Toda mulher prefere usar vestidos, calças e jeans justos, que valorizem a silhueta e disfarcem suas imperfeições. Poucas pessoas sabem que a composição dos tecidos usados para costurar esse tipo de roupa inclui um material durável e elástico: lycra. Outras pessoas podem usar outro nome: elastano.
Hoje em dia, os itens de lycra são um dos mais comuns.

História e métodos de fabricação
A criação de um material super resistente e elástico começou em 1946. Essa decisão foi tomada pelos primeiros criadores e desenvolvedores dessa fibra – a empresa DuPont. O tecido similar foi lançado para a criação de cintos e espartilhos, pois em meados dos anos 40, cinturas finas estavam na moda e algumas mulheres não conseguiam se gabar de tamanhos ideais. Mas a ideia de tal item de guarda-roupa não foi compreendida pelas mulheres, e a empresa não pretendia perder 10 milhões.

Por isso, decidiu-se usar a lycra na produção de outros artigos. Ela passou a ser utilizada na criação das meias e collants que conhecemos.
O que é lycra, o que ela contém e como é produzida?
Existem várias maneiras de obter lycra:
- Formação química desta fibra. A solução é passada por vários filtros e colocada em um recipiente metálico, onde é adicionado um composto de macrodiisocianato que, ao ser exposto, entra em uma reação química e, consequentemente, as fibras são formadas.
- Método úmido. As fibras são lavadas em água quente (temperatura de 90 graus), penduradas em suportes especiais e enviadas para uma sala separada por 20 a 30 horas a uma temperatura de 120 graus.
- Método seco. É o método mais econômico e difundido de fabricação de lycra. As fibras obtidas a partir de uma liga de polímero e etilenoglicol são tratadas com um lubrificante, enroladas em suportes e enviadas para uma câmara a uma temperatura de 80 graus por 3 a 3,5 horas.
Importante! O tecido de Lycra é um composto químico que pode causar alergias, erupções cutâneas, coceira e irritação. Em caso de reações alérgicas, consulte um médico imediatamente!

Características de qualidade da lycra
A Lycra é um material econômico e amplamente utilizado na produção de artigos. Além de possuir incrível elasticidade e elasticidade, ela também oferece diversas outras qualidades:
- repele outros líquidos e materiais. Para limpar uma mancha de lycra, basta passar um produto de limpeza (se a lycra for combinada com outros materiais) e enxaguar com água;
- Os fios de lycra são espaçados uns dos outros, para que a pele possa respirar ao usar esse material;
- embora os fios de lycra sejam finos, eles são bastante resistentes;
- Possui maior resistência. Os indicadores de Lycra estão na faixa de 1,1-1,3 g/cm³, o que confere leveza e densidade.
Observação! Materiais que contêm lycra são ótimos para uso diário.
Fatores externos quase não afetam o desgaste do material: lavagem, aditivos químicos, luz solar não alteram o componente de cor, água salgada também não afetará o desgaste do item.

Aplicação de lycra
Com o advento da lycra, há cada vez mais produtos que adicionam esse material versátil. Basta um pouquinho para conferir elasticidade e maleabilidade a um produto:
- Na medicina, a lycra é usada em roupas de compressão e bandagens elásticas para estrias e rachaduras. Atletas e bailarinas não conseguem trabalhar sem esses produtos;
- roupas. Vale a pena adicionar 2 a 5% de elastano por metro de tecido a tecidos naturais ou artificiais para dar à peça o formato e ajustá-la corretamente, de acordo com os parâmetros femininos. O tecido elástico é usado principalmente na produção de jeans;
- na produção de roupas esportivas. O elastano é adicionado a todos os ternos, shorts e tops. Ele permite que a pele respire, ajusta-se perfeitamente à silhueta, o que proporciona liberdade de movimentos. Todas as roupas esportivas são feitas de materiais sintéticos, por serem leves e práticas;
- na fabricação de roupas íntimas. Esses modelos sempre valorizam a silhueta, mas podem irritar a pele.
- Trajes de banho. Os fabricantes de trajes de banho adicionam elastano à composição do material. Este material se ajusta ao corpo, seca rapidamente e realça as partes mais bonitas do corpo.
- e as famosas meias-calças. A principal produção de lycra é para meias-calças e meias-calças.

Melhorando as propriedades do tecido com Lycra
A Lycra é quase sempre usada como um complemento aos tecidos principais. Afinal, devido à sua leveza e praticidade, ela não aumenta a densidade e a largura do material, mas apenas lhe confere elasticidade, a capacidade de manter melhor sua forma. Devido à sua capacidade de passagem de ar, é perfeita para costurar roupas esportivas que se ajustam perfeitamente ao corpo, adaptam-se ao corpo e não permitem que você se exponha ao vapor dentro de um terno.

Fãs de esportes aquáticos radicais costumam usar trajes feitos com elastano. Afinal, esse traje protegerá perfeitamente contra quedas e impactos na água, secará rapidamente e não atrapalhará os movimentos.
Importante! Adicionar lycra ao produto pode aumentar sua vida útil em duas ou até três vezes.

Combinação com outros materiais
Como o elastano funciona com outros tecidos:
- Viscose. Este material é prático e fácil de usar, apesar de ser um material sintético. A adição de apenas 5% de elastano torna o material mais elástico e se ajusta perfeitamente ao corpo.

- Algodão. Produtos de algodão são bastante caprichosos: deformam-se e enrugam-se facilmente. Adicionar lycra à composição reduzirá significativamente essas desvantagens e tornará o material mais maleável.

- Ribana. O material é muito delicado e macio. É usado na confecção de roupas de cama, roupas para bebês e crianças, e artigos esportivos. Adicionar lycra só aumentará sua resistência, além de adicionar elasticidade e durabilidade.

- Rodapé. É um tipo de tecido de algodão. Este material possui propriedades como praticidade, leveza e permite que a pele respire. É frequentemente usado para costurar vestidos leves e roupas esportivas. Adicionar elastano só melhora o desempenho do rodapé quando usado.

Recomendações para cuidados com o produto
A lycra não é um componente exigente. Ao cuidar dela, vale a pena considerar as propriedades do tecido usado como base. Há algumas recomendações que devem ser seguidas para aumentar a vida útil do produto com elastano e preservar suas vantagens externas:
- É permitida a lavagem à mão ou à máquina. Recomenda-se usar uma temperatura não superior a 40 graus;
- Você pode usar detergentes, mas é melhor evitar removedores de manchas agressivos ou alvejantes. Esses componentes podem danificar as fibras de lycra e, assim, reduzir sua vida útil;
- É melhor secar em temperatura ambiente;
- Você pode usar um ferro de passar, mas é melhor usar a configuração para tecidos delicados.
Todas essas recomendações simples ajudarão a manter a forma e a vida útil do produto.

Vantagens e desvantagens da lycra
A Lycra se tornou uma tecnologia inovadora que se adapta perfeitamente ao ritmo do homem moderno, melhorando o conforto e a praticidade. Com esse desenvolvimento, esportes, dança, medicina e cuidados com as roupas ficaram mais fáceis.
Importante! Claro que há inúmeras vantagens. Mas, como todos os materiais químicos, a lycra tem suas contraindicações.
A composição química pode afetar negativamente a condição da pele humana, especialmente a de uma criança pequena. Uma grande quantidade de lycra na composição pode levar a diversas reações alérgicas e erupções cutâneas. Basicamente, isso se aplica a produtos que têm contato direto com a pele humana: meias-calças, meias-calças, roupas íntimas, roupas esportivas e roupas de cama podem causar irritação na epiderme superior.

Muitas vezes, bebês são expostos a essas queimaduras químicas. A pele de uma criança é mais fina que a de um adulto. Usar constantemente roupas íntimas ou meias-calças inadequadas pode causar erupções cutâneas ou inflamação.
Com esses sintomas, você deve consultar um médico imediatamente, realizar uma série de exames e prescrever o tratamento adequado.

Quaisquer materiais que sejam removidos quimicamente podem afetar negativamente a saúde humana. Mas, em geral, a lycra apenas melhora a condição dos itens do dia a dia e a aparência das roupas. Com os devidos cuidados, esses itens podem durar muito tempo.




