A sílica existe em 9 formas cristalinas ou polimorfos diferentes. As formas fibrosas são conhecidas coletivamente como calcedônia e incluem versões de pedras semipreciosas, como ágata, ônix e cornalina. As variedades granulares incluem jaspe e sílex. Há também formas anidras - diatomita e opala. É encontrada nos três tipos de rochas da Terra: ígneas, metamórficas e sedimentares.
É especialmente comum em rochas sedimentares, pois é extremamente resistente à degradação física e química pelo processo de intemperismo. Por ser tão abundante, o quartzo está presente em quase todas as atividades de mineração. Está presente na rocha hospedeira, no minério extraído e no solo e nos materiais superficiais acima do substrato rochoso, chamados de estéril.

- O que é tecido de sílica
- Marcas de Tecidos de Sílica
- Características técnicas do tecido de sílica
- Aplicação de tecidos de vidro de sílica
- Propriedades físicas e mecânicas de tecidos de sílica
- O que é feltro mulita-silicioso
- Características do feltro à prova de fogo MKRV-200
- Utilização de feltro de mulita-siliciosa MKRV-200
O que é tecido de sílica
Contendo silício, o revestimento possui propriedades físicas e químicas únicas. É resistente a altas temperaturas – acima de 1000 °C, não reage a ácidos e álcalis, é dielétrico e, ao mesmo tempo, não é tóxico.
O tecido com alto teor de sílica é conhecido como uma raça especial de tecido de fibra de vidro, caracterizado pela alta resistência à temperatura.
Os tecidos de sílica são amplamente utilizados na indústria e em produções que exigem alta resistência ao calor. O tecido de sílica KT 11 possui um bom revestimento, protegendo-o contra abrasão e/ou resistência química.

O tecido de sílica é feito de tecido de vidro inorgânico contendo mais de uma porcentagem específica - 96% de SiO2 após a calcificação. Os tratamentos de coluna fazem com que sua gramatura passe de tecido de vidro (vidro) de 850 g/m2 para 600 g/mm2. Exceto o tecido de 96% de SiO2, que necessita de tratamento ácido. A calcinação melhora as propriedades do tecido de vidro.
O tecido de sílica é conhecido por suas propriedades flexíveis, de alta resistência e estabilizadas.

Observe! É um material com propriedades físicas e químicas. Devido a essas características, é utilizado na proteção contra incêndio, quando soldado, como manta e isolante térmico de vedação.
Marcas de Tecidos de Sílica
O tecido é produzido com as seguintes marcações:
| Lista de profissões | Procedimento regulatório para emissão |
| Construtores | uniforme de sinalização; luvas; proteção facial e auricular; equipamento de redução de vibração |
| Motoristas | luvas; fato quente; calçado especial |
| Carregadores | macacão; luvas; jaquetas; calças. |
| Equipe de vendas | lenços de cabeça; luvas; roupões |
| Pessoal agrícola | luvas; sapatos; mitenes. |
| Trabalhadores elétricos | luvas especiais dielétricas; calçados especiais; chapéus; roupas externas; roupas íntimas térmicas para dielétricos. |
Características técnicas do tecido de sílica
Os tecidos de sílica apresentam baixa condutividade térmica, alta tenacidade a choques térmicos e excelentes propriedades de isolamento elétrico em altas temperaturas. Os tecidos de fibra de sílica apresentam diversas características:

- pureza ecológica do material - componente orgânico livre da resina;
- alta estabilidade térmica, não inflamabilidade, temperatura de uso contínuo -1000 °C;
- alta resistência química a ambientes alcalinos e ácidos;
- à prova de fungos e resistente a outros microrganismos agressores.

Área de aplicação:
- isolamento térmico de alta temperatura de fornos e tubulações;
- filtragem de líquidos e produtos de segurança agressivos líquidos;
- Antirrespingo de metal fundido.

Aplicação de tecidos de vidro de sílica
A fibra de vidro é um material amplamente utilizado em diversas indústrias. Ela ganhou popularidade devido às suas propriedades, entre elas alta resistência, mantendo o baixo peso, ou resistência ao fogo e a produtos químicos.

Propriedades físicas e mecânicas de tecidos de sílica
A fibra tipo E, feita de vidro, borossilicato de alumínio, é uma fibra comumente usada para reforçar compósitos poliméricos. Devido ao seu custo de produção e disponibilidade relativamente baixos, a fibra tipo E é a fibra de vidro mais comum.

As fibras do tipo ECR são caracterizadas por maior elasticidade do que as fibras E, alta resistência à corrosão e resistência química, especialmente a ácidos, além de alta resistência térmica. As fibras do tipo ECR não contêm óxido de boro e flúor. Nesse sentido, são ecologicamente corretas em todas as etapas da produção.

A fibra tipo S é uma fibra com densidade menor que a fibra tipo E. Caracteriza-se por excelentes propriedades mecânicas, como módulo de elasticidade, resistência à tração e à flexão, além de alta resistência a influências ambientais, água e ácidos. O tipo de preparação da fibra tipo S permite sua utilização com resinas epóxi, poliéster e diversos materiais.

Para resumir, o material utilizado é:
- Cobertores de incêndio, cobertores de soldagem, toalhas de cozinha, mangas de isolamento térmico, materiais de isolamento multicamadas com resistência ao calor de até 1200°C.
- É possível fabricar utilizando tecidos de diferentes densidades superficiais e tamanhos, a pedido do cliente, bem como fabricar utilizando tecidos foil e feltro agulhado.
- Para a produção de elementos filtrantes destinados à filtragem fina de ferro fundido cinzento, ferro fundido maleável, ferro fundido de alta resistência e metais não ferrosos fundidos durante fundição em areia simples e a frio.
- Como material de reforço em vários produtos de fricção com resistência a temperaturas de até 1200 °C.
- Para a produção de isolamento de feltro de sílica de alta temperatura é necessário 1200 °C, no sistema de gases de escape, como material de reforço em vários produtos por atrito.
- Como meio de isolamento térmico de alta temperatura em temperaturas de até 1200 °C, proteção térmica para diversas indústrias, para bases refratárias, juntas e tampas, proteção contra chamas, respingos de metal fundido, excesso de calor, como enchimento para materiais compostos, para a produção de mantas de isolamento térmico com basalto, fibra de vidro e outros enchimentos.
O que é feltro mulita-silicioso
Entre as variedades de tecido de sílica, pode-se encontrar o feltro de mulita-siliciosa.

O material é um excelente isolante de alta temperatura e pode ser usado por um longo período sem alterar suas propriedades em temperaturas superiores a 1000 C e por um curto período de tempo em temperaturas mais altas.
Esses materiais são usados como substitutos do amianto em vários setores: refino de petróleo, aeroespacial, metalurgia e construção naval, energia nuclear.
Fabricação
Os precursores da produção de fibra de vidro foram os egípcios por volta de 1500 a.C., mas a produção industrial teve início no início do século XX. As fibras de vidro são produzidas rapidamente pelo resfriamento do vidro fundido a partir de orifícios, os chamados "filier". Atualmente, dois métodos principais de produção são conhecidos.

Características do feltro à prova de fogo MKRV-200
A propriedade mais importante do feltro MKRV 200 é a resistência ao fogo, ou seja, a capacidade de suportar, sem carga, os efeitos de altas temperaturas (acima de 1580 °C) sem derreter, determinada pela comparação do comportamento da amostra e da amostra padrão quando aquecidas a um determinado limite de velocidade.
O material é poroso
Utilização de feltro de mulita-siliciosa MKRV-200
O feltro de mulita-siliciosa MKRV 200 possui as seguintes qualidades:
- Película isolante para tubos;
- Mangueiras e cabos elétricos;
- Proteção isolada para cozimento em alta temperatura;
- Fabricação térmica e/ou por soldagem de manta de proteção de ponta para eliminação de desgaste.
O tecido de sílica é usado na produção de produtos de isolamento térmico e térmico para diversos setores. Para esteiras de vidro, é usado, em particular, na construção e transporte, na indústria cerâmica, nas forças armadas e na construção naval. Os tecidos de fibra de vidro também são usados na fabricação de produtos de isolamento elétrico, bem como suportes para resinas de poliéster, entre outros.




