concorrentes é a durabilidade. É multifuncional e adequado para a criação de diversos produtos. É muito difícil de rasgar, por isso se adapta facilmente aos animais de estimação.
O veludo é um material delicado, sujeito a sujeira e abrasão. Cores pastéis ficam elegantes na sala de estar ou no quarto, mas você precisa estar preparado, pois os produtos não duram muito.
Avaliações
Uma grande quantidade de ornamentos, cores e padrões permite que cada pessoa escolha produtos de acordo com seu gosto.
Ilona: "Meus móveis sobreviveram a quatro mudanças - está tudo ótimo. Mas recentemente fui com uma amiga e escolhi algo barato para o apartamento dela. Percebi que o material agora é diferente, talvez dependa do fabricante, mas está mais fino do que antes."
Sasha: "Este móvel fica ótimo em qualquer cor! Recomendo a todos!"
Nikolay: "Tenho um sofá feito deste material. E posso dizer que é um dos melhores tecidos para móveis que já tive. As vantagens são durabilidade e longevidade. O sofá continua como novo... sem rasgos ou arranhões. Excelente aparência."
Chenille é uma alternativa ao flocado, à tapeçaria, ao veludo e à juta. Sua aparência é muito mais agradável e elegante, e sua resistência garante a durabilidade dos produtos.




