Descrição detalhada e características do tecido drapeado

Recentemente, surgiram cada vez mais tecidos feitos de materiais sintéticos e naturais. Os fabricantes buscam constantemente aprimorar a qualidade dos materiais e criar novas matérias-primas melhores do que as produzidas há 5 anos ou as produzidas por seus concorrentes atualmente. No entanto, existem tecidos que mudaram pouco desde sua criação e ainda são populares. O drapeado é um deles.

Drapeado - que tipo de tecido é?

Drape é um tecido de lã natural bastante pesado e denso. Este material é criado a partir de fios entrelaçados complexos, fiados à máquina. Em sua forma pura, o drape é um tecido de lã com uma camada superior lisa e feltrada. Geralmente é feito de duas camadas: uma camada frontal de melhor qualidade e uma camada interna de menor qualidade. Este tipo de alfaiataria melhora as propriedades de isolamento térmico do drape.

Tecido para cortinas
Tecido para cortinas

O tecido drapeado é macio ao toque, volumoso e quente. Não é à toa que casacos são feitos com ele. O drapeado moderno é mais elástico e leve que seu antecessor. É feito de fibras de lã restauradas entrelaçadas com materiais sintéticos. É um tecido "eterno" que não tem medo do tempo, do frio ou da chuva.

Características de fabricação e composição

A tecnologia de fabricação do drapeado é diferente da do tecido, embora "drap" seja traduzido do francês como "tecido". Foi na França que este tecido surgiu pela primeira vez. Consiste em um método especial de entrelaçamento da urdidura e da trama. Nesse método, os fios são dispostos em uma camada e meia ou duas camadas.

Fabricação
Fabricação

Importante! No início de sua invenção, o drapeado era feito apenas de lã natural da mais alta qualidade. Além disso, o tecido era dupla face, ou seja, ambos os lados podiam ser a frente. Isso permitia rasgar um casaco drapeado antigo e costurá-lo do avesso.

A nova geração de cortinas é dividida em tipos que diferem no método de fabricação:

  • Tecido leve e fino, como sarja ou cetim. Gramatura: 400-500g por 1m²;
  • Material denso obtido por tecelagem em uma camada e meia. Peso: 500-600 g por 1 m²;
  • O tecido clássico dupla face mais denso e caro. Gramatura: a partir de 700 g por m².
Você pode estar interessado nisto:  Usando o calcador de ponto invisível em máquinas de costura

Frequentemente, ao fabricar tecidos usando este último método, utiliza-se lã de qualidade inferior para o verso. Fios finos são usados ​​em combinação com fibras de lã regeneradas. Essa tecnologia torna o tecido menos denso e torna o produto final mais barato, mas seu interior se torna menos apresentável em aparência e toque.

Pilha longa e material simples
Pilha longa e material simples

A presença de fibras sintéticas em tecidos drapeados baratos reduz suas propriedades de isolamento térmico e resistência ao desgaste. Esse material parece mais solto, mas é mais acessível. Há também um drapeado totalmente sintético. Um casaco feito com ele dificilmente esquenta e não dura muito.

História da aparência

O tecido drapeado é um tipo de tecido fabricado na Rússia já nos séculos XV e XVI. Era quase a principal ocupação doméstica. Mas drapeado não é exatamente tecido, embora seja traduzido como tal do francês. A França foi a primeira a inventar e aprender a tecer tecidos drapeados com fios grossos em máquinas confiáveis ​​durante a Revolução Industrial.

Importante! Este material imediatamente ganhou reconhecimento e popularidade não só na França, mas também no exterior, em todo o mundo. Até hoje, as capas de chuva drapeadas protegem as pessoas da chuva e do gelo melhor do que qualquer jaqueta sintética de plumas.

Casaco drapeado soviético
Casaco drapeado soviético

Tipos e características

Este tecido tem nomes diferentes dependendo do material. A principal diferença é a altura do pelo e os métodos de processamento e aplicação. Se a aplicação for feita com prensa, a superfície ficará mais lisa. Este drapeado é mais barato do que o drapeado premium com pelo longo, chamado ratin. O ratin tem uma aparência mais bonita, pois seu pelo diagonal forma vários padrões bonitos. Outro tipo de drapeado é o drapeado de veludo, que fica macio e aveludado após a lavagem.

Um tipo especial de drapeado é o drapeado melange, tecido com fios de duas cores. É semelhante ao tweed, com seus padrões espinha de peixe e pied-de-poule, mas é mais denso, espesso e tem propriedades mais quentes.

Você pode estar interessado nisto:  O que são tecidos não inflamáveis ​​e resistentes ao fogo?

As principais propriedades de qualquer tipo de tecido para cortina são:

  • Proteção contra o vento;
  • Retenção de calor;
  • Boa permeabilidade ao ar mesmo para os tipos mais grossos;
  • Não tem cheiro e dissipa-se rapidamente;
  • Durabilidade e resistência a danos mecânicos;
  • Baixa esmagabilidade e firmeza;
  • Fácil corte e costura;
  • Absolutamente pouco exigente em cuidados.

Importante! O mais comum é um drapeado misto, composto por vários tipos de lã, incluindo sintéticas. É chamado de semilã, e a lã em si deve ter pelo menos 30%. Quanto mais lã no produto final, melhor ele protege contra as intempéries e dura mais.

Um casaco que protege contra o vento e a chuva
Um casaco que protege contra o vento e a chuva

Âmbito de aplicação

Desde o início de sua produção, este tecido foi usado para confeccionar agasalhos e chapéus. Essa tendência não desapareceu e agora é usada para costurar casacos. Tecidos leves são usados ​​para criar jaquetas, saias, calças e calças quentes. O drapeado é um dos tecidos mais elegantes e quentes para climas frios e chuvosos.

Tipos sintéticos e mistos são usados ​​na criação de brinquedos, tapetes e acessórios, bem como em estofamento de móveis e interiores. O material semilã tem sido utilizado na fabricação de roupas especiais para trabalhadores em indústrias "quentes".

Casaco feito de tecido drapeado
Casaco feito de tecido drapeado

Instruções de cuidado

O tecido praticamente não requer cuidados adicionais. A poeira é facilmente removida com uma simples sacudida, escovação ou aspiração. Manchas, incluindo grama, são facilmente removidas com gasolina, sabão ou amônia. A lavagem a seco é adequada para peças usadas em todas as estações. Se o tecido for fino, também é possível lavá-lo à mão em água morna e enxaguar bem. Não é necessário torcer as roupas ao lavá-las dessa forma: pendure-as na horizontal até secarem completamente.

Cuidando da cortina
Cuidando da cortina

Se precisar passar algo, faça-o de dentro para fora, com um pano úmido. Ao guardar, não se esqueça de proteger contra traças e coloque as peças em um local inacessível ou com uma capa.

Você pode estar interessado nisto:  O que pode ser costurado de jersey: composição e características do tecido

Vantagens e desvantagens do material

As vantagens do tecido vêm de suas propriedades: ele retém bem o calor, é à prova de vento, mantém bem o formato e é fácil de cortar.

O drapeado combina bem com qualquer tipo de acessório e é adequado para uso diário e profissional. Requer cuidados e processamento adicionais.

A desvantagem do tecido é que ele é difícil de passar. Isso pode ser resolvido guardando as peças na horizontal e passando-as usando a função de vapor do ferro ou um vaporizador de roupas especial.

Tipos de cortina
Tipos de cortina

Qual tecido é melhor para um casaco: drapeado ou cashmere

Assim como o caimento, a caxemira é elegante e densa. Esses dois materiais são ideais para usar em dias frios e chuvosos. Não é fácil escolher um deles. A diferença é que a caxemira é mais macia e adequada para roupas largas. O caimento deve ser justo. Se você escolher um tecido com base em sua capacidade de proteção contra o frio, a caxemira pura será uma escolha melhor do que a lã de ovelha. No entanto, a lã pura do velo de cabras caxemira é cara e raramente está à venda.

Avaliações

Olga, 42 anos, Kazan: "Comprei um casaco drapeado. Só tinha ouvido falar das propriedades por meio de descrições e decidi experimentá-lo. Gostei muito do toque e da facilidade de cuidar. Recomendo a todos, em vez de jaquetas de plumas sintéticas, para o inverno."

Irina, 34, Vladimir: "Decidi mandar fazer um casaco drapeado sob medida para se ajustar ao meu corpo. O tecido acabou sendo relativamente barato e o corte foi rápido e fácil. Uso-o com prazer no frio e na chuva."

O tecido drapeado é uma das melhores opções para usar durante as estações chuvosas e frias. O tecido é fácil de cuidar e de suportar as condições climáticas, além de oferecer melhor proteção do que qualquer jaqueta sintética, mantendo-se aproximadamente no mesmo nível que elas. Inúmeras avaliações positivas comprovam todas as vantagens do material e suas qualidades.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior