As fibras artificiais de acetato são uma das variedades de fios artificiais obtidos a partir da acetilcelulose. Trata-se de uma simbiose bem-sucedida entre material natural e reagentes químicos, diferentemente dos sintéticos, feitos com composições químicas à base de madeira natural. Todas as fashionistas de meados dos anos 20 eram apaixonadas por esse tecido, e atualmente tipos populares modificados estão sendo criados.
- História da produção de fibras de acetato
- Processo de fabricação
- Como ocorre a moldagem?
- Estrutura microscópica da fibra
- Propriedades básicas das fibras
- Algumas informações sobre cores
- Âmbito de aplicação dos tecidos de acetato
- Características do atendimento
- Lavagem de seda de acetato
- Secagem
- Passar roupa
- Qualidades positivas
- Como distinguir o acetato de outros tecidos
História da produção de fibras de acetato
O que é acetato? Na segunda década do século XX, a produção de seda de acetato foi dominada a partir da acetilcelulose. Mais tarde, foi descoberto um método para obter um material de maior resistência a partir da celulose de madeira purificada e da penugem de algodão.

Para referência: acetatos são ésteres e sais de ácido acético, encontrados na natureza e componentes comuns das células do corpo. Os mais difundidos são: na medicina, para a produção de retinol sintético (vitamina A) e tocoferol (vitamina E); na indústria alimentícia (conservante); na produção têxtil, o acetato é um tecido ou fio feito de acetilcelulose.

Pela primeira vez, fibras elegantes e brilhantes foram produzidas na fábrica dos irmãos Dreyfus, na Inglaterra. O acabamento era feito com sais de ácido acético e destinavam-se ao revestimento de fuselagens e asas de aviões. Devido à sua alta hidrofobicidade, eram utilizadas como materiais isolantes. Em 1918, a empresa aprimorou a tecnologia e começou a obter fios na forma de seda sintética brilhante.
Interessante saber! A seda não natural não pertence aos sintéticos. Por exemplo, acrílico e acetato são materiais completamente diferentes. A poliacrilonitrila é um sintético puro, produzido a partir de uma mistura química de acetileno e ácido cianídrico. O acetato é produzido a partir de matérias-primas naturais, embora artificialmente.

Com base nessa descoberta, vários estudos começaram imediatamente. A pergunta: o que é acetato?, interessou a muitas empresas. Os fios começaram a ser usados em diversas áreas: para criar materiais isolantes; revestimentos impermeáveis; para complementar a seda natural e aumentar a resistência ao desgaste; e, posteriormente, começaram a criar tecidos de acetato completos, o mais idênticos possível à seda natural.
Processo de fabricação
O que é seda de acetato? 98% da celulose é utilizada para obter acetilcelulose (acetato primário). Ela é produzida a uma temperatura de 15 °C pelo método de substituição de átomos de hidrogênio. Para isso, são utilizados os ácidos acético e sulfúrico. Sua fórmula química é [C6H7O2(OH)3-x(OCH3)x]n. A composição original é destinada à extração de fibras.

Este método é usado para obter seda de acetato:
- A acetilcelulose é submetida à saponificação parcial, com adição de água, durante a qual fragmentos de grupos acetil são separados;
- o ácido sulfúrico é usado como acelerador de reação;
- a diacetilcelulose resultante é chamada de acetato secundário (contém 52-56% de ácido etanoico ligado). Possui estrutura fibrosa e precipita da composição na forma de pó branco ou flocos;
- O acetato secundário é prensado, lavado em água, estabilizado (fervido com ácido sulfúrico) e seco.
Informações adicionais! Triacetato é um tipo de fibra de acetato produzida em uma solução de álcool e cloreto de metileno. Possui alta resistência ao calor, podendo suportar temperaturas de até 180 °C.

A acetilcelulose é dissolvida em acetona e álcool (85:15). O resultado é uma composição espessa da qual, após a remoção das bolhas de ar e três lavagens, se formam as fibras. Elas endurecem quando o solvente evapora e são usadas para formar a matéria. Aditivos modificadores que aumentam a qualidade do fio.
Como ocorre a moldagem?
Usando o método seco, a fiação ocorre no eixo:
- A acetilcelulose é forçada a entrar em uma máquina de fiação com ar quente (600–700 C), e a fiação ocorre a uma velocidade de 300–350 m/min.
- Para dar aos fios um formato ondulado, eles são passados por uma máquina de friso.
- Na saída da mina, as fibras são revestidas com um composto especial para evitar a eletrificação e enroladas em uma bobina.

Os fios resultantes não requerem secagem ou acabamento adicional. Imediatamente após a torção e o rebobinamento, são enviados diretamente para o processamento têxtil. A fibra é utilizada como material independente, bem como em combinação com outros fios têxteis (lã, seda). O processo de obtenção de estopa de acetato para tabaco é semelhante ao da produção de fios; a peculiaridade do processo é que se obtém uma estopa com a espessura de um cigarro.
Estrutura microscópica da fibra
As fibras possuem uma estrutura molecular elevada e a superfície dos fios apresenta pequenas ranhuras longitudinais. Para melhor aderência, são feitos cortes transversais quadrados ou em forma de H. Eles proporcionam costuras fortes e elásticas com boa cobertura. Além de alta resistência, o tecido é caracterizado por um brilho intenso.

Propriedades básicas das fibras
Que tipo de material é o acetato? Essas fibras são resistentes ao cloro, à aguarrás e aos álcoois superiores. Em álcoois inferiores, elas incham ligeiramente e colapsam em álcalis minerais.
Qualidade e características físicas do fio:
- densidade - 8,3-11,1 tex;
- resistência - 10-14 cN/tex;
- alongamento - 20-40%;
- elasticidade - 3-4 GPa.
Importante! A fibra de acetato é completamente destruída a 1400 C.
Os fios de seda artificial não são afetados por bactérias e insetos, são ligeiramente higroscópicos e não enrugam, desgastam-se rapidamente ou ficam eletrificados. São mais elásticos do que os de cobre-amônia e outros tipos. Um fio com seção transversal de 1 cm² pode suportar uma carga de 10 toneladas. Quando tratados termicamente, os produtos de fibra de acetato podem formar vincos e dobras.
Algumas informações sobre cores
O tingimento de tecidos de acetato é feito com corantes dispersos especiais, que não são adequados para muitos outros tecidos:

- Básico - com ácido acético (1-2%). No processo, aumente gradualmente a temperatura para 70°C. Uma desvantagem comum dos corantes básicos é a baixa resistência à luz.
- Dispersos - com a adição de soluções frias de sulfato de cobre, proporcionam tons profundos com ótima estabilidade à luz.
- Polimetina (catiônica) - sais de bases fortes. Certos corantes de polimetina são compostos intermediários, insolúveis em água, e podem ser usados como pigmentos para dispersões. Produzem cores brilhantes e claras, resistentes à luz.

A combinação desses métodos permite obter diversos efeitos de cor nos produtos.
Âmbito de aplicação dos tecidos de acetato
O tecido de seda feito de fibras de acetato é muito procurado pelos compradores e tem uma ampla gama de aplicações:
- para a produção de roupas leves - blusas, vestidos, roupas íntimas, camisetas;
- para cortinas de móveis, produção de conjuntos de roupa de cama, cortinas;
- para a produção de filtros de cigarro;
- como material isolante em engenharia elétrica (propriedades semelhantes à borracha divinílica).
Observe! Fios de acetato brilhantes e duráveis estão presentes em muitos materiais (lã, gabardine, veludo), melhorando significativamente as propriedades dos produtos.
Características do atendimento
As matérias-primas feitas de fibra de acetato têm uma superfície escorregadia. Esses tecidos não amassam, não acumulam poeira e raramente se sujam. Se você seguir as regras da etiqueta, as coisas durarão muito tempo.

Lavagem de seda de acetato
Você pode lavar o acetato à mão ou em baixa velocidade na máquina de lavar:
- Os tecidos são torcidos à mão e não podem ser centrifugados.
- Uma solução leve de peróxido de hidrogênio dará ao tecido uma aparência nova.
- Os detergentes são suaves e a temperatura de lavagem curta não é superior a 30° C.
- Tecidos multicoloridos não ficam encharcados.
- Também é possível lavar a seco.
Atenção! Acetona ou solventes orgânicos, como removedor de esmalte e terebintina, dissolvem tecidos de acetato.
Secagem
Este material seca rapidamente ao ar livre e a secagem mecânica de roupas não é aplicável a ele. Para evitar vincos no tecido, ele deve ser bem esticado.
Passar roupa
O alisamento dos vincos é feito em baixa temperatura — até 160°C, a partir da parte interna do produto, através de gaze ou forro de tecido. Não é recomendado puxar as fibras, pois elas podem quebrar. Com os devidos cuidados, o material não precisa ser passado a ferro.

Observe! Em t° acima de 170° C, a forma do fio muda; em t° - 210° C, ocorre a decomposição térmica dos compostos.
Qualidades positivas
O acetato é um dos poucos materiais sintéticos de origem natural que contém viscose.

Suas características são:
- a superfície é brilhante, lisa, macia, agradável ao toque;
- estrutura repelente à água e baixa condutividade térmica;
- resistência a bactérias, mofo e radiação solar;
- estabilidade - os produtos não encolhem, são elásticos e mantêm sua forma;
- não perde resistência quando molhado;
- Fácil de limpar e seca instantaneamente.
Observe! O material leve e fino tem muitas características positivas: é fácil de tingir, tem um caimento elegante, o que proporciona um amplo campo de atividade para artistas, designers e designers de moda.
Como distinguir o acetato de outros tecidos
Para não confundir fibras artificiais de acetato com fios sintéticos (nylon), você pode usar métodos simples. Na aparência, o acetato é quase indistinguível do natural.

É possível estabelecer a origem da matéria das seguintes maneiras:
- Queimado - modificações artificiais criarão um odor azedo desagradável e se enrolarão em uma bola. Materiais naturais, ao queimar, exalam cheiro de cabelo queimado e rapidamente se transformam em cinzas.
- Aplique na pele - os tecidos de acetato serão frios, enquanto os tecidos naturais esquentarão rapidamente.
- Ao toque, a seda artificial é mais áspera e não tão elástica e leve quanto a seda natural, enquanto o náilon tem uma aderência de fios ainda mais rígida.

- Amasse ou aperte - a seda verdadeira ficará lisa sem deixar marcas, o acetato enrugará um pouco, o náilon emitirá um som característico de estalo.
- Testes de queda - polímeros sintetizados (nylon) são dissolvidos por ácido, seda artificial - por acetona.
O mundo têxtil progressista não pode prescindir da química. Os produtos de seda feitos de fibra de acetato se diferenciam favoravelmente dos demais pelo baixo preço, variedade e beleza. Possuem excelentes propriedades de desempenho e realçam de forma interessante qualquer design e silhueta esbelta.




