A indústria têxtil cria tecidos de alta qualidade com propriedades valiosas e, às vezes, únicas. Essa categoria inclui a poliviscose. Este material combina as qualidades da viscose e do poliéster. Neste artigo, você descobrirá o que é poliviscose, qual sua composição, como cuidar dela adequadamente e onde esse material pode ser usado.
- Tecido de poliviscose: descrição e propriedades
- Poliviscose - que tipo de tecido é: natural ou não
- 70% viscose, 30% poliéster - que tipo de tecido é?
- Viscose 50%, poliéster 50%
- Viscose 60%, poliéster 40%
- 65% viscose, 35% poliéster
- 80% poliéster, 20% viscose
- Aplicação para costura de vestuário de trabalho
- Propriedades e características do material
- Vantagens e desvantagens
- Dicas de cuidados
- Avaliações de clientes
Tecido de poliviscose: descrição e propriedades
Muitas pessoas, antes de comprar roupas, se perguntam: que tipo de tecido é poliviscose? É um tecido durável, quente e resistente ao desgaste, com aparência esteticamente agradável e, ao mesmo tempo, que se ajusta perfeitamente ao corpo. O material é usado para costurar agasalhos, calças, ternos, etc. Apesar de o mercado oferecer muitos itens feitos de fibras naturais, o tecido artificial ainda é muito popular devido às suas propriedades de resistência.

Ternos, calças, pijamas e saias feitos de poliviscose nunca esticam e não perdem sua aparência original. A poliviscose é um material artificial elástico.
Poliviscose - que tipo de tecido é: natural ou não
O principal componente deste material é o algodão. Para criar o tecido, a celulose da madeira é triturada, ou seja, processada com soda cáustica. O resultado é uma mistura semelhante a uma massa granulosa de cor laranja, da qual são feitos os fios, espremendo a solução em formas especiais com furos. Em seguida, esses fios são colocados de lado e secos por um tempo.
70% viscose, 30% poliéster - que tipo de tecido é?
Muitas mulheres notam que, às vezes, peças do mesmo estilo caem de forma diferente. Não se trata de características individuais da figura feminina, mas, na maioria dos casos, o tipo de tecido usado na costura das roupas influencia. A estrutura é bastante elástica.

Graças ao poliéster sintético de alta qualidade, garante-se excelente resistência à deformação mecânica. Já a viscose é uma combinação de fibras naturais de celulose que ajudam a garantir boa permeabilidade ao ar.
Importante! Essa combinação permite que as roupas mantenham suas propriedades únicas. O tecido é muito fácil de processar, ao contrário da seda.
Viscose 50%, poliéster 50%
A composição mais comum de malhas é viscose - 50%, elastano ou poliéster - 50%. As roupas produzidas com essa proporção se distinguem por uma superfície lisa e fosca. A produção desse tecido é realizada por meio de diversas tecnologias. A mais popular é o entrelaçamento de fios e fibras de diferentes espessuras. O resultado é uma imitação de seda, lã, algodão ou linho.

Observe! Ao lavar, selecione um modo delicado - 30-40 °C. Dessa forma, os produtos não enrugarão e perderão sua aparência atraente.
Viscose 60%, poliéster 40%
A proporção de 60% viscose e 40% poliéster é caracterizada por ser um material denso e elástico. Por exemplo, malhas francesas são macias. O ajuste perfeito é alcançado devido à estrutura e, devido à resistência, o tecido não desliza dos ombros.

65% viscose, 35% poliéster
Muitas pessoas se perguntam o que é o tecido polyviscon e como ele é processado. Geralmente, ele é feito de fios de algodão e lã. Tartan é o nome de um material com uma proporção de 65% de viscose e 35% de poliéster. Este material é usado principalmente para fazer roupas com um padrão xadrez grande. O fabricante adiciona uma pequena quantidade de fibras artificiais e sintéticas.
80% poliéster, 20% viscose
Viscose e poliéster — que tipo de tecido é esse nessa proporção percentual? O material é macio, não perde a aparência atraente com o tempo e, o mais importante, não eletrifica (já que 5% é lycra).
Observe! Recomenda-se secar essas roupas longe de aparelhos de aquecimento.
Aplicação para costura de vestuário de trabalho
Muitos fabricantes utilizam material artificial, pois é muito mais barato, é processado mais rapidamente e não causa problemas desnecessários. No processo de fabricação de roupas de trabalho, a poliviscose é mais frequentemente usada como forro, resultando em produtos densos.

Este material tem suas vantagens:
- macio, leve, quente, não restringe os movimentos;
- seguro, não causa alergias;
- não fica eletrificado;
- É barato.
Este material é usado para criar:
- uniforme escolar;
- blusas femininas;
- vestidos;
- terninhos de calças (poliéster é adicionado durante a produção);
- tapetes;
- guardanapos de mesa.
Propriedades e características do material
Na produção de poliviscose, são utilizadas diversas composições. Na maioria das vezes, a proporção percentual é a seguinte: 70% - 30%. Para conferir elasticidade aos dois componentes principais, um terceiro é adicionado: o elastano.

Observe! A porcentagem mínima de viscose no material é de 23%.
O material natural absorve perfeitamente a umidade e não precisa secar por muito tempo. O material é bastante agradável ao toque. Suas principais propriedades são as seguintes:
- higroscopicidade;
- suavidade;
- elasticidade;
- permeabilidade ao ar.
A principal característica do material é que ele é resistente à abrasão.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do material incluem:
- boa permeabilidade ao ar (a pele respirará, não haverá irritação);
- alta resistência ao desgaste;
- elasticidade;
- elasticidade;
- excelente absorção e evaporação de umidade (em apenas alguns minutos);
- condutividade térmica.

Não há tantas desvantagens. A única desvantagem é a delicadeza do cuidado. Por exemplo, o tratamento com vapor quente não é recomendado, caso contrário as roupas perderão o formato. A contaminação externa pode ser removida com lavagem a seco.
Dicas de cuidados
Ao comprar produtos de poliviscose, leia atentamente as instruções de cuidado. Assim, as roupas durarão muito tempo. Antes de lavar, é melhor virá-las do avesso. Roupas multicoloridas devem ser deixadas de molho antes de serem colocadas na máquina de lavar. Seque as peças longe de aparelhos de aquecimento.

Importante! Roupas feitas com esse material devem ser lavadas separadamente.
Avaliações de clientes
Irina, 25 anos: Minha filha estuda. Compramos roupas para ela feitas de poliviscose, que não deforma após a lavagem e não desbota. Depois de secar, não preciso passar o uniforme escolar.

Valéria, 42: Costumo comprar roupas feitas de material sintético. Ternos e calças ficam perfeitos. No verão, podem ser um pouco quentes.
A poliviscose é um material único que não é adequado para todos. Na hora de comprar, vale a pena avaliar seus prós e contras, além de ler as opiniões de quem afirma que roupas feitas com esse tecido exigem cuidados especiais. De qualquer forma, todas as peças devem ser lavadas, secas e passadas, mas, no caso da viscose, isso deve ser feito de acordo com as regras descritas acima.




