O tweed é motivo de orgulho para os escoceses. Ele é colocado ao lado de roupas e elementos nacionais sem os quais é impossível imaginar a Escócia. No entanto, nem todos sabem o que é tweed.
Tweed - que tipo de tecido é?
Tweed é um material macio, denso e quente. É feito de lã natural de ovelha. Às vezes, fibras sintéticas são tecidas nele, o que confere densidade ao material.

Um pouco de história de origem
O mundo deve o surgimento do tecido tweed à Escócia. Nas encostas deste país, muitas ovelhas merino pastavam. Segundo uma versão, os tecelões tosquiavam a lã e a lavavam no rio Tweed, que flui entre a Inglaterra e a Escócia. É deste rio que o material recebeu o seu nome. Segundo outra história, o nome surgiu graças a um comerciante londrino que interpretou mal a palavra tweel, que significa sarja. Ele a interpretou como tweed.
O tecido tweed era inicialmente usado apenas para fazer jaquetas masculinas, mas desde o século XX também é usado para fazer roupas femininas.

A Chanel também não ignorou esse material, criando um elegante terno com ele, composto por um suéter e uma saia. Em 1954, a Chanel lançou um terno de tweed – uma saia e um paletó sem gola. Essa inovação foi adotada por outros estilistas, e o modelo recebeu o nome de seu criador.
Composição e propriedades
A peculiaridade do tecido tweed é que ele é feito à mão:
- Primeiro, as ovelhas são tosquiadas.
- A lã é limpa.
- Começa a etapa de tingimento. Os tecelões tingem o material de acordo com receitas antigas. Independentemente do tipo de tweed usado, se você olhar atentamente, poderá ver inclusões de tinta. Muitas vezes, o verde é visível em um fundo marrom e o azul ou vermelho em um fundo bege.
- A tecelagem do tecido de lã tweed é feita à mão.

Hoje em dia, algodão e fibras sintéticas podem ser adicionadas ao tweed.
Informações adicionais! Os corantes usados no tecido tweed também têm origens diferentes. Podem ser usados componentes naturais, que apresentam tons rigorosos: preto, cinza, verde-escuro. Corantes químicos também são usados, dando uma cor vibrante ao tweed.
Características do cuidado com o tweed
Para manter as coisas com aparência atraente por muito tempo, você precisa seguir recomendações especiais:
- É adequada a lavagem à mão com sabão em pó próprio para peças de lã.
- É necessário observar o regime de temperatura. Temperaturas altas fazem as roupas encolherem.
- Para evitar que o item fique deformado, coloque-o sobre uma superfície horizontal após a lavagem.
- Passe as peças com gaze molhada de dentro para fora.
- Se estivermos falando de uma jaqueta ou casaco, é melhor lavá-los a seco.

Fabricantes e marcas
O tecido tweed é produzido hoje por diversas fábricas. Entre elas, destacam-se as mais famosas, que se tornaram famosas em todo o mundo:
- Andrew Elliott. A fábrica foi inaugurada na Escócia em 1965. Para seus tecidos, Andrew utilizava lã de ovelha merino, que vive nas encostas australianas. Atualmente, seu filho Robin comanda a produção. Os tecidos desta fábrica foram usados para costurar os figurinos dos heróis dos filmes Harry Potter e Doctor Who.
- Carloway - Esta fábrica foi inaugurada na Ilha de Lewis, que faz parte da Escócia. Os tecelões usam a lã das ovelhas Cheviot e Blackface para produzir o tecido. Elas são criadas na Grã-Bretanha. Uma pequena equipe de 30 pessoas está envolvida na criação do material.

- A Harris Tweed é outra fábrica na Ilha de Lewis. É muito maior e produz tecidos em larga escala. Esta fábrica produz cerca de 65% de todo o tweed. A Harris Tweed, assim como a Carloway, utiliza fios de ovelhas britânicas para produzir seus tecidos.

- Kenneth McKenzie - costumava ser a maior fábrica. Em 2006, estava à beira da falência e foi comprada por Brian Huggies, que tomou medidas drásticas. Ele limitou o número de moldes, reduzindo-os de 8.500 para 4 peças. Huggies encomendou a costura de dezenas de milhares de jaquetas masculinas de tweed, mas a demanda não era grande. Por isso, a fábrica chegou a interromper suas atividades por um tempo, mas depois se recuperou. Atualmente, sua produção representa 25% do mercado mundial.

- A Lintom Tweed foi inaugurada na Escócia em 1912. Seu fundador, William Lintom, queria tornar sua fábrica famosa e fazer com que o mundo inteiro soubesse o que é o tweed. Ele conseguiu. A fábrica é famosa por sua colaboração com Coco Chanel, que encomendava tecidos para a produção de suas modelos e vestia roupas feitas com o material. Hoje, muitos designers famosos colaboram com esta fábrica. A marca Burberry também a utiliza para costurar roupas.

Vantagens e desvantagens do tweed
O tweed, como muitos tecidos, tem suas vantagens. As principais incluem:
- a resistência do tecido, graças à qual as roupas têm boa resistência ao desgaste;
- resistência a rugas, obtida através do uso de sarja;
- diversidade de espécies;
- baixa absorção de umidade, o que faz com que mantenha o calor natural por muito tempo;
- capacidade de reter a cor. As peças não desbotam nem mesmo ao sol.
Esta tela não está isenta de desvantagens:
- tecido de alta qualidade é caro, portanto não está disponível para uma família com orçamento pequeno;
- como o tecido tweed contém lã natural, as traças não são avessas a se alimentar dele;
- Os modelos clássicos de tweed fazem o dono parecer mais velho, por isso é preciso prestar bastante atenção ao corte.

Avaliações de clientes
Natalia, 52 anos: "Ultimamente, eu nem sabia o que era tweed. Aprendi com uma colega. Trabalho como professora, então preciso estar sempre elegante. No inverno, é frio para usar só uma blusa no trabalho, mas um terno de tweed é exatamente o que você precisa. Combina bem com o estilo profissional e é muito quente."
Artem, 38: “Sou um solteiro preguiçoso que não gosta de passar roupa. Meu apartamento é pequeno e meu armário de roupas também é pequeno. No verão, escondo minhas roupas de outono e inverno, então costumo tirar os casacos amassados e começar o processo nada amado de passar. Um dia, gostei de um terno. Estudei a descrição na etiqueta e descobri que era feito de tweed. Quando tirei o terno no outono, descobri que não era necessário passar, pois não estava amassado. Decidi comprar mais alguns modelos feitos desse tecido.”

O tweed é um material único. O princípio da tecelagem manual demonstra o trabalho e o amor investidos em cada metro deste tecido. Muitas fábricas trabalham na criação de tecidos com os quais designers famosos criam imagens comerciais únicas. Jaquetas, suéteres, saias e agasalhos feitos de tweed não só adicionam elegância, como também aquecem você no inverno.




