O couro artificial (originalmente chamado de "pele do diabo", atualmente chamado de "couro sintético") é um material polimérico, um análogo criado pela aplicação de um revestimento polimérico a uma base de tecido. Ao contrário do couro natural, ele pode apresentar uma série de propriedades essenciais. É usado na fabricação de sapatos, roupas, bolas, estofamento de móveis, interiores de automóveis, têxteis, armarinhos e outros produtos.
- Do que é feito o couro artificial e tipos
- Borracha
- Poliuretano
- Microfibra
- Propriedades táteis: distinguindo o tipo de couro sintético pelo toque
- Diferenças entre couro sintético e couro legítimo
- Vantagens do couro artificial para estofamento de portas e móveis
- A tag: ela lhe dirá tudo sobre a compra?
- Avaliações
Do que é feito o couro artificial e tipos
Existem muitas tecnologias para a produção de couro. As mais comuns são:
- Método direto - aplicação de um revestimento de polímero sobre uma base têxtil (couro sintético liso - couro sintético ou sintético).
- O método da calandra é a aplicação de um padrão texturizado feito de polímero sobre uma base (permite imitar qualquer material).
- Método de transferência: uma camada de polímero é aplicada a uma base de papel com um padrão de relevo, depois a um suporte de tecido, depois o papel é removido e as camadas são unidas durante a secagem.
- Laminação é a colagem de material artificial com uma determinada textura, como madeira, sobre uma base de tecido ou papel.
- Laminação é o revestimento de material têxtil com uma película sintética que repele completamente a água.

A base do couro artificial pode ser tecido ou materiais não tecidos.
Tipos de tecido de couro sintético ou couro artificial:
- poliuretano PU;
- microfibra;
- PVC sobre base de tecido;
- couro ecológico;
- borracha;
- poliacetato PA.

Borracha
A borracha, obtida do suco da árvore Hevea, foi a primeira a ser utilizada na produção de couro sintético. Para isso, o material do calçado era impregnado com um composto de borracha, o que o impedia de passar água. Atualmente, a borracha é usada para fazer peças individuais de calçados, o couro artificial feito de borracha é usado em carros para revestir painéis, etc.

Poliuretano
É feito revestindo a base de algodão com uma camada de poliuretano de alta qualidade. O poliuretano confere ao substituto do couro maciez, higiene, alta resistência e, ao mesmo tempo, propriedades impermeáveis e respiráveis. Pode ter diferentes cores e texturas.

Microfibra
A base da microfibra é um tecido feito de fibras ultrafinas chamado microfibra, feito de poliamida, poliéster, etc. O tecido é tratado com Teflon na parte superior e adquire propriedades repelentes de água e sujeira.
A microfibra não tratada é capaz de absorver uma grande quantidade de umidade, é resistente ao desgaste, por isso é amplamente utilizada como pano para lavar carros, eletrodomésticos, etc. Quando a microfibra fica suja, basta enxaguar e torcer, ela fica limpa.

Importante! A maioria dos tipos de couro sintético (incluindo poliuretano PU e microfibra) não pode ser lavada, lavada, torcida, etc.
Propriedades táteis: distinguindo o tipo de couro sintético pelo toque
Os tipos de couro artificial apresentam uma grande diferença no toque. Assim, o couro sintético de borracha é duro ao toque, enquanto a lona é dura e rígida. O poliuretano PU é macio e leve, e o PVC é mais pesado, dando a sensação de que o couro artificial é, na verdade, plástico flexível colado a uma base de tecido. A microfibra é muito macia, semelhante ao toque do tecido natural, muito leve.
Eles também diferem bastante em textura e outras características. Por exemplo, o couro sintético é macio, mas frio ao toque, enquanto a microfibra tem textura semelhante à de um tecido comum, quente, etc.

Diferenças entre couro sintético e couro legítimo
As diferenças entre couro sintético e couro legítimo são visíveis a olho nu. Por exemplo, quando uma gota d'água atinge o couro sintético, a água escorre (exceto a microfibra), mas é absorvida pelo couro. Quando o couro queima, ele emite um cheiro natural de queimado, enquanto o couro sintético emite um cheiro químico.
Outras diferenças do couro artificial:
- tem maior resistência ao desgaste, elástico;
- fria ao toque, quando você coloca a mão nela, a palma transpira;
- sempre parece mais fino que o couro genuíno;
- algumas espécies têm um cheiro químico;
- de dentro, o material de base geralmente (nem sempre) é visível - têxtil ou material não tecido;
- as fibras da base são visíveis no corte;
- Quando aquecidos, a maioria dos tecidos começa a derreter, e o couro natural simplesmente pega fogo depois de um tempo.

Observe! É impossível verificar a maioria dessas placas na loja. Ninguém permitirá que você queime, corte ou vire o produto do avesso. Portanto, você precisa prestar atenção ao GOST e outras informações indicadas no rótulo do produto.
Vantagens do couro artificial para estofamento de portas e móveis
O couro natural praticamente não é mais usado para estofamento de móveis e portas; ele foi completamente substituído pelo couro artificial, cuja principal vantagem é que ele não tem medo de pragas, como traças, etc.
A porta, revestida com modernos tecidos de couro, parece sólida e bonita. Até mesmo a tese de que o couro sintético está ultrapassado se torna insustentável, visto que existem vários novos tipos produzidos de acordo com os novos GOSTs, nos quais as deficiências anteriores são reduzidas a nada.

Além do couro sintético, existem muitos materiais modernos com propriedades diferentes. Portanto, as vantagens do couro sintético:
- tem bom isolamento térmico e acústico;
- resistente a mudanças de temperatura;
- resistente à umidade, não molha nem estica;
- você pode combinar a cor e a textura com a porta e as paredes;
- fácil de cuidar, baixo custo.
Móveis revestidos em couro praticamente não diferem dos modelos feitos em couro legítimo, mas apresentam uma série de vantagens:
- uma variedade de cores e padrões;
- resistente ao desgaste, possui alta plasticidade;
- várias vezes mais barato que o couro genuíno;
- resistente à umidade, não apodrece, não suja;
- não emite emissões nocivas, é higroscópico;
- você pode escolher a cor e a textura;
- não requer manutenção cuidadosa como o couro genuíno.
A tag: ela lhe dirá tudo sobre a compra?
O rótulo do produto não diz nada a um comprador despreparado, portanto, você só pode confiar no consultor. Nesse caso, existe o risco de o consultor "improvisar" o produto que supostamente está vendendo, mas que não é adequado. Para fazer uma escolha consciente de um produto, você precisa ter pelo menos um conhecimento mínimo sobre as informações contidas no rótulo, para então obter informações suficientes. O que você precisa saber?

- Verifique o GOST. É necessário esclarecer a tecnologia e o tipo de couro sintético. Por exemplo, o GOST 24220-80 define as características do tecido para móveis, e a marcação adicional com o sinal "H" significa que o tecido para móveis é de qualidade superior.
- Um indicador muito importante é o OKPD, ou seja, o classificador russo de produtos por tipo. Por exemplo, OKPD 36.11.11.360 - móveis estofados para assentos. O OKPD indica a área de aplicação de um couro sintético específico.

Avaliações
Andrey Nikolaev, 25, Rostov-on-Don: “Moramos em uma casa particular que herdamos dos nossos pais. A porta da frente era velha e não retinha bem o calor. Comprei um kit de estofamento em uma loja de móveis, que incluía couro sintético, isolamento e pregos para móveis, e eu mesmo estofei a porta. Felizmente, não é difícil. A porta foi simplesmente transformada, ficou como nova e, ao mesmo tempo, parou de deixar entrar o frio. Os reparos foram muito mais baratos do que uma porta nova.”
Georgy Volgin, 35, Magnitogorsk: "Decidi renovar os móveis e escolhi couro sintético PU para o estofamento. Este material é muito durável, bonito e agradável ao toque. Depois do estofamento, os móveis ficaram como novos e, ao mesmo tempo, o preço foi muito razoável. Estou muito satisfeito com o resultado, a relação preço-qualidade é excelente."

Então, o que é couro sintético? É um material inventado para melhorar propriedades específicas do tecido para o consumidor, além de baratear os produtos, substituindo materiais naturais caros. Este material praticamente substituiu o couro ecológico natural, substituindo-o por um material artificial durável e muito mais barato: o sintético.




