Uma das variedades têxteis é a malha transparente. Um tecido elástico formado a partir de células de fios sintéticos entrelaçados de maneira especial. O uso generalizado deste tecido para elementos decorativos, toucados e costura de vestidos de noiva e de baile já é comum há algum tempo. Encontrar um substituto ideal para este material popular é bastante difícil.
- O que é tule
- A história do primeiro material de malha
- Tecnologia de produção
- Composição e propriedades
- Recomendações para escolha de materiais
- O que é costurado a partir do tule?
- Tipos de tule e suas áreas de aplicação
- Macio
- Como cuidar de produtos de tule
- Qual é a diferença entre Eurofatin e tule?
- Tule e malha: qual a diferença
O que é tule
O entrelaçamento de fibras de náilon ou poliéster é usado na produção do tule. Os fios são conectados em nós, formando pequenas células semelhantes a favos de mel. A aparência do material do tule pode ser deduzida apenas pela descrição.

A semelhança externa com a trama das redes de pesca deu origem ao nome dos tecidos celulares transparentes, frequentemente usados como "rede". Esta descrição basta para entender o que é tule.

A história do primeiro material de malha
No final do século XIX, aprendizes americanos teciam uma rede leve com os melhores fios de náilon para estúdios de tutu de balé. Foi essa invenção que possibilitou o uso de trajes leves nas escolas de balé, enfatizando a graça e a beleza dos movimentos de uma bailarina. Assim, ficou claro o tipo de tecido que era o tule. Um novo tipo de malha.
O tecido de tule passou por mudanças e outros mais pesados passaram a ser usados como rede de proteção contra mosquitos e pernilongos. O uso dos primeiros materiais de malha foi testado por estilistas na costura de vestidos de baile, colchas caras em aposentos reais, decoração de salas de estar e salas de recepção de convidados importantes.

O tule é um material de malha que sofre constantes mudanças sempre que novas fibras sintéticas e artificiais são inventadas e tecidas em sua estrutura. A criação de roupas e produtos exuberantes e volumosos continua a evoluir.
Tecnologia de produção
O material de malha moderno é feito de fibras de náilon e poliéster. A rigidez do tecido depende diretamente da espessura do fio e do tamanho das células. O tule é dividido em materiais duros, macios e de média densidade.
- o tule natural gradualmente deu lugar ao sintético;
- a densidade do material varia de 15 a 40 g/m2;
- células medindo 1-2 mm formam um tule macio, que não é adequado para produtos com design tridimensional;
- A adição de fios de elastano aumenta a capacidade do tecido de esticar.
- material que não amassa é usado como anáguas para vestidos de baile;
- o uso do tule como decoração para guarda-roupas ou detalhes de interiores não limita seu uso como material independente para costurar vestidos e saias elegantes;
Observe! Designers e decoradores usam materiais brilhantes, foscos e decorados em seus trabalhos.

Composição e propriedades
A qualidade do tecido depende dos fios utilizados na produção. Fibras sintéticas com poliéster não absorvem bem a umidade, mas conferem certas qualidades ao material que o tornam especialmente popular.
- resistência do tecido a rugas;
- elasticidade do tecido;
- resistência ao desgaste;
- resistência à poluição;
- preço acessível do tecido.

Recomendações para escolha de materiais
Dependendo do material a ser fabricado, o enchimento é selecionado com base em sua rigidez, cor e tamanho das células. Para saias volumosas e fofas, opta-se por um material rígido capaz de manter sua forma. Para saias superiores de produtos que exigem muitos franzidos macios, opta-se por tule de média densidade ou macio.
A cor e a presença de lantejoulas são levadas em consideração na confecção de fantasias de carnaval ou vestidos para princesinhas. Para o enfeite de cabeça, escolhem-se tanto materiais rígidos quanto tule macio, que se ajustam suavemente à silhueta da noiva.

O que é costurado a partir do tule?
O mercado moderno nunca para de surpreender com a crescente gama de produtos em tule. Saias para fashionistas e vestidos para bailes de formatura, vestidos de baile infantis e fantasias elegantes para eventos festivos, enfeites em grampos de cabelo ou flores decorativas.
Tecidos tingidos em cores diferentes podem ser decorados com bordados ou strass. Criar looks românticos e ousados é quase impossível sem o uso do tule moderno.
O uso clássico para confeccionar tutus de balé brancos como a neve e criar figurinos de palco se confunde com o uso de tecido na fabricação de flores artificiais e enfeites de cabelo. Vestidos de noiva e de noite exigem a invenção de um novo tipo de tecido que transforme a celebração em um conto de fadas.

É possível fazer um modelo especial de saia chamado "tutu" em casa, sem habilidades profissionais de costura. Laços e pacotes elegantes são usados para ocasiões especiais, enquanto tecidos rígidos são usados para fazer mosquiteiros.

Tipos de tule e suas áreas de aplicação
A diferença externa do material é determinada pelo brilho ou cintilação dos fios, pela presença de spray, ornamentação ou bordado. Em termos de cor, o tecido pode ser apresentado em uma única cor e em cores combinadas, transitando de acordo com o princípio do espectro do arco-íris.
Eles estão liberando material
- em bobinas de fábrica com largura de banda de 1 m;
- em rolos de 15 cm;
- tiras estreitas de até 10 cm de largura.
A finalidade adicional do tecido é selecionada com base na densidade do tecido.
Observe! A densidade dura é usada para véus e decorações, a densidade média é usada para anáguas de vestidos de noite e a densidade macia é usada para costurar saias.
Macio
Usado para peças com muitas dobras que caem suavemente em ondas. A camada inferior de uma manga sob organza ou a borda de saias projetando-se por baixo de um vestido elegante, imitando uma anágua.

Como cuidar de produtos de tule
A praticidade do material não exige cuidados especiais. No entanto, algumas recomendações e dicas devem ser levadas em consideração na hora de armazenar e limpar o produto.
- Apesar da textura antirrugas do tecido, o produto pode apresentar vincos, que podem ser corrigidos com ferro morno ou vapor.
- Os itens devem ser armazenados pendurados em uma capa de tecido.
- Lavar somente à mão.
- Não é recomendado torcer ou torcer peças lavadas. A água escorre rapidamente e a peça não precisa de secagem adicional.
- Se não puder dispensar a lavagem à máquina, deve escolher um ciclo delicado com uma temperatura da água de 40 graus.
- É melhor confiar um item contaminado a um especialista em lavagem a seco.
- Passe o tule com um pano úmido usando a configuração “sintético”.

Qual é a diferença entre Eurofatin e tule?
- A principal diferença entre os materiais é a rigidez dos fios sintéticos torcidos usados para fazer o tecido.
- O Eurofatin se distingue pela sua textura macia e fio fino, o que lhe permite um ajuste perfeito à figura em uma onda fluida.
- O custo do Eurofatin é 1,5 vezes maior que o do tule comum.
- Facilidade de costura de peças com dobras.
O tecido Eurofatin é um tipo de tule com uma estrutura mais delicada de fibras sintéticas, permitindo criar vestidos com múltiplas camadas, com uma cascata infinita de saias e pregas. Caudas de vestidos de noiva e decorações luxuosas em carnavais e bailes. Vestidos infantis e figurinos de balé. É isso que é costurado com Eurofatin.

Tule e malha: qual a diferença
A estrutura do tecido é baseada no estiramento de polímeros para obtenção de fibras. Os fios congelados não têm elasticidade, por isso utiliza-se a mistura com fibras menos rígidas, como o elastano.
O material durável é tecido em uma máquina de maneira especial para formar células a partir de fios torcidos. A forma de tecelagem apresenta variações. Mas o resultado são pequenos favos de mel, formando uma malha sólida. A palavra "luta" não tem nada a ver com materiais de malha, e o tecido não é considerado não tecido porque não pode ser feito à mão, como uma rede de pesca.

É difícil responder à pergunta sobre a diferença entre tule e malha. O principal indicador é a rigidez do material e a forma de tecelagem dos fios, que afetam essa qualidade. O tule é uma malha. Somente o uso de estruturas de tecido particularmente rígidas em produtos que não estão relacionados ao guarda-roupa faz a diferença entre os diferentes tipos do mesmo material.

O material tule se consolidou no mundo da moda e melhorou significativamente a escolha das fashionistas na hora de repor seu guarda-roupa.




