As tecnologias modernas dão origem a novos produtos a cada ano em diversas esferas da vida. A indústria têxtil não fica atrás – novos tecidos são criados. Um dos novos produtos é o material modal. Gostaria de saber o que é modal?
- Modal - que tipo de tecido é?
- História de origem
- Tecnologia de produção e tipos de modais
- Descrição do tecido modal: composição, propriedades, características
- Propriedades e características do tecido
- Âmbito de aplicação
- Instruções de cuidado
- Vantagens e desvantagens
- Comparação com outros tecidos
- Comparação com algodão
- O que é melhor: modal ou viscose
- Avaliações
Modal - que tipo de tecido é?
O modal é um tecido de origem sintética, mas feito de matérias-primas naturais – celulose de faia, eucalipto ou pinho. O material é especialmente valorizado por sua origem natural e composição ecologicamente correta, sem cloro e impurezas nocivas. O tecido reproduz todas as propriedades positivas do algodão, além de superá-lo em 1,5 vezes em termos de higroscopicidade. O material é caracterizado por alta resistência à tração e leveza extraordinária – 10 km de fibra pesam apenas 1 grama.

Às vezes, você pode se deparar com a afirmação de que o tecido modal é uma viscose modernizada. O motivo dessa afirmação está na sua origem.

História de origem
O material surgiu no Japão. Na década de 1930, fios finos e resistentes foram obtidos a partir de fibras de celulose, que eram usadas para fazer tecidos de composição mista. Os cientistas não pararam por aí; seu objetivo era sintetizar um material artificial denso e macio, baseado em fibras naturais, que se assemelhasse ao algodão. Em 1951, como resultado de um experimento com viscose, foi criado um protótipo, composto inteiramente de fibras de celulose. Cloro e outros reagentes químicos perigosos para os seres humanos não foram utilizados em sua produção. A celulose da árvore de eucalipto serviu como matéria-prima para o tecido. O nome original do material era "Polinosic". Na década de 1960, a produção de tecidos mudou-se para a Europa, mais precisamente para a Áustria, e recebeu o conhecido nome de "modal". A produção em massa do tecido também chegou à Austrália, onde existem extensas reservas de madeira de eucalipto.
Importante! Produtos feitos com material produzido a partir da celulose do eucalipto possuem propriedades antissépticas.

Tecnologia de produção e tipos de modais
A matéria-prima para o material é uma substância encontrada na madeira chamada celulose. Antes de se tornar fibra, a celulose passa por várias etapas de processamento.
- Etapa preparatória: a madeira de faia ou eucalipto é seca, transformada em cavacos e tratada com álcali. Em seguida, o excesso de umidade é removido e a massa resultante é triturada.
- Obtenção dos fios: a matéria-prima madura passa por formas especiais – fieiras – como se fosse uma prensa. Em seguida, a fibra obtida dessa maneira é imersa em uma composição especial, o que torna os fios finos especialmente resistentes. Nessa etapa, os corantes são adicionados ao fio.
- Acabamento - os fios são lavados em solução de sabão.
- Secagem e torção dos fios resultantes.

A próxima etapa é a produção do tecido propriamente dito, que pode ser feita de duas maneiras. De acordo com o método de tecelagem das fibras, distinguem-se os seguintes tipos de material:
- unilateral - tecido muito fino, perfeitamente liso e de aparência semelhante à seda natural;
- dupla face - um tecido mais denso, que lembra malhas, a superfície é aveludada.
Ambos os tipos são muito fáceis de tingir porque passam por um processamento cuidadoso.

Descrição do tecido modal: composição, propriedades, características
Modal - que tipo de material é, natural ou artificial? Por um lado, a matéria-prima é natural, mas, por outro, passa por um processamento cuidadoso, após o qual são obtidas fibras finas e duráveis, sendo, portanto, também considerado sintético. O material combina as qualidades inerentes aos tecidos naturais, e essas propriedades são aprimoradas como resultado do processamento da matéria-prima original.
De acordo com a composição, o tecido é dividido em dois tipos:
- puro - o material é 100% feito de celulose de faia, eucalipto ou pinho;
- misturado - uma combinação com algodão ou viscose, lã, elastano.

Na produção têxtil, as fibras raramente são utilizadas em sua forma pura. Na maioria das vezes, para melhorar as propriedades de consumo, são introduzidos fios na composição, permitindo que o produto mantenha melhor sua forma e resista a lavagens repetidas. Isso também tem um efeito positivo na redução do custo de produção. Um exemplo marcante disso é o uso de combinações de modal com algodão, geralmente na proporção de 50 para 50. Essa combinação melhora as propriedades higiênicas do material, torna-o agradável ao toque e aumenta a permeabilidade ao ar.

A combinação de modal, viscose e lã permite obter um material quente e macio, ideal para a confecção de pulôveres, suéteres e blusas para a estação fria, bem como para meias-calças de alta densidade. O elastano é incluído na composição para a confecção de roupas casuais para casa. Isso reduz o enrugamento do material e aumenta a resistência a lavagens frequentes. As peças mantêm sua aparência por muito tempo.

O que é micromodal? É um tipo de material aprimorado com fibras ainda mais finas. Elas são adicionadas a outros fios, como o elastano, para aumentar a higroscopicidade e a durabilidade do produto. São usadas para fazer meias-calças e collants finos que são quase invisíveis nas pernas, mas ao mesmo tempo duráveis, esticam bem e têm uma longa vida útil.
Importante! A espessura dos fios micromodais é 40 vezes menor que a de um fio de cabelo humano.

Comparado ao seu parente mais próximo, a viscose, a obtenção de fibras modais é um processo mais caro. Apesar disso, devido às características únicas do tecido, ele é muito procurado.
Propriedades e características do tecido
O material combina as propriedades de materiais naturais e artificiais:
- material frio ao toque;
- permite que o ar passe bem;
- pode ser facilmente tingido em várias cores e tons;
- menos propenso a encolhimento do que o algodão;
- alta resistência;
- graças à superfície particularmente lisa, o tecido não se desgasta e não acumula agentes de limpeza na superfície, a superfície permanece macia após lavagens repetidas;
- não acumula eletricidade estática;
- mantém bem sua forma;
- em termos de maciez e brilho, o tecido parece seda;
- material ecológico na produção - não são utilizadas impurezas nocivas, não tem impacto negativo no meio ambiente, o próprio material não acumula alérgenos na superfície.
O material tem características semelhantes ao algodão natural, mas não amassa.

Âmbito de aplicação
O tecido modal possui altas características decorativas, o que permite que seja usado não apenas para costurar roupas para casa. Também é usado na confecção de itens do dia a dia e festivos. As fibras são usadas tanto na forma pura quanto em combinação com outras fibras, como algodão e elastano, o que amplia significativamente o escopo de uso do material. É usado na fabricação de produtos para uma ampla variedade de finalidades:
- roupas íntimas masculinas e femininas - com boas características higiênicas, ajustam-se perfeitamente à figura, são elásticas, macias e respiráveis;

- meias, collants, meias altas e peúgas - são feitas principalmente de micromodal, têm altas características higiênicas;

- roupas de casa (roupões, pijamas) - é usado material de dupla face mais quente;

- primeira camada de roupas esportivas - camisetas, regatas, leggings - tecido misto é usado, em combinação com elastano;

- roupas do dia a dia - camisetas, saias, vestidos - é usado material unilateral com superfície brilhante;

- vários jeans - feitos de tecido contendo modal em combinação com algodão e elastano;

- têxteis para o lar - toalhas, guardanapos, tapetes de banho - os produtos têm excelente absorção;

- acessórios de banho - toalhas de rosto;
- produtos têxteis para limpeza - a inclusão de fibras modais na composição tem efeito positivo nas propriedades absorventes do tecido, garantindo uma limpeza eficaz, mantendo a lisura e o brilho da superfície;
- conjuntos de roupa de cama.
Os mais populares são os conjuntos de cama feitos de madeira de eucalipto. O linho praticamente não amassa, tem aparência semelhante à seda e é muito confortável para dormir. Mesmo com o uso prolongado, após lavagens repetidas, os conjuntos mantêm uma aparência atraente, e o tecido não enrola nem desbota. Em termos de qualidade, a roupa de cama de modal é uma concorrente à altura da roupa de algodão e linho.

Instruções de cuidado
As recomendações gerais para cuidados com os tecidos são as seguintes:
- Lavar à máquina somente em ciclo delicado;
- se lavar à mão, os movimentos durante a lavagem não devem danificar a estrutura do material;
- composição neutra do detergente, sem alvejantes ou cloro;
- não deixe o produto molhado amassado;
- centrifugação à máquina somente em baixa velocidade, após a lavagem sacuda o produto, estique-o e seque-o na horizontal;
- passe somente pelo avesso, passe a parte da frente somente com um pano úmido, pode usar vaporizador;
- não armazenar em locais expostos ao sol;
- Alguns itens só podem ser lavados a seco;
- Guarde os itens dobrados e use cabides macios para roupas.
Para tecidos mistos, é necessário seguir as recomendações de cuidado dos fabricantes. Ao fazer isso, concentre-se nos principais componentes do tecido misto.

Vantagens e desvantagens
Apesar de sua origem sintética, os produtos modais apresentam as seguintes propriedades positivas:
- mesmo itens volumosos permanecem leves e macios;
- higroscopicidade significativa - o material absorve mais umidade do que o material natural;
- alta resistência à tração;
- permeabilidade ao ar - os produtos permitem que o ar passe bem, permitindo que a pele respire;
- baixo enrugamento;
- ecológico e higiênico - não contém componentes tóxicos;
- sem deformação ou encolhimento durante o uso e após a lavagem - os joelhos de roupas esportivas e meias-calças não esticam;
- não rola nem se desgasta com o uso prolongado;
- propriedades pronunciadas de repelência à sujeira - não requer imersão;
- solidez da cor e sem desbotamento ou queda;
- Um material atraente que lembra seda, mas tem acabamento fosco.
A desvantagem é a possibilidade de erupções cutâneas alérgicas. Esses produtos não são adequados para pessoas com pele sensível. Além disso, o tecido é inflamável. A proximidade de chamas abertas aumenta o risco de ignição.
Comparação com outros tecidos
As características e a aparência do modal assemelham-se a vários tecidos naturais ao mesmo tempo – algodão e seda. Além disso, é um parente próximo da viscose e se assemelha a ela em sua composição e método de produção.
Comparação com algodão
Tecidos de algodão e modal são feitos de matérias-primas de origem vegetal. Ao mesmo tempo, praticamente não amassam, retêm melhor a cor e não enrolam. Absorvem a umidade muito melhor e secam mais rápido. Perde apenas em termos de indicadores de alergias – não pode ser usado por peles sensíveis e irritadas. Além disso, o tecido se danifica facilmente quando molhado.
O que é melhor: modal ou viscose
A resistência à tração do modal supera significativamente a da viscose. Além disso, sua produção é mais ecológica, sem o uso de cloro. A matéria-prima é exclusivamente madeira de faia, eucalipto ou pinho de alta qualidade. Perde para a viscose apenas em termos de elasticidade.

Os tecidos de bambu, produzidos de forma semelhante, são menos duráveis. E em termos de brilho da seda, o material é comparável à seda natural.
Avaliações
Tatyana, 27: “Comprei leggings fitness em uma loja de artigos esportivos. Prestei atenção à composição da etiqueta. Dizia: 50% modal, 50% elastano. No começo, eu nem entendia o que significava modal no tecido, se era bom ou não. O preço era baixo, então decidi comprá-las e experimentá-las em mim mesma. Fiquei satisfeita com a compra – não houve efeito estufa durante exercícios intensos, as leggings eram confortáveis. Elas apresentaram bons resultados na lavagem – lavei-as em água fria à mão. Secaram rapidamente, não encolheram nem desbotaram.”
Ekaterina, 32: “Comprei uma meia-calça de micromodal com elastano. Nunca tinha ouvido falar desse nome antes. Entrei na internet e li que tipo de tecido é micromodal. Acontece que é um material muito bom para meias-calças e meias-calças, muito durável, mas leve. Para mim, é exatamente o que preciso. Agora vou prestar atenção na composição logo na loja.”
O modal é um material incrível que combina as propriedades do tecido natural em uma modificação aprimorada. Os produtos feitos com ele são duráveis, visualmente atraentes e se destacam pela praticidade e conforto. Um conjunto de qualidades dignas para um material obtido a partir de celulose reciclada.




