O que é crepe da China? Este tecido está atualmente no auge da popularidade, e os fashionistas modernos apreciam o material por suas múltiplas propriedades positivas. É relevante no calor do verão, quando se busca frescor, pois permite que o corpo respire, deixando para trás uma leveza arejada e leveza.
Contexto histórico
A época e o local exatos de origem do crepe da China são desconhecidos. CrepedeChine, em francês, significa "crepe da China" (seda chinesa). Acredita-se que o ancestral do crepe da China seja a China. Foram os artesãos chineses que aprenderam a trabalhar com a seda. O crepe da China é um tipo de crepe cuja produção utiliza fios altamente torcidos, o que garante a resistência e a rugosidade do material.

Na década de 60 do século XX, esse tecido estava no auge de sua popularidade, como comprova até a música "Trinta metros de crepe da China", a música descreve tudo o que era valioso naquela época, o crepe da China é um material que vale seu peso em ouro.
Importante! Crepe da China é um tipo de seda.
Composição e propriedades
Crepe da China - que tipo de tecido é, quais são suas propriedades? É um tipo de seda com superfície granulada, ligeiramente áspera, que não esfarela. Suas características externas são semelhantes às do georgette, mas é menos transparente. As propriedades do material permitem que a pele respire, absorva o excesso de umidade e crie belas imagens, pois não enruga e pode ser drapeado, formando dobras bonitas e fluidas.

A base do tecido são as fibras de bicho-da-seda, que proporcionam um material fluido, denso e bonito. A produção têxtil moderna utiliza ativamente misturas de algodão, lã, linho, poliéster e fios sintéticos. O principal objetivo da produção é obter um material fluido e agradável ao corpo. Existe uma nova variedade - o crepe da China elástico - que permite que os produtos se estiquem, adicionando elastano e elastano à sua composição.
Interessante! Adicionar 2-3% de impurezas de elastano proporciona elasticidade e melhora a resistência ao desgaste.
Tecnologia de produção de crepe
A produção de crepe baseia-se na torção das fibras. A rugosidade da superfície do material é obtida pela alternância de fios torcidos e de urdume na trama. Essa abordagem de produção resulta em alta resistência do tecido de crepe. Quando os fios são torcidos em uma direção ou em uma direção caótica, obtém-se um tecido semi-crepe.
Apesar de o crepe da China conter fios de seda, a superfície do tecido não apresenta brilho intenso. Fios de algodão, linho, sintéticos, poliéster e lã também são utilizados na produção. Assim, existem diferentes tipos de crepe: georgette, chiffon, duplo, mergulho, marroquino e outros. O crepe pode ser liso, colorido ou estampado.

Áreas de aplicação
O crepe da China é amplamente utilizado na costura de roupas femininas, sendo ideal para criar looks femininos e românticos. Devido às suas propriedades, é perfeito para costurar roupas de verão, pois permite que a pele respire e absorve o excesso de umidade.
Para referência! Na China medieval, os melhores tecidos estavam disponíveis apenas para membros da família imperial.

Tecido Crepe de Chine - descrição das áreas de aplicação:
- roupas femininas (vestidos, ternos, vestidos de verão, blusas, túnicas, saias, xales, pareos, cachecóis);
- produtos têxteis (usados para lembranças, confecção de toalhas de mesa, guardanapos, cortinas arejadas);
- roupa de cama (roupa de cama de crepe da China é muito valorizada pelos usuários).
Características distintivas na hora de comprar
Muitos se interessarão pela questão de como não cometer erros e distinguir o crepe da China de outros materiais. Com a ajuda dessas recomendações, você pode navegar na hora de comprar uma tela:
- Depois de pegar o tecido, você precisa apertá-lo na mão. Se, após apertá-lo, o tecido se esticar sem deixar vincos, então é um material natural.

- Dobre o tecido ao meio e esfregue-o entre as mãos; se você sentir uma granulação (algo como areia) ao esfregar, então este é o tecido certo.
- A etiqueta do produto dirá tudo sobre o tecido (seja um tecido ou um produto acabado); vendedores atenciosos escrevem a composição do tecido e as impurezas incluídas nele, se houver.
O que costurar de crepe da China, para quais produtos é mais adequado
A ampla gama de cores e densidades permite o uso do crepe da China em diversos produtos. Devido ao seu caimento excepcional, é amplamente utilizado na costura de roupas femininas, não apenas em fábricas têxteis, mas também em casa.

Trajes formais e casuais, como:
- Blusas, com mangas longas e curtas, respectivamente.
- Ternos. O crepe da China mais grosso é excelente para ternos, decorados com detalhes em cetim, renda, guipura e chiffon.
- Vestidos de noite. Eles parecem solenes em eventos festivos. O crepe de seda da China permite que você sinta leveza, uma cauda fluida. Designers modernos criam ideias completamente diferentes para estilos, que eles dão vida usando este tecido.

- Saias. Podem ser saias de cortes completamente diferentes: retas, sol, evasê, etc.
- Xales e cachecóis. É impossível completar o look sem esses acessórios estilosos. Devido à estrutura áspera do material, eles se ajustam perfeitamente aos ombros e à cabeça.
- O pareô é indispensável para férias na praia. Protege da radiação ultravioleta, permite criar novos estilos de moda praia e disfarça imperfeições.

- Toalhas de mesa e guardanapos. Graças à naturalidade e à ampla gama de cores, são costurados produtos têxteis maravilhosos que decorarão qualquer festa.
Como cuidar de produtos de crepe
Peças de crepe são práticas de usar e fáceis de cuidar. No entanto, para evitar que desbotem e manterem sua aparência original por muito tempo, elas precisam ser manuseadas com cuidado e lavadas adequadamente.

Características de cuidado:
- Lavagem à mão. Para que os produtos fiquem agradáveis com sua aspereza e brilho, é aconselhável lavá-los à mão. No entanto, se isso não for possível, é melhor ligar a máquina de lavar no modo delicado.
- É necessário ficar atento às etiquetas, que trazem informações sobre o produto e como cuidar dele.
- Use detergentes suaves ou em gel. Para não danificar a estrutura do tecido, evite sabão e sabão em pó, pois eles obstruem a estrutura do tecido e desbotam a cor.

- Não torça. Como regra geral, é melhor não torcer peças de crepe, pendurando-as em cabides antes de secar (a água escorre e as peças secam muito rápido).
- Use amaciante. Recomenda-se usar amaciante a cada enxágue. Para acelerar o processo de secagem, basta colocar a peça entre uma toalha felpuda, que absorverá o excesso de umidade.

- Seque à sombra. Evite a luz solar direta e mantenha longe de fontes de calor.
- Passe a peça apenas de dentro para fora. Se precisar passar a peça, é melhor não esperar que esteja completamente seca e passá-la com um ferro não quente (130 graus). Para evitar a formação de manchas nas peças de crepe durante o processo de passar, é melhor não borrifá-las com água.
- Armazenamento em recipientes especiais, em locais bem ventilados.
- Produtos com fios de lurex devem ser lavados a seco.

Observe! É melhor não deixar as peças de crepe de molho antes de lavar, pois o material tem tendência a desbotar.
Vantagens e desvantagens do crepe
Você pode avaliar a qualidade do tecido examinando detalhadamente as características de sua estrutura, propriedades positivas e negativas.
As vantagens incluem:
- resistência a rugas (graças ao sistema de processamento do fio de trama);
- permeabilidade ao ar (permite a passagem do ar, permite que a pele respire, mas ao mesmo tempo não permite a passagem da luz solar);
- ampla gama de cores;

- leveza (crepe tem baixo peso: normal de 40 a 70 gramas por metro quadrado, material mais denso até 130 gramas);
- densidade e resistência (devido ao forte entrelaçamento das fibras de seda, a resistência ao desgaste do material aumenta);
- termorregulação;
- praticidade (confortável de usar, não desbota, fácil de cuidar se você conhecer os detalhes);
- festivo (fácil de drapejar, brinca com cores brilhantes ao sol).

As desvantagens incluem:
- inelasticidade (geralmente não estica bem, exceto o material que contém elastano, elastano, sintéticos);
- absorve odores estranhos;
- fácil de cuidar (lavar à mão);
- não muito acessível;
- propenso a encolher (ao comprar o tecido, você precisa levar essa característica em consideração para não ter problemas).

Informação importante! Os fios de crepe ficam quebradiços se as peças não forem secas corretamente.
Avaliações de clientes
Valéria, 34 anos
Uma colega com quem trabalho usa vestidos de crepe da China e observa que são difíceis de lavar e secar, mas faz esses sacrifícios devido às vantagens significativas desse tecido. Ela brilha em vestidos feitos com esse tecido e atrai olhares de admiração dos homens.
Alisa S., 23 anos
Recentemente visitei minha avó e tirei uma blusa de crepe da cômoda dela – está como nova, e não só porque minha avó a tratava com carinho. Este tecido voou ao longo dos anos e está incrível. Claro, peguei a blusa e já a estou usando com prazer. É um corte clássico com uma textura agradável, em um pequeno pepino lilás, o padrão do tecido é tão vibrante e vibrante, me dá frescor e leveza nos dias quentes. E todo mundo pergunta: onde eu consegui uma blusa dessas?!"

Roupas feitas de crepe da China natural são vendidas em butiques e são muito caras. Uma alternativa é comprar tecido de crepe da China, com o qual você mesmo pode costurar suas roupas. Atualmente, existem muitas dicas de costura na internet, que até mesmo um amador pode entender. O crepe da China é um tecido durável que, com o manuseio adequado, mantém sua aparência original por muito tempo. O material não desbota ao sol e permite que você tenha uma aparência apresentável sempre que quiser.




