Os fabricantes utilizam celulose natural de madeira como matéria-prima para a viscose. Ela é considerada um dos materiais artificiais mais comuns. Há muitas opiniões: que tipo de tecido é viscose - artificial ou natural? Mais sobre isso abaixo.
- História de origem e processo de produção
- Características e propriedades
- A viscose é um tecido sintético ou natural?
- Propriedades da viscose, ela estica ou não
- Tipos de fibras de viscose
- Como escolher o tecido
- Como costurar peças de viscose e cuidar delas?
- Regras para cuidar de tecido de viscose
- Como lavar viscose
- Como passar produtos de viscose?
- Viscose ou poliéster: qual é melhor
- Vantagens e desvantagens do tecido de viscose
- Vantagens
- Principais desvantagens do material
História de origem e processo de produção
Em 1664, o físico britânico Robert Hooke trabalhou na obtenção de tecido natural a partir de matérias-primas de madeira. Não havia capacidade técnica suficiente para implementar esse processo. Portanto, a ideia teve que ser abandonada.

Em 1855, George Audemars desenvolveu uma tecnologia para produzir viscose manualmente. Ele mergulhou uma agulha fina em uma massa pegajosa de borracha, madeira triturada, álcool e éter. Foi assim que os fios foram formados e extraídos. Foi um processo longo e trabalhoso, sem continuidade. O material era facilmente inflamável, o que o tornou inviável. Apenas 30 anos depois, o químico francês Conde Guillier de Chardonnet conseguiu desenvolver uma nova tecnologia para a produção de viscose.

Ele patenteou sua invenção e fundou uma empresa para produzi-la. O material era brilhante e frágil, facilmente inflamável. O cientista continuou a aprimorar a tecnologia de produção de tecidos. Em 1889, novos tipos de fios foram introduzidos. Em 1892, os químicos britânicos Charles Frederick Cross, Edward John Beaven e Clayton Beadle desenvolveram uma tecnologia para a produção de viscose.

Tecnologia de fabricação de viscose:
- Moa a celulose e ferva-a em um recipiente com sal de hidrosulfito de cálcio.
- Remova a água. Deixe a umidade entre 6% e 8%.
- Remova as impurezas aquecendo uma solução de hidróxido de sódio - álcali. Isso resulta na formação de celulose alcalina.
- A matéria-prima é armazenada até a maturação. O peso molecular da madeira celulósica original diminuirá.
- Trate a matéria-prima com dissulfeto de carbono. Adicione a solução alcalina e mexa. O resultado será uma solução viscosa contendo 85% de água.
- Deixe a solução por vários dias para amadurecer e obter viscosidade.

- Para produzir o material, utiliza-se o método úmido. A solução passa por fieiras e é direcionada para tanques de precipitação preenchidos com ácido.
- A matéria-prima resultante é usada para produzir fios longos que são enrolados em bobinas.

Este é um método tradicional de produção. Mas hoje existem processos tecnológicos mais modernos. No entanto, muitos fabricantes ainda não aprimoraram sua produção.

Características e propriedades
As características do material são afetadas pela sua tecnologia de fabricação. Portanto, o material apresenta diferentes aparências. Pode ser: brilhante e fosco, texturizado e liso, leve e denso.
A viscose é um tecido sintético ou natural?
Os consumidores estão interessados na pergunta: a viscose é um tecido sintético ou natural? Para entender essa questão, precisamos primeiro esclarecer que uma pessoa produz um material não natural usando materiais sintéticos. Para produzir material natural, são utilizadas matérias-primas naturais, como lã de ovelha ou fios de bicho-da-seda. E para produzir viscose, utiliza-se madeira e soluções químicas especiais.
O que é viscose e do que ela é feita? É geralmente aceito que tecidos feitos com matérias-primas naturais são materiais naturais.
Propriedades da viscose, ela estica ou não
As seguintes propriedades da viscose podem ser distinguidas:
- O material é macio e agradável ao toque. As dobras e os drapeados ficam lindos em produtos de costura.
- Higroscópico - absorve bem a umidade e permite a passagem do ar.
- O material seco possui um alto grau de resistência, enquanto o 100% viscose úmido possui um grau fraco. Para aumentar a resistência e a resistência ao desgaste, os fabricantes adicionam aditivos químicos à matéria-prima.
As desvantagens, bem como as vantagens, do tecido são compensadas por diversos aditivos protetores. O algodão adicionado à viscose torna o tecido denso e aumenta sua vida útil. A pergunta "a viscose enruga ou não?" é fácil de responder. O material é resistente, com um brilho oleoso. Jaquetas e blusões são costurados com ele. É usado como forro.
Muitas pessoas se perguntam: que tipo de tecido é microviscose? Se o poliéster estiver presente na viscose, o tecido não amassa e mantém uma aparência bonita. A adição de elastano confere elasticidade ao material, o que permite que o tecido estique bem.

Tipos de fibras de viscose
O nome latino para viscose é viscosus, que significa pegajoso. Dependendo do método de fabricação, os tipos de fios são divididos nos seguintes:
- Têxtil. É usado para fazer roupas ou têxteis para o lar.
- Corda. É um fio mais forte e grosso, comparado ao têxtil. Uniformes militares, jaquetas e calças de construção são costurados com tecido de corda.
- Fio grosso e resistente, usado para fazer jaquetas, peles e tapetes.
Hoje, com a ajuda de inovações tecnológicas e experimentos contínuos, novos tipos de tecidos estão surgindo no mercado da indústria têxtil:
- Tencel (liocel). Utiliza-se madeira de eucalipto na produção. Possui superfície sedosa e macia, e aparência semelhante à do tecido de algodão.

- Modal. Trata-se de um material de viscose de nova geração. Possui alta capacidade de absorção, pois é composto por 100% de matéria-prima celulósica. As malhas de viscose são utilizadas na confecção de roupas íntimas, artigos esportivos, toalhas e artigos infantis.

- Cupra. É feito de celulose com adição de fios de algodão. A matéria-prima é mantida em uma solução salina de cobre e amônia. Como resultado, o material pode ser comparado ao tecido de seda. Não só se parece com seda, como também sua qualidade é semelhante. Portanto, o cupra é o material de viscose mais caro.

- Acetato. O material é obtido a partir de resíduos de celulose (acetilcelulose). O tecido final é fino e com leve brilho. Apresenta diversas vantagens: apresenta baixo enrugamento, seca rapidamente quando umedecido e é durável quando deformado. Além de suas qualidades positivas, o material também apresenta desvantagens: absorve mal a umidade, derrete em altas temperaturas e apresenta furos quando exposto a soluções agressivas. A aparência do material se assemelha à seda. É utilizado como forro. Está disponível em diversas cores.

Como escolher o tecido
A viscose é um material incomum. Sua origem é considerada natural e sintética. Aparas de madeira processadas são submetidas a tratamento químico durante a produção do tecido. Faz sentido escolher viscose para produtos de costura. Ela possui qualidades hipoalergênicas, higroscópicas, respiráveis e higiênicas. O material se adapta perfeitamente às dobras, é fácil de drapear e tem um preço acessível.

Para a sua informação! A viscose possui uma característica e qualidade interessantes que a distinguem de outros tipos de tecido. Quando molhada, ela se transforma em um material denso e rígido. Após a secagem, torna-se agradavelmente tátil.
Como costurar peças de viscose e cuidar delas?
Antes de fabricar um produto, surge a pergunta: que tipo de material é a viscose e como ela se comportará durante a costura? Toda artesã deve saber quais linhas e agulhas são usadas para costurar o material e o que fazer se as peças se deslocarem ou deslizarem. O principal é que esse material precisa ser desoxidado. Antes do corte, o tecido deve ser umedecido, pois ele "encolhe".
Recomendações básicas para costurar produtos de viscose:
- Os especialistas recomendam o uso de linhas sintéticas nº 80. Elas são duráveis, não rasgam quando o tecido é esticado e a costura é uniforme e bonita.

- Utiliza-se uma agulha com ponta fina e esférica nº 70 ou nº 80. A lycra é costurada com uma agulha com ponta esférica normal. Para obter um ponto bonito, são necessários fios de viscose nº 40. Para costurar spandex, as artesãs usam fios de acrílico ou viscose nº 40.
- Depois de cortar o tecido, as bordas desfiarão, então você precisa aumentar as margens de costura e finalizar à mão com um ponto caseado ou overloque.

Regras para cuidar de tecido de viscose
Para que os produtos de costura mantenham sua aparência estética por muito tempo, eles precisam ser devidamente cuidados. Este é um tecido delicado que não requer manuseio brusco. A lavagem a seco é permitida para o cuidado de produtos de viscose.
Como lavar viscose
Ao lavar, siga estas recomendações:
- usar modo delicado;
- temperatura da água não superior a 40℃;
- Não torça o tecido para não amassá-lo.
Importante! A peça deve ficar bonita e não perder o formato, por isso é melhor lavá-la à mão e secá-la esticada.
Como passar produtos de viscose?
Regras de engomadoria:
- passe a ferro pelo lado avesso usando a configuração "seda";
- a temperatura do ferro não deve exceder 150℃;
- Passe o ferro com um pano de algodão levemente úmido.
Se você passar o tecido pela frente, ele deixará marcas. Elas serão diferentes de outras áreas do produto. E a alta temperatura do ferro pode derreter o material.

Viscose ou poliéster: qual é melhor
A grande variedade de materiais de costura confunde as fashionistas. Dentre toda a variedade, você precisa escolher um material que não estique nem deforme no produto quando usado, mas que seja agradável e confortável.

A descrição das principais qualidades é apresentada na tabela.
| Nome | Poliéster | Viscose |
| Contente | O material é feito de poliéster | Contém polpa de madeira processada por meio de processos químicos. |
| Aparência | Tem um brilho não natural | Tem o brilho da seda natural |
| Tactilidade | Duro | Macio |
| Uso | Para costurar todos os produtos | Para costurar quase todos os produtos |
| Força | Alta resistência e resistente à abrasão. | Alta resistência. Não rasga. |
| Ignição | Derrete | Queimar é uniforme |
| Lavagem, limpeza | É possível ferver e lavar a 100℃ | Lavar a até 95°C, recomenda-se lavagem a seco. Desbota. Os fios são propensos a ressecar e quebrar. |
| Passar roupa | Até 150℃ do lado reverso | Até 150℃ do lado reverso |

Se compararmos a estrutura dos tecidos, para o verão, os produtos de viscose são mais adequados. No frio, roupas sintéticas serão mais confortáveis. Esta é a única opção para costurar peças externas.

O que é viscose? A estrutura da viscose permite que ela seja usada para costurar roupas íntimas e, para a produção de roupas esportivas, é melhor escolher materiais sintéticos. Podemos concluir que tecidos com qualidades diferentes não podem substituir uns aos outros.
Vantagens e desvantagens do tecido de viscose
A viscose é sintetizada artificialmente a partir de material vegetal (celulose de madeira). Ela está firmemente estabelecida na vida cotidiana há muito tempo. Viscose moderna: que tipo de tecido é, natural ou não, quais são suas qualidades?

Vantagens
Principais vantagens:
- É um tecido confortável de usar;
- o material é termolábil: fresco no verão e quente no inverno;
- os processos tecnológicos modernos permitem produzir têxteis que têm algo em comum com a seda, o linho ou o algodão;
- não fica eletrificado;
- boas qualidades de sorção (o material é uniformemente colorido);
Observe! O material é tátil e não causa irritação. Em comparação com roupas de algodão e linho, o peso das peças de viscose é muito mais leve. Este tecido é usado para costurar não apenas roupas do dia a dia, mas também roupas festivas.

Principais desvantagens do material
Podem ser considerados condicionais. Por exemplo, o material úmido tem baixa resistência, mas ao mesmo tempo é fácil de cuidar. Ao mesmo tempo, sua integridade é preservada. A viscose pode esticar se substâncias de poliéster forem adicionadas à matéria-prima. O tecido terá um efeito tensor. Produtos feitos com esse tecido são adequados para mulheres esbeltas com curvas. Com uma roupa bem escolhida, você pode esconder áreas problemáticas da silhueta.
O tecido tem tons vibrantes, superfície fosca ou brilhante. É fácil testar: se você atear fogo em um pequeno pedaço do material, sentirá um cheiro distinto de papel queimado.




