Tudo sobre tecidos e fibras de poliéster: diferenças do poliéster

Com o desenvolvimento da indústria química, muitas substâncias foram inventadas e passaram a ser utilizadas não apenas na produção de materiais ou equipamentos especializados, mas também para uso doméstico. Algumas delas se tornaram tão populares que passaram a ser utilizadas na produção de uma enorme variedade de materiais e objetos.

Uma dessas substâncias é o poliéster. Trata-se de um composto de alto peso molecular amplamente utilizado em diversas áreas da indústria. Poliésteres naturais e artificiais são conhecidos. Os sintéticos são usados ​​para produzir fibras de poliéster, pois apresentam diversas vantagens.

Gama de cores de poliéster
Gama de cores de poliéster

Entre todos os itens feitos de poliéster, o tecido se destaca. Este material explicará em detalhes o que é poliéster, que tipo de tecido é feito de tereftalato de polietileno e como o poliéster difere do poliéster.

Qual é o motivo da alta popularidade do material?

As propriedades físicas e químicas únicas da substância da qual a fibra é feita, bem como seu baixo preço, tornaram-se o principal fator que tornou o poliéster tão popular na indústria têxtil. Os derivados do poliéster produzem uma grande variedade de materiais: de lã e pele artificiais a reforços metálicos para rodas e isolamento para fachadas de casas.

Importante! O material é bastante resistente ao calor, o que o distingue significativamente de outros tipos de fibras sintéticas. Além disso, o poliéster é impermeável, durável, resistente ao fogo e ao desgaste. Isso o torna quase indispensável na costura de algumas roupas especiais para trabalhadores em empresas.

O material mantém bem sua forma e é usado em saias plissadas drapeadas. Bandeiras e faixas de poliéster são muito populares devido à propriedade do material de não desbotar quando exposto à radiação ultravioleta do sol.

Tela
Tela

Descrição, propriedades do material e GOSTs

Vale a pena analisar mais detalhadamente a fibra de poliéster, o que ela é e suas principais propriedades. O poliéster é um material sintético que se parece com lã prensada e tem textura de algodão. É feito de fibras de poliéster obtidas de produtos petrolíferos em refinarias de petróleo. O processo é o seguinte:

  • Óleo e gás são processados ​​para liberar poliestireno;
  • Os fios de poliéster são obtidos a partir do poliestireno;
  • Os fios são entrelaçados para formar um tecido.
Tipos de poliéster
Tipos de poliéster

Agora podemos passar para as propriedades dessas fibras:

  • Barato quando comparado aos materiais naturais e até mesmo outros materiais sintéticos;
  • Resistência e resistência ao desgaste;
  • Uma quantidade enorme de cores e cores;
  • Pouco exigente em cuidados;
  • Resistência a rugas;
  • Proporciona sensações táteis agradáveis ​​ao corpo;
  • Não se deteriora pela exposição ao frio, sol e calor;
  • À prova de traças.
Você pode estar interessado nisto:  Quais são os tipos de tecidos impermeáveis ​​para toldos?

Na Federação Russa, a produção deste tecido é regulamentada pelos GOSTs 24662-94, 26095-84 e 27504-87. Vale ressaltar que itens 100% tecidos de poliéster não são frequentemente utilizados. Outras fibras naturais e sintéticas são adicionadas ao tecido para conferir-lhe outras propriedades e aparência. Por exemplo, seda de poliéster, microfibra e acrílico são feitos de fibras de poliéster.

Terno de poliéster
Terno de poliéster

Seda de poliéster

Os derivados do poliéster permitem a criação de tecidos com diversas características, densidade e elasticidade. A seda de poliéster é um deles. É extremamente difícil distingui-la da seda natural a olho nu. Sua densidade é de cerca de 180 kg por metro cúbico. É amplamente utilizada na confecção de bandeiras grandes e pequenas, roupões e roupas de cama. Não se esqueça dos móveis estofados com este tecido ou dos têxteis para cozinha à base de seda artificial.

Seda
Seda

Importante! Devido à sua leveza e leveza, é usado em trajes teatrais na forma de saias fofas, imagens ou decoração de palco com cortinas.

Tecido de seda de poliéster
Tecido de seda de poliéster

Microfibra

A microfibra é feita de fibras muito finas. Na maioria das vezes, é feita de algodão, poliéster ou uma combinação de ambos. Graças a isso, o material adquire propriedades de permeabilidade ao ar e excelente higroscopicidade. Isso definiu a tendência para seu uso na costura de conjuntos de roupas para atletas, toalhas, cobertores, tapetes de banho e até mesmo revestimentos de piso inteiros.

Esse tipo relativamente novo de tecido de poliéster imediatamente ganhou popularidade para estofamento de sofás, poltronas e cadeiras.

Tapete de microfibra
Tapete de microfibra

Acrílico

O acrílico não é tão macio, mas é muito durável. Isso permite que seja usado como material para a fabricação de cordas, guarda-chuvas, barracas de turismo e mochilas para crianças. Além disso, o acrílico é usado como tela para painéis publicitários e outdoors. Sua impermeabilidade garante seu uso na costura de agasalhos.

Linha mouline
Linha mouline

Importante! O acrílico é usado não apenas para fabricar tecidos e telas, mas também tintas, detergentes para louça, tetos tensos e materiais de construção. É usado em tetos e em substituição a papel de parede. Sua alta densidade, equivalente a 250 kg por metro cúbico, permite essa aplicação.

Mochila infantil de acrílico
Mochila infantil de acrílico

Como o poliéster se combina com outras fibras

Como já mencionado, o poliéster 100% raramente é usado para costurar roupas, pois é rígido e mantém sua forma perfeitamente. Por isso, os sintéticos são frequentemente combinados com outras fibras artificiais ou naturais. Entre elas: algodão, linho, lã e poliamida. Como resultado dessa "colaboração", obtém-se um tecido macio com características aprimoradas.

Microfibras químicas
Microfibras químicas

Combinação com algodão

Ao misturar algodão e fibras sintéticas, é claro, algumas das propriedades higroscópicas e higiênicas do material são sacrificadas, mas novas propriedades únicas são adicionadas. Tecido:

  • Ganha força e resistência ao desgaste;
  • Não desbota ao sol;
  • Não requer cuidados especiais;
  • Custa menos do que seus equivalentes totalmente naturais.
Travesseiro de algodão e poliéster
Travesseiro de algodão e poliéster

Combinação com linho

Adicionar sintéticos ao linho o torna mais prático do que sem ele. Quase todas as camisetas, coletes, ternos para estações quentes, blusas e até cortinas de linho contêm poliéster. Isso aumenta sua durabilidade.

Você pode estar interessado nisto:  Quais são as características das mosquiteiras plissadas?
Fio de poliéster + linho
Fio de poliéster + linho

Combinação com lã

Tecidos de lã, por si só, não duram muito e são caros. Adicionar poliéster a eles aumenta sua vida útil várias vezes. Graças às fibras sintéticas, a lã não se desgasta tão rapidamente, mantém sua forma e resiste à centrifugação na máquina de lavar. Se a fração mássica de sintéticos em um produto de lã for inferior a 30%, ele não diferirá muito ao tato e, externamente, não haverá diferença alguma.

Fio de poliéster + lã
Fio de poliéster + lã

Combinação com elastano

Com elastano ou elastano, o poliéster não só melhora suas propriedades de densidade e resistência, como também adquire maior elasticidade, retornando facilmente à sua forma original. Esse material é excelente para a passagem de ar. Esse tipo de tecido é usado na costura de agasalhos, luvas, meias e meias.

Suplex com elastano
Suplex com elastano

Combinação com poliamida

Essa combinação cria outro material com propriedades únicas de poliamida e poliéster: elasticidade, flexibilidade e alta resistência ao desgaste. Externamente, assemelha-se ao tecido de seda, que não deforma nem desbota ao sol, nem desbota após repetidas lavagens.

Importante! Também tem suas desvantagens: eletrificação e falta de absorção. Na maioria das vezes, essa combinação é usada para costurar roupas íntimas femininas. Nesse caso, poliéster e poliéster podem ser usados. Nem todo mundo sabe a diferença entre eles. E a resposta está na superfície. Essas são duas definições diferentes da mesma palavra. O que é isso, o que é sintético e há poucas diferenças entre eles.

Tecido de poliamida
Tecido de poliamida

Âmbito de aplicação

O escopo de aplicação dos tecidos de poliéster não se limita à costura de roupas leves. Sua demanda é grande em diversas áreas da indústria e da economia nacional, incluindo a indústria automotiva. O poliéster é usado na fabricação de:

  • Materiais de acabamento de construção (tetos, papel de parede, decoração);
  • Roupas esportivas;
  • Vestuário para turistas e equipamento turístico (tendas, cordas, toldos, mochilas);
  • Bandeiras, bandeiras e outdoors;
  • Revestimentos de estofamento para móveis;
  • Revestimentos de piso;
  • Pele sintética;
  • Revestimentos e isolamentos siliconizados;
  • Traje formal (jaquetas e ternos);
  • Roupas de trabalho para funcionários da empresa;
  • Roupa de cama e roupa interior.
Tela multicolorida
Tela multicolorida

Aplicação em vestuário de trabalho de costura

Atenção especial deve ser dada aos uniformes de trabalho de poliéster, pois os tecidos com os quais são costurados têm requisitos mais rigorosos. O poliéster atende a todos esses requisitos: é durável, fácil de cuidar, possui propriedades protetoras e é barato.

As fibras de poliéster resistem à impregnação com diversos compostos para melhorar suas propriedades de repelência à água, resistência ao fogo e resistência a ácidos. Tecidos mistos de poliéster de excelente desempenho são "Oxford", "Greta", "Twill", "Pulse" e "Panatseya". São feitos de uma mistura de materiais sintéticos e algodão, viscose e lavsan. Jaquetas feitas com esses materiais são confortáveis, resistentes ao desgaste e utilizadas em diversos setores.

Camuflagem sintética
Camuflagem sintética

Regras para o cuidado da fibra de poliéster

Este material é despretensioso, mas é melhor seguir as instruções do fabricante. Isso não só preservará a aparência do produto, mas também sua qualidade. Entre as principais regras:

  • Lavar no modo definido pelo fabricante. Isso inclui não apenas o modo, mas também a forma de passar, o uso de certos detergentes e as temperaturas da água. Alguns erros podem levar a peça para o lixo;
  • Uso de detergentes líquidos. Se houver apenas detergente em pó, ele é diluído em água morna. Isso evita manchas de sabão na tela;
  • Os sintéticos são lavados a uma temperatura máxima de 40 graus. Ao impregnar o tecido, os valores podem ser maiores. Isso deve ser indicado na etiqueta;
  • A lavagem é realizada em modo delicado com frequência de rotação máxima de 800 rotações por minuto;
  • Para remover a eletricidade estática, recomenda-se o uso de condicionadores e enxagues;
  • Ao passar peças, use o modo delicado para seda. O processo em si é realizado de dentro para fora.
Você pode estar interessado nisto:  Instruções para enfiar máquinas de costura antigas
Cores de fibra de poliéster
Cores de fibra de poliéster

Vantagens e desvantagens

Entre as vantagens do poliéster podemos destacar:

  • As coisas duram muito tempo;
  • Eles são bem fortes;
  • Eles são fáceis de lavar e passar se você souber as instruções;
  • Leveza e agradável ao toque;
  • No tempo frio, eles mantêm o corpo aquecido;
  • Repele água e neve;
  • O poliéster é o menos provável de causar reações alérgicas;
  • Não reage com ácidos, solventes e não desbota.
Suéter sintético
Suéter sintético

O material tem suas desvantagens. As mais significativas são:

  • Em climas quentes, o material não permite a passagem de ar e calor;
  • Se houver violação na produção e ele for tornado mais barato, pode se tornar prejudicial e causar alergias;
  • Frequentemente eletrificado:
  • O poliéster não misturado é rígido e, portanto, nem sempre confortável para o corpo.
Papel de parede sintético
Papel de parede sintético

Fibra de poliéster: é prejudicial aos humanos

Como já mencionado, o poliéster pode causar danos à saúde se a tecnologia de produção for violada, quando se utilizam matérias-primas e métodos primários mais baratos. O poliéster em si não pode causar danos a uma pessoa se for inicialmente um polímero, não um monômero. O fato é que o poliéster é formado pela destilação industrial do petróleo.

Vestido de poliéster
Vestido de poliéster

A reação produz monômeros que se unem em cadeias e formam polímeros. Alguns monômeros podem se soltar e ficar presos nas cadeias. Posteriormente, são liberados em compostos voláteis e podem causar danos ao organismo. No entanto, os consumidores podem ficar tranquilos, pois deve haver uma grande quantidade dessas substâncias, desde que sua concentração nos produtos acabados não exceda a norma permitida.

Sherstin
Sherstin

Assim, o artigo falou sobre o tecido de poliéster e o que ele é. O poliéster é um tecido sintético muito comum, utilizado não apenas na produção de roupas, mas também em acessórios turísticos, mochilas, revestimentos de pisos e tetos e papel de parede. A versatilidade do material se deve à sua origem sintética. Misturá-lo com tecidos naturais ou outros tecidos sintéticos melhora a combinação de suas propriedades.

cloth-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Tecidos para roupas

Tecidos no interior