Lambrequins vazados são elementos decorativos produzidos por um método industrial especial. Utilizam material durável e rígido para sua produção. Com a ajuda deste elemento, qualquer designer pode facilmente eliminar defeitos externos, ocultando cornijas e imperfeições nas paredes. Modelos modernos também servem para aumentar visualmente a altura das janelas.
- O que é + variedades
- Modular
- Prancha
- Que tipos de tecidos podem ser usados para costura?
- Vale a pena costurar lambrequins com as próprias mãos?
- Costurando um lambrequim vazado com suas próprias mãos
- Lista de materiais necessários
- Aula magistral
- Lambrequins e tamanhos de janelas
- Características de decoração
- Como escolher lambrequins moldados
- Lindas ideias para decoração de janelas no interior
- Como cuidar e limpar
O que é + variedades
Padrões vazados são usados há muito tempo para adicionar elegância a um ambiente. A produção moderna permite a execução primorosa de detalhes e padrões elegantes e complexos, dando vida às fantasias mais ousadas de designers e clientes.

A escolha dos padrões é feita levando em consideração as características de design de um determinado espaço. Hoje em dia, lambrequins de feltro são amplamente utilizados para decorar quartos, cozinhas ou salas de estar.
Muitas pessoas se interessam pelos tipos de lambrequins modernos disponíveis no mercado. Há uma grande variedade de modelos, escolhidos de acordo com o formato e a cor. Entre a ampla variedade, encontram-se os modelos mais populares.
Modular
Este é um design complexo. Elementos de diferentes alturas conferem ao produto um visual original. Nas laterais, você pode ver detalhes esculpidos maciços e, na parte central, detalhes estreitos que não impedem a penetração da luz solar.

Observe! Os padrões dos produtos são apresentados em diversos graus de complexidade. O comprador pode escolher modelos com linhas simples e concisas. Tudo depende dos requisitos e da funcionalidade.
Prancha
Modelos de pranchas decoram projetos de design fora do padrão. Para a produção desses produtos, são utilizados diversos rolos com padrões repetidos ao longo de todo o comprimento.

Que tipos de tecidos podem ser usados para costura?
Para criar modelos originais, utiliza-se uma base tipo bando feita de tecido de cortina com pelo. É bastante macia e brilhante.
Importante! O material agradável ao toque pode ser facilmente limpo de diversos contaminantes. Com o tempo, o tecido não perde sua aparência atraente.
Macio pertence ao tecido para cortinas. O material possui um revestimento especial que lembra pelo. O tecido denso lembra veludo ou veludo.

Chanzelize é um tipo de tecido para cortinas com dupla face. O material é bastante suave ao toque. Ao fabricar novos produtos, os fabricantes utilizam apenas o lado brilhante do material.
Vale a pena costurar lambrequins com as próprias mãos?
Qualquer artesã pode fazer o produto sozinha. Uma costureira iniciante deve seguir todos os passos passo a passo. Primeiro, você deve escolher o estilo apropriado. A melhor opção é um lambrequim plissado.

A próxima etapa importante da costura é o cálculo correto da quantidade necessária de material. Para determinar a metragem, você deve medir a largura do tecido até a altura do produto acabado e, em seguida, adicionar as margens de processamento, bem como o comprimento do corte. Ao final, determina-se o comprimento da cornija, multiplicado pelo coeficiente de montagem, bem como a quantidade de margens.
Para a sua informação! O coeficiente é considerado 1,5 ou 2,5 ou mais (para aqueles que querem fazer mais dobras).
Em seguida, a linha é cortada. Uma fita é costurada na superfície superior do produto, após o que todas as bordas devem ser cuidadosamente processadas. No final, as dobras são franzidas uniformemente e pronto — a cortina pronta pode ser colocada na cornija.
Costurando um lambrequim vazado com suas próprias mãos
Muitas artesãs costumam se perguntar como costurar um lambrequim de tecido de cortina com as próprias mãos. É bem simples.

Lista de materiais necessários
Para fazer um lambrequim vazado em casa com suas próprias mãos, você precisa selecionar os materiais apropriados:
- fita tipo montagem;
- material, você pode usar feltro ou véu;
- varão de cortina de trilho e ganchos deslizantes;
- fita métrica e lápis;
- fios;
- papel pardo para fazer um molde;
- jornal.

Aula magistral
Para fazer tudo corretamente, você deve estudar a master class passo a passo:
- o molde é aplicado em um bando térmico e recortado ao longo do contorno (sem margens);
- o mesmo detalhe é recortado no tecido da cortina, mas com margens adicionais;
- usando um gerador de vapor ou um ferro com vapor, o material é colado na base, não há necessidade de costurar nada;
- as bordas são finalizadas com fita decorativa ou fita de viés;
- Uma fita é cuidadosamente fixada na parte de trás, que irá segurar o lambrequim vazado finalizado na cornija.
Lambrequins e tamanhos de janelas
Se a casa tiver janelas muito grandes, você precisará escolher um produto que ultrapasse a abertura em 20 a 30 cm. Opções originais também são consideradas, por exemplo, em estilo moderno ou de alta tecnologia. Nesse caso, você precisa escolher produtos que cubram cuidadosamente as janelas em 40 a 50 cm.

A altura padrão do teto em qualquer apartamento na cidade é de aproximadamente 2,6 a 2,7 m. Portanto, a melhor opção é um modelo com largura de 30 a 40 cm. Se o cômodo tiver um teto alto, por exemplo, a partir de 2,95 m, você pode escolher um modelo com altura de até 40 cm.
Características de decoração
Os lambrequins podem ser costurados dos seguintes tipos:
- Macios. Geralmente são costurados em tecido, usando dobras e drapeados. Podem ser decorados com babados, borlas e tranças. Recentemente, lambrequins-pufes fáceis de fazer com fita de cortina tornaram-se muito populares. Esses modelos são mais frequentemente usados para decorar corredores ou quartos de crianças.
- Rígido (bando). Para fazer esses produtos, o tecido é colado a uma base rígida ou a base rígida é coberta com material. Além do bando tradicional, hoje você pode comprar lambrequins leves feitos de organza. Eles são feitos de material denso usando um método industrial com corte a laser.
- Combinados. Esses modelos combinam um lambrequim com um bandeau rígido e drapeados feitos de vários materiais.

Como escolher lambrequins moldados
Lambrequins com figuras são muito fáceis de usar. Podem ser facilmente removidos e colocados na cornija. Velcro comum é usado para fixar este modelo, por isso muitas donas de casa preferem comprar exatamente estes lambrequins. O produto é bastante fácil de limpar. Você pode usar um aspirador de pó para remover o pó da superfície.

Observe! Os itens moldados são criados por corte a laser e decorados com diversos padrões.
Lindas ideias para decoração de janelas no interior
Geralmente, modelos com diversos elementos decorativos são usados em cômodos amplos. Quanto mais complexo o design, menos padrões devem existir no material, caso contrário, você pode sobrecarregar o interior do apartamento.
O modelo bando é o tipo menos "pretensioso" de lambrequim rígido. É adequado para diferentes aberturas de janelas e portas. Ao escolher, preste atenção à largura.

Se houver pouca luz no ambiente, você pode comprar um material transparente que transmitirá perfeitamente a luz do dia.
Observe! Modelos clássicos de tecido são muito populares. No entanto, requerem cuidados especiais. Para quem não tem tempo, pode optar por modelos vazados e figurados. Eles são fixados na cornija com fita adesiva.
Como cuidar e limpar
As tiras decorativas são um tipo de produto têxtil difícil de lavar devido às suas características. Para cuidar delas, basta remover o pó das superfícies externa e interna com um pano úmido ou aspirador de pó. Para alisar as peças, você pode usar um ferro de passar a vapor. Só é possível passar pela frente.
Importante! Se o item estiver muito sujo, ele terá que ser levado a uma lavanderia profissional.
Decorações de renda combinam perfeitamente com diversos apliques que podem ser costurados com agulha ou colados. Cortinas com lambrequim vazado realçam a elegância da composição da janela e complementam perfeitamente o interior. A vantagem dos produtos de renda é o padrão, feito com bom gosto e que atrai sofisticação e requinte. O lambrequim sem costura não acumula poeira, não precisa ser lavado, não deforma e é prático de usar.
A principal vantagem dos babados de renda é seu uso universal em qualquer ambiente: sem pesar na estrutura da cortina, os lambrequins vazados acrescentam luxo à decoração e trazem um toque de elegância.

Ao escolher os lambrequins rígidos, bando e tecidos certos para cortinas, você pode se tornar um verdadeiro designer que seleciona com maestria o estilo para sua casa ou apartamento. Se desejar, qualquer cortina pode ser decorada com ilhós ou apliques, diversas decorações e padrões interessantes, o que dará ao ambiente um visual ainda mais único e aconchegante.




