O algodão é a fibra vegetal mais produzida, seguida pela juta. Embora não seja muito popular no Ocidente, é uma das principais fibras têxteis na Índia e nos países vizinhos. As plantas de juta atingem mais de 5 metros de altura e as fibras obtidas dessas plantas são reunidas em uma longa cadeia. Portanto, essas fibras estão entre as fibras têxteis naturais mais longas do mundo.
O que é juta
O caule de juta tem um volume muito grande de celulose que pode ser obtido em 4 a 6 meses e, portanto, também pode salvar florestas e atender às necessidades de celulose e madeira do mundo.

As melhores variedades são Bangla Tosha-Corchorus olitorius (dourado) e Bangla White - Corchorus capsularis (esbranquiçado), enquanto Mesta ou Kenaf (hibiscus cannabinus) é outra variedade com fibra semelhante à juta de qualidade média.
Matérias-primas e produtos de juta são interpretados como estopa, cânhamo industrial e kenaf em algumas partes do mundo.

Onde ela cresce?
Ela cresce nas mesmas condições que o arroz e é mais adequada para áreas quentes com estações anuais de monções.
O que é esse material e para que ele é usado?
A juta é uma fibra macia e brilhante composta principalmente de celulose, proveniente de material vegetal. Ela é fiada em fios fortes e grossos que posteriormente são transformados em tecido. Esses tecidos podem ser usados em cortinas, carpetes, tapetes, cortinas e como linóleo.

Observe! O tecido de linho e juta é 100% biodegradável e reciclável, o que o torna ecologicamente correto.
História de origem
Era cultivada para fins têxteis no subcontinente indiano há cerca de 5.000 anos. As primeiras evidências da produção dessa fibra vegetal datam de cerca de 3.000 a.C., mas é possível que a Civilização do Vale do Indo ou sociedades anteriores também cultivassem juta para fins têxteis antes dessa data.

Embora a produção de algodão também fosse popular na Índia, ela desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da sociedade indiana por milhares de anos antes dos efeitos do colonialismo europeu. Com o advento da participação britânica na Índia, tornou-se uma cultura comercial que ajudou a impulsionar os esforços coloniais britânicos.
Embora a juta também fosse cultivada na Escócia há vários séculos, a produção em Bengala e outras partes da Índia rapidamente ultrapassou a produção escocesa. Devido aos enormes lucros obtidos pelos barões na Índia, muitos produtores escoceses emigraram para a colônia britânica para participar do boom da juta.

A indústria manufatureira permaneceu como parte significativa da economia do Império Britânico até o final do século XIX e, após a independência da Índia, permaneceu como o principal exportador da região. Com o advento das fibras sintéticas, no entanto, a produção desacelerou na segunda metade do século XX, e foi somente no início do século XXI que a produção dessa fibra vegetal voltou a ser um fator econômico importante em Bengala, Bangladesh e outras partes do subcontinente indiano.

Características e composição
A juta é uma fibra relativamente grossa, o que significa que não é adequada para vestuário, a menos que passe por um processo de fabricação extenso. Em vez disso, sua rugosidade e durabilidade a tornam ideal para aplicações industriais.

Falando em durabilidade, vale destacar que é um ótimo revestimento para pisos. Mas o que é a juta como base para carpetes?
A produção do tecido permanece praticamente inalterada há séculos. Na maioria dos casos, os caules maduros são colhidos manualmente e, em seguida, desfolhados. As fibras de juta podem ser obtidas tanto do caule interno quanto da casca externa.
O processo é chamado de Ratting e é usado para remover o material não fibroso do caule e da casca do caule. O Ratting amolece os caules e permite que o material fibroso seja separado do material inutilizável manualmente.

Após a coleta do caule de juta, as fibras longas e sedosas podem ser separadas e penteadas em fios longos. Essas fibras podem então ser fiadas em fios. É excelente para carpetes, isolantes, bolsas, etc.

Âmbito de aplicação
Devido à sua estrutura grosseira, a juta geralmente não é usada na produção de roupas.
Isolamento de juta na construção
A fibra possui a propriedade de bom isolamento térmico. Diversas construções de materiais têxteis à base dela aumentaram ainda mais a produtividade e as propriedades de isolamento. Utilizando a mistura de diversos materiais fibrosos (polipropileno, acrílico, lã, juta, algodão, lã, rami, fibra de folha de abacaxi, etc.), foram preparados diversos tipos de não-tecidos agulhados e adesivos, dispostos paralelamente e aleatoriamente.

Aplicação na indústria e no comércio
O material é sinônimo de estopa, que tem sido usada como material industrial no mundo há séculos. Sacos de estopa foram usados por muito tempo para transportar vegetais, frutas e outras mercadorias, e a estopa também era usada como material isolante.
A juta também continua sendo usada na agricultura. O tecido de juta é geralmente devolvido à sua posição original como medida de proteção contra a erosão em campos de juta e arroz. Este tecido também é usado para fazer envoltórios protetores ao redor das raízes de mudas quando estas árvores jovens são transplantadas. Por ser facilmente biodegradável, as mudas podem empurrar suas raízes através dos sacos de tecido de juta sem encontrar qualquer resistência significativa. Esta é a sua principal vantagem.

As fibras do núcleo feitas de juta são usadas em uma variedade de aplicações de pisos. O núcleo de fibra das placas de linóleo geralmente é feito de juta, e essa fibra também pode ser usada para fazer carpetes, tapetes ou outros tipos de pisos de fibra.
A juta é popular como têxtil para o lar. Por exemplo, este tecido é popular para estofados (especialmente para móveis de área externa) e também é usado para fazer cortinas e lonas.

Algumas recomendações de cuidados
A desvantagem do material é que ele é inflamável. É importante não expor os produtos de juta de linho a altas temperaturas. É especialmente importante não permitir dobras fortes, vibrações ou expô-los à umidade, o que afeta negativamente a fibra.
Além disso, não utilize produtos químicos para não amolecer a fibra. A limpeza deve ser feita a seco.

É importante lembrar que a fibra de juta é altamente inflamável, portanto o material não deve ser usado perto de chamas ou altas temperaturas.
Prós e contras
As fibras de juta têm entre um e cinco milímetros de comprimento. Em comparação com outras fibras liberianas, a proporção de lignina (substância da madeira) é bastante alta, chegando a 30%. Isso contribui para o desfiamento e a baixa resistência da fibra. No entanto, essas qualidades são benéficas para o meio ambiente, pois a juta é 100% biodegradável e pode ser facilmente reciclada.
Para resumir, vale destacar que existem alguns fatos interessantes sobre a juta:
- A juta é dourada, tem um brilho sedoso e pode ser tingida de qualquer cor.
- O material tem alta resistência à tração com baixa elasticidade.
- As fibras de linho e juta também têm um brilho dourado e sedoso.
- O juta é a fibra vegetal mais barata, obtida da fibra ou casca do caule da planta.
- É a segunda fibra vegetal mais importante depois do algodão em termos de uso, consumo global, produção e disponibilidade.
- Possui alta resistência à tração e baixo alongamento.
- Ajuda a produzir industrialmente fios, tecidos, redes e bolsas da melhor qualidade. É uma das fibras naturais mais versáteis, utilizada como matéria-prima para embalagens, setores têxtil, não têxtil, construção civil e agricultura.
- O tecido de juta é uma das fibras naturais mais versáteis, sendo utilizado como matéria-prima nas indústrias têxtil, não têxtil e agrícola. A fibra também pode ser utilizada na fabricação de papel de juta e tecidos para embalagens.

Avaliações
Ivan, 43 anos: “Sou um construtor experiente. Para ser sincero, já trabalhei com diversos materiais e sei quase tudo sobre eles. O que posso dizer sobre a juta? Ela é segura, do ponto de vista da preservação da natureza. É fácil de trabalhar. É ótima para processar emendas e é resistente à umidade. Eu a uso com frequência, principalmente para emendas em banheiras e saunas. No entanto, é preciso ter cuidado ao escolher um material, pois existe juta artificial. Ao comprar juta de um fabricante, pergunte onde ela foi produzida, qual o endereço e como chegou ao país.”
Andrey, 62 anos: “O isolamento de juta e linho é perfeito para reformas residenciais. É rígido e, portanto, durável. Está disponível em rolos e fitas. Na hora de comprar, vale a pena especificar quantos metros de juta há em cada rolo. Eu gosto muito, pois é prático de cortar. Mas é preciso lembrar que o material é muito inflamável, sua combustão independente dura até 5 minutos, por isso sempre alerto os moradores que isolo sobre uma matéria-prima tão ecológica e perigosa. Aliás, ele pertence à classe de materiais altamente inflamáveis - G4. Se esse fato pode ser atribuído às desvantagens, suas vantagens incluem a durabilidade. O alto custo é justificado pelos anos de uso e pelas telhas que tenho em casa.”
Este material possui propriedades isolantes de calor e som. Possui boa espessura, é respirável, hipoalergênico e antiestático. Também possui moderada capacidade de absorção de água. É muito sensível ao calor, vapor e soluções ácidas.




