Entre a gama de produtos têxteis fabricados, o tecido ocupa um lugar especial na costura de roupas de alta qualidade. A quantidade, o tipo e a gama de cores do produto são variados. Mas o critério mais importante na escolha do tecido para roupas é a origem natural do material.
- Qual é o material?
- Um pouco de história de origem
- Características da produção
- Descrição do tecido: composição, propriedades, características
- Tipos
- Impresso
- Polido
- Simples pintado
- Em relevo
- Âmbito de aplicação
- O que é costurado a partir de chita?
- O que você precisa saber sobre chita ao costurar qualquer produto
- Características do cuidado com chita
- Prós e contras
Qual é o material?
É por esse motivo que, ao costurar fraldas para recém-nascidos e roupas íntimas para adultos, a preferência é pela chita. Nem todo mundo sabe o que é chita. Mas toda dona de casa sabe que o próprio tecido e os produtos costurados com ele se distinguem por sensações táteis agradáveis em contato com o corpo, e o material é feito de matérias-primas naturais.

Chintz é um tecido de textura leve feito de algodão. O tecido de chintz é:
- Monocromático - tingido liso;
- Impresso - com uma impressão ou design.

Somente uma pessoa intimamente ligada à produção têxtil sabe o que é a chita – uma costureira, uma cortadora, uma fiandeira e uma tecelã. É essa pessoa que pode dar uma resposta exata à pergunta: "Qual é a aparência da chita?", aquela que será capaz de determinar a composição e a qualidade do material pelo tato.
Observe! A base da produção é um material áspero e não processado: a chita.

Um pouco de história de origem
A história do tecido começou no século XI — foi durante esse período que os artesãos indianos começaram a usar este material. Do sânscrito, o tecido é traduzido como "multicolorido". Comerciantes trouxeram algodão estampado para o Egito e outros países. No século XVII, o tecido apareceu pela primeira vez na Europa. Os europeus gostaram tanto do tecido que decidiram estabelecer sua produção na França.

Foi no país do vinho e da moda que foi aberta a primeira oficina de algodão, onde artesãos locais dominaram a produção e copiaram o padrão original. A emigração de artesãos indianos para a França contribuiu para o aprimoramento do tingimento de tecidos — os indianos ensinaram aos europeus como obter uma cor duradoura para os tecidos e revelaram os segredos do tingimento.
Observação! A produção independente de tecidos também era realizada na Grã-Bretanha. Neste país, a importação de materiais da Índia era repetidamente proibida, visto que o tecido produzido nas fábricas locais era de baixa qualidade e inferior aos produtos indianos.

1780 — A chita é produzida em Ivanovo, chamada de "reino da chita". Nesta cidade, há um museu da chita, cujas exposições têm como tema a história do material e as tendências da moda na fabricação de produtos. O acervo do museu conta com milhares de amostras de tecidos artesanais. Desde o início da URSS, a chita era muito popular. Era muito difícil e caro conseguir um bom tecido naquela época. Por isso, avós e bisavós economizaram dinheiro por muito tempo para comprar um bom tecido para costurar roupas. Chita e brocado podiam ser comprados de um mascate, e só.

Características da produção
A base da produção de materiais modernos é um produto semiacabado de tecido (chita). O material é obtido a partir de fios grossos de algodão. O fio não é branqueado, o tecido permanece inalterado, com um tom cinza natural.

Além disso, o seguinte é produzido a partir da matéria:
- Chita;
- Musselina;
- Madapolam
- Dermantina;
Etapas de fabricação:
- Coleta de matérias-primas;
- Limpeza de sementes, triagem;
- Fios de fibras pré-penteadas e preparadas;
- Tecelagem em equipamentos;
- Tingimento de material acabado.

Nem todo tecido produzido dessa maneira pode ser chamado de chita; esse adjetivo é dado apenas a tecidos naturais. É possível determinar se a chita é um material natural pelo cheiro do fio queimado. Se o algodão for usado na produção, o fio, ao ser incendiado, forma cinzas com um cheiro específico de papel queimado.
Importante! Antes da produção da chita, a fibra passa por uma série de operações de tingimento e acabamento. O resultado inicial é um material não uniforme, e o resultado final é uma fibra leve com densidade característica de 100 g/m².
O material tem uma trama simples. Com este método de entrelaçamento dos fios da urdidura e da trama ("um por um"), obtém-se um tecido de dupla face. A frente e o verso serão diferentes se a fibra tiver um padrão.

Descrição do tecido: composição, propriedades, características
A descrição do tecido chintz combina uma série de qualidades inegáveis. O tecido é confiável e seguro, por isso é amplamente utilizado na produção de roupas infantis e roupas de cama.
O tecido é fino e delicado. É obtido por tecelagem simples de fios de urdume e trama. A matéria-prima para a produção é o algodão. É amplamente utilizado para costura:
- Roupa de cama;
- Camisas para homens;
- Modelos de roupas de verão para mulheres e crianças;
- Roupas para bebês e recém-nascidos. As propriedades do chita predeterminaram o uso do material para costurar roupas para os pequenos.

A chita é um material semelhante em estrutura. Qual a diferença entre chita e chita? A chita é um tecido de algodão, assim como a chita. Eles diferem em estrutura, propriedades e aparência.
Calico é um tecido de algodão denso em que os fios longitudinais e transversais se sobrepõem a cada 2 tramas.
| Sinal | Chita | Chita |
|---|---|---|
| Suavidade | Mais macio que chita, usado para costurar roupas para recém-nascidos | |
| Âmbito de aplicação | Mais largo que chita | |
| Densidade | Mais grosso que chita | |
| Durabilidade de uso | Sujeito a desgaste | Tem sido usado por muito tempo |
| Tendência a encolher | Não encolhe | Dá encolhimento |
Outro material frequentemente confundido com chita é o cetim. A principal diferença em relação ao cetim é o custo. O cetim é um material caro, brilhante, com textura semelhante à seda, macio e delicado.
Tipos
Não há diferenças especiais entre os tipos de chita. Mas é necessário e importante conhecer as características de cada tipo de tecido. Isso ajudará você a comprar o tecido certo para costurar este ou aquele produto.
Impresso
Chita "da vovó". Tem uma textura desleixada, de fábrica. Padrão aplicado sobre o tecido acabado.

Polido
Possui um bom grau de durabilidade. É o tipo mais resistente ao desgaste. O material é áspero e duro. O tecido é adequado para costurar cortinas para cozinha e estofamento de móveis.

Simples pintado
O material é amplamente utilizado e não é difícil encontrá-lo em lojas. O tecido é fino. É usado para roupas de cama, costura de pijamas e camisas. A única exigência é a lavagem a 60 graus. Tecidos tingidos em uma só peça conseguem manter sua gama de cores por muito tempo, e o uso de tecidos lisos permite criar peças únicas. Assim, obtém-se o chintz vermelho.

Em relevo
É obtido por estampagem a quente. Este método é aplicável na produção de papéis de parede de alta qualidade e toalhas de mesa caras, amplamente utilizados em diversos estilos de design de interiores.
Além dos tipos mencionados, a chita branca também encontrou sua aplicação. O material é branqueado e desenhos são aplicados a ele. A fibra é usada na costura de vestidos, roupões, fraldas, cachecóis e camisas.

Âmbito de aplicação
O material está disponível (pode ser comprado em qualquer lugar), é leve e tem uma aparência apresentável. É usado em muitas áreas da indústria têxtil – costura de roupas, conjuntos de cama. O produto é fácil de cuidar – não é exigente, mas requer manuseio cuidadoso. Até mesmo uma artesã inexperiente pode costurar algo com tecido de chita.
O que é costurado a partir de chita?
Os seguintes itens são costurados a partir do material:
- Roupas femininas e infantis para o verão (vestidos, vestidos de verão, saias, blusas);
- Camisas;
- Roupas de casa, roupas íntimas, pijamas, camisolas, roupões;
- Têxteis de cozinha;
- Cortinas;
- Fraldas, nadadeiras;
- Capas para cadeiras;
- Roupa de cama.

O que você precisa saber sobre chita ao costurar qualquer produto
Antes de costurar roupas, você deve levar em consideração as características do material - ele não estica, vem em diferentes larguras - tudo isso é imediatamente pensado e refletido ao cortar um determinado produto.
O material não precisa ser passado a ferro. Após a lavagem e a secagem, é necessário sacudir o material e realizar vários movimentos de alisamento - não haverá vincos ou vincos no tecido.
Características do cuidado com chita
Fácil de cuidar: pode ser lavado à mão ou na máquina de lavar.
Instruções de cuidado.
- Antes do uso, a peça é lavada à mão em água fria. Isso amacia o tecido e protege a cor do desbotamento;
- O tecido é lavado apenas com algodão. Quando lavado com sintéticos, ele fica mais áspero;
- As peças são lavadas do avesso;
- Um tipo suave de SMS, com um mínimo de componentes de branqueamento para preservar a cor;
- Antes de passar, umedeça com água e trate com vapor - assim você pode alisar os vincos mais rápido;
- O produto é seco esticado, ao ar livre e à sombra.

Prós e contras
Vantagens:
- Ecologicamente correto - fibra natural sem aditivos sintéticos;
- Cor vibrante. Não desbota nem solta pelos durante o uso;
- Segurança - sem alergias, coceira na pele, vermelhidão ao usar;
- Fácil de cuidar. Não exige cuidados;
- Higroscopicidade e permeabilidade ao ar - absorve a umidade, não permite que o vapor de água permaneça na pele, permite o fluxo de ar;
- Preço acessível;
- Uma ampla gama de produtos e áreas de aplicação;
- Fácil de processar.
Imperfeições:
- Vida útil curta - sujeito a danos mecânicos e abrasão;
- Se o tingimento for de má qualidade, o tecido desbotará. Recomenda-se lavar o produto separadamente na primeira vez;
- Quando exposta a altas temperaturas, a fibra é destruída;
- Encolhe e enruga (é necessário passar a ferro).
A chita elegante e leve está ao alcance de muitos. Com a abundância de designs apresentados, este material encontrou ampla aplicação na produção têxtil: tudo é costurado a partir dele, de vestidos infantis a fronhas e capas de edredom. Uma atitude cuidadosa com os produtos feitos de chita permite amenizar suas deficiências.
http://youtu.be/LGDSlGKstWc




