O acrílico é um tecido agradável ao toque. O material é amplamente utilizado na produção de diversas peças de vestuário. Possui propriedades únicas e inúmeras vantagens óbvias.
- Acrílico - que tipo de material é?
- O que é poliacrílico
- Qual é a diferença entre acrílico e poliacrílico?
- História da criação
- Tecnologia de produção
- Propriedades do material
- Natural ou não
- Como identificar acrílico
- O que é feito de fibras acrílicas?
- Características dos produtos de fios acrílicos
- Regras simples de cuidado
- Fabricantes e marcas
- Prós e contras
- Avaliações do material
Acrílico - que tipo de material é?
Acrílico é um tecido sintético feito de fibras acrílicas. É por isso que o material tem esse nome. O nome do tecido é traduzido como resina acrílica. É usado principalmente na produção de peças de vestuário de malha. Os suéteres de acrílico atraem os consumidores por sua aparência agradável e maciez.

O que é poliacrílico
O poliacrílico é frequentemente chamado de lã artificial devido à sua aparência semelhante à lã animal. É obtido pelo processamento de derivados de petróleo. A fibra é composta por fios, macios e retorcidos, capazes de reter grandes quantidades de ar, o que lhe confere uma excelente retenção de calor.
Alguns substitutos da caxemira são feitos de acrílico. O material tem uma aparência mais atraente do que a caxemira verdadeira. Além disso, faz parte de muitos tecidos naturais.

Qual é a diferença entre acrílico e poliacrílico?
Poliacrílico é um nome sinônimo para acrílico. Muitas vezes, esse material é chamado de orlon, poliacrilonitrila, fibra PAN, nitron, krylor, prelan. Os nomes listados são difíceis de lembrar, por isso a primeira versão do nome do tecido, "acrílico", é a mais usada.
História da criação
O material foi fabricado inicialmente pela DuPont. Hoje, a empresa não existe mais, mas o tecido que foi produzido inicialmente em seu território ainda é extremamente popular.
Observação! O desenvolvimento de um novo material têxtil começou no início da década de 1940 do século passado. Os fabricantes conseguiram atingir seu objetivo vários anos depois, em 1948, quando obtiveram uma fibra com propriedades únicas, chamada "orlon".
Este material competia com o náilon, popular na época, mas era difícil de tingir. Por isso, os fabricantes decidiram continuar as pesquisas para aprimorar o tecido, que poderia ser tingido sem muita dificuldade. Em 1952, conseguiram obter uma fibra que atendia a todos os requisitos. Ela foi chamada de "acrílico".
Tecnologia de produção
O processo de fabricação e a composição do acrílico são interessantes. A acrilonitrila é usada no processo de fabricação. A substância é usada para fazer plástico. O componente principal é tóxico. No entanto, em combinação com outros elementos, desintegra-se rapidamente, o que torna a fibra sintética segura para uso. Portanto, a composição do acrílico é completamente segura para humanos.
Importante! A substância é um líquido incolor.
No processo de produção industrial, a solução é girada e comprimida no ar ou na água por meio de equipamentos especiais. Como resultado de manipulações simples, ela endurece. Em seguida, a fibra é cuidadosamente lavada, seca e cortada no comprimento desejado. Após algum tempo, ela é torcida em uma bola. O resultado final é um material que é posteriormente usado para produzir diversas peças de vestuário.
Propriedades do material
O acrílico possui propriedades únicas. As principais características do material sintético são:
- facilidade;
- alta resistência ao desgaste;
- excelente capacidade de retenção de calor;
- capacidade de repelência à umidade;
- elasticidade, boa extensibilidade;
- facilidade de tingimento das fibras.
Importante! Os fios de acrílico são duráveis e resistentes às influências atmosféricas, incluindo altas temperaturas.

Natural ou não
O acrílico não é um tecido natural, mas sim uma fibra sintética. Por isso, seu custo é muito menor do que o de materiais naturais. É muito importante saber distinguir tecidos artificiais de análogos naturais, para não cair na armadilha de fabricantes inescrupulosos que tentam fazer com que os sintéticos se passem por materiais naturais.
Como identificar acrílico
Não é tão difícil distinguir o acrílico do tecido natural. Ao queimar, a fibra sintética derrete, formando fumaça preta e um cheiro azedo característico.
O que é feito de fibras acrílicas?
O acrílico é usado em sua forma pura e em combinação com outros materiais. É usado na produção de diversos itens de guarda-roupa: chapéus, suéteres, meias e fios de tricô. Muitos fabricantes o adicionam a tecidos naturais, tentando assim reduzir o custo das peças de vestuário manufaturadas. O acrílico é frequentemente adicionado a agasalhos. A lã fica mais macia.
Observação! Tecidos de alta qualidade são usados na fabricação de tecidos para veículos, como material para estofamento de móveis e na produção têxtil, incluindo cortinas, carpetes e utensílios de cozinha. Um carpete acrílico pode se tornar uma decoração única para qualquer interior.
A fibra sintética é amplamente utilizada na produção de faixas publicitárias. A demanda pelo material nessa área se deve à sua capacidade de manter sua aparência original por muito tempo.

Características dos produtos de fios acrílicos
Produtos feitos de fibra sintética têm uma aparência agradável e mantêm suas propriedades por muito tempo. Já os itens de acrílico são duráveis, podendo durar de cinco a até dez anos.
Os produtos de acrílico não amassam e têm uma textura agradável.

Regras simples de cuidado
Graças às suas propriedades únicas, os produtos de acrílico são fáceis de cuidar, muito mais fáceis do que roupas e tecidos feitos de materiais naturais.
É permitida a lavagem a seco. De preferência, a lavagem à mão.
Importante! Recomenda-se lavar peças feitas de materiais artificiais no máximo uma vez a cada duas semanas.
Você só pode lavar peças sintéticas na máquina de lavar em baixas temperaturas e usando somente detergentes e amaciantes adequados.

É estritamente proibido secar demais peças de fibra sintética. Caso contrário, a aparência será irreparavelmente danificada.
Recomenda-se secar peças de acrílico na horizontal, sem o uso de dispositivos de aquecimento. Também é melhor evitar a exposição direta ao sol e calor intenso. Se necessário, passe peças de material sintético apenas com gaze ou tecido fino.
Importante! É estritamente proibido torcer ou torcer peças de acrílico. Caso contrário, o tecido perderá sua aparência original.
O cumprimento de todas as condições não só preservará a estrutura e a beleza das roupas e itens de interior, mas também aumentará significativamente sua vida útil.

Fabricantes e marcas
Muitas marcas utilizam fibras sintéticas na produção, incluindo acrílico. É impossível destacar uma marca especializada na produção de roupas exclusivamente com tecido artificial, já que a linha de absolutamente todas as marcas de roupas inclui peças parcial ou totalmente feitas de acrílico.

Prós e contras
O acrílico, sendo um dos materiais mais populares, apresenta uma série de vantagens e desvantagens. Entre as vantagens, está a segurança absoluta do material. É durável e mantém sua aparência e propriedades originais por muito tempo. A versatilidade do material também é uma vantagem inegável.
Apesar das suas muitas vantagens, o tecido também apresenta desvantagens:
- não absorve umidade;
- não permite a passagem de ar;
- material de baixa qualidade rapidamente se torna inutilizável e perde sua aparência original;
- após longo uso, aparecem pelotas;
- A eletricidade estática se acumula durante o processo de uso de roupas;
- Quando constantemente expostas à luz solar direta, as coisas perdem suas propriedades originais.
Importante! Para prolongar a vida útil do seu suéter favorito ou de qualquer outro item feito do material mencionado acima, você deve seguir as regras de operação.

Avaliações do material
Os consumidores têm boas avaliações sobre itens de acrílico.
Ana
Nem todo mundo sabe o que é acrílico. Experimentei um suéter em uma loja, era muito macio e agradável ao toque. Olhei a composição e fiquei chateado. A etiqueta dizia que era feito de acrílico. E o preço era bem alto para sintéticos. Mesmo assim, corri o risco de comprá-lo. E não me arrependi nem um pouco. Mudei completamente de ideia sobre o material, embora já tivesse sido cético antes.
Lena
"Devo ser de outro planeta, mas adoro usar acrílico. Surpreendentemente, nem suo na camiseta quando a uso. Depois de várias lavagens, meu suéter favorito não ficou coberto de bolinhas e bolinhas, apesar de a composição dizer "100% acrílico".
Marina
"Depende muito da qualidade do material. Existem os baratos, que rangem e são ásperos, e os macios. Compro coisas de acrílico há vários anos."
Apesar de muitos já terem ouvido falar de um tecido chamado acrílico, nem todos sabem o que é.
Observação! Embora seja um material artificial, possui propriedades únicas e recebeu avaliações positivas dos consumidores. Alta resistência ao desgaste, resistência e aparência agradável tornam a fibra indispensável na produção de diversas peças de vestuário.




