O veludo, usado em móveis, é um tecido amplamente utilizado em acabamentos de móveis e interiores de automóveis. Sua origem está associada aos países orientais, onde inicialmente era considerado luxuoso e caro, por ser feito de seda natural. Hoje, o veludo se tornou amplamente difundido devido à sua praticidade e durabilidade, mantendo ao mesmo tempo sua aparência luxuosa.
Produção de material de veludo de camada única
A principal característica do tecido de veludo é a presença de pelo. O veludo é criado pelo entrelaçamento de cinco fios (dois para a base inferior e dois para a superior), levando em consideração a parte do pelo. O veludo para móveis é feito utilizando a tecnologia de tecelagem de pelo de urdume, onde a parte do pelo é formada pelos fios principais. O tecido pode ser produzido em uma ou duas seções.

Uma haste é usada como base, o que ajuda a formar as alças. Após a formação das alças, as hastes são removidas. Próximo:
- os laços permanecem intactos - pilha de laços;
- quebra dos fios do laço - corte a pilha.

Produção de camada dupla
O processo de produção de tecido com duas camadas é mais complexo. A base é criada com dois fios de urdume, aos quais são adicionados fios de trama, formando uma camada adicional. Essas duas camadas são conectadas por meio de uma única camada de pelo em zigue-zague. A parte do pelo é então cortada, formando duas partes separadas obtidas pelo método de cinco fios. Nesta tecnologia, o pelo em laçada não é utilizado.

Descrição e composição
O material está disponível em vários tipos e possui diferentes propriedades:
- O veludo de algodão é feito de algodão. É leve, macio, denso e resistente ao desgaste. Às vezes, fibras sintéticas ou artificiais são usadas para aumentar a resistência ao desgaste. É usado na costura de roupas.
- O veludo de lã é feito de fios de lã. Possui um pelo pequeno, porém denso. É usado para fazer roupas e chapéus.
- A cortina é feita exclusivamente de lã de ovelha merino, um material caro e fino.
- A versão para móveis é feita com diferentes tipos de fios. É utilizada na produção de sofás, cadeiras e outros móveis.
- O veludo sintético é feito de fibras sintéticas e é usado para estofar interiores de automóveis. Caracteriza-se por alta durabilidade, resistência ao desgaste e aparência atraente.
- Há também opções de couro e pele, mas elas não são consideradas tecido.

Tipos e paleta
O material pode ter uma ampla gama de cores, dependendo da finalidade do móvel e do gosto dos usuários. Existem muitos tipos de veludo para estofamento de móveis. Por exemplo, dependendo do tipo de material, existem:
- Seda - muito cara, com uma superfície luxuosa.
- Viscose - relativamente acessível, com textura estável.
- Tecido jacquard - com padrões brilhantes, coberto com pelo.

Variedades por método de fabricação:
- Suave - com textura uniforme.
- Em forma - com um padrão claro, a pilha é inclinada, a altura e a cor não são fixas.
- Em relevo - a impressão é formada por diferentes arranjos da pilha.
- Impresso - distingue-se pelas suas cores brilhantes.
Preços
O tecido de veludo para estofamento de móveis é mais caro do que seus equivalentes, mas esse preço se justifica por sua alta qualidade e durabilidade. Normalmente, o custo é determinado pelo preço do material com o qual o tecido é feito. Quanto maior a porcentagem de fibras naturais, maior o preço, e vice-versa, quanto maior a proporção de componentes sintéticos ou artificiais, menor o custo.

Assim, o veludo sintético (com 0% de componente natural) é um material bastante acessível, embora ainda seja mais caro do que a maioria dos outros tecidos (a partir de 1.000 rublos por metro linear)*.
O preço do veludo de algodão é comparável ao preço do próprio móvel.
Cuidados com os produtos em casa
Como qualquer tecido, o estofamento de veludo acumula poeira com o tempo e não oferece proteção contra sujeira. Portanto, deve ser limpo com aspirador de pó a cada 2 a 3 semanas.
A desinfecção regular é essencial, especialmente se você tem animais de estimação em casa. Um vaporizador ajuda nisso: basta adicionar um desinfetante. Áreas sujas ou oleosas devem ser limpas com uma solução de sabão e uma esponja.

Escovas são usadas para limpar nervuras, bordas e outros locais de difícil acesso. Isso é especialmente importante para o tecido aveludado do sofá, pois ele suja mais rápido e é danificado pelas garras dos animais de estimação.
Importante! O material não reage bem à fricção intensa, por isso é melhor primeiro molhar a sujeira e depois esfregá-la suavemente com um pano ou material similar na direção da pilha.
Para remover manchas de gordura, use bicarbonato de sódio diluído em água até formar uma pasta espessa. Existem também produtos de limpeza específicos.
Observe! Produtos sintéticos não devem conter alvejantes ou componentes alcalinos agressivos que possam danificar o estofamento.
Descrição das características
O material tem suas vantagens e desvantagens. Entre suas vantagens inegáveis, estão:
- durabilidade;
- aparência atraente e luxuosa;
- solidez da cor;
- sem acúmulo de carga estática (estofamentos de veludo acumulam menos poeira do que outros tipos de tecido);
- resistência ao desgaste;
- relativa facilidade de manutenção.

Desvantagens do material de veludo:
- não tolera bem a gordura;
- propenso à contaminação rápida;
- atrai pelos de animais;
- alto custo;
- suscetível a danos causados por garras de gato, especialmente sofás de veludo.

Informações úteisAtualmente, a indústria oferece diversos produtos antivandalismo com proteção adicional. Entre eles, está o tecido anti-garras para estofamento, que é resistente a garras de animais de estimação.
Ao reestofar móveis estofados, esse tipo de tecido pode ser usado, o que elimina uma das desvantagens. Um exemplo desse tipo de tecido para o sofá Lambre é um material com densidade de 49,6 g/m², que permanece macio e bonito. Uma fina camada protetora é aplicada à superfície do sofá Lambre, evitando o acúmulo de lã.
Avaliações
Anna Petrova, 25 anos, Ufa, dona de casa. “Herdamos um sofá dos nossos pais, da época soviética, e ele se mostrou bastante durável. No entanto, sua aparência deixou a desejar. Decidimos reestofá-lo e escolhemos veludo. Meu marido fez a reforma sozinho e, vejam só, ganhamos um sofá completamente novo, de um verde vibrante, com estofamento macio e luxuoso, que colocamos na sala de estar. Nossos amigos ainda não acreditam que este sofá é antigo.”
Ivan Karpov, 34 anos, Magnitogorsk, motorista. "Hoje em dia, há uma grande variedade de móveis nas lojas de móveis. Ao escolher os móveis para o nosso novo apartamento, apesar do preço um pouco alto, optamos pela opção com estofamento de veludo e ficamos muito satisfeitos. Primeiro, é muito bonito e, segundo, é prático (não suja), então parece mais luxuoso."
Nina, 54, Zlatoust, gerente de loja de móveis. "Com o início do verão, tradicionalmente há uma queda nas vendas de móveis. No momento, os compradores preferem móveis estofados (sofás, poltronas). Os mais populares são os móveis com estofamento de veludo. Acho que são bonitos, práticos e têm um visual impecável."
Produtos revestidos em veludo provavelmente nunca sairão de moda, pois qualidade e estética sempre serão prioridade para os compradores. Apesar do alto preço, a beleza, a praticidade e a durabilidade desses móveis continuarão a tornar esse material usado em estofados atraente para os consumidores.
*preço válido em janeiro de 2019.




