Malha Ribana - o que é? Este tecido se tornou amplamente difundido e é usado para costurar roupas infantis e adultas. Devido ao fato de a base deste tecido ser 100% algodão natural, o material é ecologicamente correto e amplamente utilizado para costura, tanto em escala industrial quanto entre artesãos individuais. As roupas Ribana possuem inúmeras propriedades úteis e, com os devidos cuidados, têm uma longa vida útil e são usadas "como cantadas".
- Ribana: que tipo de tecido é e do que é feito?
- Processo de fabricação
- Tipos de ribana, que tipo de tecido é e o que é costurado com ele
- O que é costurado a partir da ribana?
- Vantagens e desvantagens das malhas ribana
- Técnicas de corte e costura usando ribana
- Como cuidar da ribana em casa
- Avaliações do consumidor
Ribana: que tipo de tecido é e do que é feito?
Ribana é um tecido de malha de algodão com superfície nervurada e boa elasticidade, amplamente utilizado na costura de suéteres, meias, coletes, blusas, roupas íntimas e outras peças de vestuário. Uma característica das malhas é um tipo especial de tecelagem, em que as alças frontais do tecido se entrelaçam com as internas. Em aparência e textura, o material de malha resultante se assemelha a um "elástico".

As malhas Ribana são 100% algodão, mas às vezes são permitidos de 1 a 5% de materiais sintéticos na estrutura do tecido. Podem ser lycra, poliéster, viscose e/ou elastano.
Informações adicionais! Os materiais sintéticos mencionados acima tornam a ribana mais elástica, e as roupas feitas com ela mais quentes e agradáveis ao toque.
Possui uma série de propriedades e características positivas:
- O tecido é muito elástico e durável.
- O material não causa reações alérgicas - devido ao fato do tecido ser 100% algodão, os produtos feitos com ele podem ser usados até mesmo por crianças pequenas sem risco de reações alérgicas.
- Longa vida útil e praticidade - os itens são resistentes a danos mecânicos, múltiplas lavagens e não amassam.
- Boa condutividade térmica - roupas de malha retêm o calor em climas frios e não superaquecem o corpo em dias quentes.
- Possui excelente troca de ar e boa absorção do suor. Produz roupas íntimas de alta qualidade nas quais o corpo "respira" e não sofre superaquecimento.
- Versatilidade - a parte frontal e interna do corte são as mesmas.

Processo de fabricação
O tecido de malha é feito por tricô. Nesse processo, os fios criam laçadas que, quando conectadas entre si, formam uma única peça de tecido. No tricô, apenas um fio é usado, passando de uma fileira de laçadas para a próxima. Essa malharia é chamada de tricô cruzado. O processo de tricô ocorre em oficinas em máquinas de tricô especiais. Elas tricotam o tecido automaticamente, formando alternadamente as laçadas frontais e internas do tecido. A proporção de laçadas frontais e internas é geralmente de 1 para 1. No entanto, as máquinas de tricô também podem ser programadas para criar tecidos com um grande número de elásticos.

Tipos de ribana, que tipo de tecido é e o que é costurado com ele
Classificado de acordo com os seguintes critérios:
- Depende da composição. Tecido 100% algodão sem adição de elementos sintéticos. Tecido contendo 95% algodão e 5% materiais sintéticos. Por exemplo, elástico ribana - que tipo de tecido é? Contém lycra, que aumenta a elasticidade e a flexibilidade do tecido.
- Dependendo do "nervuras" do tecido e da proporção das laçadas internas e externas. Liso com "nervuras" finas, proporção de 1 para 1. Com "nervuras" pronunciadas, com proporção de duas e/ou três dobras - ribana vazada.

A malha ribana, um material muito popular entre costureiras profissionais, é amplamente utilizada na indústria leve. É usada para costurar diversos tipos de roupas para crianças e adultos: de suéteres a meias e roupas íntimas. A malha também pode ser usada para decoração ou como tecido principal.
O que é costurado a partir da ribana?
Os produtos mais comuns feitos de ribana são roupas e roupas íntimas infantis, pois roupas feitas de tecido 100% algodão são ideais para o corpo e não causam reações alérgicas. É leve, confortável e prático. Cardigans, camisetas, coletes, suéteres, vestidos, vestidos de verão e roupas íntimas para meninos e meninas são costurados com este tecido.

A ribana vazada é amplamente utilizada. Este tipo de tecido é usado para costurar trajes formais. Vestidos de baile e todos os tipos de trajes festivos são geralmente feitos deste material. A característica deste tipo é a sofisticação e o relevo do tecido, que conferem pretensão e elegância às peças feitas com ele.
Os artigos feitos de ribana são ideais para esportes e lazer, pois têm excelente isolamento térmico e higroscopicidade, e para a estação fria, são feitas roupas íntimas térmicas especiais com lã.
Vantagens e desvantagens das malhas ribana
As vantagens deste tecido incluem praticidade, longa vida útil, respeito ao meio ambiente, elasticidade e durabilidade, hipoalergenicidade, higroscopicidade e excelente termorregulação. Este material praticamente não apresenta desvantagens, exceto que roupas molhadas demoram muito para secar e a cor do algodão pode desbotar sob a influência direta da luz solar.
Importante! A ribana lisa pode ser facilmente danificada se não for cuidada adequadamente.

Técnicas de corte e costura usando ribana
Para quem está tentando costurar uma ribana pela primeira vez, é importante seguir as recomendações de artesãos experientes sobre como trabalhar com esse tecido:
- O corte deve ser feito de acordo com um papel vegetal previamente preparado (diagrama). Em alguns casos, o modelo é substituído por pedaços de papel recortados. Em seguida, eles precisam ser transferidos para o tecido e o formato necessário do pedaço de papel é recortado.
- Não estique o tecido transversalmente durante o corte, pois isso pode confundir as laçadas. A direção delas deve corresponder exatamente à linha dos veios, que está marcada no tecido com giz em forma de setas.
- Os pedaços cortados do tecido devem ser fixados manualmente com agulhas ou alfinetes.
- Em seguida, vem o processo de ajuste: as peças fixadas são experimentadas e ajustadas à figura. Após o ajuste e o encolhimento, você pode começar a costurar e o processamento subsequente do material.
- Independentemente do tipo de malha utilizada para o corte, recomenda-se costurar as partes da ribana com overloque. Se você não tiver essa ferramenta, pode usar uma máquina de costura comum para costurar, fazendo pontos estreitos, com cerca de 2,5 mm de comprimento e no máximo 0,5 cm de largura. A vantagem dessa costura é que ela não estica o tecido. Ao trabalhar com o tecido, é necessário manter intervalos de cerca de 1,5 cm das bordas.

Importante! Durante o processo de costura, o tecido não deve ser esticado, pois isso pode danificar as peças.
Para evitar o estiramento das costuras da peça criada, recomenda-se a utilização de um tecido de forro especial.
Informações adicionais! Via de regra, o tecido intertravado é usado para forro porque é elástico e estica bem.

Como cuidar da ribana em casa
Para evitar que itens feitos de ribana fiquem inutilizáveis prematuramente, vale a pena seguir regras simples para cuidar deste material:
- As malhas devem ser lavadas a uma temperatura não superior a 30 °C, utilizando o modo “lavagem delicada” na máquina de lavar.
- O tecido lavado não deve ser torcido ou espremido, pois isso pode deformar o produto.
- Recomenda-se secar as roupas de ribana após a lavagem, na posição horizontal e esticada. Antes de secar, é necessário absorver o excesso de umidade com uma toalha felpuda.
- A passagem da ribana é feita com ferro em fogo baixo ou com vaporizador.

Avaliações do consumidor
Sergey, 21 anos, Moscou: "Estou usando um suéter de malha canelada pelo segundo ano consecutivo e estou muito satisfeito. O suéter se ajusta bem ao tronco e é agradável ao toque. Mantém você aquecido no inverno e, quando está calor, não sente nenhum desconforto, pois o tecido absorve bem o suor e não estica. Não encontrei nenhuma desvantagem."
Natalia, 39, Perm: "Costurei um vestido melange com este tecido para o baile de formatura. Graças ao tecido vazado, ele ficou muito elegante e natural. Estou muito satisfeita com o material, você se sente leve e confortável com o vestido. A sessão de fotos com ele me trouxe muitas emoções positivas e alegria."

Larisa, 61: "Recentemente, comprei um macacão e uma camiseta para minha neta, escolhendo aqueles com lycra canelada. Lycra é o material ideal para uma criança: é agradável ao corpo e não causa alergias. As manchas saem muito bem e, depois da lavagem, as peças parecem novas. Recomendo a todos!"
Assim, a ribana é uma excelente opção para malha, a partir da qual são costuradas roupas para o dia a dia. É importante seguir regras simples de cuidado com o material para que ele não se torne inutilizável prematuramente.




