A etiqueta dos produtos geralmente descreve os materiais que compõem o tecido. Mas os nomes por si só pouco dizem aos usuários. Afinal, praticamente não há informações sobre as propriedades. Portanto, vale a pena entender as características das combinações mais populares para entender suas vantagens. Não é difícil estudar materiais como poliéster, viscose e elastano; também é fácil decidir qual tipo de tecido está à disposição do comprador em cada caso.
Propriedades de tal combinação de fibras
Essa combinação ainda não se tornou comum, mas alguns fabricantes a preferem. Há várias características que merecem atenção:
- Boa força.

Ao usá-los pela primeira vez, você não precisa se preocupar com nada quebrando. Esses itens costumam servir aos seus donos por muito tempo.
- Ao mesmo tempo, o material não “respira” bem.
Essas são as composições mais adequadas para o inverno, mas não são muito indicadas para o verão.
- A adição de elastano torna a peça elástica.
Um suéter, por exemplo, manterá seu formato mesmo depois de ter sido usado e lavado várias vezes. Não haverá áreas flácidas ou, ao contrário, apertadas demais.
InteressanteDevido à combinação de viscose e elastano, a ocorrência de alergias no proprietário é excluída. Pessoas alérgicas não são recomendadas a usar roupas feitas apenas de poliéster. Mas tais combinações não levantam dúvidas. No entanto, as peças podem enrugar e, frequentemente, aparecem bolinhas na superfície.
O principal é estudar atentamente os rótulos. Eles geralmente indicam quais materiais são adicionados e em que quantidades. Elastano e poliéster também têm suas próprias designações.
Por que essas fibras são misturadas em tecidos?

Hoje em dia, existem tecidos com composições completamente diferentes. É difícil encontrar fibras que contenham quase 100% de apenas uma substância. Ao misturar diferentes materiais entre si, o resultado são produtos convenientes do ponto de vista prático.
ImportanteA mistura de fibras artificiais e naturais resulta em menores custos de produção e custo. A composição muda, mas com as proporções corretas não há consequências negativas para a qualidade.
A praticidade é outra vantagem dessas soluções. Os tecidos se tornam mais resistentes e confiáveis quando usados em quaisquer condições.
Descrição da poliviscose

Pliviscose é um análogo moderno para tecidos naturais, incluindo seda, algodão e linho. Os dois componentes principais — poliéster e viscose — deram o nome. O material é surpreendentemente macio ao toque.
Composição, características de produção

A poliviscose é um tipo misto de material. Os dois principais componentes são:
- 100% poliéster sintético.
- A viscose é de origem artificial. Poliéster é frequentemente adicionado a ela.
ObserveOs sintéticos são geralmente o componente mais abundante, chegando a 60-70%. A durabilidade e a resistência ao desgaste são garantidas justamente por esse componente. A maciez e a impermeabilidade ao ar se manifestam ao usar celulose de madeira como base.
Mas em algumas composições, a viscose compõe 70% e o poliéster – 30%.
Ao adicionar elastano, o tecido estica melhor. A durabilidade também aumenta. Para costurar roupas casuais, essas combinações são a melhor opção.
Nos tecidos de poliviscose são utilizadas diversas tramas de fios:
- Sarja.
- Cetim.
- Transversal.
A superfície é fosca ou brilhante. Também pode ser usada para entender se lavsan e poliéster são a mesma coisa.
Aplicativo

As fibras de poliviscose tornam-se a base dos seguintes produtos:
- Tapetes.
- Casaco.
- Jaquetas.
- Vestidos.
- Calças para homens e mulheres.
- Jaquetas.
- Blusas.
- Saias.
- Uniforme escolar para crianças.
O forro para agasalhos também pode ser feito de poliviscose. Graças a isso, as peças param de esticar e mantêm sua forma por muito tempo.
ImportanteO material produz cortinas de alta qualidade que não requerem cuidados especiais. São fáceis de lavar e a lavagem a seco é aceitável. O principal é que os produtos mantenham uma aparência atraente por muito tempo.
Instruções de cuidado

Se você seguir as regras, o produto durará mais.
- Lavagem.
Tanto a lavagem à mão quanto à máquina são aceitáveis. O principal é usar água com temperatura de até 40 graus. Antes de lavar, vire as peças do avesso e feche todos os zíperes, botões e fechos de pressão. Todos os acessórios devem estar bem presos.
Detergentes suaves funcionam melhor com poliviscose. Certifique-se de que não contenham tira-manchas ou cloro. Detergentes em gel não deixam marcas e funcionam melhor.
- Fiação. É recomendado para tecidos com 95% poliéster e 5% elastano. Você pode facilmente descobrir nas instruções do fabricante.
Este é um modo delicado que ajuda a preservar a forma e as propriedades originais do material. Se estivermos falando de uma máquina de lavar, o número de rotações deve ser mínimo. Ao torcer manualmente, é proibido torcer o tecido demais.
- Secagem.
Um produto suspenso verticalmente é a solução ideal para secar peças à base de poliviscose. A grande quantidade de fibras sintéticas não permite o uso de máquinas de secagem. As peças são colocadas em varais.
- Passar roupa. O principal é decidir com antecedência que tipo de tecido usar: viscose, elastano.
Recomenda-se um cuidado especial com peças que contenham 30% ou mais de materiais sintéticos. É melhor passar o ferro com cuidado sobre o tecido, usando um ferro levemente morno. Você pode usar ar quente, mas coloque uma gaze quente sob a peça.
Elastano e Poliéster: A Diferença

As fibras de poliéster tornaram-se a base do poliéster, uma formação totalmente sintética. Faz parte da maioria dos tecidos modernos. Em aparência e sensação tátil, o material é muito semelhante à lã. Um tipo de material durável e resistente ao desgaste que mantém seus parâmetros originais por muito tempo, sob quaisquer condições.
O poliéster é semelhante ao algodão, o que muitos consideram uma vantagem. Existem outras qualidades positivas:
- Fácil de lavar, mesmo com água fria. A Lycra tem outras propriedades positivas.
- Sem necessidade de manutenção. É aqui que reside a diferença.
- A base não amassa. Inclusive, se a composição for indicada como 95 poliéster, 5 elastano, quais os tipos de tecidos? A embalagem ajuda a entender.
O elastano é um tecido muito fino, caracterizado pela elasticidade. Ele permite a passagem de ar com facilidade. Refere-se a materiais justos. Peças com essa base não perdem a forma por muito tempo, mesmo com inúmeras lavagens. O principal é usar um ciclo delicado e monitorar a temperatura para que não ultrapasse 40 graus. A seguir, consideraremos como escolher, poliamida ou elastano, o que é melhor.
Poliamida ou elastano: qual é melhor

A poliamida é inicialmente um material com superfície rugosa, mas também pode ser lisa. Ela permite a passagem do ar e pode mudar de forma dependendo do corpo. É completamente protegida contra influências biológicas.
O poliéster também oferece outras vantagens: baixa higroscopicidade e elasticidade.
Supera os análogos existentes em termos de resistência e capacidade de pintura. Quase nunca é usado em sua forma pura, mas se você tiver a oportunidade de escolher, a poliamida será a melhor solução. A única desvantagem são os preços altos. O que as opções de lavsan e poliéster não oferecem é se são iguais ou não — o comprador decide.
Avaliações

Valery, 30, Moscou: "Gosto de materiais sintéticos modernos. O principal é que eles mantenham o formato por muito tempo, o que é especialmente importante para mim. Depois de várias lavagens, a peça continua como nova. Ela também se comporta muito bem em condições climáticas adversas. Costumo comprar ternos de poliéster e poliamida, e eles nunca me decepcionaram."
Vika, 27, Perm: “Sempre gostei de qualquer combinação com elastano. Não são apenas fáceis de cuidar e lavar. Essas peças se moldam facilmente ao corpo. E não causam desconforto. Não sei, muitas vezes gosto mais da sensação dos materiais sintéticos do que dos naturais. E eles duram mais. Cada peça dura vários anos.”
Natalia, 35, Samara: "Concordo, o elastano é uma verdadeira salvação em muitos casos. Poliéster e poliamida também são uma ótima opção. O principal é não usar uma temperatura muito alta na hora de lavar. Assim, tudo ficará bem com os tecidos e outras peças."

É difícil imaginar a produção moderna de roupas sem materiais sintéticos em diversas proporções. Sem o uso dessas soluções, as roupas se transformam em um pedaço de tecido que não pode ser usado de forma alguma. Os sintéticos adicionam elasticidade, tornando os materiais mais agradáveis ao toque.




