Ar limpo e água potável são necessidades humanas naturais, por isso materiais filtrantes são utilizados em todos os lugares. Mas o escopo de aplicação dos filtros não se limita ao ar e à água. Muitas indústrias não podem prescindir de tecidos filtrantes de diversos tipos.
Que tipo de "fera" é essa?
Em diversos setores, a limpeza é frequentemente necessária. Líquidos, ar e gases precisam ser limpos de pequenas partículas e sedimentos. É para esse propósito que diversos tecidos filtrantes são produzidos.

Para cada caso específico, é necessário selecionar o tecido levando em consideração o tamanho da célula e a composição das fibras. O tecido filtrante deve atender aos seguintes parâmetros:
- evitar contato com elementos do ambiente de trabalho;
- garantir a separação de contaminantes e impurezas de um líquido ou gás.
A capacidade de reter impurezas na superfície depende do método de tecelagem do tecido, da espessura dos fios e de sua densidade. Alta densidade e espessura significativa dos fios, em combinação com uma trama robusta, proporcionam alta capacidade de filtragem do material. Todos os filtros de tecido pertencem ao grupo de materiais filtrantes porosos.

Produção de materiais filtrantes
A diversidade de materiais filtrantes se deve não apenas ao desenvolvimento dinâmico da produção têxtil, mas também à modernização dos sistemas de limpeza do meio ambiente de emissões nocivas.
Os tecidos filtrantes são feitos de fibras naturais ou sintéticas com diâmetro de 10 a 30 mícrons, torcidas em fios de até 0,5 mm. A distância entre os fios é geralmente de 100 a 200 mícrons. Os fios da trama e do urdume formam uma malha, que pode ser adicionalmente entrelaçada com fibras de pelo. O ar, líquido ou gás contaminado que passa entre os fios é limpo, deixando um sedimento na superfície do material. A presença de fibras de pelo melhora a capacidade de filtragem do tecido. O princípio de funcionamento do filtro é semelhante ao de uma peneira: ele passa por si mesmo ar purificado, líquido e óleo, retendo diversos contaminantes na superfície.
Importante! O tecido entra em condições de uso após vários ciclos de limpeza e descontaminação. Após algum tempo, uma camada residual de poeira se forma sobre o tecido, formando um filtro adicional. Como resultado do processo de filtragem contínua, essa camada, juntamente com a resistência do tecido, é estabilizada e preservada. Quando a poeira fica presa nos poros do tecido, a umidade condensa na superfície ou se torna oleosa, aumentando a resistência do tecido.

Tipos de materiais
Existem vários tipos de materiais filtrantes, que diferem na origem das fibras:
Natural
Filtros de algodão - cintas e tecidos bordados com filtros. Ambos os materiais são feitos de fibras de algodão, mas diferem na densidade e no método de tecelagem. A cinta é um material mais durável, com densidade de 900 g/m², enquanto o tecido bordado com filtros é menos denso, com um indicador de 490 g/m².

Serpyanka - é feita de fibras de algodão ou linho. Caracteriza-se por um tamanho de célula grande e alta porosidade, com aparência semelhante à gaze.

Artificial e sintético
Tela de tecido de poliamida - feita de fibras de náilon com fileiras diagonais claras.

Tecido de poliéster - disponível em diversas modificações: cru, com lã, tratado termicamente. O tecido filtrante Lavsan pertence a este grupo. Caracteriza-se pela alta resistência, resistência à luz solar e a microrganismos mofados. Outra variedade deste grupo é o filtro de ar em rolo FilTek, criado pela colagem térmica de fibras a uma temperatura superior a 100 °C.

O tecido não tecido agulhado é um filtro de ventilação popular na indústria automotiva. A matéria-prima do tecido é o poliéster, considerado um material seguro não apenas para os seres humanos, mas também para o meio ambiente. Ele não sofre combustão nem se decompõe, sendo produzido em rolos.

O tecido de fibra de vidro é um material durável e resistente ao desgaste, também utilizado como isolante. Dependendo do número de fios, pode ser de trama simples ou de fibra de vidro.

Tela de tecido de polipropileno - possui alta resistência química e resistência ao impacto.

Todos os tipos de tecido diferem em densidade. O valor mínimo para tecido de poliéster é de 300 g/m², o valor máximo para matéria-prima de poliéster com pelo unilateral é de 970 g/m². Novos tipos de tecelagem e matérias-primas modernas para filtros permitem aumentar a produtividade dos dispositivos, reduzindo a pressão hidráulica no sistema de limpeza.
Âmbito de aplicação
A área de aplicação depende diretamente das matérias-primas utilizadas no tecido e das características inerentes do filtro de resistência a reagentes químicos.
Aplicação industrial
Materiais não tecidos agulhados são amplamente utilizados na indústria automobilística e na filtragem de águas residuais. Eles retêm sujeira e substâncias nocivas, impedindo que entrem no ambiente externo. Proporcionam boa ventilação do interior do carro e dos sistemas de refrigeração.
Tecidos de algodão são usados na indústria química e na metalurgia não ferrosa para soluções de limpeza.
Na indústria de mineração, tecidos de poliamida são usados para limpar minério de ferro de impurezas.
Importante! O tecido do filtro de ar é amplamente utilizado para purificação de ar em sistemas de ventilação e ar condicionado.
O tecido filtrante para ventilação é usado em aberturas de gabinetes elétricos e como pré-filtro em um sistema de purificação de ar de vários estágios, bem como para encher filtros de cassete de várias marcas.
O tecido filtrante de poliéster é amplamente utilizado na indústria petrolífera para coleta de pó na produção de borracha e na indústria química para limpeza de pigmentos coloridos e na fabricação de detergentes.
Indústria alimentícia
Filtros feitos de materiais naturais são ideais para a indústria alimentícia – como o algodão-correia e o algodão-filtro, bem como a serpyanka. O leite é filtrado por eles para separar o soro durante a produção de queijos e laticínios fermentados. Xaropes de diversas consistências são passados por eles. As fibras naturais não devem ser expostas a ácidos e álcalis, e a temperatura de operação não deve exceder 80 °C.
Também é utilizado um pano neutro para microrganismos, o lavsan de leite. Com sua ajuda, o soro, a manteiga e o leite são filtrados.

Uso doméstico
No dia a dia, além dos filtros de água, também são utilizados em coifas de cozinha e aspiradores de pó.
Importante! Em coifas de cozinha, são utilizados filtros de gordura com enchimento sintético, acrílico ou tecido não tecido. Na maioria das vezes, são descartáveis. Após a lavagem, tornam-se mais finos e perdem suas propriedades de limpeza.
Para aspiradores de pó, os sacos de tecido costumam ser reutilizáveis, feitos de fibras sintéticas de poliamida, ou descartáveis, feitos de papel de filtro. Ambos os materiais permitem a boa passagem do ar, retendo a poeira.
Filtro de ar não tecido para aspirador de pó e ar condicionado retém pólen, alérgenos e mofo.

Filtros médicos
Na medicina, filtros de tecido são usados para purificar o ar e os gases, bem como para fazer respiradores e soluções farmacológicas.
Prós e contras
Cada variedade tem suas próprias características, mas em geral, o tecido filtrante tem as seguintes vantagens:
- não enruga;
- tem uma longa vida útil;
- retém poeira, gás e outras partículas;
- não reagem quimicamente com ácidos e álcalis;
- não se decompõe sob a influência de microrganismos nocivos.
As desvantagens incluem as seguintes propriedades:
- não existe um tipo universal de tecido, cada tipo tem sua capacidade de filtragem;
- Há uma limitação de temperatura para utilização do material;
- Materiais naturais têm baixa resistência.
Apesar das desvantagens mencionadas, ainda é possível escolher o tecido certo, selecionando-o de acordo com os parâmetros necessários, como o grau e a velocidade de limpeza necessários, a temperatura máxima de uso e a pressão.




