Nos últimos anos, a variedade de tecidos tem sido impressionante. Para cada área de aplicação, existe um material ideal. Uma dessas opções modernas é o tecido para mergulho. Ele se distingue por sua maciez, densidade e elasticidade especiais. Em suma, é um dos tipos de malhas.
História
A malharia como tecido foi produzida pela primeira vez no final do século XIX. Inicialmente, era feita exclusivamente de materiais artificiais, mas rapidamente ganhou popularidade. Naquela época, um grande número de empresas adotou essa invenção e começou a implementá-la em seus setores.

Já no início do século XX, após uma série de desenvolvimentos, surgiram a seda artificial e a viscose. No final do século, o instituto GIPROIV havia estabelecido a produção de fios de poliuretano. Na época de rápido desenvolvimento, fios sintéticos foram testados como um experimento em tricô à máquina. Foi assim que surgiu um tecido com propriedades únicas: o mergulho.
Inicialmente, o novo tecido era chamado de "malhas esportivas" por ser ideal para a produção de roupas esportivas e para atividades recreativas. Atualmente, esse tecido é usado na costura de roupas casuais, vestidos elegantes e em muitas outras áreas.

Características de fabricação
O tecido de mergulho tem suas próprias características de produção: ele é composto por três tipos de matérias-primas.
- Viscose. Esta fibra é a mais abundante no tecido em termos percentuais – pelo menos 65%. Isso se explica pelo fato de a viscose, como material, ser muito próxima da fibra natural e, consequentemente, permitir a boa passagem do ar e a respiração da pele. Além disso, graças à fibra, o tecido tem um brilho especial, semelhante ao cetim ou à seda, ou um brilho fosco. A viscose em si é feita de celulose.
- Poliéster. Contém cerca de metade da viscose — cerca de 30%. O poliéster é um material sintético que confere resistência ao mergulho e ao desgaste.
- Lycra (elastano, spandex). É uma parte muito pequena do tecido — menos de 5%. As fibras de Lycra tornam o tecido elástico e elástico.

Além das fibras mencionadas, o algodão às vezes é adicionado ao mergulho (em no máximo 10%). Isso é necessário para que o material possa passar melhor o ar e o corpo fique confortável. Isso é relevante, por exemplo, para roupas de verão.
O tecido é produzido pela tecelagem das fibras. Dependendo deste indicador e da proporção percentual dos diferentes tipos de fios, o tecido resultante pode ter uma densidade maior ou menor.
A produção do crepe de mergulho (uma das variedades de tecido para mergulho) é um pouco diferente. O fio de crepe é tecido nele. Por isso, o tecido tem uma textura ligeiramente áspera. O crepe é feito de fios muito torcidos, que são claramente visíveis de perto. Isso confere ao material uma densidade especial com espessura mínima.

Propriedades do material
Não é à toa que o tecido para mergulho é considerado único. Ele possui inúmeras propriedades interessantes:
- elasticidade;
- suavidade perfeita;
- bom ajuste;
- resistência ao desgaste;
- resistência a rugas;
- criando um efeito tensor;
- respirabilidade;
- hipoalergênico.
Devido a todas essas propriedades, o mergulho se torna um material de qualidade para muitos tipos de roupas.

Tipos de matéria
O mergulho é dividido em vários tipos. Cada um deles tem suas próprias características e propriedades. Todos os tipos de mergulho são adequados para um determinado tipo de produto.
- Micromergulho. Material particularmente fino e leve, com baixa densidade. Adequado para roupas de verão e ternos elegantes.
- Mergulho em crepe. Muito semelhante ao micromergulho. Material liso, que possui uma característica de produção: o entrelaçamento de fios de crepe torcidos. Mais frequentemente usado para costurar ternos, vestidos e leggings.

- Mergulho. Um material particularmente resistente que modela a silhueta e realça bem as suas características. Por isso, é usado em leggings, meias-calças e modeladores.
- Mergulho com lã. Possui estrutura densa e interior felpudo. Especialmente relevante para atividades recreativas de inverno.
- Floco para mergulho. Tecido de baixa densidade com estampa.

De que material é feito?
O mergulho tem uma gama muito ampla de aplicações. Os tipos mais populares são o micromergulho e o mergulho. Esses tecidos são excelentes por sua versatilidade. Além do uso diário, são usados para costurar uma grande variedade de acessórios (por exemplo, luvas, roupas íntimas corretivas ou meias-calças).
O material para mergulho é especialmente popular. Não causa atrito e se adapta como uma segunda pele.

Devido às suas propriedades, o tecido é ideal para pessoas cheinhas, por isso é frequentemente usado para confeccionar roupas plus size. O mergulho pode firmar a silhueta e torná-la mais atraente.
Em geral, o material é ideal para bodies, saias, shorts, vestidos, ternos e até mesmo trajes de gala. É claro que continua sendo o tecido principal para a finalidade a que se destina: roupas esportivas.
Em termos de qualidade, os melhores produtos são aqueles feitos com material turco ou italiano, embora materiais chineses e coreanos sejam muito mais comuns no mercado.

Cuidados com tecidos
A descrição do tecido para mergulho deixa claro que ele é verdadeiramente universal e, portanto, extremamente fácil de cuidar. Recomendações:
- lave em água fria (não mais que 30 graus), de preferência à mão. Se lavar na máquina, use um ciclo delicado.
- produtos de mergulho nunca devem ser alvejados;
- não exagere na torção, o material em si seca rápido;
- não passar a ferro, produtos de mergulho não amassam;
- Evite exposição prolongada à luz solar direta.
Se você seguir todos esses pontos, os produtos durarão muito tempo.

Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro material, o mergulho tem seus prós e contras.
Pontos fortes do tecido:
- efeito emagrecedor (relevante tanto para enfatizar vantagens quanto para esconder desvantagens);
- elasticidade, que permite que você se sinta livre durante as atividades esportivas;
- devido à estrutura, não ocorrem pilling ou abrasões;
- tem cores duráveis;
- não enruga de jeito nenhum;
- não esfrega a pele, não importa o quão apertado esteja;
- quando danificado, não diverge como uma flecha;
- fácil de cuidar;
- respeito ao meio ambiente;
- força máxima.

Fraquezas:
- apesar do material ser respirável, ele ainda é feito de materiais sintéticos, portanto, tais produtos não são recomendados para uso com muita frequência;
- pode não ser adequado para pessoas com reação alérgica a produtos sintéticos;
- pode ficar deformado quando exposto a altas temperaturas.

Avaliações

Taisiya
O tecido chegou ao mercado recentemente, então me interessou bastante. Gostei especialmente do fato de este material moderno ter um efeito firmador, o que deixa o corpo com uma aparência muito feminina. Não consegui deixar passar. Só tenho prazer com a aparência das roupas de mergulho. Estou particularmente encantada com o fato de os produtos não deformarem e não amassarem. Ao mesmo tempo, o material é perfeitamente macio e suave, veste como uma segunda pele. Não tenho certeza se ficará bem em corpos muito volumosos.
Valéria
Li muitas informações sobre este tecido e decidi dar ao meu namorado um moletom de mergulho de Ano Novo. O que posso dizer... o material é bem diferente. O produto é muito macio, uma verdadeira satisfação tátil. O suéter estica bem, mas à primeira vista não deveria esticar. O suéter tem uma estampa bem vibrante, então presumo que este tecido seja bom para colocar fotos chamativas. Comprei uma blusa do mesmo tecido para malhar na academia e também estou incrivelmente satisfeita.
Juliana
Eu costumava pensar que o mergulho era um tecido exclusivo para leggings e outras roupas esportivas. Mas então encomendei um vestido para mim e descobri que era feito do mesmo tecido. Nunca pensei que o mergulho fosse um tecido tão versátil. Gostei tanto que agora tenho uma infinidade de roupas feitas desse material no meu armário. Agora estou muito interessada em comprar um agasalho de mergulho – estou escolhendo. Posso destacar as vantagens: veste perfeitamente, não amassa e é fácil de cuidar. As desvantagens são que meu corpo não respira, ou seja, geralmente é confortável, mas não em climas quentes e não por muito tempo.

Devido às diferentes fibras em sua composição, o material apresenta as vantagens da viscose, do poliéster e da lycra. Suas propriedades permitem que seja utilizado tanto na confecção de roupas esportivas profissionais quanto em roupas acessíveis para o dia a dia.




