Descrição de todos os tipos de tecidos sintéticos

Ao escolher uma nova peça para o guarda-roupa, todos prestam atenção ao rótulo: a segurança do produto. Afinal, escolher algo não é apenas uma questão de preço, estética, mas também de segurança. Depois de comprar, muitas vezes você pode encontrar uma erupção cutânea no corpo e se perguntar por um longo tempo: de onde ela veio?

O que são sintéticos

Material - tecido sintético é uma substância produzida por síntese química. A fibra sintética é um polímero que não pode ser encontrado na natureza e sua síntese é um monômero. Produtos refinados de petróleo, gás ou carvão são usados ​​para fazer sintéticos.

É importante que o item não seja 100% sintético, pois isso pode levar diretamente ao desenvolvimento de dermatites e reações alérgicas. O limite máximo permitido para adição de fibras sintéticas é de 30%.

O tecido sintético é o resultado da interação de diferentes materiais, como fibra de vidro, celulose, metais, fibras de petróleo, etc.

Alergia a sintéticos
Alergia a sintéticos

Sintético (sintético) é um tecido universal que é usado para diversos fins - na vida cotidiana, na indústria, etc.

Fibras naturais e suas alternativas
Fibras naturais e suas alternativas

História dos materiais artificiais

Entre todos os materiais, os sintéticos são os tecidos com a história mais curta.

Uma alternativa semelhante ao fio de seda foi inventada já em 1734. Muitas tentativas foram feitas antes que um resultado positivo fosse obtido na forma deste tecido popular e amplamente utilizado hoje. Sem saber seu futuro, os inventores se perguntaram que tipo de tecido sintético seria esse.

As fibras naturais são utilizadas pela humanidade há muito tempo, até mesmo materiais minerais foram utilizados em sua produção, mas as necessidades técnicas prevaleceram e em 1855 começaram as tentativas ativas de reproduzir uma alternativa.

Uma alternativa às fibras naturais são as sintéticas
Uma alternativa às fibras naturais são as sintéticas

Desde 1890, iniciou-se a produção ativa de fibra artificial - nitrosilk - e, em 1920, foi produzida a seda de acetato, que era praticamente indistinguível da seda natural.

Você pode estar interessado nisto:  Quais são as características das mosquiteiras plissadas?
Tecido de algodão popular
Tecido de algodão popular

1935 foi o ano da descoberta do náilon, um composto sintético, que alcançou popularidade sem precedentes, o que não é nenhuma surpresa. A baixo custo, obteve-se um tecido com altas propriedades de desempenho. Não enrugava, tinha uma variedade de cores, etc. Sua única desvantagem era que se eletrificava.

Escolha moderna de sintéticos
Escolha moderna de sintéticos

Os tecidos naturais são conhecidos há muito tempo. Outros não conseguiam fabricá-los, por exemplo, na antiguidade, quando a produção química não era tão popular. Naquela época, o mundo inteiro usava apenas linho, algodão, lã ou seda.

Acrílico popular em todo o mundo
Acrílico popular em todo o mundo

O tecido de algodão é ótimo para camisetas, calças, suéteres e calças compridas. O tecido é agradável ao corpo, não esquenta, mas é hipoalergênico. No entanto, estica quando usado e seca por muito tempo.

figura 8 poliuretano na produção de roupas

A lã aquece bem, absorve a umidade e é durável. Já a seda tem um visual esteticamente mais agradável.

A seda é agradável, seca rápido e é delicada.

Produção sintética
Produção sintética

Mas tudo isso não é nada se levarmos em conta o custo de produção desse tecido. Em certa época, muitos filósofos, empreendedores e especialistas se perguntavam: como criar um tecido com altos requisitos e baixos custos de produção?

Polímeros sintéticos fundidos
Polímeros sintéticos fundidos

A produção de fibras a partir de polímeros derretidos se desenvolveu entre as décadas de 1940 e 1970, mas naquela época os sintéticos eram apenas uma diluição para tecidos naturais.

A própria fibra sintética:

  • durável;
  • resistente a vários tipos de bactérias e fungos;
  • não enruga;
  • tem alta resistência ao desgaste.

Importante! Apesar de suas propriedades positivas, os sintéticos têm uma desvantagem significativa: eles repelem a umidade e acumulam eletricidade estática.

Algumas fibras sintéticas não são usadas em sua forma pura, mas são componentes de algum tecido natural, por exemplo, linho, algodão, lã, etc.

Adição de fibras naturais - sintéticas
Adição de fibras naturais - sintéticas

Mesmo com uma pequena adição de elastina ou lycra, o tecido mais áspero se torna macio e elástico. Esse material é adequado para a produção de roupas, meias, etc.

A fibra de poliacrilonitrila é a base para a criação de peles artificiais, bem como tecidos de malha, revestimentos de piso, cobertores, etc.

O poliéster tem se mostrado eficaz na produção de malhas e têxteis para o lar. Também pode ser usado como tecido para blusas. Ao mesmo tempo, supera o feltro de lã natural em suas qualidades.

Você pode estar interessado nisto:  O que é Kevlar e fibras de Kevlar: descrição das propriedades dos fios e tecidos
Bem conhecido por todos - poliéster
Bem conhecido por todos - poliéster

Do que são feitos os tecidos sintéticos?

Os tipos de tecidos artificiais podem ser diferentes. O tecido sintético recebe o nome de acordo com o componente principal e pode ser:

  • Heterocadeia.
  • Carbocadeia.

O primeiro grupo inclui macromoléculas que contêm um átomo de carbono. Hoje, o primeiro grupo é geralmente distinguido como poliuretano, poliamida e poliéster.

O segundo grupo inclui todas as fibras sintéticas. Elas são compostas inteiramente de átomos de carbono.

Na produção, o tecido sintético tem as seguintes variedades:

  1. Acrílico. É um tipo de lã artificial que permite obter suéteres, cachecóis, cardigans e chapéus baratos. São muito mais leves que os tecidos naturais, não deixam passar o ar e perdem a aparência muito rapidamente.
  2. A poliamida é durável, mantém seu formato original, não encolhe nem estica. Pode ser facilmente lavada, limpa e seca. No entanto, o tecido não esquenta. Pode ser usado como proteção contra vento e chuva.

Tipos de tecidos sintéticos

Existem diferentes tipos de tecidos sintéticos;

Fibras de poliolefina

A fibra de poliolefina é conhecida na natureza como polietileno e polipropileno. É uma fibra sintética produzida pela fusão do polietileno. Normalmente, essa composição permite nomes como dyneem, tecmilon e spectra.

Fibra de poliéster
Fibra de poliéster

O material é leve, durável, resistente à exposição química, ao atrito e às mudanças de temperatura. Ao mesmo tempo, a produção desses tecidos exige custos mínimos.

Fibras de poliéster

Este grupo inclui o lavsan. A fibra de poliéster também é resistente ao calor, elástica, possui baixo grau de encolhimento e baixa condutividade térmica. Não tolera os efeitos de produtos químicos, álcalis e não absorve umidade.

Fibras de poliamida

As fibras de poliamida são muito resistentes quando esticadas, não mudam de cor, não enrugam, não são "surpreendidas" por efeitos químicos e não têm medo de mudanças de temperatura, nem da atividade de bactérias e fungos. No entanto, não são resistentes à luz e ao calor. Como regra, essas fibras acabam se transformando em anida, nylon e náilon.

Você pode estar interessado nisto:  Características das propriedades do tecido taslan e sua utilização

Fibras de poliuretano

O poliuretano é conhecido mundialmente nas formas lycra, spadex e neolan. É muito elástico, não perde sua resistência e é resistente à abrasão.

Muito elástico e resistente a produtos químicos. No entanto, o tecido não esquenta no final.

Fibra de poliamida
Fibra de poliamida

Fibras de álcool polivinílico

As fibras de álcool polivinílico não têm medo de ácidos, álcalis, bactérias ou microrganismos. Elas suportam perfeitamente o alongamento, são duráveis ​​e resistentes ao atrito. Podem ser vendidas como vinol, kuralon ou mtilan. Higroscópicas.

Materiais de poliacrilonitrila

Não são tão duráveis ​​quanto o poliéster e a poliamida, mas não têm medo de ataques de microrganismos e traças. Não perdem a forma nem amassam. Na aparência, são semelhantes à lã. Na produção, são feitos de nitron e acrilano.

Apesar da opinião predominante de que os sintéticos são de baixa qualidade, os tecidos sintéticos são usados ​​ativamente em todo o mundo, e seus tipos e nomes, graças às tecnologias modernas, permitem a obtenção de materiais novos e aprimorados, graças aos novos desenvolvimentos de produção. Graças aos avanços modernos, o material possui uma textura única, obtida por meio da penteação, pulverização, estiramento e adição de borracha à fibra.

Tecido sintético moderno
Tecido sintético moderno

As fibras sintéticas modernas são seguras, têm uma base respirável e são duradouras. A lista atual de produtos feitos de materiais sintéticos é longa demais para listar.

Como antes, o material possui alta resistência, evaporando quase imediatamente ao absorver umidade. A fibra sintética possui grânulos, que proporcionam um efeito antibacteriano, não apodrece e não infecta com fungos.

A história da origem dos materiais sintéticos é longa, mas muito rica, e graças à produção moderna, hoje é possível usá-los em diversas formas. O tecido sintético é durável, leve, não encolhe nem estica, e tem baixo custo de produção, o que o torna muito lucrativo.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior