Há uma enorme variedade de materiais têxteis no mercado consumidor com composição natural e sintética. Em algumas qualidades, os aditivos artificiais não só não ficam atrás das substâncias naturais, como até as superam. O spandex é muito popular, então o que é spandex?
- O que é elastano em tecido
- História da criação
- Spandex que tipo de material: composição e propriedades
- Combinação com outros materiais
- Lycra
- Poliéster
- Linho
- Viscose
- Cetim
- Nylon
- Âmbito de aplicação
- Como costurar com elastano
- Como escolher tecido spandex
- Características do atendimento
- Vantagens e desvantagens
- Avaliações
O que é elastano em tecido
Elastano é o nome de uma fibra polimérica obtida da borracha. Tecidos desse tipo se distinguem pela elasticidade notável, razão pela qual se tornaram muito populares na costura de roupas casuais e esportivas para crianças, mulheres e homens.

História da criação
O elastano foi desenvolvido por um químico americano, portanto, os Estados Unidos são legitimamente considerados seu berço. O tecido surgiu em meados da década de 50 do século passado. O elastano nasceu por acaso. Trabalhadores têxteis buscavam uma alternativa à borracha. Como resultado de vários experimentos, nasceu um tecido como o elastano.

O que é tecido spandex? O nome deriva de um anagrama da palavra inglesa que significa "esticar". Essa palavra reflete perfeitamente a essência dos fios.

Na Rússia, os tecidos de elastano, como o tecido era chamado na Europa, surgiram em 1975. Começaram a ser produzidos e introduzidos em circulação. Ainda hoje, são usados para criar roupas e acessórios.

Spandex que tipo de material: composição e propriedades
O tecido é obtido pela fusão da matéria-prima original. Este material é um polímero, de origem artificial, ou seja, sintética, pois a maior parte da composição, mais de 80%, é representada por poliuretano.
Observe! O material é extremamente popular devido a uma série de suas vantagens, incluindo resistência ao desgaste, resistência e preço acessível. O alto nível de plasticidade permite que o tecido se estique em diversas direções. De acordo com essa característica, distinguem-se dois tipos de tecidos: spandex bidimensional e spandex quadridimensional. A primeira opção implica a possibilidade de esticar em uma direção, e a segunda, em duas direções.

Além disso, existe o elastano, que pode ser feito com componentes naturais. As fibras naturais, como algodão ou linho, podem aumentar a vida útil do tecido.

Combinação com outros materiais
É comum encontrar combinações de elastano com outros componentes naturais e sintéticos. Graças à presença de cetim, linho, tule, algodão ou viscose na composição, o material apresenta inúmeras vantagens.
Lycra
O material tem nomes diferentes. Na América do Norte, é chamado de spandex, no Japão, de neolan, e na Itália, de vorin. O segundo nome popular do tecido é lycra. É o fio de spandex que serve de base para a criação do material. O material é muito flexível, adaptando-se facilmente à pele, como uma segunda concha. O tecido não tem um brilho especial; é mais fosco.

Poliéster
A combinação de poliéster e elastano confere ao tecido boa permeabilidade ao ar. Nesse caso, no inverno, as roupas ajudam a mantê-lo aquecido, e no verão, o conforto se deve à passagem de ar pelas fibras. Entre as desvantagens, destaca-se o fato de que produtos de cores claras são facilmente expostos à luz solar. Quando exposto à luz ultravioleta, o tecido desbota e a cor branca fica amarelada. Quando o acetato é adicionado ao par, obtém-se uma combinação de alta tecnologia que torna o tecido mais durável e resistente ao desgaste. Esses tecidos são usados na costura de jaquetas e agasalhos.

Linho
Adicionar linho à composição torna os produtos mais ecológicos e seguros. Eles retêm todas as propriedades do elastano e mantêm bem o formato. A aparência permanece bonita mesmo após inúmeras lavagens, e as peças não amassam nem encolhem.

Viscose
Essas fibras artificiais são bastante populares em combinação com elastano. O resultado é um tecido muito macio, leve e agradável à pele, com densidade considerável.

Cetim
Cetim e elastano combinam perfeitamente. Se o elastano 100% parece barato por fora, o cetim lhe dá aquele toque especial. O resultado final são produtos muito duráveis, macios, arejados e de alta qualidade.

Nylon
O tecido de nylon se caracteriza por um nível confiável de durabilidade, alcançado devido à sua alta densidade. Esses produtos conseguem permanecer em sua melhor forma por muito tempo e reagem fracamente a efeitos agressivos.

Além disso, adicionar elastano aos produtos jeans resulta em itens sintéticos com excelente elasticidade.
Âmbito de aplicação
Inicialmente, os fabricantes têxteis eram responsáveis por produzir tecidos para uniformes militares. Como resultado, nasceu o elastano, que se tornou aplicável a uma gama muito mais ampla de áreas da atividade humana. Este tecido encontrou ampla aplicação na criação de roupas do dia a dia. E o que é elastano em roupas? Claro, vestidos, maiôs, meias, modeladores e agasalhos. Os tecidos são capazes de reter calor, por isso são usados na fabricação de roupas íntimas aquecidas.
Observação! Tradicionalmente, roupas de roqueiros, figurinos de palco, fantasias de super-heróis e palhaços são feitas com ele. Móveis, cortinas, persianas e luvas médicas também são feitos com ele.

Como costurar com elastano
Você pode costurar peças de elastano não apenas com equipamentos especiais, mas também com suas próprias mãos, em casa. O tecido é bastante resistente, mas se todas as condições forem atendidas, o resultado certamente agradará. É melhor começar a fazer todas as manipulações em um pequeno pedaço extra de tecido. Dessa forma, você não só terá certeza de que consegue fazer algo com elastano, como também praticará o trabalho com esse material. Algumas dicas:
- É necessário comprar agulhas especiais para trabalhar com malhas, que são destinadas ao tricô.
- Como o elastano é um material frágil, não use agulhas ou alfinetes. Em vez disso, use giz ou um lápis sem ponta.
- Ao costurar, o tecido deve ser levemente esticado, evitando deformações. Para elastano, um elástico com linha é adequado.
Como escolher tecido spandex
A escolha do material deve ser levada a sério e com cuidado. Tecidos de baixa qualidade podem ter um impacto negativo no processo de criação ou no uso do produto final.

Importante! Antes de comprar, inspecione cuidadosamente o material. Ele não deve apresentar danos: furos, rasgos ou bolinhas. A cor também deve ser uniforme e sem manchas.
Descrição das características do elastano:
- A primeira impressão ao tocar em elastano deve ser agradável. Os tecidos devem brilhar, ser aveludados e macios ao toque.
- O elastano deve esticar bem, aumentando várias vezes. Não tenha medo de testar a elasticidade e a resistência do tecido.
- Os melhores fabricantes do material são Europa, EUA, Rússia, Bielorrússia e China. Cada um decide por si mesmo qual deles dar preferência.
Características do atendimento
Apesar da despretensão do material, os produtos exigem alguns cuidados:
- Não dê preferência a detergentes fortes e agressivos para a limpeza. Não use cloro em hipótese alguma. A temperatura de lavagem não deve exceder 40 graus.
- Não é recomendado passar o tecido a ferro. O elastano se distingue por sua capacidade de não criar dobras. Algumas pessoas ainda cometem o erro de passar e vaporizar roupas. Se a composição contiver fibras naturais, esse processo pode ser usado, mas com cautela. É melhor usar gaze como forro e, assim, evitar que o ferro entre em contato com as roupas. A temperatura do ferro não deve ser superior a 150 graus.
- Como o material tem medo do sol, é melhor armazená-lo em um local escuro e seco. E se precisar transportá-lo, feche-o bem em uma caixa, bolsa ou mala.
- Secadoras não são a melhor opção para elastano. A secagem ao ar livre só deve ser feita em dias sem sol ou em áreas protegidas da luz.

Vantagens e desvantagens
Vantagens:
- Elasticidade. O material possui alta plasticidade, o que o torna bastante elástico. Quando esticado, as dimensões podem aumentar até 7 vezes.
- Alta resistência ao desgaste. Produtos de elastano podem servir seus donos por muitos anos.
- Leveza. O material é praticamente leve, por isso é confortável e fácil de usar.
- Os produtos não encolhem. Após muitas lavagens, o tecido mantém sua aparência original. Mas, claro, tudo depende do método de lavagem. Se a abordagem estiver errada, o material pode mudar até 2 vezes.
- Maciez. O material é muito agradável ao toque. Graças a isso, o contato tátil da pele com as roupas proporciona prazer e evita desconfortos e sensações desagradáveis ao usá-las.
- Higroscopicidade. Devido à alta densidade, os tecidos repelem gotas de água, mantendo as roupas secas.
- O material é resistente à sujeira. Mesmo os corantes mais perigosos para roupas: vinho, suco, cosméticos, esmaltes para unhas e cabelos, não são capazes de danificar a peça para sempre. É fácil de limpar manchas.
- Ao mesmo tempo, durante o processo de criação, as roupas podem ser tingidas. Elas facilmente assumem a cor desejada, permitindo uma enorme paleta de tons.
- A elastina não amassa. Devido à ausência de dobras, os produtos feitos com esse tecido não precisam ser passados, o que economiza tempo.
- O tecido é liso e brilhante, o que cria uma impressão visual agradável.
Imperfeições:
- O tecido se deforma facilmente. Se você tentar consertar um furo manualmente, o material pode apresentar mau comportamento. E a razão para isso é um método especial de tecelagem de fios usado para criar o material. Você não deve prender alfinetes, broches ou emblemas às roupas.
- O material não oferece proteção contra raios ultravioleta. Se exposto ao sol por muito tempo, podem aparecer manchas amareladas no tecido.
- O spandex é um material sintético. Pode causar reações alérgicas em pessoas, portanto, tecidos 100% elastano não são recomendados para pessoas alérgicas.
Avaliações
Marina, Tyumen: "Recentemente, costurei um conjunto de spandex para mim. Ficou simplesmente magnífico. Escolhi a cor café com leite. Tecido de ótima qualidade, mantém o formato do produto, estica um pouco e tem um brilho parecido com o do veludo. Estou muito satisfeita. Além disso, descobri que o spandex vem em diferentes densidades, sendo adequado até para bandagem. Estou pensando em comprar um mais fino para um vestido. A gama de cores do tecido é muito variada."
Irina, Anapa: "Gostei do vestido feito com esse material, comprei um preto, justo e até um pouco brilhante em certas condições de iluminação. A única coisa desconfortável era ter que ajustá-lo constantemente, senão ele subia."
Lyudmila, Kerch: "Minha amiga me recomendou este tecido. Fiquei muito satisfeita e feliz por ter seguido o conselho dela. Mandei fazer um vestido de festa sob medida para uma ocasião especial. O vestido não restringiu meus movimentos e se ajustou perfeitamente ao meu corpo. E a melhor parte, claro, é o preço deste tecido."
A maioria dos compradores prefere o elastano por não restringir os movimentos. Com essas roupas, é confortável se movimentar e se exercitar.




