A divisão usual dos tecidos em naturais e sintéticos perdeu gradualmente sua importância no século XXI. As tecnologias estão se desenvolvendo rapidamente, e surgem novos tipos de tecido que nem sempre são compreensíveis para as pessoas. Por exemplo, o tecido tencel — que tipo de material é? De onde e como surgiu? Quais propriedades possui e onde é utilizado?
O leitor encontrará respostas para todas as perguntas acima e muitas outras relacionadas ao Tencel neste artigo.
História da criação de tecidos
Não é de se estranhar que muitos, ao verem o rótulo, perguntem: “Tencel – que tipo de tecido é esse?”, pois o material é considerado uma invenção de última geração, produzido com nanotecnologia.

A pioneira foi a empresa inglesa Courtaulds Fibres UK. Em 1988, a empresa têxtil decidiu usar o eucalipto como matéria-prima para a produção de fibras. O experimento foi bem-sucedido, e a empresa conseguiu produzir uma fibra até então inédita: o liocel.

Mais tarde, o liocel passou a ser usado para fabricar tecido - tencel. Os criadores perceberam imediatamente que as qualidades únicas do material garantiriam sua popularidade em todo o mundo.
Em 1991, o tecido foi apresentado ao público em geral. Um ano depois, foram produzidas 18.000 toneladas de Tencel. Desde 1997, sua produção em massa começou.
Em 2000, a Lenzing AG, empresa australiana, adquiriu a tecnologia para a produção de liocel dos descobridores. Eles pretendiam dar fama mundial aos tecidos feitos com esse material, e conseguiram. Em 2002, o Tencel tornou-se popular em todo o mundo.

No momento, este material não tem um nome preciso. Ele tem duas opções de pronúncia em russo: tensel e tensel.
Produção
A tecnologia de produção do Tencel é 100% segura para o meio ambiente. É por isso que o material é valorizado pelos defensores da natureza.
As fibras de liocel são obtidas pelo processamento da celulose da madeira. Plantas lenhosas perenes, como murta, cipreste e abeto, podem ser utilizadas como matéria-prima. Mas, na maioria das vezes, os fabricantes preferem utilizar eucaliptos australianos, cultivados em fazendas especializadas.

Após a coleta, a matéria-prima é cortada em aparas. A produção, então, segue um ciclo fechado. As aparas de madeira são amolecidas com solventes orgânicos. Ao contrário de outros materiais celulósicos, 99,5% do solvente é reutilizado na produção do Tencel.
A massa amolecida resultante é passada por um recipiente com pequenos furos para que todo o excesso de umidade possa escorrer.
Utilizando matrizes com composição ácida, cria-se uma tensão através da qual a polpa de madeira é passada. É assim que se formam os fios, que são pendurados em suportes e depois pintados na cor desejada. A composição ácida é aproveitada integralmente, e os resíduos não são descartados no meio ambiente, mas sim reutilizados.

O material resultante se presta bem ao tingimento, de modo que a tinta é aplicada uniformemente. Em seguida, vem a torção do liocel ou sua combinação com outros tipos de fibras.
A etapa final é a tecelagem dos fios usando o método de tecelagem simples em um tear. Se necessário, um padrão é aplicado ao tecido acabado.
Importante! A produção de tencel causa 100 vezes menos danos ao meio ambiente do que a produção de algodão. Por isso, os criadores receberam um prêmio digno da União Europeia: o "Prêmio Europeu do Meio Ambiente".
Composição e propriedades do tecido Tencel
Como o material é considerado muito caro, ele geralmente é misturado com algodão, seda ou fibras sintéticas para torná-lo amplamente disponível.

Surge então a pergunta: que tipo de material é o tencel, de acordo com suas características, e qual a porcentagem de liocel que ele deve conter para ter o direito de ser chamado assim? De acordo com os padrões mundiais, o material criado tem o direito de receber o nome "Tencel" se contiver 30% ou mais de liocel.
Quanto às propriedades do tecido, elas são consideradas únicas em todos os aspectos.
As roupas de Tencel permitem que a pele respire. Uma pessoa que veste algo feito com este tecido sente-se fresca e fresca mesmo em dias quentes. Além disso, devido à sua capacidade de "respirar", o material não só absorve a umidade, como também a evapora rapidamente, o que previne o crescimento de bactérias.

Os itens Tencel são hipoalergênicos, têm alta resistência ao desgaste se as instruções de cuidado forem seguidas e não ficam eletrificados.
O Tencel é algo único para ambientalistas fervorosos. Por ser produzido exclusivamente com materiais naturais, é um material biodegradável. Além disso, se o eucalipto for utilizado na produção, o tecido terá propriedades cicatrizantes, promoverá a recuperação e manterá a imunidade.

Tipos de tecidos Tencel e suas características
Hoje, existem duas classificações de Tencel. De acordo com a aparência e as sensações táteis, o material é:
- Com uma superfície lisa e sedosa. Externamente, assemelha-se ao cetim. Tem textura semelhante à do couro natural macio. Este tecido é obtido pela adição de seda ao liocel.
- Com uma textura macia, delicada e aveludada. Um pequeno pelo quase imperceptível. A sensação tátil deste tecido assemelha-se à de um pêssego.

De acordo com a composição, o material natural pode ser:
- Combinado - adiciona-se seda, lã, algodão ou fibras sintéticas. Isso visa economizar dinheiro e aumentar a resistência mecânica.
- 100% puro — sem adição de outras fibras. O custo de um produto feito com esse material é alto.
Áreas de aplicação da tela
Este tecido é amplamente utilizado no dia a dia hoje em dia. Roupas do dia a dia e trajes festivos são feitos de Tencel. O material é ótimo para fazer vestidos e blusas femininas, pois tem um ótimo caimento.
A Tencel produz roupas íntimas e pijamas muito macios e duráveis. Suas propriedades de absorção e absorção de umidade permitem que o tecido seja usado na criação de trajes esportivos.

O tecido é amplamente utilizado por fabricantes de tecidos atoalhados e conjuntos de cama. Um cobertor acolchoado de tencel parece leve, proporcionando maciez e aconchego. Roupas de cama de alta qualidade são populares. O custo dos produtos é bastante alto. As fibras de tencel, criadas a partir de aparas de eucalipto, são frequentemente usadas como enchimento de travesseiros e cobertores.
Devido às suas propriedades hipoalergênicas, o material também é procurado por fabricantes de artigos infantis. É usado para costurar não apenas roupas infantis, mas também fraldas reutilizáveis, fronhas para cobertores e travesseiros.

O material raramente pode ser utilizado na produção de cordas e cabos, kits de amarração, filtros automotivos e hidrolíticos. Devido à sua capacidade bactericida, também é necessário na medicina para a criação de estruturas de curativos.
Para quem o Tencel é indicado?
Agora está claro o que é o tecido Tencel e onde ele pode ser usado. Mas será que roupas de cama ou roupas feitas com esse material são adequadas para todos? Quem precisa comprar produtos Tencel?
Em primeiro lugar, aqueles que sofrem de doenças inflamatórias de pele e reações alérgicas. Está comprovado que a roupa de cama pode até ajudar a aliviar os sintomas de irritação e acelerar a recuperação.

Se uma pessoa transpira muito ou se suja com frequência, este tecido é ideal. O material evapora rapidamente a umidade e é fácil de limpar.
O Tencel é valorizado por seu conforto e sofisticação. Absorve bem a tinta e a cor é aplicada de forma uniforme e brilhante. Portanto, quem gosta de tons intensos pode escolher com segurança produtos feitos com ele.
O material também é adequado para pessoas cansadas de remover constantemente pelos de animais de estimação das roupas. O tecido não acumula pelos, permitindo que o dono ande pela casa tranquilamente, acaricie o animal e depois saia.
Recomendações para seleção
Hoje em dia, o mercado está repleto de tecidos falsificados caros. Alguns fabricantes falam abertamente sobre a ausência de fibras naturais no produto e vendem seus produtos a preços baixos, mas também há aqueles que tentam fazer a falsificação passar por original.

Como uma pessoa comum, que não sabe o que é Tencel e sua aparência, pode entender que ele é original e não jogar dinheiro fora? Na verdade, é fácil de fazer, basta estudar as propriedades do material antes de comprar.
Os produtos feitos com este material são lisos, macios e leves. Preste atenção também à deformação: o Tencel praticamente não estica, ao contrário dos sintéticos.
Se você deseja escolher roupa de cama feita de Tencel, é melhor entrar em contato com fabricantes confiáveis. Eles certamente garantirão tecidos de alta qualidade. Atualmente, existem dois fabricantes líderes no mercado russo:
- "Postel Ivanovo" é uma popular fábrica russa que oferece uma ampla gama de produtos em cores diferentes.
- A "Asabella" é a única fabricante que oferece roupa de cama feita de Tencel 100% natural a um custo cerca de 2 vezes menor que o das empresas americanas.
Cuidado adequado
O tecido Tencel encantará seu dono por muito tempo com sua cor rica e maciez, se ele cuidar bem dele.

Para lavar, é melhor escolher detergentes líquidos em vez de detergentes em pó. A água deve ser aquecida a, no máximo, 30 graus Celsius. É melhor não lavar na máquina, mas sim à mão. Recomenda-se que o enxágue final seja feito em água fria.
Importante! Ao usar a máquina, você deve desligar o ciclo de centrifugação e fechar os zíperes e botões das peças.
Não é recomendado passar tencel, mesmo com os melhores ferros. Um vaporizador é necessário aqui. Se você não tiver um, ajuste o ferro para o modo "Seda" e passe o produto do avesso.
Para guardar peças de tecido, recomenda-se adquirir capas especiais com ventilação. As roupas são arejadas periodicamente.

A exposição prolongada ao sol é inaceitável, pois isso fará com que o tecido desbote.
Observe! Não negligencie as informações indicadas pelo fabricante no produto. As instruções de cuidado nem sempre são idênticas; as instruções indicadas na etiqueta são relevantes. Alguns conjuntos de roupa de cama Tencel não podem ser lavados a seco, apenas a lavagem a seco é permitida!

Vantagens e desvantagens
O Tencel pode ser considerado um material verdadeiramente universal. E tudo graças às suas características positivas:
- Maciez, suavidade ao toque.
- Não fica eletrificado quando usado.
- Não causa reações alérgicas.
- Totalmente ecológico.
- Não rasga em condições secas ou molhadas.
- A cor é estável e não desbota.
- Durável como poliéster.
- Não ocorre formação de bolinhas ao usar o produto.
- Possui propriedades repelentes de poeira.
- Tem efeito antibacteriano.
- Mesmo depois de muitos anos de uso, ácaros e fungos não começarão a crescer no produto.
- Mantém a temperatura corporal ideal, o que garante a termorregulação natural. As roupas de Tencel são quentes no inverno e quentes no verão.
- Enruga pouco.
- Cai bem.

Mas não pense que tudo é tão perfeito. O material também tem suas desvantagens:
- Resistência reduzida à deformação. O material não é elástico, mas pode esticar se não for devidamente cuidado.
- A roupa de cama Tencel é considerada muito delicada de cuidar, por isso os fabricantes geralmente recomendam somente a lavagem a seco.
- Para roupa de cama, os fabricantes geralmente recomendam apenas lavagem a seco.
- Encolhimento do tecido ao longo do tempo, típico de todas as fibras naturais.
- Requer cuidados especiais para manter sua aparência original.
Avaliações
O que pensam aqueles que já usaram Tencel? Não é difícil descobrir, basta ler as avaliações na internet:
Valeria, São Petersburgo: “Estou usando um vestido de tencel no verão há três anos, um prazer inesquecível. É a cara do verão, muito agradável ao toque. Descobri imediatamente, ao comprar, que é um tecido muito delicado e requer cuidados especiais. Lavo na máquina de lavar no modo “Lavagem delicada”, passo a ferro com gaze de dentro para fora. A peça parece nova!”

Yulia, Vladivostok: “Eu nunca tinha visto Tencel antes, até que meus amigos me deram roupa de cama de aniversário. Costumávamos comprar jogos de algodão. No começo, fiquei cética, pensei que fosse sintético, mas quando desempacotei... Tocar no tecido me dá um prazer inesquecível. É verdade que depois de alguns meses a roupa de cama afundou um pouco, mas isso é normal em tecidos naturais. Meu marido e eu decidimos comprar um jogo extra, mas quando descobrimos o preço, ficamos chateados. É um pouco caro para um jogo.”
Hoje, o Tencel é um material único e ecológico, usado em todos os lugares. Produtos feitos com este tecido podem durar décadas na casa de uma pessoa, desde que sejam seguidas todas as normas de operação.




