Tecidos técnicos não são apenas um material usado para uma finalidade específica, mas também uma parte dos tecidos usados no dia a dia. Com base no método de uso, os tecidos são divididos em de perfil estreito e de perfil largo. Por exemplo, a gaze, que é necessária não apenas em instituições médicas, mas também em casa.
O que são tecidos técnicos
Cada tipo de tecido técnico tem sua própria função e finalidade específica. Eles podem ser feitos inteiramente de matérias-primas naturais, bem como de materiais sintéticos, minerais ou de composição mista.

O material é classificado por densidade e método de tecelagem. A principal vantagem é dada aos tecidos de linho. Eles apresentam maior resistência a danos mecânicos, efeitos químicos e térmicos. Esses tecidos são duráveis e resistentes ao desgaste.
A finalidade e as propriedades do material são determinadas dependendo das características da composição do tecido.

Variedades
Os tipos de tecidos técnicos e sua classificação dependem da composição e da finalidade. Podem ser à prova de fogo, filtrantes e isolantes térmicos. Frequentemente, o mesmo material é utilizado para diversas funções. Nesse sentido, a classificação mais completa só pode ser obtida com base na composição do material.
Basalto
Os tecidos de basalto são feitos de fios de basalto torcidos, que são divididos por tipo de tecelagem em simples, sarja e cetim. Rochas são utilizadas na produção.
O material tem as seguintes propriedades:
- não toxicidade;
- respeito ao meio ambiente;
- baixa condutividade térmica;
- ponto de fusão muito alto;
- resistência a ambientes alcalinos, decomposição, apodrecimento, formação de mofo e bolor.
Devido às suas propriedades, o tecido é frequentemente utilizado na indústria da construção como material isolante térmico, sendo relevante para fabricantes de equipamentos térmicos e construção de aeronaves.
O tecido pode ser usado como material de reforço, mas isso só é possível em casos em que seja necessário obter resistência, mas leveza. A resistência ao calor do basalto permite que o tecido seja usado como cortinas especiais para soldagem, sendo usado para proteger paredes próximas a fornos e caldeiras. O material de basalto é adequado para a fabricação de filtros para águas residuais e purificação de gases.

Sílica
Tecidos silicosos são feitos de quartzo natural. Podem ser de cetim ou linho. As principais propriedades do material são:
- respeito ao meio ambiente;
- isolamento térmico e elétrico;
- resistência a ácidos e álcalis, raios ultravioleta, mofo e fungos;
- O tecido é capaz de suportar temperaturas acima de 1000 graus por muito tempo. Ao mesmo tempo, todas as suas propriedades serão totalmente preservadas;
- A faixa de trabalho do material de sílica é maior que a do basalto.
O tecido é usado ativamente para isolamento de altas temperaturas e para a produção de equipamentos de proteção contra incêndios e radiação.

Amianto
Tecidos industriais feitos de fios de amianto são chamados de tecido de amianto. Trata-se de um material áspero e resistente ao desgaste, com propriedades de isolamento térmico. A temperatura de trabalho atinge 500 graus.
O material é utilizado tanto na indústria quanto na produção de roupas especiais. É usado na fabricação de punhos e anéis de vedação, membranas e tecidos para juntas. Na costura de roupas especiais, é adicionado para proteção contra altas temperaturas. O tecido é usado principalmente em trajes de bombeiro.

Vidro
A fibra de vidro é feita de vários tipos de fios. Ela é resistente à umidade, ácidos e álcalis. Na produção de fibras de vidro finas especiais, utiliza-se um revestimento com um lubrificante especial à base de parafina. A fibra de vidro é usada para isolamento térmico de tubulações.
É importante prestar atenção! A desvantagem é a baixa resistência à abrasão. Por isso, durante a operação, é necessário proteger adicionalmente o material com fibra de borracha.

Poliéster
Utilizando a tecnologia de trama simples, fibras de alta resistência são produzidas a partir de fios de poliéster. Este tecido é usado na fabricação de toldos. O material é resistente à abrasão, durável, resistente a rasgos e não oxida. É usado como couro artificial na produção de filtros industriais.
Trapos
Um dos tipos de tecidos que podem ser usados em diversas áreas devido às suas propriedades macias e excelente absorção são os trapos. Eles podem ser feitos de algodão ou tecido atoalhado. Sua principal função é como material de limpeza. Absorvem bem óleos, sujeira, tintas e vernizes. Os trapos são adequados para trabalhos em oficinas mecânicas, pois são usados com eficácia para limpar peças mecânicas.
Um dos tipos de panos é o não tecido. Trata-se de um pano destinado ao uso doméstico e técnico. Mais frequentemente, é usado para limpeza úmida e lavagem de pisos.

Encerado
A lona tem aplicação em diversos setores. A descrição técnica do tecido a caracteriza como um material impermeável e resistente ao fogo. A densidade do tecido pode variar.
Na maioria das vezes, a lona emborrachada é usada para costurar roupas de proteção, tecidos para revestimento, capas de chuva, luvas e calçados. Ela é composta de linho, materiais sintéticos e algodão, impregnados com compostos especiais.

Nylon
O tecido de náilon técnico é caracterizado por sua durabilidade e superfície lisa. O náilon é feito de fibra sintética de poliamida. Tecidos transparentes ou leitosos também são produzidos. O tecido transparente é considerado o mais durável. O náilon é várias vezes mais resistente que a seda.
As principais propriedades são:
- resistência ao estiramento, a fibra não rasga, rapidamente assume sua forma original;
- produtos feitos de tecido de nylon não amassam;
- o material é muito leve;
- é resistente à abrasão e à deformação;
- não se deteriora ao ser dobrado ou torcido;
- fácil de cuidar.
Importante! As desvantagens incluem baixa resistência à luz e a capacidade de ficar eletrificado.
O tecido de nylon é usado para fazer cortinas, roupas e itens decorativos. Há também o tecido técnico, usado em diversas indústrias.

Camurça
A camurça técnica destina-se à produção de qualquer tipo de calçado, artigos de couro e acessórios para instrumentos musicais. O material da camurça é feito de peles de veado, cabra e ovelha. O tecido técnico em rolo é produzido de acordo com os requisitos GOST. Não solta fiapos e é excelente para polir e limpar. A camurça não deixa marcas ou arranhões na superfície e absorve bem a umidade.

Gaze
A gaze é conhecida por muitos como um material usado para fins médicos. O tecido é feito de fios de algodão desengordurados.
A gaze técnica possui as seguintes propriedades:
- transparência, leveza;
- respeito ao meio ambiente;
- possibilidade de esterilização;
- ausência de impurezas durante a produção;
- hipoalergênico.
Requisitos rigorosos são aplicados à produção de gaze, pois ela entra em contato com feridas abertas. Os tecidos são submetidos a um controle rigoroso. Isso é necessário para excluir a presença de impurezas químicas perigosas nas fibras.

Normas e GOSTs
Todas as lonas técnicas são produzidas com base nos padrões de documentação estabelecidos pelos GOSTs. Às lonas são atribuídos artigos especiais que indicam a presença de determinadas propriedades. Este é um aspecto importante na produção, pois é graças aos artigos que se determina a área de aplicação do material.
Na maioria das vezes, os tecidos técnicos não possuem análogos; cada tipo possui características técnicas próprias. A produção de fibras com características inferiores não é permitida.
A produção de diversos tipos de tecidos técnicos é uma indústria ampla. O material fabricado é utilizado em diversas áreas, da construção civil à medicina.




