Um tecido de algodão impermeável, cuja superfície se distingue por sua extrema maciez, é chamado de moleskin. O material, único em suas propriedades, tornou-se conhecido no início do século passado graças aos tecelões ingleses. Desde então, roupas de trabalho confiáveis para funcionários de empresas especializadas têm sido confeccionadas com ele.
O que é moleskin
O tecido é feito de fibra de algodão densa e espessa, que se distingue por uma trama especial. Após a produção, o material passa por mercerização (tratamento de curto prazo do tecido com uma solução concentrada de soda cáustica, seguido de lavagem com água quente e fria), o que lhe confere uma superfície lisa e bonita.

Observe! Inicialmente, o material de pele de toupeira era feito apenas de algodão e tinha uma tonalidade preta.
Hoje em dia, o moleskin contém fios sintéticos, o que o torna muito mais espesso e com os mesmos indicadores de resistência. O tecido também está disponível em uma variedade de cores.
As principais vantagens do moleskine:
- alta resistência;
- facilidade de cuidado;
- alta resistência ao desgaste;
- resistência a substâncias agressivas e ao fogo;
- excelente permeabilidade ao ar;
- ausência de eletrificação;
- capacidade de reter partículas de poeira;
- a capacidade de evaporar a umidade da superfície da pele.

Quanto às desvantagens, apesar de sua estrutura densa, o tecido é caracterizado por uma friabilidade excessiva. Além disso, não é muito prático de costurar e é difícil de furar com agulha. Em alguns casos, o tecido é cortado nos locais da perfuração. Além disso, o moleskin é um material que não é recomendado para lavagem em água quente, pois pode "encolher".
Durante a produção, dependendo das impregnações utilizadas, o moleskin é produzido em vários graus.

Histórico de produção e uso
O tecido de pele de toupeira surgiu na Rússia no século XIX. Antes disso, o processo de produção era realizado apenas na Inglaterra. Versões excessivamente densas do material tinham um nome específico: "pele do diabo". Após seu surgimento no mercado, o tecido foi usado para criar uniformes especiais e militares, além de servir de base para couro artificial. Por isso, a pele de toupeira era frequentemente usada para fazer encadernações de livros e cabedais de sapatos.
A produção do material de pele de toupeira é, na realidade, feita a partir de tecido de algodão grosso. Isso é realizado pelo método de tecelagem de cetim reforçado. Sua essência reside no fato de sobreposições adicionais serem entrelaçadas entre dois fios de urdume e trama.

Até a década de 1950, o tecido "pele do diabo" estava disponível apenas em uma tonalidade, mas posteriormente passou a ser tingido em tons ricos e usado para costurar roupas de esqui. Naquela época, era uma opção ideal, pois a pele de toupeira retinha o calor e impedia a penetração de umidade. Mas com o advento dos tecidos de membrana sintética, a popularidade da "pele do diabo" começou a declinar rapidamente. Isso se explicava por sua alta higroscopicidade, que impedia a remoção de umidade do corpo. É por isso que roupas esportivas não são feitas com esse tecido no mundo moderno. Mas isso não impediu que a pele de toupeira ganhasse imensa popularidade em todo o mundo.
O moleskin moderno difere significativamente do original. Atualmente, fios mais finos e superfortes são utilizados na produção, juntamente com fibras sintéticas. Soluções especiais, com as quais o produto final é impregnado, o tornam o mais seguro possível. Além disso, o material moderno é criado levando em consideração que as roupas feitas com ele serão posteriormente utilizadas em condições de produção difíceis.
Devido à versatilidade do tecido, não só peças de inverno são costuradas com ele, mas também de verão. O preço acessível o torna acessível e procurado pelos compradores.

Propriedades e características
A maior densidade das fibras é considerada a principal característica do material moleskin. Essa característica permite que roupas feitas com esse tecido ofereçam proteção confiável ao corpo humano contra todos os tipos de sujeira.
Importante! Graças à trama especial dos fios, o produto final tem uma superfície muito lisa. Isso garante que partículas maiores rolem para fora da parte frontal dos trajes. Além disso, o tecido de pele de toupeira pode ser impregnado com diferentes compostos para lhe conferir propriedades e indicadores especiais.
No verso, o material apresenta um leve pelo. Ele é criado pela felpa do tecido acabado. As fibras dos fios individuais são puxadas para a superfície do tecido. É essa característica que melhora as propriedades de proteção térmica e aumenta a resistência ao desgaste do produto, além de tornar o verso mais macio.

O moleskin é geralmente um tecido tingido de uma só cor, que não desbota por muito tempo, desgasta-se pouco e não perde a forma. Infelizmente, nem todos sabem o que é moleskin. Algumas pessoas pensam que um material tão denso não permite que o corpo respire. Essa opinião está equivocada, pois tem uma base de algodão, graças à qual o traje não esquenta mesmo em ambientes com altas temperaturas.
A "pele do diabo" tem as seguintes propriedades únicas:
- facilidade de cuidado;
- respeito ao meio ambiente;
- alta resistência ao desgaste;
- resistência mecânica;
- à prova de poeira.

Âmbito de aplicação
A costura de roupas de trabalho para pessoas cujas atividades profissionais estão relacionadas à produção de risco é reconhecida como a principal área de utilização do material de pele de toupeira. Produtos feitos com este tecido são indispensáveis para:
- usinas nucleares;
- plantas metalúrgicas e químicas;
- instituições médicas;
- serviços públicos.
Desde a sua criação até hoje, materiais resistentes ao fogo têm sido utilizados na criação de itens para trabalho em condições perigosas. Apesar disso, o tecido também é usado para costurar peças espetaculares apresentadas em desfiles de moda. Essas roupas, além de uma aparência atraente e estética, são altamente resistentes ao desgaste.

Do que é feito o moleskine?
O primeiro uso do tecido de pele de toupeira foi em roupas de trabalho para aqueles cujas atividades profissionais envolvem exposição a altas concentrações de poeira, vários contaminantes e fogo aberto.
O tecido "pele do diabo" tornou-se extremamente popular no início do século passado. Este material super resistente é usado na confecção de trajes para trabalhadores em fábricas de cimento, moinhos de farinha e outras fábricas com altos níveis de poeira.
O material é usado na costura de uniformes militares e também na fabricação de bases para couro artificial, encadernações para cadernos e outros materiais impressos, além de capas à prova de poeira.

Observe! A famosa marca Moleskine é especializada na produção de cadernos e outros produtos de papelaria que são muito procurados no mundo todo.
Pele de toupeira de alta qualidade é usada para costurar elegantes capas de chuva, casacos e jaquetas, além de criar camisas e calças. Isso é feito por algumas marcas europeias, como Balmain e Incotex. Durante a costura, o tecido é misturado com aditivos sintéticos, resultando em um material confortável e leve, usado na criação de coleções esportivas. O tecido é muito procurado na produção da parte superior de calçados.
Eles compram roupas feitas desse material para uso pessoal. Com ele, você sempre se sente seguro, mesmo perto de fogo ou substâncias nocivas.

Muito fácil de cuidar
Ao encontrar um produto feito de tecido de pele de carneiro pela primeira vez, nem todos sabem o que é e como cuidar dele. No entanto, cuidar do material não causará dificuldades, mesmo para quem o encontra pela primeira vez.

Quando as roupas estiverem sujas, você pode sacudi-las ou aspirá-las. A lavagem deve ser feita com água a uma temperatura máxima de 15°C. Após a lavagem, os tecidos podem sofrer pequenas alterações de tamanho. É proibido o uso de alvejantes. Se o tecido estiver impregnado, a lavagem a seco é a melhor opção. Ao passar, a temperatura da superfície do ferro não deve exceder 65°C.

Com base em suas características e propriedades, podemos concluir que o tecido moleskin é um material barato e extremamente confiável. Apesar de não se destacar pelo brilho e sofisticação, é utilizado nas indústrias mais complexas, bem como em residências. São os produtos feitos com este tecido que proporcionam conforto e segurança, independentemente de onde você esteja.




