Um estilo delicado e arejado de decoração de janelas é uma ótima solução para quem deseja criar uma atmosfera agradável no ambiente. Para muitas pessoas, o minimalismo no interior não é a principal prioridade. Portanto, a melhor maneira de decorar o interior é com tule em ilhós.
- Tule sobre ilhós: leveza e simplicidade
- Selecionando tecido para costurar cortinas com ilhós
- Tipos de ilhós
- Tipos de varões de cortina com ilhós
- Cortinas em ilhós no interior: escolhendo um design
- Cortinas em argolas no banheiro
- Princípios básicos para escolher cortinas para o quarto
- Tema infantil
- Cozinha
- Janelas de águas-furtadas
- Como pendurar
- Como cuidar de telas com ilhós?
- Prós e contras do uso em interiores
- Opiniões sobre ilhós
Tule sobre ilhós: leveza e simplicidade
O tule é um tecido muito popular para decorar janelas. O tule em argolas permite decorar janelas com diversas combinações de cores. O comprador pode escolher qualquer formato e tamanho. A estrutura, a cor e o formato do produto desempenham um papel importante.

Importante! O tule com ilhós possui argolas especiais instaladas na parte superior da cortina. Esses elementos servem para decorar qualquer espaço.
Selecionando tecido para costurar cortinas com ilhós
Costurar cortinas com ilhós com as próprias mãos é um processo um tanto complicado e trabalhoso. Primeiro, você precisa escolher um material de alta qualidade e, às vezes, também um bom molde. Para um corte de alta qualidade, você precisará de uma superfície grande e plana, tesouras e, para costurar, linhas do mesmo tom do tecido e uma máquina de costura.

A cor da cortina é selecionada de acordo com o estilo do interior. Opções curtas são preferíveis para a cozinha, alongadas para a sala de estar e exuberantes em tons suaves para o quarto. Ao calcular a quantidade de tecido, é importante considerar a altura do chão até a cornija, bem como a largura da janela.
Observe! A maneira mais fácil é decorar a parte superior com fita de cortina e a parte inferior, principalmente se a cortina tiver o formato de um arco, com fita de viés.
Tipos de ilhós
A palavra "tule" se refere a vários tipos de tecido leve:
- organza;
- véu;
- musselina;
- líquido.

Para produzir esse tipo de tecido, especialistas utilizam diversas fibras, incluindo seda, linho, algodão e poliéster. Cortinas de tule, fixadas em ilhós, são práticas. Se desejar, cada costureira pode confeccionar peças com tule em ilhós com as próprias mãos, seguindo todas as instruções e técnicas de costura.
Observe! O material é fácil de usar e nunca escorrega das argolas. Esses elementos são tão confiáveis que seguram as cortinas com firmeza. Os ilhós se movem facilmente ao longo da cornija junto com as cortinas, portanto, fechá-las ou abri-las não será um esforço extra para um adulto ou uma criança.
Tipos de varões de cortina com ilhós
A aparência do tule na janela é amplamente determinada pela cornija. Este elemento serve não apenas para pendurar o tule, mas também para esconder o produto em um nicho, se necessário. Os métodos de fixação das cornijas podem ser divididos em certas categorias:
- Modelos que são instalados no teto (string);
- Produtos de parede (tubulares);
- Existem dois tipos de modelos: (perfil, baguete).

Os modelos de teto são especialmente populares. Eles resolvem o problema de tetos baixos no ambiente. O tule é pendurado na cornija do teto com ganchos especiais. Este modelo deixa o teto visualmente mais alto.
Cornijas tubulares e baguetes são frequentemente usadas como elemento decorativo do ambiente. O tecido é fixado à cornija tubular redonda com argolas ou ilhós — elementos metálicos.
Cortinas em ilhós no interior: escolhendo um design
Ao escolher um novo design para um ambiente, é necessário levar em consideração o estilo. Isso inclui tanto a aparência do tule quanto seu comprimento e o esquema de cores. O tule com fita ilhós não ficará bem em um design clássico ou minimalista. Portanto, é melhor consultar um designer profissional que o ajudará a escolher a melhor opção.

Lambrequim é a melhor opção de combinação. É um modelo curto que fica pendurado sobre o tule. Com este produto, você pode cobrir apenas parte da janela. Este estilo é adequado para decorar janelas pequenas.
Cortinas em argolas no banheiro
Cortinas com estampas em ilhós são indicadas para o banheiro. É melhor escolher uma com estampa marcante ou um tom vibrante e saturado. Não há necessidade de comprar um produto com detalhes adicionais para não estragar o estilo do banheiro.

Princípios básicos para escolher cortinas para o quarto
Ao escolher uma opção específica, você precisa levar em consideração as características do ambiente e das janelas. Os designers recomendam prestar atenção ao estilo geral do ambiente, bem como à sua funcionalidade. Hoje, a melhor alternativa é considerada uma combinação de tule de duas cores.

Hoje em dia, cortinas de cores contrastantes são especialmente populares. Elas conferem ao ambiente um visual original. Dependendo do estilo, você pode escolher tons de cinza, amarelo e roxo. Ao escolher cortinas com cores vibrantes, você deve levar em consideração o estilo do ambiente. Por exemplo, no quarto de uma criança, uma cor vibrante pode causar agressividade, e no quarto, irritação.
Tema infantil
Os quartos das crianças geralmente são decorados com remendos têxteis coloridos em forma de animais de contos de fadas e personagens de desenhos animados favoritos.

Cozinha
Na organização do espaço da cozinha, um elemento importante são as cortinas originais. Elas podem ser facilmente movidas em diferentes direções. A cor, a textura, a estrutura e o padrão corretamente selecionados permitirão que você crie uma decoração única. Você pode escolher várias telas de uma só vez.
Entre a ampla gama de produtos, podemos distinguir produtos de malha fina e malha grossa. Cortinas com rede bordada com belos padrões são especialmente populares. Fios grossos são usados para fazer uma rede com células retangulares volumosas.

Janelas de águas-furtadas
As cortinas de sótão diferem dos modelos tradicionais. Elas não devem apenas ter uma carga estética, mas também desempenhar uma função prática, proteger da luz solar e ter um método de controle simples. Ao escolher um tecido adequado, antes de tudo, você precisa prestar atenção ao nível de sua transmissão de luz.

Para janelas localizadas no lado sul, é melhor usar cortinas de camada dupla que reflitam a luz. Estruturas inclinadas, mesmo que estejam no lado sombreado, deixam entrar muita luz, portanto, o tecido instalado deve ser denso.
Como pendurar
Antes de pensar em cortinas, acessórios e outras decorações, é importante decidir a fixação das cortinas. Ela deve ser confiável e fácil de usar.
Uma argola com gancho é uma das maneiras mais simples e, portanto, populares de fixar tule. Os ganchos são presos na parte superior da cortina e as argolas são colocadas na cornija, conectando então essas duas partes da estrutura.

Importante! Todos os acessórios devem estar em harmonia com o tecido, bem como com o design geral do interior. Peças de madeira combinam bem com materiais naturais, peças de metal com materiais sintéticos. O plástico mais barato é o ideal para banheiros.
Clipes - ideais para fixar cortinas. Não se preocupe em danificar o tecido, o clipe fixa a cortina com suavidade e segurança.
Ilhós para tule raramente são usados; na maioria das vezes, esse método de fixação é escolhido para cortinas. É preciso fazer furos no tecido e inserir argolas especiais de metal ou plástico neles.
Como cuidar de telas com ilhós?
Como qualquer outro material, o tule com ilhós precisa ser lavado com o tempo. Para não prejudicar a aparência do produto, é necessário um cuidado especial. Portanto, argolas fixadas corretamente não danificam o tecido e não caem durante a lavagem. Se houver alguma preocupação, uma cortina com ilhós, feita à mão para a cozinha ou para o corredor, pode ser colocada em um saco especial para roupas delicadas antes da lavagem. Após a lavagem, o produto não deve ser torcido.

Prós e contras do uso em interiores
Vantagens e tipos de ilhós:
- Uma opção confiável para prender cortinas a um varão de cortina.
- Argolas de fixação especiais conferem um visual impressionante. Cortinas modernas, originalmente, caem em lindas ondas.
- O fecho é fácil, de modo que até uma criança pode puxar o tule pelos ilhós com as próprias mãos.
- Eles mantêm a integridade do tecido por muito tempo, não deixam nós e não esticam o tecido.
Definitivamente não há desvantagens.

Opiniões sobre ilhós
Natalia, 38, Vologda: "Eu achava que tule não podia ser preso a anéis, já que tem uma estrutura delicada. Mas descobri que véu, malha e organza são materiais duráveis nos quais os ilhós ficam muito impressionantes."

Olga, 46 anos, Tyumen: "Este suporte é muito prático de usar. As cortinas literalmente deslizam no varão. Fico feliz que os consultores de vendas tenham me convencido a comprar."
Se ainda tiver dúvidas sobre a densidade do tule, antes de costurar os ilhós, você pode costurar uma tira grossa adicional de tecido na parte superior do produto. Essa adição decorará a cortina da cozinha de forma original e permitirá que você use argolas para prendê-la ao varão sem medo.
As cortinas devem ser selecionadas exclusivamente por estilo, textura e esquema de cores. Afinal, esse elemento reflete o gosto dos proprietários. Para tornar o ambiente mais atraente, você pode pendurar tule de forma original, dando asas à sua imaginação. É aconselhável observar fotografias de designers renomados que decoram o ambiente.




