Os têxteis desempenham um papel importante na vida de cada pessoa há muitos séculos. São usados no vestuário diário, na vida cotidiana e na indústria. Dependendo da área de aplicação, o tecido pode apresentar algumas propriedades especiais. Por exemplo, ao trabalhar com objetos inflamáveis, deve-se utilizar um tecido não inflamável (também à prova de fogo ou retardante de chamas).
Contra quais ameaças o tecido à prova de fogo protege?
Tecido à prova de fogo é um tecido especializado. O nome fala por si. O mercado é tão dinâmico que produz tecidos focados em multiproteção, ou seja, que protegem não apenas contra chamas. No entanto, também existem aqueles com propriedades mais específicas. Portanto, um material não inflamável pode proteger contra:
- efeitos térmicos;
- chama aberta;

- gotas de metal quente;
- corrente elétrica;
- impactos mecânicos.
Os tecnólogos estão constantemente trabalhando na composição desses tecidos para torná-los o mais duráveis e resistentes ao desgaste possível.
Dependendo do tipo e da composição do tecido, ele pode não proteger contra todas as propriedades, por isso vale a pena esclarecer o escopo de aplicação e os requisitos antes da compra.
Âmbito de aplicação
Devido às suas propriedades, o tecido ignífugo possui uma ampla gama de aplicações. E se considerarmos que uma impregnação especial confere propriedades de resistência ao fogo a um tecido quase ignífugo, suas possibilidades são quase ilimitadas:
- Hotéis. Eles sempre recebem um grande número de turistas, dos quais você não sabe em que momento e o que esperar. É por isso que esse material é amplamente utilizado em carpetes, cortinas, colchas e estofados de móveis. Isso permite proteger efetivamente o local;
- Espaço de convivência. Proprietários de qualquer espaço de convivência sempre correm o risco de incêndio. Portanto, para se proteger, você pode comprar cortinas, tapetes e toalhas de mesa feitos de tecido à prova de fogo;
- creches, escolas, universidades e outros locais onde crianças e adolescentes se reúnem;
- hospitais, clínicas, sanatórios;
- locais onde as pessoas se reúnem constantemente: teatros, cinemas, restaurantes, etc. As decorações e capas dos assentos são idealmente feitas de tecido resistente ao fogo;
- estofamento de móveis de alta qualidade;

- transporte público;
- roupas especiais.
O material é extremamente prático e muito procurado.
Principais características dos tecidos resistentes ao fogo
O tecido à prova de fogo tem uma série de características com as quais nenhum outro material pode se comparar:
- produtos feitos com esse tecido são hipoalergênicos;
- os raios ultravioleta não têm efeito sobre ele;
- devido à impregnação, a poeira praticamente não se acumula (isso é especialmente conveniente para cortinas);
- os produtos não são eletrificados;
- naturalmente, a combustão do tecido é excluída;
- coisas que ficam guardadas por um tempo não mofam nem apodrecem;
- os produtos são fáceis de cuidar, não encolhem nem enrugam;
- propriedades de resistência ao calor não desaparecem com o tempo.
Se o produto entrar repentinamente em contato com o fogo, ele começa a arder lentamente. Surpreendentemente, não há produção de fumaça alguma. O próximo passo é que o fogo se apague completamente e não se espalhe mais.

Cada empresa produz tecidos retardantes de fogo usando sua própria tecnologia, e a qualidade do produto final depende disso. Há uma série de qualidades que vale a pena prestar atenção:
- índice de oxigênio (o valor normal é cerca de 30);
- resistência ao calor (indica o quão resistente o material é ao fogo aberto);
- densidade (170-350 g/m2).
Produtos são considerados de alta qualidade quando apresentam altos índices de proteção e densidade relativamente modesta. Produtos densos também são bonitos, mas nem sempre, pois aumentam significativamente o peso das roupas.

O material geralmente consiste em 100% algodão impregnado, às vezes com a adição de compostos químicos para tornar a proteção mais eficaz. No entanto, a proteção adicional pode causar danos à pele humana. Bons produtos são inicialmente feitos com fios resistentes ao fogo.
Por exemplo, a viscose. Além das propriedades de resistência ao fogo, mantém a regulação térmica normal sob as roupas. Revestimentos de fluorocarbono, fibra de vidro, silicone ou pulverização metalizada são frequentemente usados como acabamento externo.

Tipos de tecidos
Existem 8 tipos populares de tecido resistente ao fogo, que diferem na trama das fibras:
- Tecidos de algodão ignífugos com inserção de PA. Tecido com o mais alto nível de proteção possível, resistente a efeitos agressivos. Possui uma trama de fios especial e é feito de algodão de pelo longo. Quando exposto ao metal quente, o produto não queima.
- Sílica. Semelhante em composição às fibras de quartzo. A única diferença é o menor teor de óxido de silício (até 95%). O tecido é capaz de proteger contra temperaturas de até 1200 graus por um longo tempo. Pode até mesmo proteger contra radiação.

- Poliéster. Feito com fios de poliéster. Resistente a altas temperaturas devido à impregnação com fósforo. Tecidos de colza, jacquard, cetim, veludo e outros são feitos com esta fibra (dependendo da trama). Tecidos feitos com este material costumam ter uma boa aparência estética, mas ao mesmo tempo são extremamente práticos, resistentes ao desgaste, higiênicos e seguros. Roupas feitas com materiais de poliéster permitem a passagem de ar com facilidade.
- Fibras de carbono. Como se sabe, os tecidos naturais são assim chamados porque são feitos de matérias-primas naturais que contêm carbono, oxigênio e hidrogênio. Oxigênio e hidrogênio, por sua vez, se distinguem por sua fácil inflamabilidade, por isso os tecnólogos desenvolveram fibras sintéticas não inflamáveis, que contêm apenas carbono. Hoje, a fibra é feita de viscose e poliacrilonitrila. Esse tecido resistente ao fogo pode suportar temperaturas de até 190°C e é muito resistente ao desgaste.

- Materiais multiprotetores. A opção quando um material reúne todas as propriedades possíveis: proteção contra chamas, radiação ultravioleta, resistência a quaisquer efeitos térmicos. Acredita-se que seja melhor não fabricar produtos com esse tipo de tecido, mas sim focar em algo mais específico.
- Amianto. Feito de silicatos contendo as fibras mais finas. Boas propriedades isolantes. Mais comum em materiais de construção resistentes ao calor, não recomendado para roupas. Suporta temperaturas de até 260°C.
- Aramida. Feita de materiais poliméricos. As propriedades dependem de como os anéis de benzeno estão conectados. A aramida resistente ao fogo é leve, durável e pode suportar temperaturas de até 190°C. Mais frequentemente usada para costurar roupas de trabalho, uniformes militares e produtos de isolamento térmico.
- Fibras de quartzo. O quartzo natural é aquecido fortemente, esticado e, assim, as fibras são produzidas. O processo de produção é bastante trabalhoso, mas as propriedades obtidas são impressionantes. O material deste material contém cerca de 99% de óxido de silício, podendo suportar temperaturas de até 1400 graus (curtos períodos de tempo até 2000 graus). Dispositivos metálicos possuem propriedades semelhantes. Bônus: segurança total para o usuário.

Tratamento de revestimento resistente ao fogo
Quase qualquer material pode ser tornado resistente ao calor por meio de uma impregnação resistente ao fogo que contém produtos químicos não inflamáveis. Via de regra, são compostos retardantes de fogo. Eles também são frequentemente utilizados no tratamento de madeira. Esse tratamento tem uma vantagem significativa: não dura muito, mas mantém suas propriedades por apenas um ano, após o qual precisa ser renovado.
Outra desvantagem é que o produto pode ser revestido de forma irregular, o que pode causar manchas em algumas partes e uma película oleosa em outras. Durante a lavagem, a impregnação é gradualmente removida, portanto, os itens após a lavagem com água precisam ser tratados com mais frequência do que uma vez por ano.
O produto recebido deve ser acompanhado de um certificado de segurança contra incêndio.

Vantagens e desvantagens dos tecidos ignífugos para cortinas
Cortinas são um dos produtos mais populares feitos de tecidos resistentes ao fogo. Por isso, é importante entender a descrição das vantagens e desvantagens.
Prós:
- composição ecologicamente correta apesar dos produtos químicos;
- ao queimar, não libera monóxido de carbono, mas arde lentamente até que o fogo se extinga;
- aparência estética - diferentes tecidos, texturas, cores;
- não são afetados pelos raios ultravioleta, o que é uma grande vantagem para cortinas que bloqueiam constantemente o sol;
- tecidos não inflamáveis para cortinas têm uma longa vida útil;
- praticidade e resistência ao desgaste, não necessitam de lavagem e passagem constantes;
- respirável;
- baixo custo;
- não inflamabilidade.

Contras:
- Cortinas feitas de impregnação em vez de fibras não duram muito e não são muito confiáveis, pois a impregnação sai rapidamente e as cortinas perdem suas propriedades.

Resumindo, podemos dizer que substituir alguns utensílios domésticos por outros à prova de fogo seria uma ótima decisão. Isso garantirá segurança e confiabilidade. Muito útil no dia a dia: economiza janelas de PVC, é perfeito para fazer barracas, auxilia em trabalhos de soldagem e também é adequado como luvas de forno.
O tecido pode ter diferentes larguras. Apesar de o conceito de "cortinas resistentes ao fogo" ter apenas 50 anos, elas ganharam enorme popularidade, tanto entre equipamentos especializados quanto na vida cotidiana. Possui diversos fabricantes.




