Tecidos com uma faixa longitudinal convexa são chamados de nervuras. Independentemente da largura da nervura e da composição das fibras, essa característica é o principal diferencial do tecido. É muito procurado pelos consumidores devido às suas características distintivas.
Tecnologia de produção de tecido nervurado
O entrelaçamento dos fios da urdidura e da trama tem um certo efeito na criação da estrutura do tecido. O urdume sempre corre ao longo do tecido e possui características de fio mais fortes, enquanto a trama pode ser mais curta, mais fofa ou mais grossa. São os fios da trama que são mais frequentemente esticados em comprimento.

Para a sua informação! Para formar uma borda que impede que o material desfie, a trama e a urdidura formam uma trama mais densa ao longo das bordas do tecido.
Fibras de cores diferentes formam um fio, que ao sair do tear produz um tecido chamado melange. Tecidos feitos com fios multicoloridos são chamados de variegados.
As propriedades do futuro material dependem da sequência de entrelaçamento do fio da trama com o fio da urdidura.
De acordo com os tipos de tecelagem, existem:
- lisos. Incluem linho, sarja, cetim e tecidos acetinados. Tecidos com padrões finos incluem estopa, rep, sarja reforçada, tecidos diagonais e crepe;
- tecidos complexos - duplos, felpudos, em laçada, vazados, piqué;
- jacquard grande estampado.
A peculiaridade da textura do tecido é a formação de nervuras longitudinais na frente e atrás. Quando a trama é reforçada, formam-se nervuras transversais, tornando os produtos acabados especialmente interessantes.

O apelo da trama simples, que cria um padrão canelado volumoso, atraiu as damas da Europa no século XIX. A palavra "weft rep", traduzida do alemão como "costela", era comum nos salões da nobreza e nas cortes dos nobres. O tecido era muito caro e decorava os guarda-roupas dos ricos moradores das cidades.
O material caro era feito à mão ou em máquinas especiais, como a máquina Jacquard.
A alta densidade da trama garantia a rigidez do tecido, o que era confirmado por sua capacidade de manter sua forma. Por isso, era usado na costura de vestidos suntuosos para damas da corte, decorando quartos e salas de estar com cortinas e persianas de configuração especial.

A demanda por tecidos cicatriciais com aparência original não diminui há séculos. A composição das fibras e os métodos de design dos tecidos, incluindo o tingimento, são constantemente atualizados.
Importante! O famoso veludo cotelê, a popeline e a diagonal estão entre os representantes brilhantes do clássico canelado.
O material moderno é produzido com a adição de fibras de algodão, seda e lã. Já os sintéticos o tornam mais durável.
Propriedades adquiridas pelo material ao misturar diferentes fibras:
- higroscopicidade;
- resistência a rugas;
- permeabilidade ao ar;
- facilidade de cuidado com os produtos acabados.
Tipos de material
Os tipos mais populares de tecido cicatricial são:
- veludo cotelê - um material feito de algodão ou fibras sintéticas com uma nervura felpuda na parte frontal. Pode variar na largura das listras e na altura das nervuras;
- Cordão - tecido de lã com nervuras de 4 a 7 mm. A estrutura do material é formada por laçadas frontais e traseiras alternadas que formam nervuras. Distingue-se pela sua elasticidade e resistência ao desgaste;
- diagonal - um material com pequenas nervuras oblíquas com adição de materiais sintéticos, como algodão, lã e seda. A estrutura densa do tecido permite a passagem do ar, não sofre deformação, não causa reações alérgicas na pele e possui certa elasticidade. O tecido com nervuras oblíquas era considerado moda nas décadas de 60 e 70;
- rep é um tecido de trama simples, onde o fio longitudinal se sobrepõe a mais de dois fios transversais.

Tecidos canelados também vêm em versões branqueadas, tingidas e estampadas. Separadamente, existem tecidos variegados com fios de cores diferentes.
Um material amplamente utilizado é o algodão, com dupla face, anteriormente chamado de "tecido papal". Popeline, do italiano Papalino, significa "papal". O tecido foi desenvolvido no século XIV para o Papa e sua comitiva. Incluía fibras de seda natural. Chegou à Rússia czarista no final do século XVIII e era chamado de "chita europeia". A estrutura da popeline repete a trama do linho, que possui uma base fina e uma trama espessa com a formação de nervuras longitudinais e transversais.
Observe! É difícil dizer qual é o nome do tecido canelado. Tudo depende da composição e do método de tecelagem do tecido. Um componente de lã ou um tipo de fibra de algodão resultará em estruturas de tecido completamente diferentes.
Em quais produtos a nervura de seda é usada?
Os fios de seda natural mais finos são obtidos do casulo do bicho-da-seda. A espessura é de 30 mícrons e o comprimento chega a 1500 m. A iridescência brilhante do tecido é capaz de refratar a luz. Os componentes da seda são fibroína e sericina na proporção de 3:1. Um material bastante caro é usado na criação de roupas de luxo.

Para a sua informação! O alto custo dos produtos de seda natural é determinado pelo mercado mundial.
Propriedades especiais da seda natural:
- segurança completa do produto para quem sofre de alergias, garantida pela estrutura proteica;
- A termorregulação natural proporciona calor em climas frios e frescor em climas quentes;
- alta higroscopicidade;
- força e resistência ao desgaste.
O custo da seda natural hoje varia de 800 a 6.000 rublos* e mais por 1 m.
O escopo de aplicação da seda finamente canelada é a produção de estofados para móveis, a fabricação de itens decorativos e roupas: de roupas de cama a vestidos de noite.

As desvantagens incluem o aparecimento de vincos e manchas devido à umidade no material. O alto custo levou à criação da seda artificial, mais acessível a um público mais amplo. A seda com pequenas nervuras surgiu da mistura de fibras sintéticas com um componente natural.
O surgimento do tafetá, rep, gaze, toile e crepe expandiu significativamente a gama de produtos feitos de seda:
- Roupas - casuais e elegantes. Camisas, calças e vestidos de noite, vestidos de noiva. Os frequentadores de teatro os usam para costurar figurinos e decorar cenários. Ternos e meias-calças para atletas se ajustam perfeitamente a um corpo treinado;
- têxteis para o lar: cortinas, cortinas e colchas para móveis, almofadas decorativas, roupas de cama;
- Estofamento para móveis. Sofás e poltronas criam uma atmosfera luxuosa em estilo oriental.
Observe! Tecidos antes considerados estrangeiros, a seda e o tafetá agora são comuns no guarda-roupa do consumidor médio. A Rússia czarista se distinguia por elegantes caftãs, sarafãs e camisas de noite, enquanto os modernos os utilizam na costura de acessórios de noite e trajes festivos.

A seda canelada é usada na produção em massa para costurar vestidos, ternos, suéteres, jaquetas e casacos. Na Rússia, casacos de pele e de pele de carneiro eram usados com a pele para dentro e a parte externa decorada com brocados caros, tafetá e cetim. Hoje, tecidos de seda são às vezes usados como forro caro para agasalhos de elite.
O tecido da nervura inclinada é usado para costurar saias, blusas e roupas infantis. Capas para poltronas, sofás e capas de carro podem ser feitas de qualquer tipo de tecido com nervura.

Cuidado
Cada tipo de tecido canelado requer cuidados específicos. Tecidos com padrão canelado inclinado correm o risco de serem puxados na diagonal ao serem passados com ferro quente. A composição semi-lã do produto requer lavagem em água morna e secagem em condições naturais. O modo de passar roupa é delicado. Não é recomendado lavar produtos coloridos com pós agressivos que contenham cloro branqueador.

Observe! Materiais que contêm algodão ou lã estão sujeitos a encolhimento. Seda ou viscose requerem atenção especial ao passar. Alguns tipos de tecido devem ser lavados à mão e secos na horizontal.
As recomendações de cuidados com o produto estão indicadas no rótulo. O cumprimento das medidas especificadas prolonga a vida útil do produto. O cuidado com o seu item favorito afetará a preservação das qualidades adquiridas pelo produto durante a fabricação.

É necessária atenção especial ao cortar tecidos soltos, como seda ou tafetá com ponto enviesado. Tanto o desfiamento da borda da peça quanto o processamento adicional, bem como a instabilidade a altas temperaturas durante a passagem e a lavagem, são levados em consideração. Qualquer vestido de noite deve ser guardado pendurado em cabides, dentro de uma capa especial.
Observe! As dobras e os drapeados de um vestido de baile feito de tecidos mais grossos nem sempre podem ser submetidos a uma passagem adicional, para não prejudicar o design do produto. Nesse caso, recomenda-se recorrer aos serviços de uma lavanderia a seco, onde o processo de limpeza será realizado com profissionalismo.
Os tecidos canelados estão novamente no auge da popularidade e são procurados por um amplo público. A indústria leve está novamente produzindo uma ampla gama de produtos para todos os segmentos da população. Se antes o tecido podia ser comprado pelos czares, agora qualquer pessoa pode comprá-lo para costurar um vestido luxuoso ou um terno deslumbrante.

*Os preços são válidos em maio de 2019.




