Características do tecido oxford 600 e sua aplicação

As pessoas costumam dizer: "Posso andar na chuva, tenho uma jaqueta impermeável". Alguém já se perguntou por que o tecido é impermeável? E que tipo de tecido é? A resposta é simples: Oxford. Não, não é uma cidade, nem mesmo uma universidade. É um material com propriedades incríveis de não deixar passar umidade, mas também de não deixar sair calor.

Histórico de produção

O país onde o primeiro tecido oxford foi produzido, no século XVIII, foi a Escócia. A resistência do oxford depende de uma trama especial, que se assemelha a um agrupamento de fios em quadrados separados, dispostos em um padrão xadrez. Esse tipo de trama é chamado de trama de juta.

Resistência à água
Resistência à água

Para a sua informação! No século XIX, esse material era usado apenas para costurar camisas masculinas.

Por que Oxford? Porque essas camisas com borlas eram populares entre os estudantes de Oxford. Elas se tornaram parte do uniforme, e o nome ficou gravado no tecido.

Tipos de material
Tipos de material

O material é hoje considerado inovador, pois utiliza poliéster e náilon, embora inicialmente fosse utilizado apenas algodão. Isso aumentou significativamente a resistência à precipitação e a resistência à água.

Abaixo veremos as características do tecido usando o Oxford 600 como exemplo.

Características positivas do material

O tecido Oxford é dividido em vários tipos, cada um com sua própria espessura de fio, o que afeta as características do material. Cada número é acompanhado pela letra D — este é um indicador da medida de densidade (de 150 a 1600).

Oxford 1800
Oxford 1800

Descrição das qualidades positivas do tecido Oxford 600:

  • A vantagem mais significativa é que ele é à prova d'água;
  • material denso é durável e resistente ao desgaste;
  • Excelente repelente de sujeira;
  • resistência ao calor. O material retém bem o calor dentro do produto;
  • limpa rapidamente.

Com a aplicação de reagentes especiais, o material pode:

  • ser à prova de fogo;
  • resistir à exposição a produtos químicos (é utilizado PVC (cloreto de polivinila), que protege contra álcalis e ácidos minerais);
  • ser à prova d'água.

O tecido Oxford 600 é usado principalmente para criar roupas de trabalho ou camuflagem, macacões, equipamentos de acampamento, roupas e equipamentos para pesca e caça. Geralmente, a gama de cores é em tons de verde, amarelo, marrom e preto.

Você pode estar interessado nisto:  Usando o calcador de ponto invisível em máquinas de costura

Importante! O material também é usado para costurar jaquetas, capas de chuva e jaquetas de plumas, pois retém bem o calor.

Oxford é frequentemente usado para cobrir tendas, o que fornece proteção contra luz solar, chuva, vento e outras condições climáticas.

Cores brilhantes
Cores brilhantes

Quanto às propriedades de resistência à água, o poliuretano é aplicado ao revestimento interno, razão pela qual o tecido é frequentemente chamado de polioxford. Devido a isso, a resistência à água do material aumentará de 200 para 5000 mm H2O. Esses são excelentes indicadores para o uso do tecido em condições de alta umidade ou em áreas com ventos fortes.

Tipos e designações

Além desta marcação, o tecido Oxford 600D possui diversas outras. Com o aumento do indicador numérico antes da letra D, o indicador de resistência aumentará:

150 D

Este é o tipo mais fino de Oxford de todos. Protege perfeitamente contra ventos fracos e é usado na produção de jaquetas, blusões corta-vento, capas de chuva leves, bolsas e mochilas de caminhada. É frequentemente costurado na camada superior de jaquetas de plumas para conferir uma aparência estética.

150 D
150 D

210 D

Aqui, a resistência é superior a 150. Este material é usado na fabricação de mochilas de caminhada e equipamentos turísticos, além de jaquetas leves para caçadores. É usado para costurar uniformes diários para agências policiais e serviços especiais.

210 D
210 D

240 D

Possui bons indicadores de resistência. É usado na fabricação de equipamentos turísticos e toldos para barracas. Protege bem e não deixa passar umidade.

240 D
240 D

300 D

Esta marcação é a mais popular do mercado. Tecidos com este indicador são utilizados na produção de calçados e bolsas, equipamentos de pesca e barracas.

300 D
300 D

600 D

Aqui, o material já vem revestido com poliuretano para proteção contra ventos fortes e correntes de água. Ele é projetado para a produção de itens para esportes mais radicais: barracas, bolsas de turismo e mochilas.

Tecido 600 D
Tecido 600 D

1800 D

Produzido para fins governamentais. Muito pesado e denso.

Finalidade do material

A densidade do material afeta diretamente sua utilização posterior. As áreas de aplicação podem ser muito diferentes:

  • costura de todos os tipos de capas;
  • produção de mobiliário decorativo e doméstico;
  • fabricação de calçados;
  • produção de equipamentos para recreação turística e escalada extrema (tendas, mochilas, calçados, cordas de segurança, mobiliário turístico);
  • produção de armarinhos (malas, bolsas, mochilas, carteiras);
  • produção de artigos esportivos e acessórios para recreação ativa;
  • equipamentos de assistência para crianças (mochilas, proteção contra quedas);
  • produção de uniformes especiais para o governo e serviços especiais;
  • produção de carrinhos de bebê, capas, bolsas, assentos, poltronas.
Você pode estar interessado nisto:  Componentes do tecido de poliéster e combinações com outros materiais
Oxford 600
Oxford 600

Como qualquer material que utiliza elementos químicos, o Oxford apresenta vantagens e desvantagens. As principais vantagens:

  • tem propriedades aumentadas contra desgaste, abrasão e vincos;
  • na verdade, tem um peso pequeno, apesar de sua alta densidade;
  • Possui excelente impermeabilidade. Ao usar compostos químicos adicionais, o indicador aumenta, o que é benéfico para turistas, caçadores e pescadores;
  • O material desempenha perfeitamente a função de resistência ao calor. Oxford não está sujeito a deformação e não perde calor a -50 °C, suportando também temperaturas acima de 50 °C;
  • excelente aparência, tecido leve e agradável ao toque;
  • não necessita de produtos de cuidado adicionais, basta remover a sujeira com um pano úmido;
  • dependendo da densidade tem um preço bacana.

Desvantagens significativas do material:

  • não há absolutamente nenhuma capacidade de respirar, o que não é muito bom quando usado por muito tempo;
  • medo de fogo aberto. Ao entrar em contato com a chama, o material sofre deformação;
  • tem a propriedade de acumular eletricidade estática;
  • pode causar irritação na pele.
Oxford 300
Oxford 300

Características do atendimento

​Oxfort é extremamente fácil de cuidar, dispensando produtos de limpeza adicionais. O que você precisa saber ao cuidar do material:

  • sujeira leve pode ser removida com uma esponja ou simplesmente limpa com uma toalha úmida;
  • se aparecer algum defeito no produto, basta costurá-lo ou aplicar um remendo na parte interna;
  • Lavagem à máquina até 40°C, lavagem a seco, lavagem à mão, serviços de lavagem a seco são possíveis;
  • Manchas persistentes podem ser deixadas de molho em água fria e depois enxaguadas em água corrente;
  • Não utilize produtos de limpeza agressivos. Sabão em gel comum será suficiente;
  • Você pode secar naturalmente ou usar uma secadora na máquina, mas em uma configuração delicada;
  • a passagem deve ser feita usando o modo "Sintéticos" do ferro.
Tecido único
Tecido único

Avaliações

Seja como for, o material gera críticas mistas.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição das propriedades e aparência do tule: produtos feitos com esse tecido

Natália, 34: “Tenho dois gêmeos que trazem sujeira para dentro de casa o tempo todo, e nem vou falar de agasalhos. Meu marido e eu compramos um macacão Oxford para o inverno. É a primeira vez que compramos esse material, nunca tínhamos usado antes. O macacão cobre a criança completamente, basta colocar um gorro e ela está pronta. No primeiro dia, um deles caiu em uma poça d'água e o outro correu atrás do irmão. Achei que eles voltariam para casa molhados, mas quando tiramos o macacão, as crianças estavam completamente secas. Depois de lavar na máquina, coloquei-as na secadora. Peguei dois macacões completamente limpos. Estou encantada com a compra. Recomendo!”

Elena, 38: “Meu marido é caçador. Por isso, decidimos comprar uma jaqueta nova para as viagens de outono. O consultor me aconselhou a dar atenção à jaqueta feita de tecido Oxford. Ele explicou que é como uma capa de chuva, só que com um forro quente que mantém você aquecido. Depois da primeira viagem, meu marido ficou satisfeito. A jaqueta é quente e não restringe os movimentos. Lavou facilmente. Não ficou nenhuma mancha. É uma ótima opção para caçadores e pescadores!”

Durabilidade do material
Durabilidade do material

Sergey, 32 anos: “Faço trilhas há muito tempo. E um dia, meus amigos e eu decidimos fazer uma viagem em meio à natureza novamente. Precisávamos de uma barraca e algumas cadeiras. Decidi encomendar a versão Oxford 240 D. Como sempre, começou a chover à noite, mas não sentimos uma única gota em nós. A barraca manteve as pessoas aquecidas, protegeu a chuva e protegeu nosso sono em uma noite fria. As cadeiras poderiam suportar até um homem enorme. Elas são dobráveis, então podem ser facilmente transportadas.”

Assim, o uso do tecido Oxford se encaixou perfeitamente no ritmo de vida moderno. Graças à sua trama única, o material é denso e resistente ao calor. Além das fibras químicas, permite repelir a umidade, razão pela qual se tornou um auxiliar indispensável nas forças armadas, caminhadas, pesca e caça.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior