O mercado têxtil mundial moderno oferece uma ampla gama de produtos para todas as esferas da vida humana. Uma área importante é a produção de roupas para trabalhadores. Um dos principais destaques é o tecido chamado satori.
Especialistas japoneses, desejando criar uma combinação bem-sucedida de materiais naturais e artificiais, inventaram a fibra mista Satori, que quase imediatamente ganhou popularidade entre funcionários e gerentes de diversos setores devido à sua durabilidade. Atualmente, é usada por médicos, profissionais da área da alimentação e também por profissionais de hotéis e restaurantes.

O que é satori
Este é um material misto feito pelo método de sarja. Metade de seus componentes é algodão e a outra metade é poliéster. A terra natal deste material é o Japão, e posteriormente a produção foi dominada na China, em países europeus e também na Federação Russa. Em japonês, esta palavra significa "despertar" ou "insight".

Importante! No processo de fabricação, é utilizado um tipo de tecelagem cuja peculiaridade é a presença de poliéster na parte externa e apenas algodão na parte interna, o que aumenta significativamente a densidade e a confiabilidade do tecido.

Composição e propriedades
A combinação de fios de algodão natural com material sintético forte e durável e uma tecnologia especial para tecer esses componentes confere aos tecidos Satori as seguintes características:
- flexibilidade;
- sutileza e mobilidade. Não limita os movimentos do corpo;
- absorção de água. Absorve líquidos com eficácia e seca;
- durabilidade da tinta e ampla gama de tonalidades;
- Ajusta-se perfeitamente ao corpo. A costura dupla face garante total ausência de desconforto durante o uso prolongado do produto.
- Super prático. A parte externa retém manchas e umidade pela primeira vez, facilitando a limpeza do tecido com um guardanapo ou esponja.

- Resistência à deformação. A aparência do tecido praticamente não muda, mesmo após uso prolongado. Não é necessário passar a fibra, mas você pode, se desejar.
- uma pequena contração. Durante o processo de fabricação, o tecido sofre uma contração forçada, o que evita que perca suas qualidades no futuro.
- Resistência ao desgaste. O tecido não se deteriora se for lavado com frequência, alvejado, vaporizado ou mesmo fervido em água.
Tipos
O Satori tradicional tem uma concentração de 145 g/m² e sua composição é 50% algodão e 50% poliéster. Os fabricantes modernos produzem diferentes tipos de tela, dependendo das seguintes características: densidade, formato da trama e componentes do material:
- O Light é um tecido muito delicado e denso, com acabamento em linho. Concentração: 115 g/m²;

- Cetim - caracterizado pela alta densidade (190 g/m2) e aspecto brilhante na parte frontal;
- Bambu — utiliza-se uma mistura de bambu e algodão, com concentração de 145 g/m². Este tecido é natural, muito leve e possui proteção antimicrobiana. Possui propriedades termorreguladoras — em condições frias, isola, e em condições quentes, reduz a temperatura e cria um efeito refrescante;

- Conforto - composto inteiramente por fibra de algodão, entrelaçada com tecnologia de sarja, concentração 165 g/m². Caracteriza-se pela boa permeabilidade ao ar, muito agradável ao corpo;
- Macio não é tão denso (130 g/m2), contém uma grande quantidade de componentes naturais - 60% algodão e 40% poliéster;
- Light-Stretch - sua característica é um alto nível de elasticidade e flexibilidade;
- Extrastretch - garante um ajuste firme, com espaço para os movimentos do corpo, graças à lycra presente na composição deste modelo (4%), que se estica perfeitamente nas áreas de maior curvatura. Outros componentes: 57% algodão, 39% poliéster;

- Tencel - possui textura macia e aveludada. Composição: 50% poliéster, 50% Tencel® (fibra de viscose aprimorada). O Tencel absorve e remove líquidos da pele muito mais rápido do que o algodão, por isso, este material oferece melhores indicadores de facilidade de uso;
- Sarja (TWILL) é um tecido feito pelo método de tecelagem de sarja e que possui excelente plasticidade e leveza, sua concentração é altíssima - 180 g/m2;
- Ultra é uma inovação de 2015 de um fabricante japonês. Componentes: 60% algodão, 40% poliéster, concentração de 210 g/m². As roupas feitas com este tecido assentam perfeitamente no corpo durante todo o dia, sendo adequadas para trabalhadores com turnos diários;

- Print - uma tela produzida pela empresa inglesa "Carrington", com uma imagem ou ornamento impresso. Para uma combinação mais adequada, recomenda-se combinar Print-satori com um tecido liso. Há uma grande variedade de designs prontos, ou você pode encomendar sua própria impressão.
Aplicativo
O tecido Satori, confortável, fácil de cuidar e altamente durável em todos os seus tipos, tornou-se um item indispensável na produção de roupas médicas. Uniformes feitos com esse material são usados por trabalhadores de empresas de limpeza, do setor de alimentação e da hotelaria e restaurantes.

Como escolher o material certo
Ao escolher um tecido, é importante prestar atenção ao país de fabricação e à composição. O ideal é que o país de fabricação seja o Japão, já que este é o berço do tecido, o que significa que sua tecnologia de produção é totalmente respeitada lá.

É importante considerar, para qual finalidade o material é adquirido.
- Ao escolher uniformes para restaurantes e cafeterias, geralmente leva-se em consideração o fato de os logotipos serem aplicados a elementos de roupas de marca. Portanto, a superfície satori deve manter a impressão mesmo quando passada e lavada.
- Ao escolher o tecido para roupas médicas, vale a pena prestar atenção à aparência do tecido.
Atenção! Os produtos de menor custo são aqueles feitos com a costura clássica e a Satori Light. O segmento de preço mais alto inclui o Satori Tencel.
Cuidado
Observação: A autoclavagem de uniformes de cirurgiões, obstetras e profissionais similares deve ser realizada regularmente.
- Não é possível lavar peças brancas junto com peças coloridas. A temperatura de lavagem para roupas brancas é de 40 a 60 graus, para roupas coloridas e mistas, não superior a 40 graus.
- Somente itens brancos devem ser alvejados.
- O ferro para passar o tecido deve estar a uma temperatura de aproximadamente 150 graus. Como regra geral, este tecido não precisa ser passado, basta pendurar a peça em um cabide, onde ela se endireitará sozinha.
- O material pode ser processado adicionalmente na parte externa, para facilitar a manutenção do item, e pode ser submetido a um processamento adicional na parte superior, facilitando os cuidados com o produto.

Vantagens e desvantagens
Este tecido é fácil de lavar em água quente, pode ser fervido e branqueado com agentes que contêm cloro.
- a resistência ao desgaste reduz significativamente o custo de aquisição de roupas para os funcionários;
- Sua compatibilidade ecológica e naturalidade permitem usá-lo o dia todo, sentindo ao mesmo tempo uma penetração de ar suficiente através da fibra;
- A elasticidade e a plasticidade do material não só o tornam confortável de usar, mas também oferecem uma ampla escolha de modelos bonitos e elegantes.
- graças à forma incomum de tecer os fios, a superfície do tecido é muito densa e é capaz de reter e repelir todos os tipos de manchas e líquidos, o que é muito necessário para todos os profissionais da área médica;
- A elasticidade de uma peça feita de tecido Satori garante que ela não amasse, mantendo sempre uma aparência favorável;
- Se essas roupas estiverem muito sujas, você pode usar uma autoclave para limpá-las. Elas toleram perfeitamente esse método de limpeza e não perdem suas qualidades externas.

Roupas feitas com o tecido Satori combinam naturalidade, conforto e facilidade de cuidado. Tendências globais mostram que, a cada ano, esse formato é utilizado por mais e mais empresas e seus funcionários, que valorizam sua praticidade, leveza e acessibilidade.




