Descrição detalhada do tecido plissado: usando malhas para saias

Roupas leves com inúmeras dobras atraem pela beleza desde os baixos-relevos e afrescos do Egito Antigo. De onde surgiu a moda do tecido plissado? Essa peça é prática?

Uma rápida excursão pela história das pregas

Dobrar tecidos em inúmeras dobras e passá-los a ferro é uma prática comum desde o surgimento das tendências da moda em recepções palacianas e foi bem recebida pelos amantes da arte. A produção caseira tem sido usada com sucesso por jovens moças há muitos séculos para criar uma imagem romântica.

Plissado a ar
Plissado a ar

A produção industrial de tecido plissado foi proposta pelo estilista italiano Mariano Fortuny y Madrazo no início do século XIX. O tecido plissado de seda, apresentado na forma de um vestido túnica, foi reconhecido como uma obra de arte e lançou as bases para a moda de saias, vestidos, blusas e outros itens de guarda-roupa plissados.

Plissado drapeado à mão
Plissado drapeado à mão

Quase qualquer tecido pode ser plissado, o que tem sido usado com sucesso em escala industrial desde o século II. Dobras planas de tecido, semelhantes à pele de sanfona, são divididas em

  • unilateral, com curvatura para a direita ou para a esquerda;
  • bilateral.

O aumento visual do volume devido à dobra do tecido em três partes confere elegância ao produto e cria um efeito de leveza. A obtenção de material com pequenas dobras estáveis ​​é utilizada na fabricação de todos os tipos de roupas e elementos de guarda-roupa.

Tecido plissado
Tecido plissado

Características do material e da produção

Tecidos selecionados corretamente facilitam o plissado. Em casa, ao criar pregas, evite usar seda e chiffon. Para fazer uma saia plissada ou outra peça de roupa, use três vezes mais material do que para um corte normal sem pregas.

Couro plissado
Couro plissado

Às vezes, elementos de drapeado são combinados com pregas, o que confere originalidade a alguns produtos. Um gosto sutil e um senso de estilo apurado na escolha de cores e texturas de tecido permitirão que você crie uma obra-prima a partir de modelos simples.

Você pode estar interessado nisto:  Características do tecido oxford 600 e sua aplicação
Sombra
Sombra

O uso de prensas e acabamentos especiais era comum em oficinas de costura da era soviética. Encomendar pregas de um cortador não custava muito dinheiro e era usado em uniformes escolares, vestidos de noite e saias para eventos especiais.

Importante! Os produtos modernos de poliéster são os mais populares entre os itens de guarda-roupa plissados ​​devido à sua praticidade e elegância especial.

Luminária de chão
Luminária de chão

O que é costurado a partir de tecido plissado?

A variedade de produtos feitos com tecido plissado surpreende a imaginação de designers de moda e decoradores.

  • blusas leves;
  • várias saias;
  • vestidos e túnicas;
  • casaco;
  • calça;
  • uniformes escolares e ternos universais de escritório;
  • cachecóis e estolas;
  • insere-se nas mangas e na bainha do vestido;
  • elementos de decoração de salão de banquetes;
  • decoração de interiores;
  • bolsas e sapatos;
  • abajures e luminárias de chão;
  • guarda-chuvas e chapéus;
  • persianas;
  • cortinas de janela.
Sapatos com pregas
Sapatos com pregas

O estilo das túnicas gregas gradualmente se transformou na imagem de um vestido de coquetel. E o uso do princípio das pregas de tule entrou imperceptivelmente no uso de estruturas onduladas em filtros, peças industriais e na fabricação de instrumentos musicais semelhantes aos foles de acordeão.

Cortinas com elementos plissados
Cortinas com elementos plissados

Soluções de design em design de interiores abrangeram não apenas a criação de um lambrequim, mas também elementos individuais na forma de pesos e babados para cortinas. Cortinas e persianas plissadas não surpreendem pelo design, que se tornou familiar ao leigo moderno. Pregas de janela lindamente projetadas podem fechar uma abertura em uma parede de qualquer configuração, desde um arco até uma forma mais complexa.

saia de tule
saia de tule

Opções de saia plissada

A difusão de tecidos drapeados e itens de guarda-roupa foi amplamente utilizada no Japão, Egito e Azerbaijão. O método clássico de criar pregas à mão foi transmitido de geração em geração.

Poliéster leve
Poliéster leve

O uso mais comum de pregas na costura de saias ainda é usado hoje. A capacidade de esconder imperfeições ou alongar visualmente as pernas e afinar a cintura é proporcionada por uma peça de roupa plissada na forma de saia ou vestido.

saia de algodão
saia de algodão

Quem combina com roupas plissadas?

Tecidos plissados ​​podem esconder algumas imperfeições da figura, conferindo à imagem um toque romântico e arejado. Roupas plissadas foram usadas

  • mulheres grávidas;
  • meninas obesas sem cintura;
  • indivíduos muito magros que desejam aumentar visualmente o tamanho do corpo;
  • fashionistas para enfatizar leveza e sofisticação;
  • trabalhadores da arte - cantores, bailarinas, dançarinos.
Você pode estar interessado nisto:  Descrição do fluff sintético e sua comparação com holofibra e enchimento sintético

Qualquer uma das imagens escolhidas acrescentará feminilidade à dona das pregas.

Combinando uma saia plissada com outras peças de roupa

A criação de uma imagem depende em grande parte do uso de vários acessórios na forma de cintos, chapéus e sapatos bem selecionados.

Organza e lã, jeans e couro, seda e chiffon – absolutamente qualquer tecido pode ser plissado. Um acessório é selecionado para combinar com o estilo da roupa, enfatizando harmoniosamente a imagem da mulher.

Saltos agulha combinam melhor com uma saia plissada de tule do que tênis, mas as tendências da moda moderna também levam em conta esse toque jovial. O uso de botas rústicas em vez de sandálias e uma bolsa de couro em vez de uma de cetim são bem-vindos nas passarelas de desfiles de moda.

Vestido plissado
Vestido plissado

Na realidade, o traje de noite para um encontro romântico é usado mais no estilo clássico de seleção de elementos do guarda-roupa.

Importante! Roupas casuais e diurnas que combinam bem com uma saia plissada podem incluir golas altas e blusas, camisetas e jaquetas.

Cadeirão
Cadeirão

O que e como fazer pregas

Fazer tecidos plissados ​​em casa envolve usar um ferro quente e compostos fixadores de dobras. Uma opção barata para fazer tecidos plissados.

  • Usar um molde de papel facilita a formação de dobras longitudinais uniformes e com a mesma largura.
  • Passar a vapor com um ferro pesado é equivalente ao trabalho de uma prensa.
  • Usar uma almofada embebida em uma solução de água e vinagre dará mais durabilidade à prega.
  • Usar sabão em pó ou soluções adesivas no verso de tecidos que contenham lã.
  • Você pode entrar em contato com uma alfaiataria personalizada para uma produção mais profissional de pregas.

Os tecidos utilizados devem suportar as altas temperaturas de uma prensa quente, não perder a forma na diagonal e não perder a elasticidade e a resiliência após a prensagem. A técnica de plissagem de tecidos está disponível para uso doméstico. O tecido plissado para saias é selecionado de acordo com a tarefa em questão. Tecidos leves são escolhidos para vestidos de noite. Malhas plissadas são escolhidas para a confecção de roupas quentes, casacos e calças. Você sempre pode fazer as pregas primeiro e depois costurar as roupas a partir delas.

Você pode estar interessado nisto:  O que torna os tecidos para barracas especiais e onde eles são usados?
Saia e tênis
Saia e tênis

Cuidados com pregas

Itens plissados ​​exigem cuidados especiais e a autolimpeza inadequada pode levar à perda de dobras, distorção do tecido ou endireitamento do tecido durante a passagem.

Cozinhando no vapor
Cozinhando no vapor

Alguns tipos de pregas precisam ser alinhavados antes da lavagem para preservá-las. Após a lavagem, não torça e pendure para secar sem usar secador de cabelo ou luz solar direta.

Recomenda-se guardar as pregas em uma meia pendurada.

Persianas
Persianas

Lave a peça delicadamente à mão e passe-a com um pano embebido em solução de vinagre. É possível restaurar as pregas perdidas após a imersão em uma solução de sabão neutro e a posterior passagem de cada dobra com ferro quente.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior