O que é um voile: uso para criar cortinas em janelas

O véu é um tecido fino, translúcido e fosco. Os principais produtos da indústria têxtil são tecidos tingidos, de uma única cor e coloridos, com bordados, apliques e outros tipos de decoração. A fibra sintética é a mais utilizada na fabricação desse tipo de cortina. Véus em janelas e portas de sacada podem ser encontrados em casas particulares, apartamentos, escritórios, creches e escritórios.

Características do material: prós e contras

A largura do tecido varia de 1,5 a 3,3 m. O tecido tem maior fluidez, dificultando sua fixação na superfície da mesa de corte. Os tecidos para cortinas são cortados ao longo do fio. Para isso, é feito um pequeno corte na borda, em seguida, o mestre puxa cuidadosamente o fio e o tecido é cortado ao longo do tensionamento resultante no tecido.

Véu simples
Véu simples

O tecido voile para cortinas é amplamente utilizado para fazer cortinas e persianas em locais públicos.

O material é popular porque:

  • baixo custo;
  • drapeado alto;
  • ausência de retração;
  • aparência atraente.

Importante! Lambrequins e cortinas exigem uma grande quantidade de tecido. Véus baratos permitem criar obras-primas da arte em cortinas com custo mínimo.

A única desvantagem do tecido é que ele amassa facilmente. O material é difícil de passar se você lavá-lo na máquina ou simplesmente deixá-lo amassado.

O véu é cortado fio por fio
O véu é cortado fio por fio

Como é uma cortina de voile?

O véu para cortinas tem um visual requintado. Ao contrário da organza, este material não brilha. O tecido para cortinas está na moda com pregas largas em formato de laço, costuradas estaticamente sob a fita. As linhas rígidas de um véu de uma única cor, costuradas dessa maneira, dão altura ao ambiente, têm um visual elegante e nobre.

Observe! Gasta-se muito tecido em dobras de balcão. Para uma janela com cornija de 3 m, serão necessários 9 m de voil, com uma largura (altura) de tecido de 2,8 a 3 m.

Voil de cortina de alta qualidade é adornado na borda inferior com uma costura decorativa, na qual é costurado um peso de chumbo. Graças a esse detalhe, o material fica pendurado, formando lindas dobras.

Lambrequins de véu
Lambrequins de véu

Cortina de duas cores

As fábricas têxteis produzem modelos bicolores de véus para costurar cortinas diurnas. O material pode ter uma parte inferior colorida e uma parte superior branca. Entre as duas bordas, a cor ativa flui gradualmente, dissolve-se e transforma-se em tons pastéis claros. Modelos costurados com véu de carnaval (um tipo de véu) parecem especialmente delicados. Eles são frequentemente pendurados nas janelas de quartos e quartos de crianças.

Você pode estar interessado nisto:  Tipos de camuflagem militar do exército russo: cores e materiais
Carnaval de Véu
Carnaval de Véu

Duas cores podem ser combinadas por um véu chamado chuva. A estrutura deste material é tecida com fios volumosos direcionados paralelamente uns aos outros.

Existem modelos de cortinas com parte inferior com peso. Nesses produtos, a saia é finalizada com uma faixa larga de cetim ou linho. A cor do acabamento pode ser qualquer.

Além das opções listadas, a indústria têxtil produz uma grande variedade de cortinas listradas. A largura, a cor e a harmonia do padrão dependem da imaginação do designer. As listras podem ter bordas claras ou difusas.

Véu com fundo de cetim
Véu com fundo de cetim

Com bordado

Véus bordados para cortinas são especialmente populares no sul da Rússia. Em cidades do norte, como São Petersburgo, os moradores preferem tecidos discretos e lisos, além de modelos estampados.

Véu com bordado
Véu com bordado

Os fabricantes decoram cortinas de voile com diferentes tipos de bordado (ponto cetim, richelieu, fenda). À venda, você encontra modelos em branco, bege e leitoso com bordado richelieu, feitos com fios do mesmo tom do tecido principal. Essas cortinas são produzidas em grandes quantidades pela empresa Verona (Türkiye).

Bordado bicolor
Bordado bicolor

Antigamente, cortinas eram moda, ricamente decoradas com apliques, laços de fita, bainhas de cetim e bordados. Esses véus com flores para cortinas eram produzidos pelas famosas fábricas turcas Brilliant, "Elegant". Tecidos para cortinas com apliques costurados e flores volumosas feitas de fitas ainda estão pendurados em muitas casas.

Para a sua informação! O véu indiano é caracterizado por bordados coloridos em ponto cetim com ornamentos florais estilizados que cobrem completamente o tecido da cortina. Os tecidos feitos na Índia são frequentemente bordados com miçangas. Parecem uma obra de arte.

Como escolher cortinas de voile

Tecido de cortina branco fica bem em ambientes com papel de parede em tons frios:

  • azul;
  • cinza;
  • azul;
  • esmeralda.

O branco combina bem com qualquer cor contrastante brilhante, mas com tons de bege, marrom e amarelo, parece estranho. Cortinas em um tom leitoso quente são selecionadas para paredes pintadas em tons quentes.

É vantajoso comprar cortinas bicolores para cômodos onde é necessário combinar as cores já presentes no interior. Por exemplo, um cômodo com estofados vermelhos e paredes verdes não parecerá ridículo se você pendurar cortinas com papoulas nas janelas. Um padrão com folhas verdes e pétalas escarlates combinará as cores do sofá e do papel de parede. Um véu em um cômodo bicolor pode ter listras, um ornamento do mesmo tom do papel de parede.

Você pode estar interessado nisto:  Como escolher tecido para estofamento de móveis estofados

Importante! Não é recomendado comprar cortinas escuras pintadas de marrom para quartos. Vale lembrar que o tule fino fica alguns tons mais claro na janela. A cor das cortinas fica melhor visível à noite, quando a iluminação elétrica está ligada no quarto.

Tule bicolor para janelas
Tule bicolor para janelas

Para a cozinha

É vantajoso comprar um véu para a sala de jantar e cozinha, pois é fácil de lavar. Devido ao baixo custo do material, as cortinas da cozinha podem ser trocadas com frequência. Arcos curtos e pequenos costumam ser costurados com tecido fino e bem drapeado. A parte inferior do produto pode ser finalizada com viés, renda ou fita de cetim.

O modelo é costurado levando em consideração as características do ambiente e a localização do fogão a gás. O tecido pode ser encurtado significativamente na lateral do fogão.

Cortinas de voile modernas para a cozinha são compradas levando em consideração a cor dos móveis e das paredes. Embora possam ser o único ponto de destaque, a anfitriã pode complementar o ambiente com um quadro na parede e pratos da mesma cor.

O véu para a cozinha não deve ser escolhido para combinar com as paredes, este é um erro comum. O mesmo tecido do papel de parede se funde com elas. A janela se perde, parecendo uma continuação da parede.

Cortina encurtada na cozinha
Cortina encurtada na cozinha

Como passar um véu

Cortinas grandes feitas de tecido fino são passadas com muito cuidado, previamente ajustadas no modo para tecidos sintéticos. Em altas temperaturas, pode ocorrer um furo na cortina. O véu derrete instantaneamente quando você tenta passá-lo com um ferro muito quente.

Existem duas opções simples para passar grandes folhas de voil. Uma cortina de até 5 m de largura é dobrada várias vezes ao longo do comprimento da tábua de passar. O produto é passado por todas as camadas de tecido de uma só vez. Em seguida, os vincos são passados ​​separadamente, puxando o tecido em sua direção. É recomendável passar essas superfícies grandes juntas.

O segundo método de passar roupa envolve a presença de um gerador de vapor. As cortinas são penduradas nas janelas e depois tratadas com vapor.

Para evitar ter que passar cortinas de voile novamente, não as lave na máquina de lavar. Enxágue-as na banheira com água morna e sabão. Géis líquidos podem ser usados ​​para lavar cortinas sintéticas.

Você pode estar interessado nisto:  Diferenças e propriedades do poliéster, viscose e elastano

Para a sua informação! Manchas podem ser facilmente removidas com detergente comum para lavar louça.

Após a lavagem, enxágue as cortinas em água fria e pendure-as em um varão enquanto estiverem molhadas, sem torcê-las. Depois que a água escorrer, as cortinas ainda úmidas podem ser penduradas nos varões imediatamente. O tecido secará rapidamente na janela e não será necessário passá-las.

Como fazer flores de voile para cortinas com suas próprias mãos

Para fazer flores de tecido, pequenos pedaços de véu precisam ser tratados com gelatina e açúcar.

Descrição da preparação da solução:

  • um pequeno pacote de gelatina é colocado em um copo e preenchido com um terço de água fria;
  • a solução é deixada por 1 hora;
  • depois que os grânulos de gelatina incharem, adicione água fervente no copo até a borda;
  • Adicione 1 colher de chá de açúcar ao líquido e deixe esfriar.

O tecido é espalhado sobre uma superfície limpa e plana. Em seguida, a composição quente é aplicada ao material. Os pedaços de véu processados ​​são secos em ambientes internos, pois poeira e insetos podem grudar na superfície externa.

Para o molde, você pode usar uma rosa ou uma peônia. A flor é completamente desmontada e cada pétala é contornada no papel. É assim que um estêncil é criado. Todos os detalhes são numerados. Depois que o tecido seca, as pétalas são cortadas.

Rosa do Véu
Rosa do Véu

A montagem da flor começa pelo centro. Um pedaço de algodão é preso a um arame com um fio, coberto com um pedaço de tecido semelhante a um cachecol. Várias voltas de fio são feitas na base do botão e, em seguida, a flor é estendida com pétalas recortadas. Cada novo detalhe é fixado com um fio e uma gota de cola PVA.

Observe! Antes da montagem, as pétalas podem ser moldadas. Para isso, coloque-as sobre uma almofada de areia e pressione-as no centro com uma colher aquecida. O dispositivo deve ter um cabo de madeira, caso contrário, você pode queimar as mãos. Com as flores prontas, você pode montar buquês para prender cortinas.

O véu é amplamente utilizado por designers para criar cortinas delicadas e elegantes em janelas e decorações de interiores. O tecido se ajusta obedientemente, assumindo a forma desejada em festões e cascatas. O material tem muitas vantagens. A única desvantagem do véu é o enrugamento.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior