O que significa fibra de acetato, descrição da seda e breves características do tecido

As fibras artificiais de acetato são uma das variedades de fios artificiais obtidos a partir da acetilcelulose. Trata-se de uma simbiose bem-sucedida entre material natural e reagentes químicos, diferentemente dos sintéticos, feitos com composições químicas à base de madeira natural. Todas as fashionistas de meados dos anos 20 eram apaixonadas por esse tecido, e atualmente tipos populares modificados estão sendo criados.

História da produção de fibras de acetato

O que é acetato? Na segunda década do século XX, a produção de seda de acetato foi dominada a partir da acetilcelulose. Mais tarde, foi descoberto um método para obter um material de maior resistência a partir da celulose de madeira purificada e da penugem de algodão.

Fibra de acetato
Fibra de acetato

Para referência: acetatos são ésteres e sais de ácido acético, encontrados na natureza e componentes comuns das células do corpo. Os mais difundidos são: na medicina, para a produção de retinol sintético (vitamina A) e tocoferol (vitamina E); na indústria alimentícia (conservante); na produção têxtil, o acetato é um tecido ou fio feito de acetilcelulose.

Fio de seda de acetato
Fio de seda de acetato

Pela primeira vez, fibras elegantes e brilhantes foram produzidas na fábrica dos irmãos Dreyfus, na Inglaterra. O acabamento era feito com sais de ácido acético e destinavam-se ao revestimento de fuselagens e asas de aviões. Devido à sua alta hidrofobicidade, eram utilizadas como materiais isolantes. Em 1918, a empresa aprimorou a tecnologia e começou a obter fios na forma de seda sintética brilhante.

Interessante saber! A seda não natural não pertence aos sintéticos. Por exemplo, acrílico e acetato são materiais completamente diferentes. A poliacrilonitrila é um sintético puro, produzido a partir de uma mistura química de acetileno e ácido cianídrico. O acetato é produzido a partir de matérias-primas naturais, embora artificialmente.

O que é fibra de acetato
O que é fibra de acetato

Com base nessa descoberta, vários estudos começaram imediatamente. A pergunta: o que é acetato?, interessou a muitas empresas. Os fios começaram a ser usados ​​em diversas áreas: para criar materiais isolantes; revestimentos impermeáveis; para complementar a seda natural e aumentar a resistência ao desgaste; e, posteriormente, começaram a criar tecidos de acetato completos, o mais idênticos possível à seda natural.

Processo de fabricação

O que é seda de acetato? 98% da celulose é utilizada para obter acetilcelulose (acetato primário). Ela é produzida a uma temperatura de 15 °C pelo método de substituição de átomos de hidrogênio. Para isso, são utilizados os ácidos acético e sulfúrico. Sua fórmula química é [C6H7O2(OH)3-x(OCH3)x]n. A composição original é destinada à extração de fibras.

Você pode estar interessado nisto:  Propriedades da alpaca como tecido de lã: aparência do material
Obtenção de acetilcelulose
Obtenção de acetilcelulose

Este método é usado para obter seda de acetato:

  • A acetilcelulose é submetida à saponificação parcial, com adição de água, durante a qual fragmentos de grupos acetil são separados;
  • o ácido sulfúrico é usado como acelerador de reação;
  • a diacetilcelulose resultante é chamada de acetato secundário (contém 52-56% de ácido etanoico ligado). Possui estrutura fibrosa e precipita da composição na forma de pó branco ou flocos;
  • O acetato secundário é prensado, lavado em água, estabilizado (fervido com ácido sulfúrico) e seco.

Informações adicionais! Triacetato é um tipo de fibra de acetato produzida em uma solução de álcool e cloreto de metileno. Possui alta resistência ao calor, podendo suportar temperaturas de até 180 °C.

Produção de fibras de acetato
Produção de fibras de acetato

A acetilcelulose é dissolvida em acetona e álcool (85:15). O resultado é uma composição espessa da qual, após a remoção das bolhas de ar e três lavagens, se formam as fibras. Elas endurecem quando o solvente evapora e são usadas para formar a matéria. Aditivos modificadores que aumentam a qualidade do fio.

Como ocorre a moldagem?

Usando o método seco, a fiação ocorre no eixo:

  • A acetilcelulose é forçada a entrar em uma máquina de fiação com ar quente (600–700 C), e a fiação ocorre a uma velocidade de 300–350 m/min.
  • Para dar aos fios um formato ondulado, eles são passados ​​por uma máquina de friso.
  • Na saída da mina, as fibras são revestidas com um composto especial para evitar a eletrificação e enroladas em uma bobina.
Fiação de fibra de acetato
Fiação de fibra de acetato

Os fios resultantes não requerem secagem ou acabamento adicional. Imediatamente após a torção e o rebobinamento, são enviados diretamente para o processamento têxtil. A fibra é utilizada como material independente, bem como em combinação com outros fios têxteis (lã, seda). O processo de obtenção de estopa de acetato para tabaco é semelhante ao da produção de fios; a peculiaridade do processo é que se obtém uma estopa com a espessura de um cigarro.

Estrutura microscópica da fibra

As fibras possuem uma estrutura molecular elevada e a superfície dos fios apresenta pequenas ranhuras longitudinais. Para melhor aderência, são feitos cortes transversais quadrados ou em forma de H. Eles proporcionam costuras fortes e elásticas com boa cobertura. Além de alta resistência, o tecido é caracterizado por um brilho intenso.

Estrutura microscópica das fibras de acetato
Estrutura microscópica das fibras de acetato

Propriedades básicas das fibras

Que tipo de material é o acetato? Essas fibras são resistentes ao cloro, à aguarrás e aos álcoois superiores. Em álcoois inferiores, elas incham ligeiramente e colapsam em álcalis minerais.

Você pode estar interessado nisto:  Descrição do crimplene: o que são esses tecidos

Qualidade e características físicas do fio:

  • densidade - 8,3-11,1 tex;
  • resistência - 10-14 cN/tex;
  • alongamento - 20-40%;
  • elasticidade - 3-4 GPa.

Importante! A fibra de acetato é completamente destruída a 1400 C.

Os fios de seda artificial não são afetados por bactérias e insetos, são ligeiramente higroscópicos e não enrugam, desgastam-se rapidamente ou ficam eletrificados. São mais elásticos do que os de cobre-amônia e outros tipos. Um fio com seção transversal de 1 cm² pode suportar uma carga de 10 toneladas. Quando tratados termicamente, os produtos de fibra de acetato podem formar vincos e dobras.

Algumas informações sobre cores

O tingimento de tecidos de acetato é feito com corantes dispersos especiais, que não são adequados para muitos outros tecidos:

Tingimento de fibras de acetato
Tingimento de fibras de acetato
  • Básico - com ácido acético (1-2%). No processo, aumente gradualmente a temperatura para 70°C. Uma desvantagem comum dos corantes básicos é a baixa resistência à luz.
  • Dispersos - com a adição de soluções frias de sulfato de cobre, proporcionam tons profundos com ótima estabilidade à luz.
  • Polimetina (catiônica) - sais de bases fortes. Certos corantes de polimetina são compostos intermediários, insolúveis em água, e podem ser usados ​​como pigmentos para dispersões. Produzem cores brilhantes e claras, resistentes à luz.
Efeitos do tingimento de seda de acetato
Efeitos do tingimento de seda de acetato

A combinação desses métodos permite obter diversos efeitos de cor nos produtos.

Âmbito de aplicação dos tecidos de acetato

O tecido de seda feito de fibras de acetato é muito procurado pelos compradores e tem uma ampla gama de aplicações:

  • para a produção de roupas leves - blusas, vestidos, roupas íntimas, camisetas;
  • para cortinas de móveis, produção de conjuntos de roupa de cama, cortinas;
  • para a produção de filtros de cigarro;
  • como material isolante em engenharia elétrica (propriedades semelhantes à borracha divinílica).

Observe! Fios de acetato brilhantes e duráveis ​​estão presentes em muitos materiais (lã, gabardine, veludo), melhorando significativamente as propriedades dos produtos.

Características do atendimento

As matérias-primas feitas de fibra de acetato têm uma superfície escorregadia. Esses tecidos não amassam, não acumulam poeira e raramente se sujam. Se você seguir as regras da etiqueta, as coisas durarão muito tempo.

Como cuidar da seda de acetato
Como cuidar da seda de acetato

Lavagem de seda de acetato

Você pode lavar o acetato à mão ou em baixa velocidade na máquina de lavar:

  • Os tecidos são torcidos à mão e não podem ser centrifugados.
  • Uma solução leve de peróxido de hidrogênio dará ao tecido uma aparência nova.
  • Os detergentes são suaves e a temperatura de lavagem curta não é superior a 30° C.
  • Tecidos multicoloridos não ficam encharcados.
  • Também é possível lavar a seco.

Atenção! Acetona ou solventes orgânicos, como removedor de esmalte e terebintina, dissolvem tecidos de acetato.

Você pode estar interessado nisto:  Lista e descrição de tecidos técnicos

Secagem

Este material seca rapidamente ao ar livre e a secagem mecânica de roupas não é aplicável a ele. Para evitar vincos no tecido, ele deve ser bem esticado.

Passar roupa

O alisamento dos vincos é feito em baixa temperatura — até 160°C, a partir da parte interna do produto, através de gaze ou forro de tecido. Não é recomendado puxar as fibras, pois elas podem quebrar. Com os devidos cuidados, o material não precisa ser passado a ferro.

Como passar seda de acetato
Como passar seda de acetato

Observe! Em t° acima de 170° C, a forma do fio muda; em t° - 210° C, ocorre a decomposição térmica dos compostos.

Qualidades positivas

O acetato é um dos poucos materiais sintéticos de origem natural que contém viscose.

Produtos de seda de acetato
Produtos de seda de acetato

Suas características são:

  • a superfície é brilhante, lisa, macia, agradável ao toque;
  • estrutura repelente à água e baixa condutividade térmica;
  • resistência a bactérias, mofo e radiação solar;
  • estabilidade - os produtos não encolhem, são elásticos e mantêm sua forma;
  • não perde resistência quando molhado;
  • Fácil de limpar e seca instantaneamente.

Observe! O material leve e fino tem muitas características positivas: é fácil de tingir, tem um caimento elegante, o que proporciona um amplo campo de atividade para artistas, designers e designers de moda.

Como distinguir o acetato de outros tecidos

Para não confundir fibras artificiais de acetato com fios sintéticos (nylon), você pode usar métodos simples. Na aparência, o acetato é quase indistinguível do natural.

Produtos de seda de acetato
Produtos de seda de acetato

É possível estabelecer a origem da matéria das seguintes maneiras:

  • Queimado - modificações artificiais criarão um odor azedo desagradável e se enrolarão em uma bola. Materiais naturais, ao queimar, exalam cheiro de cabelo queimado e rapidamente se transformam em cinzas.
  • Aplique na pele - os tecidos de acetato serão frios, enquanto os tecidos naturais esquentarão rapidamente.
  • Ao toque, a seda artificial é mais áspera e não tão elástica e leve quanto a seda natural, enquanto o náilon tem uma aderência de fios ainda mais rígida.
Aperte a seda de acetato em sua mão
Aperte a seda de acetato em sua mão
  • Amasse ou aperte - a seda verdadeira ficará lisa sem deixar marcas, o acetato enrugará um pouco, o náilon emitirá um som característico de estalo.
  • Testes de queda - polímeros sintetizados (nylon) são dissolvidos por ácido, seda artificial - por acetona.

O mundo têxtil progressista não pode prescindir da química. Os produtos de seda feitos de fibra de acetato se diferenciam favoravelmente dos demais pelo baixo preço, variedade e beleza. Possuem excelentes propriedades de desempenho e realçam de forma interessante qualquer design e silhueta esbelta.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior