Descrição do tecido de membrana: tipos e produtos feitos a partir dele

O que é tecido de membrana? Este novo material de origem sintética é usado na confecção de diversos artigos destinados à recreação ativa de inverno e outros esportes. Adequado para quem procura roupas que protejam contra determinadas condições climáticas e sejam confortáveis ​​ao mesmo tempo.

O que é uma membrana

Tecido de membrana - o que é e onde é usado? A própria palavra "membrana" implica uma teia e está associada principalmente ao tema da biologia. No entanto, existe também um tecido com o mesmo nome, de origem sintética. Ele possui várias camadas e, por isso, proporciona proteção e praticidade. Em primeiro lugar, o tecido de membrana tem como objetivo repelir água seletivamente.

Diferentes tons de tecido
Diferentes tons de tecido

Existem várias camadas na membrana:

  • A camada interna - o forro - proporciona às roupas maciez e conforto durante o uso.
  • A membrana em si é uma película fina de substância de alto peso molecular.
  • A parte frontal é a aparência e a função protetora da roupa.

A base pode ser de poliéster, ao qual é fixado um tecido de membrana.

Estrutura do tecido da membrana
Estrutura do tecido da membrana

Por que esses tecidos são necessários?

Tecido de membrana - o que é produzido? Este material é um dos principais componentes na fabricação de roupas. Graças às suas propriedades, ele está significativamente à frente de outros itens impermeáveis, como botas de borracha, capas de chuva de polietileno, etc. O que é? Eles podem proteger contra neve e chuva, mas é bastante problemático permanecer neles por muito tempo.

Efeito da umidade na membrana
Efeito da umidade na membrana

O corpo humano secreta umidade, que pode acumular até 500 ml ao longo de um dia. Ela permanece na parte interna da roupa se o material com que é feita não for à prova d'água. Quando uma pessoa se movimenta ativamente, muito mais líquido se acumula.

Os tecidos de membrana têm como objetivo permitir que a pele respire sem reter umidade internamente. No entanto, a água (chuva, neve) que entra em contato com as roupas não é absorvida pelo próprio tecido.

Se considerarmos o princípio de funcionamento da membrana, ela se assemelhará a um saco plástico com poros. Por exemplo, uma solução supersalgada é despejada no saco. Quando esse líquido é colocado em uma panela (ou qualquer outro recipiente) com água limpa, o sal se moverá através dos poros para o líquido limpo após um certo período de tempo. Mas nem todas as moléculas passarão pelos poros, apenas as pequenas. As grandes permanecerão no saco. O tecido funciona da mesma maneira: não deixa nada entrar, mas ao mesmo tempo libera pequenas moléculas de dentro.

Você pode estar interessado nisto:  Composição do tecido Biflex em termos percentuais: produtos feitos com o material

Tecnologias de produção

Os tipos de tecidos de membrana não são materiais independentes; eles são usados ​​para criar o efeito desejado. A membrana é uma camada que se conecta ao produto principal para que possa ser usada em situações extremas ou durante a prática de esportes.
A produção de membranas é um processo complexo que exige gastos consideráveis. Normalmente, as roupas são produzidas das seguintes maneiras:

  • A membrana é fixada à camada externa por meio de solda. O item é laminado.
  • O próprio tecido do qual o item é costurado é tratado com um composto impermeável, proporcionando assim todas as funções de proteção necessárias.
Produção de tecido de membrana
Produção de tecido de membrana

Que tipos existem?

Existem diferentes tecidos de membrana, com composição e características próprias. Todos eles são classificados em 3 grandes grupos:

  • Porosos. Também são chamados de hidrofóbicos. Esse tipo possui microporos que removem a umidade de baixo das roupas. Mas, por fora, o material não deixa passar líquido, deixando todo o interior seco.
  • Não porosa. Também é hidrofílica. A membrana não possui poros. A umidade é removida por difusão, o que significa que os vapores se movem de dentro para fora. Esse processo é bastante longo, o que causa alguns inconvenientes.
  • Combinado. Este tipo combina as propriedades das duas membranas mencionadas acima. Este tecido de membrana é produzido pela aplicação de poliuretano sobre uma camada hidrofóbica.

Observe! Os poros da membrana hidrofóbica tendem a ficar obstruídos (dependendo das condições em que a roupa é usada).

Material não poroso e poroso
Material não poroso e poroso

O material também pode diferir nas características de sua estrutura e fabricação.

Características

Para entender que uma roupa ou calçado é feito de material confiável e de alta qualidade, vale a pena confiar nas seguintes propriedades (que caracterizam a membrana):

  • Os itens são à prova d'água. A escolha do modelo depende da intensidade e da duração do impacto do líquido. 20.000 mm de coluna d'água ou mais é o impacto máximo, e 10.000 mm também são adequados para chuvas regulares.
  • Permeabilidade ao vapor. Indicada em g/m². Zero é a permeabilidade total ao vapor, o máximo é 30.

O tecido de membrana não se destina ao isolamento. Sua função é proteger contra precipitação e ventos fortes, proporcionando conforto e troca de ar confiável.

Propriedades respiráveis

O material da membrana proporciona impermeabilidade e proteção contra rajadas de vento, mas ao mesmo tempo mantém suas propriedades respiráveis, mantendo a temperatura sob as roupas. Por isso, esse tecido é frequentemente utilizado na costura de roupas esportivas, montanhismo e esqui. Cada tipo de material tem seu próprio indicador.

Você pode estar interessado nisto:  Curiosidades sobre o tecido modal: é um material natural

Regras de seleção

A escolha se baseia em como as roupas serão usadas no futuro. Normalmente, as roupas são avaliadas pelo seu nível de permeabilidade à água:

  • Acima de 10.000 mm — sem permeabilidade à água. O tecido é perfeitamente protegido contra líquidos e sujeira. Adequado para atividades físicas intensas.
  • 5000 mm e acima - resistência à água um pouco pior, adequada para caminhadas em áreas montanhosas e corrida.
  • 3000 mm e acima - não permite a passagem de umidade da chuva e sujeira, adequado para atividades físicas moderadas e mínimas.
  • 600-1000 mm - a membrana não permite a passagem de chuva leve e oferece boa proteção contra sujeira.
Tipos de permeabilidade à água
Tipos de permeabilidade à água

O que são costuras seladas?

Nas etiquetas, você encontrará a seguinte inscrição: "todas as costuras são seladas". Costuras seladas são usadas para tornar as roupas mais resistentes e bloquear completamente a penetração do excesso de umidade. O uso de costuras comuns permite que o líquido chegue ao corpo.

Costuras seladas
Costuras seladas

Como usar roupas de membrana

Roupas de membrana não serão úteis se você usar algo feito de um material impermeável e não respirável por baixo. Você não deve usar uma camiseta de algodão por baixo de uma jaqueta de membrana e sair no frio.
Ao usar essas peças, camadas são importantes, e a seleção correta delas garantirá aquecimento e conforto a longo prazo. A combinação clássica:

  • 1 camada - roupa íntima térmica ou algo feito de materiais sintéticos de alta qualidade.
  • 2ª camada - lã ou fleece (adequado para o inverno, em climas frios).
  • A camada 3 é o próprio traje de membrana.

Para crianças, as camadas de roupa são selecionadas com base no nível de atividade da criança. Se as costas e o pescoço estiverem quentes após uma caminhada, é melhor remover uma camada de roupa e, se o oposto for verdadeiro, adicionar uma.

Roupas infantis feitas de membrana
Roupas infantis feitas de membrana

Armazenamento de roupas

Existem várias regras para armazenar itens de membrana:

  • Ternos, macacões, jaquetas, etc. não são dobrados, mas pendurados de forma esticada, após serem cobertos com uma capa protetora de polietileno.
  • Você não deve usar itens feitos de tecidos altamente absorventes por baixo dessas roupas.
  • Os tecidos de membrana são projetados para recreação ativa.
Método de armazenamento
Método de armazenamento

Como lavar corretamente

Roupas de membrana requerem cuidados adequados para evitar danos e preservar suas propriedades por muito tempo. Antes da lavagem, as peças devem ser viradas do avesso, com todos os bolsos e zíperes previamente fechados.

Membranas de lavagem
Membranas de lavagem

Lavagem à mão

Tenha cuidado ao lavar esses itens à mão, pois há risco de danificar o material.

  • Primeiro, você precisa molhar as roupas.
  • Sabonete de bebê ou sabão doméstico comum servem como agente de limpeza. Pode ser ralado em lascas para facilitar o processo.
  • Você precisa enxaguar o produto com sabão várias vezes e depois enxaguar com água morna.
Você pode estar interessado nisto:  Quais são as características das mosquiteiras plissadas?

Máquina

As peças de membrana são lavadas separadamente de todas as outras peças. O modo "lã" é adequado para lavagem. A melhor temperatura para lavar na máquina de lavar é de 30 a 40 graus. Ao lavar, você pode usar tanto produtos especiais para membranas quanto produtos suaves.

Cuidados com os sapatos

Calçados de membrana são fáceis de cuidar, pois podem ser lavados com água corrente. Recomenda-se limpá-los uma vez por mês. Para lavar, o ideal é usar sabonete de bebê, uma esponja e uma escova de dentes comum. Após a lavagem com sabão, os calçados são enxaguados e impregnados.

Impregnações especiais para calçados geralmente indicam que são destinadas a tecidos de membrana. As cremosas são aplicadas uma vez, e as em spray, três vezes. Cada nova camada é aplicada após a secagem da anterior.
Botas lavadas devem ser colocadas em local ventilado, talvez em frente a um ventilador. Elas devem ser previamente forradas com papel ou jornal. O processo de secagem é demorado — e durante todo esse tempo o papel precisará ser trocado (pelo menos 3 vezes).

Calçado de membrana
Calçado de membrana

Por que os itens de membrana ficam molhados?

O principal motivo é a baixa qualidade do material. No entanto, existem outros motivos pelos quais a membrana fica molhada. A umidade penetra no interior se a impermeabilização não for adequada às condições climáticas ou se a pessoa estiver simplesmente na água. Longas caminhadas na água ou na neve derretida afetam o tecido da mesma forma.

Observe! Com a permeabilidade adequada à água e ao vapor, a membrana pode ficar molhada devido ao aumento da umidade no próprio ambiente.

Usar roupas de membrana em condições extremas
Usar roupas de membrana em condições extremas

Prós e contras

Este tecido tem diversas vantagens reconhecidas, incluindo:

  • Facilidade.
  • Fácil de tirar e colocar.
  • Com a seleção correta de camadas, a pessoa não suará e se sentirá confortável.
  • Protege da precipitação e do ar frio.
  • Não absorve sujeira.
Roupas de membrana para esportes
Roupas de membrana para esportes

Claro que esse material também tem suas desvantagens:

  • Não lave essas roupas com muita frequência, pois elas se deterioram rapidamente. Além disso, após cada lavagem, é necessário aplicar uma impregnação especial.
  • O tecido de membrana tem vida curta: suas propriedades só se manifestam por algumas temporadas.
  • Às vezes é difícil sobrepor coisas assim.

Além disso, roupas feitas de membrana de alta qualidade são um pouco mais caras do que roupas feitas de material comum.

A descrição das propriedades, condições de armazenamento, cuidados, etc., ajuda a entender se vale a pena comprar um item de membrana. Quem pratica escalada e outros esportes radicais deve pensar nisso, sem esquecer da qualidade e de suas próprias preferências.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior