Que tipo de tecido é kulirka? Nem todas as pessoas o conhecem. Artigos feitos com este tecido são muito populares e quase todo mundo tem. Trata-se de uma malha simples de algodão, com uma trama específica de fios, chamada ponto cetim kulirnaya. Este material é usado para costurar peças infantis e adultas, roupas íntimas e trajes de banho. Este artigo apresenta uma descrição deste tecido.
- O que é tecido de malha?
- Tecido Kulirka: o que é, composição, densidade
- Tipos de tecido de malha
- Características decorativas da tela
- Âmbito de utilização
- O que pode ser costurado a partir de jersey
- Usando o material para criar têxteis para o lar, artigos decorativos
- O que é costurado a partir de jersey com adição de lycra
- Cuidados com o tecido de jersey
- Vantagens e desvantagens do tecido
- Qual é a diferença entre kulir, footer e interlock?
- Malha melange: que tipo de tecido, exemplos
- Avaliações do material
O que é tecido de malha?
Para ter uma ideia do material, observe um vestido de algodão comum. Por fora, você pode ver o padrão espinha de peixe e, por dentro, uma trama densa.

O que é jersey, exemplos de tecidos. Um bom exemplo desse tipo de tecido seriam as meias de malha. Peças feitas com esse material, embora densas, permitem que o corpo respire e também são confortáveis de usar. Para melhorar a composição do algodão, adiciona-se lycra (8%). Isso não tem um efeito negativo na peça, mas a torna mais elástica.

Tecido Kulirka: o que é, composição, densidade
Feito com três tipos de fios:
- Penye - fios cujo comprimento chega a 85 mm. Este material é de altíssima qualidade e tem um custo elevado, pois quanto mais longas as fibras, maior a durabilidade do item.
- Cardado - o comprimento médio da rosca é de 30 mm. Um objeto feito desse material não durará muito.
- O/E — rosca curta — seu comprimento é de aproximadamente 25 mm. Contém restos de outras roscas. É usada em produtos onde a retenção da forma não é particularmente necessária.
O produto é chamado de lona, que consiste principalmente de algodão. Mas, se desejar, pode-se adicionar lycra para maior elasticidade. A qualidade permanece a mesma, mas o escopo de aplicação se expande.
Observação! Recomenda-se que a quantidade de lycra adicionada não exceda 15%, pois esse tecido é o mais fino de todos os tricôs de algodão.
O tecido Kulirka é produzido de tal forma que uma fileira de laçadas é obtida tricotando um único fio. Sua espessura é pequena. É por isso que o resultado é um material tão fino. A técnica de tricô transversal é utilizada. Os fabricantes produzem o material em malha simples e dupla, que é usado para diversos tipos de costura.

Pode ser colorido ou liso. Devido à composição do material, os padrões nele aplicados duram bastante. Dependendo do tipo de padrão, existem três tipos de tecido: estampado, mesclado e tingido liso. O material também é adequado para bordados ou serigrafia.
Tipos de tecido de malha
As propriedades das malhas acabadas dependem diretamente da densidade da trama e das matérias-primas originais.
Observação! A aparência do material é determinada principalmente pelo tipo de fio utilizado para tricotar. Basicamente, grosso ou fino, elástico ou resiliente, brilhante ou fosco. Tudo depende do comprimento do fio do material original.
É obtido a partir de vários tipos de fios:
- Material penteado. Utiliza fios longos, o que lhe dá o direito de obter um dos materiais mais caros e de alta qualidade. Os fios também passam por uma etapa de lixamento (remoção do excesso de fiapos da superfície), após a qual ficam lisos e uniformes. O tecido é fácil de lavar, quase não amassa, não forma bolinhas e não encolhe após a lavagem. A estrutura é macia e sedosa ao toque. Também interage bem com corantes. Esses produtos duram muito tempo e têm uma aparência nova.
- Cardado. O tecido cardado Kulirka é um tipo de tecido, suas características. É feito de fios médios. Os tecidos feitos com ele são, em sua maioria, elásticos e têm vida útil curta. Portanto, roupas feitas com esse material são muito acessíveis. O cardado é usado para itens domésticos.
- Extremidade aberta. Para fazer tecido com este tipo de fio, utilizam-se fios curtos ou sobras dos dois primeiros tipos de fio mais aceitáveis. O material feito com esta matéria-prima é usado para roupas íntimas baratas. Como amassa muito, essas roupas íntimas não duram muito e não é uma pena jogá-las fora.
Depende do tipo de fio.
- tingido liso;
- mistura;
- Impresso.
Observação! Devido à diferente trama dos fios, o tecido pode ser estampado de diversas maneiras, por meio de bordados, serigrafia ou estampas. A aparência do tecido pode ser vista na foto abaixo.

Características decorativas da tela
Esses tecidos podem ser tingidos da maneira clássica. A tecelagem não é um problema aqui, mas, ao contrário, cria novas possibilidades.
São produzidos os seguintes tipos de tecido:
- de cor lisa - de qualquer tonalidade, de cor única;
- melange - são utilizados fios de algodão, que são tingidos em cores diferentes;
- impresso - tem densidade muito alta, frequentemente usado para aplicar padrões ou bordados adicionais.
Âmbito de utilização
É constantemente utilizado na produção de artigos e roupas íntimas para diversos fins, dependendo da densidade, que pode ser de 120 a 150 g/m². Artigos criados principalmente para o período de verão.
Observação! Lingeries feitas com esse tecido são excelentes e indicadas até para peles delicadas.
É muito utilizado na confecção de artigos infantis: fraldas, meias-calças, camisetas, vestidos. Para adultos, são costuradas principalmente camisetas, roupões ou vestidos de verão. Você também pode costurar roupas para casa, pois são bastante confortáveis, leves e práticas. Peças feitas com este material se ajustam bem ao corpo, não restringem os movimentos e não esticam. É ótimo para calças ou blusas justas.

Este material também ganhou popularidade devido ao seu baixo preço.
O que pode ser costurado a partir de jersey
Principalmente para adultos, eles produzem: camisas, pijamas, roupas íntimas, vestidos, tops e saias. Esses itens são respiráveis, por isso roupas esportivas feitas com esse material também são muito populares.
Observação! As peças confeccionadas com essa técnica são práticas, têm baixo custo e se adaptam a qualquer tipo de corpo.
Bolsas de verão feitas de kulirka são populares entre as meninas. Para maior densidade, pode-se adicionar lã à composição. Suéteres e jaquetas de inverno são feitos com essa matéria-prima.
Também se provou bem na produção de roupas e coletes para crianças pequenas. Panamás, fraldas, suéteres, macacões e vestidos são muito macios ao toque e não causam vermelhidão nem alergias. São muito confortáveis para as crianças usarem. Para crianças maiores, são feitos shorts, camisetas, calcinhas, suéteres, camisolas e roupões, que podem ser usados tanto em casa quanto na rua. São muito duráveis e removem bem as manchas. São fáceis de cuidar, o que é muito importante para uma jovem mãe. Na foto, você pode ver vestidos infantis feitos com esse material.

Usando o material para criar têxteis para o lar, artigos decorativos
Roupa de cama, cortinas, cobertores, capas e guardanapos são costurados em tecido. Estofamentos para móveis têm um visual muito vantajoso. Os estilistas também podem usar tecido para decorar vasos, floreiras e estantes. Recentemente, as pessoas têm revestido paredes com lençóis de tecido para maior conforto e para dividir o ambiente. Para as crianças, recipientes ou caixas de brinquedos são estofados. Até mesmo para animais de estimação, tecidos são usados para criar camas confortáveis.
O que é costurado a partir de jersey com adição de lycra
Se você adicionar lycra, ela ficará mais elástica e também poderá esticar na largura sem perder as cores.
Observação! Este tecido é adequado para vestidos de verão, saias, calças, trajes de banho e roupas esportivas bonitos e brilhantes, eles geralmente serão de uma única cor.
Cuidados com o tecido de jersey
É muito fácil cuidar de roupas feitas com esse tecido, aqui estão as recomendações básicas:
- É aconselhável deixar de molho em água fria com sabão por 2 horas antes de lavar.
- Se as manchas forem difíceis, o sabão em pó resolverá o problema perfeitamente.
- Você também pode usar tira-manchas.
- Pode ser lavado à mão ou na máquina a 40 graus.
- Em vez de pó comum, você pode usar líquido.
- Ao lavar à mão, é melhor enxaguar em água morna e, por último, em água fria.
- Ao secar, é aconselhável não pendurar as peças, mas simplesmente deitá-las, longe de aparelhos de aquecimento e da luz solar direta.
- Se você precisar secá-lo o mais rápido possível, pode colocá-lo em uma toalha felpuda por algumas horas.
- Após a lavagem, não é necessário passar a ferro, mas é aconselhável apenas sacudi-la.
- Se você tiver que usar um ferro de passar, a temperatura não deve exceder 100 graus.

Observação! Se você seguir essas dicas, poderá preservar a elasticidade das suas roupas e a cor delas por muito tempo.
Vantagens e desvantagens do tecido
Vantagens:
- Permite boa permeabilidade ao ar;
- Higiênico;
- Material totalmente natural;
- Absorve umidade rapidamente;
- Quase sem rugas;
- Não se deteriora mesmo após muitas lavagens;
- Leve e confortável;
- Suave ao toque;
- Fácil de cuidar;
- Aparência agradável;
- Preço razoável;
- Denso;
- Estica-se muito bem em largura;
Observação! As desvantagens desse tecido incluem o fato de que o material se desfaz se estiver com defeito e também que o corte e o trabalho no próprio tecido devem ser feitos com agulhas e costuras especiais.
Se não for de boa qualidade, pode esticar rapidamente; se usado incorretamente ou lavado em água acima de 40 graus, o item encolherá. Mas se adicionar lycra ao tecido, não haverá esses problemas. Há muitas outras vantagens neste material.

Qual é a diferença entre kulir, footer e interlock?
Roupas do dia a dia são costuradas a partir do rodapé para bebês e adultos. É um material de algodão resistente, confortável, denso e agradável. Esse tecido, extremamente macio, com uma superfície externa lisa, é feito de algodão. Há também um pequeno fleece no interior. É bem resistente a projéteis ou flechas.
Elástico duplo é o nome dado ao interlock fino. Hoje em dia, os fabricantes costumam adicionar fios sintéticos ao material. No entanto, o ideal é usar apenas fibras naturais. Em caso de danos mecânicos, ao contrário do jersey, não aparecem nós. Na foto, você pode ver a diferença nos tecidos.

O Interlock será sempre dupla face. Fios naturais são inseridos neste material de forma especial. Mesmo que o material seja de baixa qualidade, ele não perderá a forma com o uso prolongado.
Malha melange: que tipo de tecido, exemplos
Melange (melange) é um tecido obtido pela utilização de fios naturais ou artificiais de diferentes tonalidades de fibras no processo. A cor pode variar drasticamente ou em apenas alguns tons. Uma variedade de fios de cores diferentes produz um material com um padrão semelhante à superfície de ladrilhos de mármore. Quanto mais brilhantes as cores, mais bonita é a superfície do material.

Principais tipos de tecido:
- Drapeado (forte, durável, um ou vários tons ao mesmo tempo, lã, retém bem o calor, usado para fazer casacos de inverno; pode ter pelo ou não);
- tecido melange (um pouco mais fino que o tecido drapeado, a lã para ternos com pelo retém bem o calor);
- pano (tecido de lã mista);
- cheviot (tecido com adição de algodão);
- meias-calças (material durável para fazer calças, ternos);
- capa (o mesmo material grosso, usado principalmente para fazer casacos).
Muitas pessoas querem entender as complexidades de materiais como jersey, interlock ou footer, e decidir qual é melhor.
Observação! Todos esses tipos de tecidos são feitos de fios de algodão com adição de diferentes fios.
Que tipo de tecido é o jersey? É um pouco diferente, pois é muito leve, enquanto os outros dois tipos são mais densos e, portanto, mais quentes. As roupas de outono são feitas de footer e interlock, e as de verão, de jersey.

Avaliações do material
As opiniões das pessoas sobre este tecido são muito positivas. É muito fácil de trabalhar e muitas meninas o compram para costurar algumas coisas para si mesmas. Aqui estão algumas das avaliações:
- Um material maravilhoso para roupas infantis, que retém bem o calor. Não causa nenhum efeito nocivo à pele da criança, é macio e absorve bem a água. Na família, para a nossa filha, compramos principalmente peças de malha, com muitas camisetas, vestidos de verão e roupas íntimas. (Maria)
- Esta é definitivamente a melhor opção para costurar não só roupas infantis, mas também para adultos. Preste atenção à composição antes de comprar: deve conter algodão de verdade. Algo assim durará muito tempo. (Anastasia)
- Para minha avó idosa, sempre compro coisas deste tecido, ela mesma pede. É prático e confortável para andar, não causa vermelhidão, como, por exemplo, o de chita. Preço e durabilidade bastante agradáveis, não posso deixar de agradar. (Irina)
- Compro roupas somente deste tecido para o meu segundo filho. Meu filho mais velho tem 8 anos e usa perfeitamente. Ele não tem problemas, embora seja alérgico a alguns tipos de materiais. E estou muito feliz com ele, porque é fácil de cuidar, qualquer mancha sai facilmente e, como dizem, é indestrutível. (Oksana)

Concluindo, vale destacar que este tecido é muito popular entre os pais. Sua popularidade se deve à sua simplicidade, baixo preço e longa vida útil. É frequentemente utilizado para costurar diversos vestidos, calças, roupas íntimas e roupas de cama. Além disso, o interlock é frequentemente utilizado em substituição ao tecido jersey.
É mais denso e resistente a danos mecânicos. O tecido Kulir também apresenta uma série de desvantagens: pode ser danificado devido a cuidados e manuseio inadequados. Seja como for, este material está no auge da popularidade e é improvável que desvantagens insignificantes o obriguem a recusá-lo.




