Durante o processamento da celulose natural, obtêm-se fios de viscose. A fibra de viscose é um material de origem artificial.
- História da produção de viscose
- Estrutura e propriedades da fibra de viscose
- Propriedades boas e ruins
- Tecnologia de fabricação
- Tecnologia de núcleo
- Tecnologia de obtenção de fibra de viscose pelo método semi-contínuo
- Outras tecnologias para produção de fibra de viscose
- Liocel
- Siblon
- Dobragem, marcação e embalagem de tecidos
- Como usar
- Modal
- Tencel
- Fibra descontínua
- Acetato
- Regras para cuidados com materiais
- Como identificar viscose em tecido
História da produção de viscose
Em 1892, a tecnologia da fibra de viscose foi desenvolvida. A celulose foi tratada primeiro com hidróxido de sódio e, em seguida, com dissulfeto de carbono. O resultado foi uma solução aquosa de celulose, que passou por um molde para um banho de ácido, onde o polissacarídeo foi restaurado na forma de fibra de viscose.

Estrutura e propriedades da fibra de viscose
O fio de viscose, em termos de composição química, é representado pela celulose hidratada, que se caracteriza pela boa higroscopicidade, interação com água com formação de novos compostos, esterificação e oxidação.

Se você observar uma imagem ampliada de fibra de viscose, poderá ver linhas longitudinais na superfície dos fios; em corte transversal, a fibra tem um formato nervurado.
Informações adicionais! A multiplicidade de ligações cruzadas na celulose hidratada contribui para o aumento da resistência da fibra de viscose. Os fios de viscose não são caracterizados pela termoplasticidade, podendo ser utilizados em temperaturas de 100 a 120 graus Celsius sem perder suas propriedades mecânicas. A fibra de viscose não incha em gasolina, benzeno e água. Dissolve-se em ácidos orgânicos e álcalis. Sob a influência de certos microrganismos, a fibra de viscose é destruída.
Propriedades boas e ruins
Produtos feitos de fibra de viscose são agradáveis e confortáveis de usar. O tecido atrai com uma variedade de cores e uma aparência agradável. No calor, as roupas de viscose não são quentes, e no inverno, não são frias. O tecido é bastante resistente. É fácil costurar peças de viscose. O tecido de linha de viscose é fácil de tingir e mantém a cor por muito tempo.

O material enruga bastante. As propriedades negativas também incluem vida útil curta quando usado por muito tempo. O material de viscose encolhe e deforma muito quando lavado. Os produtos de viscose perdem sua aparência original quando expostos a altas temperaturas e à luz solar. O tecido de viscose é propenso a formar bolinhas. Para melhorar a qualidade do tecido, os fabricantes misturam fios de viscose com outras fibras.
Tecnologia de fabricação

Tecnologia de núcleo
A tecnologia de produção de fibra de viscose inclui duas etapas:
- Obtenção de massa de fiação (viscose).
- Formação de roscas.
A matéria-prima é a celulose da madeira. Primeiramente, o polissacarídeo é extraído da madeira por meio da fervura em uma solução de sal de cálcio com ácido sulfuroso (fórmula - Ca(HSO₃)₂) sob pressão por 24 horas. Em seguida, a celulose é misturada com água, seca e separada em camadas. Forma-se a celulose sulfito.
Em seguida, ocorre a mercerização (tratamento com 20% de soda cáustica) a uma temperatura de 45 a 60 graus Celsius. Isso produz celulose alcalina. A mistura é espremida e triturada. Em seguida, a celulose alcalina passa por uma maturação preliminar (oxidação ao ar).

A última etapa é a xantogenação. A celulose alcalina é tratada com dissulfeto de carbono. O xantato de celulose resultante é convertido em uma solução alcalina e, após a maturação, obtém-se um material de fio de viscose.
Tecnologia de obtenção de fibra de viscose pelo método semi-contínuo
Com base no método semicontínuo, é possível obter fibras finas de viscose.
Informações adicionais! Com essa tecnologia, a fibra de viscose é formada pelo método úmido em um curto espaço de tempo.
Outras tecnologias para produção de fibra de viscose
As seguintes fibras modificadas são produzidas com base em viscose.
Liocel
A modificação da celulose em óxido de amina é a base para a obtenção do liocel. As vantagens desse processo são:
- o material úmido resultante tem maior resistência;
- a fibra é compatível com todos os fios naturais e sintéticos;
- O Lyocell tem cor boa e estável, brilho interessante;
- Os produtos Lyocell são duráveis quando usados;
- O Lyocell é usado com sucesso na produção de tecidos e materiais não-tecidos;
- O Lyocell é muito procurado pelos consumidores porque esse material é semelhante ao algodão, porém mais resistente e de melhor qualidade;
- O Lyocell absorve melhor a umidade e proporciona uma sensação de seda na pele.

Desvantagens do processo de produção de liocel:
- as etapas de produção nem sempre atendem aos requisitos sanitários e higiênicos;
- alto custo de licença;
- alto preço do liocel.
Siblon
Na década de 1970, cientistas da União Soviética inventaram fios de viscose de alto módulo chamados siblon. Madeira de coníferas é usada como matéria-prima. A resistência do siblon excede a da viscose em 1,5 vez. Ele absorve melhor a umidade e não é afetado por álcalis. Produtos feitos de siblon encolhem e enrugam menos.

Dobragem, marcação e embalagem de tecidos
A dobra, marcação e embalagem de tecidos são regulamentadas pelo GOST 8737-66.
Importante! O tecido de viscose para a indústria de vestuário é dobrado em peças inteiras. Diferentes peças de tecido da mesma cor e tipo de tecido podem ser montadas para venda.
O comprimento do corte para venda é de 15 a 60 cm. Para fábricas de costura, o comprimento do corte deve ser de 20 a 80 m.
Tecidos montados em peças devem ser carimbados com informações do fabricante.
O rótulo deve conter as seguintes informações:
- nome do fabricante;
- nome do tecido e número do artigo;
- nome da norma ou especificações técnicas;
- tipo e natureza do acabamento;
- nome dos fios químicos e sua porcentagem no tecido;
- dados de solidez da cor;
- largura do tecido de viscose;
- variedade;
- comprimento da tela em uma peça;
- data de fabricação.

O tecido de viscose pode ser embalado em:
- papel;
- filme;
- cartão.
Como usar
Existem diversas opções para utilizar o tecido em questão.
Modal
Uma das variedades de viscose é o modal. Não é um material natural nem sintético.

A madeira de faia é utilizada em sua produção. O modal apresenta encolhimento mínimo, é resistente à deformação e ao desbotamento. Caracteriza-se pela maciez, maciez e boa absorção, sendo utilizado na produção de toalhas, roupas íntimas e robes.
Tencel
O tencel é um material natural moderno. Suas propriedades são comparáveis às do algodão. Sua aparência lembra a da seda. Os tecidos tencel são frequentemente usados para costurar diversas roupas. O tecido tencel é composto de liocel, seda, lã e algodão. O tencel também é frequentemente usado para cordas. Na medicina, é usado para fazer bandagens.

Fibra descontínua
A fibra consiste em fios curtos do mesmo comprimento, o que torna o tecido elástico. Produtos de fibra praticamente não amassam em comparação com outros tecidos de viscose. A fibra pode conter algodão. Vestidos, camisas e blusas são feitos de tecido de fibra. O tecido é barato e de excelente qualidade. A fibra de fibra também é usada para fazer fios.
Acetato
A acetilcelulose é usada para produzir essas fibras. A fibra de acetato é dividida em dois tipos: fios de triacetato e fios de acetato. Agasalhos, tecidos para vestuário, roupas íntimas, malhas e tecidos para cortinas são feitos de fibra de acetato. Graças ao acetato, os produtos amassam menos.
Os fios de viscose são usados em bordados e na produção de fios para tricô.

Regras para cuidados com materiais
Produtos de tecido de viscose são lavados à mão ou em ciclo delicado a 30 °C. Não é permitido torcer e secar os produtos em um varal. A secagem deve ser feita em uma superfície plana e horizontal.
Como identificar viscose em tecido
O tecido é confortável e macio para o corpo. Ao queimar, comporta-se da mesma forma que o algodão. As fibras têm um brilho intenso, como os tecidos de seda. O tecido amassa facilmente. A resistência do tecido de viscose quando molhado é menor do que a do algodão.

A fibra de viscose tem ampla aplicação em diversos setores da indústria, mas é mais utilizada na indústria têxtil. Como todos os tecidos, ela tem seus pontos positivos e negativos.




