Descrição do tecido Oxford: componentes constituintes e aplicação do material

O tecido Oxford é tradicionalmente usado para costurar camisas masculinas. Devido à sua alta resistência, resistência ao desgaste, resistência à água e durabilidade, é bastante popular entre os compradores. Atualmente, existe uma enorme variedade deste material, para que todos possam escolher o tecido certo.

História de origem

Inicialmente, o tecido era composto por fibras naturais (algodão puro), mas no final do século XX, começaram a ser adicionadas misturas de náilon e poliamida. Com o tempo, passou-se a criar um material totalmente sintético, que passou a ser utilizado não apenas em roupas, pois a principal característica do tecido Oxford era a alta resistência. Uma nova etapa foi a criação de revestimentos especiais. Graças a isso, o tecido adquiriu propriedades como proteção contra água, altas temperaturas e produtos químicos.

Tecido Oxford
Tecido Oxford

Importante! Atualmente, a marca Oxford produz uma grande variedade de materiais que não pertencem ao tecido clássico.

Estilo preppy
Estilo preppy

Apesar de o nome deste tecido ter origem inglesa, sua terra natal é a Escócia. As camisas feitas com este tecido ganharam grande popularidade graças aos estudantes de Oxford. Hoje, muitos estudantes de universidades americanas usam este uniforme, demonstrando assim o prestígio da instituição de ensino. Este material também é muito popular entre trabalhadores de escritório, bem como entre os adeptos do estilo preppy. Sabe-se que o moderno fecho de botão para camisas transversais apareceu pela primeira vez em um uniforme polo feito de Oxford.

Fecho de botão
Fecho de botão

Características e especificações

A principal característica deste material é a sua estrutura em relevo, criada por um método específico de tecelagem. O tecido possui um tipo especial de trama – a trama de cesta ou trama panamá (do inglês "Basketweave") – onde os fios da urdidura e da trama criam uma espécie de tabuleiro de xadrez.

Entrelaçamento
Entrelaçamento

Observe! A principal característica desta trama é que, ao contrário da versão clássica, os fios da urdidura e da trama não são entrelaçados separadamente, mas em grupos inteiros. Devido a isso, o tecido tem uma textura específica.

Não se deve esquecer de características como a composição e a espessura dos fios.

Essas características constituem as principais propriedades: resistência, resistência à umidade e proteção confiável contra condições climáticas.

Tipos e áreas de utilização

Com base no material, o tecido oxford é classificado em dois tipos:

  • Nylon. É feito de fibras de nylon. Este tecido possui alta resistência, elasticidade, resistência a diversos danos, abrasão e exposição química. No entanto, pode acumular eletricidade estática e também não suporta bem altas temperaturas e luz.
  • Poliéster. Consiste em fibras de poliéster. O material é menos durável, mas possui excelente resistência à luz e ao calor, além de ser resistente a produtos químicos.
Você pode estar interessado nisto:  Tudo sobre tecidos e fibras de poliéster: diferenças do poliéster
Tipo de nylon
Tipo de nylon

Para a sua informação! O escopo de utilização está diretamente relacionado à espessura do fio utilizado.

Botas
Botas

O tecido é utilizado para a produção de:

  • roupas;
  • sapatos, bolsas e mochilas;
  • tendas e toldos turísticos;
  • roupas especiais;
  • capas para diversos veículos;
  • roupas de forças especiais.
bolsa de tecido oxford
bolsa de tecido oxford

Marcação

A espessura do fio é indicada em Den (dainir) e determina a densidade do tecido. Quanto maior o valor, mais pronunciada é a textura de cesto do Oxford.

Existem apenas dois tipos de revestimento repelente de água:

  • PU (poliuretano). Transparente, torna o tecido impermeável e à prova de vento devido à sua aplicação no verso. É resistente a solventes orgânicos e secreções da pele (suor, etc.).
  • PVC (policloreto de vinila). Oferece impermeabilidade completa. Possui resistência a reagentes químicos e alta resistência ao fogo. Também é aplicado na parte de trás do tecido.

De acordo com a densidade, distinguem-se os seguintes tipos:

  • 210D. Um tecido bastante denso. Amplamente utilizado no turismo. Este material é usado para costurar roupas para caçadores e pescadores, coletes salva-vidas, capas de chuva e também para fazer calçados. Além disso, o uniforme de agentes de segurança e agências policiais é frequentemente representado por esta variedade.
  • PU 240D. Característica distintiva: impregnação com composição de poliuretano. Usado para fins semelhantes ao 210D, mas este tecido é mais durável e oferece boa proteção contra água e sujeira.
  • PVC PU 300D. Material rígido e denso impregnado com policloreto de vinila e poliuretano. A produção de calçados e armarinhos também se soma às áreas de aplicação mencionadas.
  • PU 1680D. Possui a estrutura mais atraente. Revestido com poliuretano, possui alta resistência à água e densidade. Excelente para a confecção de capas e cortinas.
  • PVC 1680D. Revestido com policloreto de vinila, menos flexível e resistente ao gelo, menos resistente à dobra que o PU 1680D, porém mais denso.

Importante! A variedade de PVC 1680D é duas vezes mais pesada que o PU 1680D.

Cortinas de tecido oxford 1680D PU
Cortinas de tecido oxford 1680D PU

O que é costurado neste tecido?

O tecido é usado para fazer muitas coisas: vários tipos de roupas, calçados, armarinhos, equipamentos de pesca, turismo, caça e recreação, capas de veículos, faixas publicitárias, cartazes, produção de móveis, etc. O uso deste material é generalizado, sendo utilizado em todas as áreas da indústria leve, pois a densidade do tecido varia de 150D a 1800D. Os tecidos podem ser finos e muito densos, mantêm bem sua forma e dobram-se confortavelmente, com caimento perfeito.

Você pode estar interessado nisto:  Características do uso de um pano de microfibra para limpeza
Barraca
Barraca

Observe! A gama de cores do tecido Oxford está diretamente relacionada aos itens feitos com ele.

Como o escopo de aplicação é bastante restrito, este material não pode se orgulhar de uma grande variedade de cores. A opção clássica: preto, cinza, azul, verde e cáqui. Estampas em listras branco-verde e branco-azul em vários tons são muito comuns. Menos comuns são tons como branco, amarelo, laranja e vermelho. Tecidos com estampa camuflada e revestimento luminescente são produzidos especialmente, às vezes cores neon são encontradas. O tecido também pode ser tingido com tinta especial.

Regras para o cuidado de produtos feitos de tecido oxford

Cuidar desses itens não é particularmente difícil, pois o tecido repele sujeira e água. Se encontrar uma pequena mancha, basta limpar a área. Você pode lavar na máquina de lavar, à mão ou na lavanderia. A temperatura permitida da água é de 30 a 40 °C. Se houver muita contaminação na superfície, como terra ou produtos químicos, antes da lavagem, a peça deve ser limpa em água corrente com jato forte.

Remoção de manchas
Remoção de manchas

Importante! A maioria das variedades de Oxford não tem medo de exposição a reagentes químicos, então quase qualquer detergente serve, mas apenas na forma líquida. É importante lembrar que cada tipo deste material possui suas próprias impurezas, portanto, você deve primeiro estudar a composição.

Após a lavagem, você pode enxaguar, torcer e secar as peças na máquina, mas em temperaturas baixas. Passe no modo "Sintéticos".

Tecidos e produtos feitos com eles devem ser armazenados em local fechado, longe da luz solar direta.

Principais vantagens e desvantagens

O tecido Oxford é amplamente utilizado devido a um grande número de propriedades que você não encontrará na descrição de outros tecidos populares.

Entre essas vantagens estão:

  • grande seleção;
  • alta resistência, o que resulta na ausência de quebras e dobras no material;
  • excelente resistência à água, capacidade de repelir poeira;
  • possui boa resistência ao calor. O tecido mantém suas qualidades em temperaturas de -50 °C a +110 °C;
  • resiste à exposição à luz solar;
  • não requer cuidados especiais, o material é fácil de lavar e não desbota;
  • Você pode comprar um pedaço de tecido bem barato (de 160 a 37 mil rublos por 1 m)*.
Você pode estar interessado nisto:  Descrição de todos os tipos de tecidos sintéticos

No entanto, um tecido tão maravilhoso tem suas desvantagens:

  • troca de ar deficiente. Devido à composição sintética, os itens feitos com este tecido não são adequados para uso prolongado e atividades físicas;
  • pequena escolha de cores;
  • farfalhar de material.

Importante! As desvantagens do tecido dependem do material original e do revestimento utilizado. Por exemplo, um tecido de poliéster não será denso e flexível o suficiente em comparação com o náilon. Por sua vez, ao contrário do primeiro, o segundo é facilmente queimado por faíscas.

Apesar das possíveis desvantagens, não se esqueça de que o tecido Oxford tem uma estrutura agradável e bonita, além de ser durável e resistente ao desgaste. É muito importante escolher o tipo certo de tecido para os fins a que se destina e estudar cuidadosamente suas características.

Avaliações

Olga, 34, Nizhny Novgorod: "Meu marido e meu filho gostam de escalada. Costurei equipamentos para eles e não tenho do que reclamar. Não deixa passar umidade nem sujeira, é à prova de vento e as condições climáticas deste tecido são absolutamente irrelevantes! É fácil de lavar, ele não liga para os produtos químicos do sabão em pó. Meus homens estão felizes!"

Sergey, 43, Kazan: "Meus amigos me deram um conjunto completo de caça de aniversário, todo feito de tecido Oxford. Eu uso bastante a jaqueta, a calça e a mochila. Uma coisa incrível! Já se passaram três anos e estão como novos."

Svetlana, 28, Saratov: "Mandei um alfaiate fazer uma jaqueta, e já estou usando há três temporadas. É quente, corta-vento, a chuva não é problema. Com certeza farei mais! É indestrutível! O tecido é grosso, claro, não dá para usar uma camiseta feita com ele todos os dias...".

Claro, Oxford será útil para todos, independentemente de suas metas e objetivos. Graças às suas excelentes características, é amplamente utilizado tanto por profissionais que trabalham com tecidos quanto por pessoas comuns.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior