Um tecido fino e translúcido que combina de forma surpreendente leveza e maciez com uma textura firme e firme é chamado de organza. É usado para confeccionar trajes para diversos eventos, itens de decoração elegantes e excelentes figurinos teatrais.
- História do surgimento e origem do nome
- Como a organza é feita
- Descrição do tecido: composição, propriedades, características
- Âmbito de aplicação
- Artesanato e organza
- Como cuidar adequadamente de produtos de organza
- Como prolongar a vida útil dos produtos de organza
- Vantagens e desvantagens
- Véu ou organza: o que escolher
- Avaliações
História do surgimento e origem do nome
O tecido foi trazido do Oriente para a Europa. Este evento ocorreu no final do século XVIII. O principal componente para a produção do tecido eram fibras de seda natural fortemente torcidas. O processo de fabricação era muito longo e trabalhoso, pois era muito difícil processar e obter fios de alta qualidade. Naquela época, apenas pessoas muito ricas tinham condições de comprar esses tecidos.

Infelizmente, a origem exata do nome do material ainda é desconhecida. Existem duas versões:
- Acredita-se que as primeiras amostras do tecido foram trazidas da cidade uzbeque de Urgench, onde havia uma fábrica têxtil. Seu nome foi modificado para organza.
- A segunda versão – a produção de tecido rígido e transparente, que mais tarde ficou conhecido como organza – foi realizada pela marca americana Logranza. O tecido recebeu o nome da marca. Após seu lançamento, as pessoas que compravam o tecido frequentemente perguntavam: organza ou arganza, qual seria o mais correto. Depois disso, o tecido recebeu um nome oficial.
Hoje em dia, esse material está disponível para todos os segmentos da população.
Observe! A redução do custo do tecido só foi possível com o surgimento das fibras de poliéster. Ao mesmo tempo, as propriedades originais do tecido foram preservadas.

Como a organza é feita
O tecido de organza é feito de fios finos e firmemente torcidos. Durante o processo de produção, especialistas monitoram cuidadosamente a qualidade das matérias-primas. Todas as fibras com defeitos são rejeitadas e não são permitidas na produção.
O material de organza pode ser fosco ou brilhante, dependendo da tecnologia de processamento das fibras brutas. O material adquire brilho devido às fibras orgânicas adicionais.
Descrição do tecido: composição, propriedades, características
Organza é um tecido fino e ao mesmo tempo rígido. Em sua produção, são utilizados materiais como seda, viscose e poliéster. Para a produção do material, são selecionados apenas fios muito finos, que parecem quase transparentes.

Após a união, as fibras passam por testes obrigatórios de resistência e processamento adicional, o que lhe confere brilho.
Para entender exatamente o que é organza, você precisa imaginar um tecido transparente, rígido, elástico e, ao mesmo tempo, arejado e bonito. É altamente durável, não amassa e mantém seu formato perfeitamente.
A composição química das fibras utilizadas na produção determina as propriedades do tecido. Consequentemente, são diferenciadas características do material como transparência, resistência a rugas, resistência e resistência a fatores externos.
Âmbito de aplicação
É impossível encontrar alguém que nunca tenha visto organza; muitas pessoas sabem que tipo de tecido é. Afinal, ela abrange muitas áreas de aplicação. É usada para criar cortinas, tules e lambrequins arejados e que ampliam o espaço. Vestidos de noiva e de noite, trajes e figurinos teatrais são costurados com ela. Quase nenhuma decoração de salão pode prescindir deste material.
Os maravilhosos laços que adornam os cabelos dos formandos também são feitos deste tecido. Ele também é usado para criar abajures para lustres, luminárias, capas formais para poltronas, cadeiras e sofás. Dossel para camas também é costurado com este material.

Artesanato e organza
Toda costureira tem uma ideia sobre organza, o que é e como usá-la, e muitas também sabem. Com sua ajuda, as ideias mais criativas são concretizadas. Basicamente, o seguinte é feito com ela:
- sacos de embalagem;
- laços e fitas para embrulho de presentes;
- borboletas e flores para decoração de interiores;
- topiaria.
A organza natural é usada em artesanatos em quase todos os lugares, pois esse tecido é capaz de conferir um charme único a qualquer produto. Até mesmo no tricô, os tecidos são usados como decoração para produtos.

Como cuidar adequadamente de produtos de organza
De acordo com as descrições e características do material, é muito fácil de cuidar. Mas, apesar disso, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- Recomenda-se lavar o produto somente em ciclo delicado e com temperatura não superior a 40 graus;
- se o produto contiver lantejoulas, miçangas ou outros elementos, somente a lavagem à mão será permitida;
- É estritamente proibido torcer ou apertar demais os produtos;
- para lavar, é melhor dar preferência a detergentes com pouca espuma;
- É proibido o uso de compostos que contenham cloro, pois provocam a destruição das fibras;
- É necessário enxaguar os produtos diversas vezes;
- As peças devem ser secas esticadas e passadas com acessórios especiais para tecidos delicados.
Siga as recomendações do rótulo do produto. Assim, ele permanecerá bonito por muito tempo e não perderá sua aparência original.

Como prolongar a vida útil dos produtos de organza
Quase todo mundo conhece a aparência da organza. Quem compra produtos feitos com esse material quer preservar sua aparência original o máximo possível. Isso pode ser feito se você seguir regras básicas durante o uso.
É melhor lavar as peças em sacos especiais feitos de teia de aranha ou malha leve.
Observe! Após a lavagem, é recomendável evitar passar a ferro, pois as peças ficarão lisas com o próprio peso.
É estritamente proibido o uso de detergentes agressivos.
Na maioria dos casos, seguir essas regras ajuda a manter a atratividade do tecido por muito tempo.

Vantagens e desvantagens
Externamente, o tecido é muito semelhante ao tule, mas o material é mais denso. As principais vantagens deste tecido:
- aparência atraente;
- facilidade;
- força;
- ausência de tendência à deformação;
- despretensão;
- rigidez;
- densidade.
Quanto às desvantagens, a única coisa que os consumidores não gostam é a transparência do material. Mas se considerarmos este tecido como uma cortina na janela, a transparência pode ser considerada uma vantagem.

Véu ou organza: o que escolher
Muitas vezes, ao comprar produtos ou materiais, as pessoas se perguntam o que é melhor: organza ou véu. É impossível responder a essa pergunta de forma inequívoca. Tudo depende da situação.
Quanto às roupas, neste caso, um véu fica melhor. Isso se explica pelo fato de não ser tão transparente e se adaptar bem a diferentes formas. Como cortinas para janelas, esse material também fica mais vantajoso, pois cria uma atmosfera leve.

Tanto na moda quanto no design de interiores, a organza é um material para amadores. É perfeita para criar cortinas práticas e duráveis.

Avaliações
Oksana, 39 anos, Novosibirsk
Comprei vários metros de organza para uma cortina de cozinha. Gostei muito do material, não tem vincos nem defeitos. A cortina ficou leve e leve. A aparência não mudou mesmo depois de várias lavagens.
Natália, 28 anos, São Petersburgo
O tecido é muito leve e bonito. Tive que escolher entre organza preta ou voil. Escolhi organza e nunca me arrependi. É fácil de costurar, praticamente não amassa e mantém sua aparência mesmo após muito uso.
Alisa, 42 anos, Moscou
Sou decoradora profissional de salões para diversas celebrações. Ao longo da minha longa carreira, experimentei diversos materiais, como náilon, poliéster, véu e outros sintéticos. Mas não encontrei nada melhor ou mais atraente do que a organza. Este material tem um visual incrível, cria uma atmosfera de leveza e descontração. Agora, uso apenas este tecido.

A organza é considerada um material incrível que combina perfeitamente qualidades como luxo, leveza, leveza e transparência, além de elegância discreta e rigidez. Ela carrega uma sensação de mistério e celebração, podendo ser usada para costurar roupas diversas, além de decorar a casa e eventos festivos.




